Mesmo desligado o Facebook espia-o
As questões de segurança já ultrapassam o que os olhos conseguem ver e que a razão consegue explicar, tudo tem um mas... e quem conta um conto, actualmente acrescenta um buraco... na segurança. O Facebook é um local de contos e encontros mas é um local que o expõe a sérios problemas de privacidade.
Para não ter problemas, desligue o Facebook... mas agora nem isso chega, ao que parece!
ACTUALIZAÇÃO (27/09/2011 - 23h): O Facebook, após ter negado as acusações de "espiar" a actividade do internauta mesmo após o logout, recorrendo aos Cookies, acabou por modificar hoje o comportamento do Cookies. Foi revelado, por um porta-voz/engenheiro, o verdadeiro motivo para ainda assim existirem alguns Cookies, descartando por completo qualquer intenção de monitorizar o utilizador. [+info]
Na semana passada, um investigador que já conhecemos como sendo um curioso das redes socias, Nik Cubrilovic, descobriu que os Cookies do Facebook permitem que mesmo o serviço estando desligado, possa ser feito um rastreio à actividade Web de um utilizador, recolhendo informação sobre os sites que este visita... sim, mesmo que tenha feito o logout do Facebook!
Esta recolha de informação continua activa porque o mecanismo hoje usado nas páginas da Internet, que permitem o Like, recolhe activamente essa função e caso o Facebook tenha o login feito este dispara o Like e permite que o post seja colocado no perfil do utilizador.
Caso o utilizador tenha o Facebook em logout (sem as credenciais inseridas e activas) o Cookie continua a detectar o mecanismo Like nas páginas pois este não é excluído com o logout, como deveria ser. Este continua com o ID do utilizador e detecta todo o percurso que este faz pela Net.
Este tipo de informação é muito valiosa para quem gere uma estrutura social, como o Facebook, pois determina o tipo de comportamento e fortes alvos para o serviço se expandir, tendo em conta hábitos e conhecimentos do utilizador.
Nik Cubrilovic fez um teste e dá conta que, depois de criar algumas contas falsas do Facebook e usando cada uma delas por um certo período de tempo, o Facebook sugeriu a sua conta original como amigo aquelas contas falsas que ele usou por algum tempo.
Esta promiscuidade provou que não haveria forma do Facebook saber da familiaridade entre utilizadores se não recorresse a algum método que gravasse o processo mesmo quando ele fazia logout de uma conta e login na outra. Estes métodos não são novos, mas na verdade não são tidos como função nativa ao serem apresentados ao utilizador, sendo assim uma invasão da privacidade do utilizador.
Informação complementar acerca do método
Após um login normal na conta do Facebook, pela interface Web, é originado o seguinte Cookie:
datr=tdnZTOt21HOTpRkRzS-6tjKP;
lu=ggIZeheqTLbjoZ5Wgg;
openid_p=101045999;
c_user=500011111;
sct=1316000000;
xs=2%3A99105e8977f92ec58696cf73dd4a32f7;
act=1311234574586%2F0;
O pedido para a função de logout recebe a resposta do servidor que tenta desactivar os seguintes Cookies.
Set-Cookie:
_e_fUJO_0=deleted;
expires=Thu, 01-Jan-1970 00:00:01 GMT;
path=/; domain=.facebook.com; httponly
c_user=deleted;
expires=Thu, 01-Jan-1970 00:00:01 GMT;
path=/; domain=.facebook.com; httponly
fl=1; path=/; domain=.facebook.com; httponly
L=2; path=/; domain=.facebook.com; httponly
locale=en_US;
expires=Sun, 02-Oct-2011 07:52:33 GMT;
path=/; domain=.facebook.com
lu=ggIZeheqTLbjoZ5Wgg;
expires=Tue, 24-Sep-2013 07:52:33 GMT;
path=/; domain=.facebook.com; httponly
s=deleted;
expires=Thu, 01-Jan-1970 00:00:01 GMT;
path=/; domain=.facebook.com; httponly
sct=deleted;
expires=Thu, 01-Jan-1970 00:00:01 GMT;
path=/; domain=.facebook.com; httponly
W=1316000000;
path=/; domain=.facebook.com
xs=deleted;
expires=Thu, 01-Jan-1970 00:00:01 GMT;
path=/; domain=.facebook.com; httponly
Para ver facilmente os Cookies desactivados basta reparar nos nomes sublinhados. Se se compararem os Cookies que foram activados no pedido de login com os Cookies desactivados no pedido de logout, é possível reparar facilmente que há vários Cookies que não foram apagados e há dois (locale e lu) que recebem novas datas de validade. Há ainda três novos Cookies (W, fl e L) que são definidos.
Ao carregar a página do Facebook novamente mas agora sem qualquer conta aberta (como um novo utilizador), é possível ver o seguinte.
Cookie:
datr=tdnZTOt21HOTpRkRzS-6tjKP;
openid_p=101045999;
act=1311234574586%2F0;
L=2;
locale=en_US;
lu=ggIZeheqTLbjoZ5Wgg;
lsd=IkRq1;
reg_fb_gate=http%3A%2F%2Fwww.facebook.com%2Findex.php%3Flh%3 Dbf0ed2e54fbcad0baaaaa32f88152%26eu%3DJhvyCGewZ3n_VN7xw1BvUw;
reg_fb_ref=http%3A%2F%2Fwww.facebook.com%2Findex.php%3Flh%3 Dbf0ed2e54fbcad0b1aaaaa152%26eu%3DJhvyCGewZ3n_VN7xw1BvUw;
O primeiro Cookie que identifica o primeiro utilizador ainda se encontra lá (act é o número de utilizador), mesmo após ter sido feito logout e estando fora da conta. O pedido de logout envia ainda nove diferentes Cookies, incluindo os mais relevantes na identificação do utilizador.
Este comportamento levanta uma maior preocupação quando as pessoas utilizam máquinas públicas para navegar e visitar o seu perfil, pois deixam ficar o seu ID e informação pessoal gravada em computadores acessíveis a qualquer utilizador.
Com os inúmeros serviços conexos ao Facebook, plugins e muitas outras funcionalidades que as pessoas usam sobre o Facebook, o ideal seria que ao fazer o logout estes Cookies fossem apagados, não sendo mesmo possível recuperar de forma simples na pesquisa pela superfície do disco, isto pela informação que recolhem pois esta é sensível e privada.
Este comportamento, de usurpação da privacidade de cada individuo na Web, não é novo mas está a tornar-se feroz, as grandes empresas como a Google, Microsoft, Apple, Facebook... entre outras, estão constantemente o ultrapassar os limites da idoneidade no que se refere à protecção da privacidade dos seus utilizadores.
Segundo a fonte, o Facebook foi contactado no sentido de esclarecer estes factos. Inicialmente Nik enviou um email no dia 14 de Novembro de 2010, quer para o contacto de questões quer para o contacto de imprensa de forma a obter uma resposta oficial. Não foi recebida qualquer reposta. Mais tarde, a mesma acção foi repetida e, adicionalmente, para "alguém conhecido" na equipa do Facebook no dia 12 de Janeiro de 2011. Novamente, não foi recebida qualquer resposta. Nik salienta ainda que foi tudo exposto de forma clara e a importância desse assunto foi devidamente elevada. [via]
Afinal alguém controla a privacidade do cidadão?
Este artigo tem mais de um ano
“O Facebook é um local de contos e encontros mas é um local que o expõe a sérios problemas de privacidade.”
Fiquei um pouco confuso .
Eu tb
fácil, é um local que o expõe a sérios problemas de privacidade.
“o expõe”, a si.
oO
facebook é um bocado de fezes (para n ferir susceptibilidades uso esta palavra)
Tudo dito. Mesmo.
Concordo… O mais estupido é a maneira como as pessoas deixam que o facebook as afectem a elas fora dele
Pensava que estava sosinho neste mundo fora do livro das caras… afinal não 😀
Sozinho
Mas ao existir recolhe de informação desta maneira, pode ser considerado ilegal?!
LOL
um ladrão ao “existir” também recolhe “informação” à maneira dele. xD
Mas percebo o ponto de vista.
Creio que depende das leis existentes, mas sabendo que as leis estao cheias de buracos para o mundo das tecnologias, não me admira que não seja ilegal…
E se usarmos o facebook usando o modo INPRIVATE dos browsers?? Assim não ficam cookies…
Ó Zorza, o site da LATITUDES não aceita cookies.
A dos Vespistas do Norte também não! CARAGO!
Um abraço amigo! Já não te via à uns 10 anos… ou mais. 🙂
Não ficam novos cookies no browser. E os que já lá estão ?
Realmente, isto é um abre-olhos para quem ainda não acredita que o Facebook é uma autêntica máquina de espionagem.
Mesmo assim estou-me pouco marimbando para o que eles estão “espiando” porque não ponho nada no facebook que queira que fique privado.
Agora pode ser grave a quem conta a sua vida no facebook…
Mas o facto e que eles não te espiam o que colocas lá… Eles espiam tudo que fazes na Internet, essa e novidade da noticia mesmo com logout…
“os Cookies do Facebook permitem que mesmo o serviço estando desligado, possa ser feito um rastreio à actividade Web de um utilizador, recolhendo informação sobre os sites que este visita…”
não sei se percebeste bem o post. é mais grave do que aparente, na minha opinião. tenho a minha conta “cancelada” há umas semanas, mudei-me de malas e bagagens para o google+, fui ver os meus cookies e lá estavam.. eliminei-os. carreguei no like desta pagina, e sem fazer o log in e muito menos reativar a minha conta, lá estavam eles de novo…
Nas condições de serviço do FB consta lá que mesmo se cancelada a conta eles podem manter os dados durante 10 anos, e ao terem esses dados, esses mesmos podem ser utilizados/vendidos/oferecidos com um laço/etc.
thumbs up 😀
aí está!
se uma pessoa quer ter o máximo de privacidade possível não cria conta no facebook!
E se mesmo assim a quiser criar basta ter atenção ao conteúdo da mesma.
Mas eles espiam-te igual quer tenhas conta quer não…
Como é que o Facebook vai espiar os meus hábitos se eu nunca tive conta nem nunca entrei nas páginas deles?
Oh Kekes, quem é que tem uma foto com o Lehninger?… Epá desculpa mas ri-me um bom bocado.
O livro do Lehninger! LOLOL Quando pensava já ter visto tudo…
“Agora pode ser grave a quem conta a sua vida no facebook” A questão não é só essa Tiago.
Quer estejas ligado à conta do facebook ou não, além de que tudo o que visitas e vês na net fica registado na tua base de dados Facebook, a qualquer momento o teu disco rígido pode ser acedido. Ou pensas que sempre que te ligas à net o teu PC não está acessível ao RESTO DO MUNDO? Se não souberes o que a empresa Microsoft já fez para ganhar dinheiro, informa-te.
Se o Facebook fosse para o teu bem e fosse um produto, tinhas que pagar, mas o produto ÉS TU. E é esta falta de ética que tem que ser corrigida, mas quando o governo Beneficia com este Abuso, teríamos que começar Primeiro com o governo. Vivemos hoje pior do que em tempo com a PIDE – Polícia Internacional e de Defesa do Estado.
Abraço.
Fiquei com uma duvida.
Nada disso acontece se nós usar-mos a opção “Novo separador privado” ou “Nova janela privada” correcto?
Depois do SSL ter sido desencriptado agora isto onde vai parar o nosso mundo virtual :/
Pelas etiquetas das opções mencionadas, presumo que esteja a usar o Opera. Se sim, então penso que não há problema em usar os modos de navegação privada dado que os cookies não podem ser armazenados na máquina local que acede ao site.
Lá vou ter de parar de ver os sites pornográficos… lol 🙂
AHAHAHAHAH!!! x’D
“Caso o utilizador tenha o Facebook em logout (sem as credenciais inseridas e activas) o Cookie continua a detectar o mecanismo Like nas páginas pois este não é excluído com o logout, como deveria ser. Este continua com o ID do utilizador e detecta todo o percurso que este faz pela Net.”
Todo o percurso que faz pela Net não será. Há-de ser todo o percurso que faz no Facebook, quando faz Like.
O primeiro comentário da “via” do post tem o que parece ser a política do Facebook sobre cookies. Alguns aspectos são razoáveis, como seja, evitar que alguém que já tem conta abra outra alterando a idade.
Nem percebo se há algum problema em através dos cookies o Facebook detectar quem é o “cara” por detrás de um like “clandestino” (em logout). Não era suposto não haver “clandestinos” ?
P.S. Juro que não tenho um único amigo no Facebook, nem o estou a procurar defender.
… Já me explicaram. Regista as páginas da web que tenham o “botão” Like, quando se carregue nele.
Exactamente. Depois há os plugins (montes deles que derivam de serviços facebook) que interagem com os cookies.
ou percebi mal ou então mas porque raio clicam em like em que pagina for? não percebo o porquê disso, se eu gosto da página gravo nos favoritos, o clicar like é para os outros saberem que EU gosto daquela página, mas agora há a “moda” do like à qual eu nunca aderi porque não sei porque os outros hão-de querer saber se eu gosto ou não daquilo.
pois …
isso é estranho, eu penso que serviria como rating da pagina, mais facilmente abririas uma pagina que teem um rating elevado que uma que tens um rating diminuto.
cmps
a google faz isso através do seu browser, assim como o firefox, não estando ligado de maneira alguma ao FB
Os meus dois cêntimos: Facebook Disconnect, extensão para Chrome, para quem se sentir perseguido.
http://gizmodo.com/5843985/this-chrome-extension-kills-every-connection-facebook-has-to-you
Esclareçam-me uma coisa…se passar a entrar no facebook pelo incognito do chrome (ou equivalente ff) esta questão não fica resolvida?
Lá está…
A mesma duvida que eu.
Isso é a página privada ou sem registo.
Pelo nome parece obvio mas eu tenho essa mesma duvida
Se voces andarem a ver perfis de pessoas, através da função de pesquisa por email e mesmo não façam qualquer contacto nem adicionem a pessoa, o vosso contacto irá ser sugerido como amigo a essa pessoa.
Quem te garante que a tua “cusquisse” não é seleccionada e apresentada a essa pessoa como possível amigo?
Ainda bem que não tenho nem tenciono ter.
Não perdes nada.
Agora faz sentido porque comecei a ver anuncios sobre paginas cientificas que tinha visitado sem ter colocado nenhum post ou referencia relacionado no meu perfil.
O Facebook vive dos anúncios, tal como o Google. Alguma maneira hão-de ter para os seleccionar, como faz o Google. Ninguém quer ver sempre anúncios sobre “dentes mais brancos” e “livros de cozinha”.
Por acaso Mark Zuckerberg está mais rico do que cada um dos (dois) fundadores do Google.
Bem verdade…. ele construiu um império e muniu-se de grandes especialistas em engenharia social…. esperem que ainda vem mais por aí fora…
A privacidade é uma questão que sempre foi e sempre será polémica. Mas, como já disseram, só partilha quem quer e o que quer. Agora, as pessoas têm é de ter noção que nada é infalível. E se vamos por aí, um malware ou um programita qualquer pode enviar informação muito mais “reservada” do que o Facebook. Eu sou utilizador do Facebook, e não tenho receio da privacidade. Quando não quero que ninguém saiba determinada informação é simples, não partilho. Senso comum…
O problema aqui não é exatamente alguém (uma pessoa) saber algo, é as grandes corporações saberem da nossa vida, dos nossos hábitos, e nós permitirmos sem grandes alaridos. Cada vez mais abdicamos da nossa privacidade.
Imaginemos que por acidente, ou vírus, etc., abres um site pedófilo, ou mais do que um. E se isso fica registado pelo FB? (Fica mesmo). E se um dia queres entrar nos EUA e dizem-te que não porque és utilizador de sites pedófilos? Ui. Imaginação a minha? Pois, a ver vamos…
Plenamente de acordo. Agora vir para aqui disparar em todos os sentidos como se o Facebook ou o Google+ fosse o bicho papão das nossas vidas é que me dá vontade de rir. Possivelmente vocês reclamam do Facebook mas se calhar disponibilizam os vossos dados noutros sites e/ou redes sociais e não se preocupam. É tão giro “evacuar” no penico dos outros não é???
“Esse” e outros podem ser bloqueados com um plugin:
http://disconnect.me/
Larguem de serem trouxas… qualquer rede social vive das informações de seus utilizadores. Essas redes sociais vendem propagandas, mail lists, etc tudo isso baseado nos costumes de navegação, likes clicados, times preferidos, idade, sexo, profissão, localização, bla bla bla.
É por isso que essa merda de serviço é free. Se houvesse a privacidade que todos desejam, as redes sociais com certeza cobrariam mensalidades.
Sṕ os ganhos em publicidade naquilo ja dá lucro!!!
cmps
Infelizmente o FB nao e a unica porcaria que nos tira os habitos da Internet. O google esse “amigo” ja faz isso ha muito tempo e agora mais recentemente ate pelos telefones. Verdade, verdadinha eles andam a tirar tudo para fazer a supremacia financeira e presenca na internet. Gosto destas coisas mas ha limite para tudo.
Por outro lado so se queima em certas coisas quem quer. A verdadeira feira das vaidades que sao as redes sociais com o facebook presentemente a cabeca nao obriga ninguem a subscrever o servico. A mim ninguem me apanha la. Quero la saber que agora se faca tudo no facebook, os que querem sim fazem tudo la… eu tenho mais vida para alem das redes sociais
Boas..
uma coisa é crta desde que criei a minha cinta…na altura para jogar farmvile 🙂 ..comecei logo a ter um montão de Russas a dizer que gostavam muito de mim no email e …blá bla blá…nem conheço ninguém de lado nenhum, nem sequer adicionei ninguém saltam logo toneladas de email a bombar, para ver se me saltam para a carteira!!!
Aquilo é uma falta de insegurança inimaginável!!!
cmps
falta de segurança
cmps
Nao so falta de seguranca mas uma coisa completamente desnecessaria. Quem se quer expor e mostrar-se ja nao precisa das revistas. Basta ir ao Facebook e mostrar a peidinha
Correr o navegador no Sandboxie deverá resolver o problema…digo eu!!
Boa ideia Jorge. Vou mesmo fazer isso na próxima vez que ir ao facebook.
Tudo na vida tem um preço, nada é gratuito. Redes sociais ou simples visitas a sites sofrem desse mal, doença essa sem solução.
Uma vez na Internet, na Internet para sempre…
Ora.. uma grande verdade. Desconfiem de quem vos der algo que seja gratuito, neste mundo, ninguém dá nada a ninguém.
Boas, uma pergunta a fazer o Ccleaner a ser usado com frequência não ajuda a evitar esse tipo de situações? Bom post, boa informação 😉
Ora ai esta mesmo enganado. Se no teu caso ninguem da nada a ninguem que seja gratuito ok. Comigo ja dei gratuito e ja me deram gratuito e nao pedi nada a ninguem. Ja me aconteceu ate ter tido gratuito e depois pedirem-me tudo e mais alguma coisa como se costuma dizer. Na sociedade de hoje essa coisa de ter mais do que o outro sim leva-nos a dizer o que dizes e nisso tens razao. Mas digo-te que em muitos sitios ainda se da sem pedir em troca. Talvez na Internet porque andam por ai uns bandos a quererem ser ricos da noite para o dia as coisas sejam diferentes. mas ainda se da sem nada em troca fora desta net.
É por estas e por outras que, Facebook em computadores públicos, só através do Chrome no portable apps e sempre apagando os dados de navegação antes de terminar (wrench (chave inglesa)-> Ferramentas -> Limpar dados de navegação.
O Chrome não é o único browser do mundo, caro amigo 🙂
Qualquer browser moderno tem funcionalidade de navegação privada. Até um PC público que use Windows XP ou superior e tenha o IE8 (no mínimo) instalado, permite ao utilizador navegar de forma mais segura, desde que não tenham bloqueado a funcionalidade de navegação privada, o que eu considero muito grave.
Claro que não é o único brower no mundo, mas é o mais rápido e o mais seguro.
Grande mentira.
Vai pesquisar um pouco e percebes que nenhuma das duas é verdade.
A UE devia de por uma multa ao Facebook. Afinal estamos em crise!
O Alberto João Jardim também devia aplicar multas ao Facebook!
Boas..
concordo com essa do Ad’Alberto João, do meu ponto de vista era uma multa em cascata!!eu explico, primeiro ele multa o facebook e depois os portugueses multavam-no a ele!!!
cmps
VocÊs não percebem mesmo nada. Então porque não usam o pc só para aceder ao facebook? Até que era um bom negócio, netbooks estilo tablet a 30€ para aceder ao facebook. Negócio resolvido.
Era um telemóvel para telefonar, um leitor de mp3 para ouvir musica, um leitor de video para os filmes, um netbook para o facebook, outro para o google, um tablet como agenda,etc e quando acabasses …levavas todos os dias uma coça…..só o peso dos equipamentos 🙂 …ficavas com um Endurance que dava para participares nas provas de Triatlo mundiais 🙂 !!
cmps
Para quem usa chrome, já existe uma extensão para corrigir isso:
http://j.mp/dchrome
Não é só o facebook. Todas as redes sociais utilizam artifícios desonestos e ilegais para monitorar e enredar as pessoas.
Também é verdade… e de que maneira, mas as redes socias recolhem dados muito mais perversos, pelo “à vontade” com que as pessoas deixam dados pessoais.
Certíssimo. Por isso que estou fora.
Ja o facebook app para o android no meu movel quando abro aquilo liga logo o gps mas la esta só usa quem quer
Peço desculpa, mas ainda ninguém me pode responder à pergunta, portanto faço-a por aqui.
Posso participar no concurso “Ganha um MP4 GoGear Cam 8GB” mesmo sem tendo conta no facebook?
cumprimentos.
Podes.
Quando eu era pikinino todos liam e queriam saber o que tinha cada edição da revista Maria, a Maria ainda existe mas como todos querem ser vistos e “famosos” há o facebook… Para bom entendedor creio não ser preciso explicar mais!
Quando as pessoas um dia (quem sabe haja um milagre!) perceberem que todas as decisões e actos têm consequências, talvez se resolva o problema da privacidade e segurança online (entre outros!).
Cumprimentos a todos
Ainda bem que os Anonymous vão atacar o facebook no dia 5 de Novembro.. Espero mesmo que sim… Isto é um abuso por parte de todos as empresas da internet.. Sim é verdade para termos borlas eles tem de ganhar dinheiro de outra maneira… e quem se lixa é sempre o mexilhão.. mas que se pode fazer?
lol achas mesmo ?! Se isso chegar acontecer vai ser um ganda fail, tal como foi o ataque à amazon.
Eu uso esses dois addons do Firefox para tentar ter um pouco mais de privacidade:
Cookie Monster
https://addons.mozilla.org/en-US/firefox/addon/cookie-monster/
Ghostery
http://www.ghostery.com/download
Fica a dica pra tds.
Subscrevo o Ghostery. E não serve só para remover os cookies do Facebook, também serve para remover todos os cookies das empresas de publicidade e marketing.
Pena que eles de mim não têm nada, os cookies não duram mais de 5 min. no meu PC.
Não me digas que és primo do “Monstro das Bolachas”… 😀
WIN para o ElectroescadaS
Eu percebo tudo o que dizem mas meio mundo nem um antivírus ou qualquer problema de segurança sabem utilizar ou reparar não sei para que tanta preocupação hihihihihi! É tudo há grande!! A apple também anda a espiar os clientes e tantas outras empresas… quem sabe sabe, os outros nem vão ler o que vocês dizem!!
Uma pergunta, se usar um browser para o facebook e outro para “NET”, a cokie não é “partilhavel” pois não ?
Pode ser uma maneira de Estar mais “seguro”( se é que isso existe)
Não é necessário, usar dois browsers distintos. Qualquer browser moderno (IE8, 9, 10; Opera, Firefox, Chrome, Safari, etc.) possui uma funcionalidade de navegação privada, que basicamente abre uma sessão em que não podem ser gravados dados localmente na máquina do utilizador. E essa sessão pode coexistir com uma sessão de navegação regular sem interferências 😉
Parece que supostamente a mensagem “fake” do Grupo Anonymus tinha algum sentido! XD
outra vez a mesma história???
o facebook só sabe aquilo que lhe contarmos, e o mesmo se aplica para o google e companhia limitada…
eles só sabem aquilo que nós quisermos.
só escreve sobre a vida no mural do facebook ou no stream do google plus quem quer, ninguém é obrigado…
esquecime de mensionar uma extensão para google chrome que desconecta o login do facebook em outros sites…
https://chrome.google.com/webstore/detail/ejpepffjfmamnambagiibghpglaidiec
e já agora uma extensão para desligar o G+
https://chrome.google.com/webstore/detail/hjcicnfjoioddojaojofplmeeckopknk
Facebook!
Why we need that ? To waste my time ? No thanks!
Bom artigo.
Há quem prefira ocupar uma mesa de restaurante/café uma tarde inteira com uma bica na frente…
Deixa lá, facebook é melhor … é isso e um Rennie para saber ouvir as opiniões dos outros.
Inb4: “Bla bla bla só tem conta quem quer”
As opiniões dos “outros” são sempre bem-vindas quando temos a capacidade de as ver/ouvir e podermos também expressar a nossa opinião. Agora se a pessoa do outro lado “caga” a sentença e fica ofendida com a resposta de alguém, o melhor mesmo é limpar o rabinho com um dodot! Depois de ter o rabinho fresquinho e seco aí pode assimilar a informação como bem entende. Se essa pessoa fica ofendida (o que me parece que é o teu caso) muda de perfil do Facebook e vai “cagar” sentenças para outro lado. Não gostas azar temos pena…
https://addons.mozilla.org/en-US/firefox/addon/facebookblocker/
e
http://www.ghostery.com/download
Resolve 😀
eu não uso facebook só uso wikileaks :P.
O artigo foi actualizado (ver topo).
ACTUALIZAÇÃO (27/09/2011 – 23h): O Facebook, após ter negado as acusações de “espiar” a actividade do internauta mesmo após o logout, recorrendo aos Cookies, acabou por modificar hoje o comportamento do Cookies. Foi revelado, por um porta-voz/engenheiro, o verdadeiro motivo para ainda assim existirem alguns Cookies, descartando por completo qualquer intenção de monitorizar o utilizador. [+info]
Sempre existe a hipótese no nosso browser para escolher-mos para não permitir cookies!
Epá! Tanta preocupação com a privacidade! … Quem quer tem, quem não quer não tem! No caso concreto do Facebook e segundo eu percebi eles conseguem “ver” os teus movimentos na web! Óptimo, vão perceber que procuro emprego! Que vejo uns e-mail com gajas! Que mando uns bitaites sobre a situação económica de Portugal! Que vou ao meu banco ver o meu saldo negativo! … Quem não quiser ser “espiado” não usa nenhuma destas tecnologias! … Mas aviso, mesmo sem o uso das novas tecnologias, terão sempre a vizinha a espreitar na janela e a tentar ouvir as conversas!
Isso da privacidade é uma treta! … É como o ditado “Quem não deve não teme”
Eu uso FaceBook e tenho conhecimento de que mesmo as mensagens que trocamos com amigos do FaceBook ficam guardadas nos servidors do Face mesmo depois de as apagar.
Quanto a esta informação dos Cookies tomei conhecimento agora. Normalmente uso o CCleaner para limpar o Histórico, ao usar o CCleaner será que também apago esses Cookies????