Cartão de Cidadão para bebés com menos de 1 ano já pode ser pedido online
O Cartão de Cidadão (CC) é um documento de identificação físico que contém um chip (smartcard), permitindo identificar o cidadão português perante qualquer entidade pública ou privada, pessoalmente ou de forma digital.
De acordo com o Ministério da Justiça (MJ), o primeiro CC de crianças com menos de 1 ano pode, a partir de hoje, ser pedido sem sair de casa, através de um serviço online.
Cartão de Cidadão: Registo de nascimento online já está disponível em 58 países
O serviço “registo de nascimento online” - que é possível aceder através deste endereço – está disponível tanto para bebés nascidos em Portugal como no estrangeiro, caso um dos pais seja português e pretenda declarar o nascimento para efeitos de atribuição da nacionalidade portuguesa.
Segundo dados do MJ, o registo de nascimento online já está disponível em 58 países.
O MJ sublinha que este novo serviço a pensar nos recém-nascido marca os 15 anos de existência do cartão do cidadão, período em que foram emitidos mais de 32 milhões de cartões em Portugal e no estrangeiro.
O CC é um documento físico, mas é também um documento de identificação digital com funcionalidades que permitem ao seu portador autenticar-se em portais de serviços públicos e privados, realizar serviços ‘online’ e assinar documentos digitalmente.
No ano passado, passou a ser disponibilizada a renovação automática do cartão de cidadão, "permitindo a mais de 930 mil cidadãos renovar o seu CC sem deslocações e a mais de 1,6 milhões de cidadãos receber o seu cartão por correio, de forma segura, com entrega individual e ao próprio".
A próxima geração do cartão de cidadão, que está a ser preparada, incluirá tecnologia ‘contactless’ (sem contacto), entre outras funcionalidades, acrescenta o MJ. Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
De seguida já pode preencher o IRS ou pedir factura.
Da para pedir na hora de o registar até podem fazer isso no hospital
Numeros, somos apenas numeros. Sempre assim foi e sempre assim sera ate no dia da nossa morte.
Só falta é tatuar como fizeram em Auschwitz!
Que paranóia!
Na afinal ja teos chip no bolso, (nos telemoveis mesmo desligados), não é necessário darem-se ao trabalho de por debaixo da pele.
Alem dos impostos, (dá jeito para o IRS e tambem de pais separados) já fica habilitado a votar quando chegar a idade mas não é obrigado apenas é obrigado a para imposto senão não era liberdade democratica.
A Paranoia chama-se “o Pedro e Lobo” e um dia i Lobo veio mesmo!!!
Finalmente!! Tive que fazer presencialmente há uns meses e achei ridículo não se poder fazer online.
Estou ém França ,preçiso de rénovar o ému cartao de çidadao ,posso fazer online?obrigado
Falta o NIF PAh! a muita boca na função publica para alimeentar!
Será que o bebé já pode assinar digitalmente uma declaração em como afirma de forma inequívoca que tudo o que alguma vez ganhar ficará para os pais e que nenhuma declaração posterior a essa é válida.
eheh
Boa mas poderá ser para os visavós? assim o IRS é cobrado na campa ou nem isso.
e se for como o Passos queria mesmo que ganhes 0 por ano entregar IRs na mesma.