Pirata informático acedeu a dados da empresa Uber
Segundo uma fonte da Uber, a plataforma principal foi atacada. Até ao momento, não há qualquer indicação por parte da Uber sobre o tipo de danos que terá provocado no serviço de automóveis.
A onda de ataques informáticos a grandes empresas e não só, mostram que é fundamental uma aposta forte na área da cibersegurança.
Uber: pirata terá acedido à cloud da Amazon e da Google
A plataforma digital de serviços Uber recorreu às autoridades policiais após o sistema ter sido violado, alegadamente, por um pirata informático, disse uma fonte da empresa com sede em São Francisco, Estados Unidos.
Do que se sabe, o pirata terá obtido o acesso ao sistema principal dos serviços de transporte automóvel (Transporte Individual e Remunerado de Passageiros em Veículos Descaracterizados, na designação portuguesa). O pirata terá acedido à cloud da Amazon e da Google, onde a Uber armazena os códigos e os dados dos clientes.
Durante um contacto, o pirata informático forneceu um endereço da rede Telegram e trocou mensagens com Curry, engenheiro informático da empresa e outros funcionários da Uber em conversa separadas, partilhando capturas de ecrã de várias páginas que provam a intrusão no sistema interno da empresa.
O jornal New York Times refere que a pessoa que reivindica o ataque informático disse que conseguiu os acessos de forma fácil: enviou uma mensagem a um trabalhador da Uber fazendo-se passar por um técnico da empresa persuadindo-o a enviar, com êxito, a palavra-chave de acesso a todo o sistema digital.
O jornal norte-americano refere que o pirata informático diz ter 18 anos de idade e que, alegadamente, quis provar que a Uber "é uma empresa com um sistema de segurança muito fraco". A mesma estratégia para a obtenção de palavras-chave através de contactos diretos (Social Engineering na designação dos piratas informáticos) foi usada em 2020 contra a rede social Twitter.
Este artigo tem mais de um ano
Como disse ninguem esta seguro, hoje em dia todas as empresas deviam dar formação principalmente ao livechat e tickets relativamente a “Social Engineering” conhecido como Engenharia Social, não é preciso programas. Basta saber fazer e convencer a malta.
Isto é importante porquê? Se nem os alojamentos portugueses (nem todos) mas a grande maioria nem proteção Anti-DDoS contra ataques de Layer 3/4 têm, imaginem com engenharia social.
É por isso que o nosso pais é comido facilmente por hackers, crackers, técnicas de blackhat.
E o mais curioso é que nem é preciso usar Malware etc (pode sim ser feito também com engenharia social para conseguir com que a vitima abra o Malware e/ou Vírus)
É incrível, mas isto sou eu. Eu sei que não há segurança a 100% mas por vezes vê-se com cada um!
Engenharia Social é a prova como funciona e esta aqui. Há trabalhadores que não conseguem decifrar quando é ou não é.
Isto acontece muito com emails e livechat, onde é dado provas falsas. E as vezes nem é pedido código de seguranças e informações que possam prevenir estes atos (prevenir, não é acabar!)
Se a Uber foi vitima disto imaginem as empresas portuguesas…
Tenho de concordar a 100% com a sua afirmação.
Formação para todos sobre o tema, e onde trabalho já salvou umas boas dores de cabeça.
Foi o rui pinto, ao que parece ele encontrou uma rede de uber que transportava os arbitros para os jogos em carros vermelhos o que segundo ele e claramente uma afronta a verdade desportiva. Os clubes que gastam o dinheiro dos contribuintes como o sporting, ou os que agridem o proprio treinador e fogem para vigo alem de ser multados pela uefa esses sao santos. O rui pinto so marra no vermelho
Essa do Rui Pinto não tem piada. Nem mete. Ele expôs a corrupção que há em Portugal, principalmente no futebol
Só podes ser benfiquista, o que tu não sabes é que ele também denunciou o FC Porto por alegados negócios com Antero Henrique, Jorge Mendes e Portimonense.
E vêem sempre buscar o Rui Pinto, se não fosse ele não sabias metade do que sabes tanto dos rivais como do teu clube. Ohh wait, do teu clube não queres que saibas.
Conheço gente como tu, odeiam o Rui Pinto não por ele ter exposto corrupção mas sim por expor negócios corruptos do próprio clube e por seres desse clube. Seja corrupção ou não. Não interessa. Vale tudo para os adeptos.
Ahahahah vai te deitar anda..