Koozali SME Server 10.0 – O seu servidor Linux em apenas 20 minutos
Como sabemos, a grande maioria das distribuições Linux têm as características ideais para funcionarem como servidor. Todos nós sabemos que as distribuições Linux são extremamente potentes e flexíveis, e que a maioria dos servidores, espalhados pelo mundo, usam Linux para implementar os mais diversos serviços (ex. WWW, DNS, FTP, SSH, entre outros).
Conhecem a distribuição Linux SME Server? Esta distribuição chegou à versão 10.
O SME Server (conhecida também como e-smith at the time) é uma distribuição Linux, criada por Joseph e Kim Morrison, em 1999, que oferece flexibilidade, segurança, simplicidade de configuração para quem necessita de ter um servidor altamente disponível.
Excecionalmente fiável, o SME Server pode ser instalado e configurado em apenas 20 minutos. De referir que foi em abril de 1999 que os responsáveis pela distribuição incluíram os serviços flagship da empresa, o e-smith server e gateway, na primeira versão da distribuição.
Principais características da distro SME Server
- Simples de Administrar
- O SME oferece uma interface Web que permite gerir todos os serviços da máquina
- Partilha de ficheiros e serviço de impressão
- Com o SME Server pode partilhar facilmente ficheiros através dos mais diversos protocolos, como, por exemplo, FTP. Além disso, pode também funcionar como um serviço de impressão, podendo partilhar uma ou várias impressoras na rede
- Servidor de e-mail
- O SME pode também funcionar como servidor de e-mail, oferecendo suporte para os protocolos mais populares (IMAP, POP3 e SMTP). O serviço tem também suporte para SSL e na área do SPAM/Vírus temos disponível o ClamAV Antivírus e SpamAssassin
- Firewall
- Como qualquer distribuição Linux, o SME Server oferece uma solução de firewall muito flexível e potente
- Mais há mais…
- Acesso remoto
- Web Hosting
- Sistema de Backups
- Updates
- Suporte para extensões, como, por exemplo Asterisk VOIP PBX, HylaFax , DansGuardian para filtro de conteúdos, Joomla CMS, Jinzorra jukebox, Mediawiki, etc.
A versão 10 do SME Server e baseada no centOS 7 e terá suporte até 30 de junho de 2024. Experimentem e dêm-nos o vosso feedback.
Este artigo tem mais de um ano
Excelente post, irei experimentar. Obrigado pela publicação.
Boas
Um NAS Synology ou QNAP não fará a mesma coisa ou até talvez mais?
Como ser servidor de dominio AD, videovigilancia, servidor multifuncional de cópias de segurança como o Synology Active Backup for Business que faz backups de WIndows,Linux, Office 365, G Workspace, VMWare/Hyper-V.
Cumps
Tó
Mais ou menos, a diferença está em teres o controlo de tudo e não estares dependente de serviços de terceiros.
Uso o SME à 12 anos, é um servidor de combate.
Depois de variado hardware (servidores enterprise rack), meti os discos num Terramaster F221 (Intel) de 200€ com 6Gb de memória, e simplesmente fez boot, agora com um custo anual de eletricidade muito mais reduzido em relação às soluções anteriores.
200 Gb de emails da empresa, 400Gb de dados de utilizadores, cloud privada, servidor http, servidor de base de dados.
Como alternativa aconselho a testar o Nethserver.
Baseado em centos7 … RIP