Dica: Internet lenta no seu Mac? Porque não testa com a app secreta do macOS Monterey
Nos dias que correm, é essencial ter uma boa ligação à Internet, seja para ligar todos os tipos de equipamentos, seja um Mac, um PC ou um Android. Os utilizadores querem o máximo de velocidade, o que nem sempre conseguem.
Normalmente recorremos a várias apps para poder medir esta velocidade, mas nem sempre isso é necessário. Muitos sistemas operativos têm apps para esse fim e hoje mostramos uma nova e secreta, que está no macOS Monterey pronta a ser usada.
Muitos utilizadores usam as suas ferramentas preferidas e a que se habituaram para medir a velocidade de acesso à Internet. Outros, provavelmente até a maioria, recorre a sites da Internet para fazer estas mesmas medições, sem apps ou qualquer dependência.
Nova app escondida no macOS Monterey
A verdade é que muitos sistemas têm as suas apps próprias para este fim e dispensam qualquer extra. É o caso do novo macOS Monterey da Apple, que tem dentro de si, no Terminal, a app networkQuality, que pode ser usada e que tem alguns extras importantes.
Esta ferramenta tem uma vantagem grande, uma vez que faz testes de forma diferente de forma nativa. Falamos de testar a ligaçaõ à Internet de forma simultânea, ou seja, upload e download em simultâneo, o que garante um cenário real.
Testes de velocidade à Internet
Ao darem o comando networkQuality no Terminal vão ter logo o teste a correr em tempo real, com informação útil. Podem ver logo ali os valores de upload e download, que vão alterando ao longo do tempo.
No final, e ao fim de alguns segundos, temos os resultados, com várias métricas conhecidas, com o mais importante a ser a velocidade de upload e download. Podem ver ali também o número de flows (número de pacotes de testes enviados e recebidos) enviados e recebidos no teste.
O Mac tem mais ferramentas para descobrir
Quem não quiser fazer estes testes de forma simultânea, pode alterar esta forma. com a flag s, podem controlar isso. Assim, o comando passará a ser networkQuality -s e tudo decorre de forma quase igual.
A grande diferença é que os testes neste caso vão ser realizados primeiro num sentido e depois noutro. Também nos resultados vão encontrar diferença, havendo valores definidos para upload e para download.
Esta é uma ferramenta muito simpática e que a Apple trouxe ao macOS Monterey de forma silenciosa e sem o anunciar. Dá ao utilizador a liberdade de saber a velocidade de acesso à Internet, sem depender de qualquer app ou site na Internet.
Este artigo tem mais de um ano
Atualizei ontem o meu Imac de final de 2016, e ficou melhor, está um pouco mais rápido, mas mesmo assim vou ter de aumentar a memória.
Não há uma ferramenta destas para o Windows,Pedro Simões ?? Convinha bastante. 🙂
Ferramenta escondida, sem o anunciar, e está malta ainda fica contente.
Um sistema operativo de código fechado, com software que não é anunciado e provavelmente nem em manuais de utilização vem, o utilizador básico nunca vai saber que tem isso instalado, mas para os fanboys é super giro.
Em termos de segurança, é completamente ridiculo, mas como é Apple, pagam até mais para ter estás funcionalidades.
Está-se a ver que nunca ouviste falar no Darwin ou no XNU
Tanto ódio, tanta raiva… Calma, suspira e vai tomar o comprimido. Depois volta e visita https://opensource.apple.com/ para brincares um bocadinho, ok?
Tanto ódio? Se tiver uma opinião diferente da tia, é ódio, é isso?
Eu conheço o link que acima meteste,mas não deixa de ser curioso, ou não, que não reparaste das versões das coisas que estão nesse site.
Todas muito bem, mas a música não é original.
Primeiro, é tio e não tia. Segundo, “(…) mas para os fanboys é super giro.” e “(…) mas como é Apple, pagam até mais para ter estás funcionalidades.”, é dar uma opinião ou é querer gozar e criar um estereótipo com os utilizadores que preferem a Apple? Escusavas de ir por aí, se o objectivo era somente dar uma opinião. Mas deixa lá, esse tipo de comentários fazem-me rir, achei-te piada e desta vez resolvi responder 🙂 Em terceiro, sobre o link, é sabido que a Apple demora um tempo a disponibilizar as sources das versões mais recentes. Não me perguntes quanto porque não sei.
Desculpa, é tio então.
O estereótipo já existe, e é feito pelos próprios fanboys que claramente acham piada a coisas sem nexo, a pagam preços premium por coisas nada premium. Pouco importa o que fazem com o seu dinheiro, mas daí a não perceber que ter software escondido é algo que até em termos de segurança é ridículo… Bem nem sei o que dizer.
E por último, é sabido que a Apple demora a disponibilizar o código do seu software porque é uma estratégia da empresa, de que só disponibiliza o código do software que não seja o mais recente.
E eu sei porquê. Por dois motivos, primeiro porque a Apple acha que até um novo lançamento, o software mais actual é dado como software que deve ser protegido contra algum tipo de “cópia”, e fecha o código para assim ser mais difícil qualquer tipo de cópia.
Sim, eu sei que existem licenças, mesmo em código aberto, mas há empresas que preferem tbm fechar o código.
O segundo motivo, e bem mais preocupante, é que na Apple, há muito engenheiro que acha que segurança por obscuridade é algo válido, e infelizmente são engenheiros que depois dirigem o rumo dos projetos e produtos.
Nunca será mais seguro um software de código fechado do que um de código aberto.
E já agora, uma curiosidade, o link não tem a totalidade do repositório dos softwares listados, portanto, não é totalmente Open source.
Bom fim de semana.
Não é preciso ir ao terminal para ver a velocidade da rede, basta usar a aplicação Monitor de Actividade, que está longe de estar escondida.