PalCrypt 2.1.1.9
Gosto de aplicações que estimulam as necessidades dos utilizadores, esta que vos apresento tem quase essa qualidade. Em tempos andei a testar algo do género, tipo, termos o acesso a determinados ficheiros apenas quando introduzimos a pendrive no PC, mas os ficheiros estão no PC não na penUSB.
PalCrypt encripta qualquer ficheiro recorrendo a uma password ou a outro ficheiro, funcionando este como chave, isto é se não existir a presença desse tal ficheiro num determinado local, não poderá ser feita a desencriptação.
A chave de encriptação está protegida pelo algoritmo IDEA de 128 bits, não necessita de qualquer configuração e fica disponível no menu de contexto para qualquer eventualidade. Se proteger os seus ficheiros sensíveis com uma chave com base num ficheiro existente na drive portátil, sem a penUSB conectada nada feito.
De facto esta aplicação quase que responde ao que necessito, basta meter a indicação que toda a encriptação será pelo método da existência de uma chave/ficheiro, pena que tenhamos que apontar o caminho sempre que queiramos remover a cifra. Não sei a razão mas num dos ficheiros (imagem) depois de decifrado não o consegui visualizar, foi o único mas aconteceu.
NOTA: No Windows Vista não consegui instalar a aplicação, no entanto na página da mesma está mencionado que esta tem compatibilidade com o Vista.
Licença: Freeware Sistemas Operativos: Windows 9x/2x/XP/Vista Download: PalCrypt 2.1.1.9 Build 1099 [1.5MB] Homepage: Pal Microsystems
Este artigo tem mais de um ano
Este tipo de aplicações são sempre interessantes mas não sei como é se por acaso qualquer coisa correr mal e necessitarmos de fazer recuperação de dados de um disco danificado por exemplo. No entanto com isto acaba-se com o problema dos curiosos 😀 .
Boas,
Também me daparei com esse problema que mencionas-te ai, relativo á incompatibilidade, mas isto só acontece se executarmos o ficheiro normalmente, para que ele possa ser instalado sem qualquer problemas tem que ter permissões para escrever na pasta dos programas do windows, ou seja, tem que ser executado como administrador.
1º Carregar com o botão direito do rato em cima do ficheiro;
2º Carregar no que diz: “Executar como administrador”.
E pronto, depois disto a instalação deve correr sem qualquer problema, pelo menos no meu caso correu.
Cumprimentos
Uma ferramenta util para vários utilizadores de um só computador e não só:)
Boa continuação das exelentes pesquisas!
Cumprimentos
Desculpem a minha ignorância, mas e se a pen que ligarmos ficar como drive Z e não Y, como tinhamos posto na configuração do programa? Ele encontra o tal ficheiro-chave na mesma?