Portugal: 90% da população com Internet até 2025
Hoje a Internet é um bem essencial! No entanto, a rede não chega a todos e isso acontece em Portugal. A pandemia veio revelar muitas fragilidades e lacunas ao nível da conectividade e os próximos anos serão certamente de mudança.
De acordo com Cadete de Matos, presidente da ANACOM, em 2025, a cobertura de Internet tem que chegar a 90% da população nacional.
Nas zonas remotas do país a internet será por redes de satélite
Em 2023, 70% da população de todas as freguesias do país terão que ter Internet à velocidade de 100 Mbps. Passados dois anos a fasquia sobe para os 90%.
A obrigação está prevista no leilão de 5G que ainda está em curso, revelou Cadete de Matos, presidente da ANACOM.
De relembrar que a licitação principal inclui os operadores Altice Portugal (MEO), NOS, Vodafone Portugal e também a Dense Air, e visa a atribuição de direitos de utilização de frequências nas faixas dos 700 MHz, 900 MHz, 2,1 GHz, 2,6 GHz e 3,6 GHz, depois de uma primeira fase exclusiva para novos entrantes.
Segundo explicações ao JN, com a cobertura de 90% da população de cada freguesia, faltarão ainda 10%. Serão cobertas através de um serviço universal, que será contratado com uma operadora. Nas zonas remotas do país, a solução será o acesso através de uma das redes de satélite.
A ANACOM tem a noção que há freguesias sem cobertura de voz e dados e, mesmo dentro das grandes cidades, há falhas dentro de edifícios..
Este artigo tem mais de um ano
O pai Natal veste-se de vermelho ou azul?
Este ano foi de Verde
Hehehehehe
Esse senhor tem é de dizer que Os preços do serviço internet vão baixar. E outra coisa dizer que vai haver um serviço universal mas limitado a 10 GB por mês é não saber o que é internet hoje em dia-. 10 GB dá pra 8/10 dias e o resto do mês?
.
E eu a pensar, agora é que vou ter internet com melhor qualidade/velocidade, mas afinal a me**a é sempre a mesma, se agora estou limitado aos míseros 4/6mbps do ADSL, com esses supostos 100mbps ficamos restritos a limites de consumo, portanto para o Zé Povinho nada muda, ou seja se tem velocidade tem restrição de dados, se não tem restrição de dados tem serviço a passo de caracol do século passado.
Só em downloads e uploads gasto no mínimo 10GB por dia. E são dados completamente legais, produto de renderização descentralizada de imagens 3D.
Poderiam fazer como na Alemanha e oferecer 500€ para as zonas sem alternativas pagarem o kit Starlink.
Aparentemente a malta da Anacom, governantes do estado e administradores das empresas de telecomunicações móveis vão estar nos 10% sem cobertura ah ah