PplWare Mobile

Apple – Novo Macbook Air, Ecrã Thunderbolt e Mac Mini

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Vítor M.


  1. ozie says:

    desculpem a ignorancia, o thunder bolt display é apenas um monitor e custa 999,00 euros – mais caro que muitos leds no mercado, não seria preferivel ter um imac???

    não faz muito sentido

    • Vítor M. says:

      São coisas diferentes e podes ter um ecrã daqueles com muitas utilizações, desde um MacBook a uma Apple TV até outras utilizações mais profissionais.

      Estou-me a lembrar por exemplo que é um ecrã muito usado na edição de vídeo onde é exigida uma máquina que nada tem a ver com um iMac.

      • murder_rabbit says:

        Victor M esta mal apagares comentários que não te agradam. hehehe tal como o 1º que aqui estava a pedir a fonte da frase “Mac OS® X Lion, o sistema operativo mais avançado do Mundo” penso que tenha sido isso por acaso cheguei a ver hehehe abraços

        • Vítor M. says:

          Sim, mas o que tinha antes era idiota e provocador. O ideal será sermos todos gente crescida e essa malta que não sabe respeitar os outros fica do lado de fora.

          Gostamos de boas discussões com gente inteligente, dá pica responder, trocar ideia… o que referes o tipo não teve uma ideia, ele arrotou pelas orelhas.

          • rikardo_92 says:

            Diz lá então o que tinha o meu comentário de idiota? És tu que defendes a Apple com unhas e dentes. Eu pedi source daquilo e disse que a frase era muito fanboy. Nada que não tivesse já passado por aqui.

          • Marcelo Barros says:

            Falas em comentários idiotas e tu que és “moderador” da pplware sais-te com um comentário destes “ele arrotou pelas orelhas”.

            Cumps[[]]

          • Miguel Fonseca says:

            Boas, eu sou novo aqui (em termos de postagem) e tenho de concordar com o Vítor M. no ponto em que ele, como moderador deve fazer uma filtragem de certos comentários menos próprios e ofensivos! Mas, neste caso, a a expressão fanboy utilizada pelo rikardo_92 não justifica o que fizeste Vítor. Já vi aqui coisas piores e tu não as filtraste!
            Tenho que dizer também que concordo com o Marcelo Barros! Tu, como moderador não podes, repito não podes, nem deves referir-te a um utilizador deste sítio nesses termos! Arrotou pelas orelhas a meu ver, que não sou nenhum miúdo pois tenho 39 anos, não é algo correcto de se dizer! Lá por seres moderador, não podes fazer e dizer aquilo que te apetece! Também deverás cumprir as regras que defendes! E não o fizeste!
            Tens razão ao dizer que dá pica, etc, mas com respeito mútuo!
            Portanto, é teu dever postar o comentário do rikardo_92, o meu e, das duas, uma, ou pões no artigo que o mac os lion é o mais avançado sistema operativo do mundo NA TUA OPINIÃO, ou, como é teu dever, apresentas a fonte credível para essa tua afirmação!
            Não posso deixar de dizer também, que apresentaste um bom artigo.

            Cumps.

          • Miguel Fonseca says:

            Mais uma coisa, é teu dever também, enquanto moderador de, publicamente te retractares daquilo que escreveste sobre o rikardo_92, pedindo-lhe desculpa.
            Assim é que as coisas devem funcionar, com humildade na hora em que erramos, não achas?

            Fico a aguardar uma tua resposta Vítor.

    • Francisco Pinto says:

      Dez-me lá qual é o monitor led 27″ de 500€ ou menos que consegues ter por exemplo 4 discos usb ligados, monitor a servir de “placa de rede fixa de 1gb”(ke é bem mais rapida que wifi) um segundo monitor legado a este e este ligado ao mac/pc só com um cabo e tudo funcionar 5*!

      • Vítor M. says:

        Não há. Mas não argumentes muito, não ensines tudo de uma vez, vai dando pistas.

      • ZMiguel says:

        Desculpa ai mas que tal um com corrector ortográfico??

        • Francisco Pinto says:

          A culpa é de estar a escrever num PC e da pressa!!!! Se fosse num MAC ele já tinha um de serie(no OS)! :):):):)
          Peço imensa desculpa!!!

          • Marcelo Barros says:

            Eu também muitas vezes me engano e nem me dou ao trabalho de corrigir.
            Mas não posso deixar de comentar, visto esta tua frase tão fanboy:
            “MAC ele já tinha um de serie(no OS)!”, qualquer navegador hoje em dia já vem com corrector integrado. Assim que não tens desculpa para não corrigir os teus “post’s”, mesmo num vulgar PC com windows.

            Aproveitando, “já tinha” e agora já não tem?

    • Fernando says:

      Mas é que não se trata bem só de um monitor é mais um monitor e dockstation, e acho que te escapou uma coisa, é que aquilo não é um LCD é monitor IPS, são monitores para profissionais, vai lá ver quanto custa um monitor IPS de 27″ e depois conversamos 😀

  2. Sammboga says:

    Sistema Operativo renovado, maquinas novas e quanto a mim um erro – o fim do Macbook. Porque? Simplesmente porque muita gente que possa comprar um Mac so podera ser o tal de 64 GB (devido ao ainda preco elevado das SSD). Ora 60 e tal GB que muitos de nos temos como aplicacoes normalmente. Carregar um disco rigido externo constantemente nao e praticavel. Mas ter so para dizer que tem… tem os seus sacrificios. Podiam acabar com o plastico e usar apenas aluminio como fizeram e muito bem com o MacBook Alumium (tirado do Pro). Obviamente sao apenas opinioes.
    Ja agora tambem se dispensa e muito essa coisa do SO mais avancado do mundo… e que ha por ai alguns bugs reportados.
    Os gajos da MS devem tar a comentar: “Eu ja vivi no vosso passado e olhem que muitas vezes o sucesso nao era muito bom”

    • eu mesmo says:

      há aplicaçoes q instaladas ocupam 20 gb 1/3 do espaço total so para 1 aplicaçao, acho q é um disparate incluirem apenas um disco SSD como armazenamento

      • Vítor M. says:

        Pois isso é uma verdade, mas essa tecnologia e na máquina que é, tem segmentos muito próprios.

        Agora… para massificar e baixar o preço… tem de se começar por alguma lado.

        • Sammboga says:

          eu gostaria de ter uma SSD com pelo menos com mais de 200 GB mas os custos de producao ainda sao elevados. Ha cerca de 2 anos que ouvi falar que isto ia ser standard em pouco tempo. Mas o tempo passa e os precos ainda sao grandes.

        • eu mesmo says:

          nem q metesse apenas de 64 Gb e fosse apenas para o SO e um hdd nem q fosse de 300 já era bom, é esperar mais uns anos

  3. lourenço says:

    o que é que um fanboy e um ihater têm em comum?!..,
    os vivem em função da apple..

    esse comentário refere as novas funcionalidades e características que este sistema operativo tem que os outros não têm, incluindo o preço!

    • Vítor M. says:

      Sim a Apple movimenta opiniões e muita gente que odeia afinal ama. Repara que numa qualquer notícia Apple aparecem uns quantos (embora cada vez menos) haters que o que mais desejam é ter um mac.

      Conheço hoje alguns que eram assim no início. Há um que o nik dele era bem conhecido por estes lados que que há coisa de dois meses comprou um iPad 2.

      Outro que vem cá agora com outro nick, comprou no início do ano um iMac e tem no seu perfil do Facebook a imagem orgulhosamente apresentada com o logo da sua pequena empresa de webdesign.

      😀 eles acham é que nós não sabemos quem eles são 😀

      Mas o que tem de bom é que cada um usa o que quer ou o que pode.

      • rikardo_92 says:

        Eu tenho um iPod touch. Eu não sou iHater. Só chateia um bocado que não consigam escrever as coisas más, só escrevem as boas.

        • murder_rabbit says:

          se vires bem o preço do SO da apple é bem mais barato que o Windows do tio bill hehehe

          • rikardo_92 says:

            Não questiono isso. Mas aposto, bem apostado, que o SO tem alguns problemas (tal como tem o Windows), mas nunca aqui aparecem no pplware. Podiam escrever que há o novo SO mas escusavam esses elogios: é perfeito, é lindão, fazia amor com ele.

          • Vítor M. says:

            rikardo_92 esses comentário são mesmo de quem tem umas palas pá, tens de ler o que falámos 😉

            Diz-me lá, qual é o Mac que desejas assim tanto que até te saem palavras de amor da boca? 😀

          • murder_rabbit says:

            hehehehe ganda malha fazemos uma vaquinha para comprarmos um Mac para o Rikardo_92

        • murder_rabbit says:

          hummmmmmmmmm é pa tem sim e muitos mas espera és linux user certo pelos teus coments parece-me que sim então se não fores faço-te uma pergunta o linux é bom eu utilizo e recomendo mas será assim tão viável e seguro como fazem querer?
          “vai mas é trabalhar hoo faz mas é algo de útil para a sociedade ohohoh” hehehe na brinca.
          what you think pplware users

          • rikardo_92 says:

            O problema é que reconhecer que o SO tem problemas implica que não o uses. Isso percebe-se bem no teu comentário. Eu na verdade uso Windows, e reconheço bem os problemas que tem.

          • murder_rabbit says:

            hummm por acaso nem por isso eu defendo a opinião de que a escolha do pc ee do SO depende e deve ser considerada sobre vários padrões especialmente do tipo de trabalho e tarefas que se quer realizar com o mesmo no meu caso utilizo MAC para edição de imagem Linux Ubunto no pc de casa para navegar na net e escrever alguns documentos já que o pc não aguenta muito e para aquilo que é é o melhor e aconselhável e utilizo o meu portátil com Windows para tudo o resto incluindo Autocad que a licença que tenho apenas da para windows Autocad 2010 hehe por isso todos tem problemas tens de escolher é aquele que se adequa as tuas necessidades

        • Vítor M. says:

          Olha que escrevemos as más. Logo até vais ver um post meu a dar a conhecer umas dezenas de vulnerabilidades num serviço Apple.

          Há dias demos a conhecer uma outra vulnerabilidade no site da Apple. Entre outras coisas.

          Agora não vou estar a meter pelos olhos dentro de quem não quer ver. 😀

          • murder_rabbit says:

            boa 30 c** ou sera agr 31 hehehe

          • Marcelo Barros says:

            Em termo de segurança, no que diz respeito a rede (internet), o OS deve ter falhas de segurança tão graves como o Windows.
            Uma das razões de existirem menos ataques ao sistema operativo desenvolvido pela Apple, era o numero reduzido de utilizadores em comparação com o sistema operativo da Microsoft e os piratas também tinham um certo ódio a Microsoft de Bill.
            Mas vejo que as coisas vão mudar, começa a existir muitos utilizadores de OS e os piratas começam a sentir algum ódio a Apple principalmente pelas suas politicas.

            Já agora neste ultimo concurso no que diz respeito a browsers, qual foi o mais vulnerável?
            Safari, o mais segura IE9.

            Cumps[[]]

          • RaCcOn says:

            Concordo que o número de utilizadores irá fazer aumentar os ataques ao sistema e que aí se irão conhecer falhas no MacOS…no entanto temos uma boa base, Unix…

            Quanto aos tais testes dos browsers, não passa de uma grande palhaçada sem qualquer tipo de sentido pois o tempo que demorarem a utilizar uma falha do mesmo é pouco significativo uma vez que depende de vários factores…
            Para além disso, não me vais dizer que achas que os gajos foram para lá e em 5minutos descobriram uma falha nos browsers e a utilizaram pois não?

    • rikardo_92 says:

      Vai lá ver então os comentários…

      • Miguel Fonseca says:

        Boas Francisco Pinto, como disse o rikardo_92, vai lá ver os comentários.
        Logo no comentário número 5 (pantana) é dito o mesmo que eu disse ao Vítor M. que deveria mudar no artigo!
        “I BELIEVE it’s the best computer operating system out there”
        “Todos os novos MacBook Air vêm de raiz com o Mac OS X Lion, a oitava versão do sistema operativo mais avançado do Mundo”.

        Cumps.

  4. eu mesmo says:

    1600 euros por um mcbook air de 13″, por esse preço comprei um asus de 17″ com 8 gb de ram, digam o q disserem a apple xula os clientes

    • Vítor M. says:

      Não xula, mete a mesma tecnologia nesse que dizes e diz-me o preço.

      E outra coisa… só compra quem quer e quem pode. Por isso!!!

      • Sammboga says:

        Vitor desculpa la.. mas ha anos que quiz comprar um Mac e nao pude. Por isso so compra quem pode.

        • Vítor M. says:

          Sim foi o que eu disse, eu também andava há uns anos para o comprar, só ano passado é que achei que estava na hora certa. E de facto estava… se calhar até antes um ou dois anos… mas….

      • eu mesmo says:

        q tecnologia? lol, no q interessa o asus é superior em tudo excepto nos discos rigidos, onde trás 1 Tb HDD enquanto q o MBA trás menos de 200 gb num disco SSD (a grande diferença)

        a questao n é “só compra quem pode” pq tinha opçao de comprar 1 MBAP e pelo mesmo preço comprei um asus em quase tudo superior (de longe)

        a questão é q pelo mesmo preço compras melhor, com a apple compras o marketing, há um fenomeno q leva as pessoas a comprarem Macs pq pensam q estao a comprar carisma q os torna diferentes, há um certo orgulho nisso e isso é estupido.

        • Vítor M. says:

          Em tudo?

          Pronto que posso eu dizer quando comparas um Asus a um Macbook Air com Processdores i5 e i7, com FireWire 800, com porta Thunderbolt, com 7 horas de autonomia, unibody em alumínio, com 1 quilo e trezentas gramas (o de 13″), discos SSD, com um sistema operativo moderno, com 4GB a 1333MHz DDR3 de ram… se achas isso… ok é a tua opinião.

          nem falo na qualidade do ecrã, das opções multi-toque e de todo um conjunto de serviços anexos.

          É a tua opinião, já usaste algum?

          Olha eu testei a versão anterior e em breve, acho que na próxima segunda feira, tenho esse novo em casa, conheço do que falo, mas respeito a tua opinião.

          • eu mesmo says:

            n vale a penar argumentar, o asus q estava a referenciar nem se compara ao macbook air em termos de specs (é mto superior mas o preço é o mesmo), so ao Pro e mesmo assim superior em alguns campos, excepto no preço onde os Apple “vencem” a milhas, é só consultar qq site e comparar as specs, a nivel de desempenho há portateis e PCs mto superiores aos mac bem mais baratos. só compra Mac quem estiver interessado noutros factores… diversos q n interessa discutir aqui, posso inumerar alguns q vao desde razoes profissionais, ediçao de imagem e video os Mac sao dos melhores nesse campo, passando por pessoas q compram pq acham bonito e “fashion” mas q na realidade n teem grandes conhecimentos de informática, até puro e simple “fanboismo”… há ainda aqueles q compram porque gostam da marca (sem serem fanbois), pq compram 1 bom produto apesar do preço. agora q sao mto caros e q n compras apenas o produto n tenho duvidas e dai n me consegues demover. o meu ultimo comentário pq nem eu nem tu vamos mudar de opiniao

        • RaCcOn says:

          Em Informática, os GB não são qualidade ou superioridade…
          Ter mais GB em disco, qualquer um tem…
          Ter mais GB em RAM, qualquer um tem…

          É certo que existem pessoas que compram Apple de uma forma geral pela moda e pelo carisma, no entanto uma grande parte compra porque sabe que está a comprar não GB mas qualidade…

      • Miguel Fonseca says:

        Bem Vítor, eu quero, mas não posso.
        Será que por causa disso, não tenho direito a tê-lo?!
        Tens de admitir a verdade, os MACS são excelentes e o sistema operativo também, mas são uns chulos nos preços! É um abuso para a realidade Portuguesa e não só, os preços praticados pela Apple!
        Estão claramente à procura de satisfazer a parte do mercado mais elitista, o que está errado!
        Como é que um gajo a ganhar 800euros por mês, com casa, água, luz, gás, comida, etc para pagar, tem dinheiro para comprar uma máquina (BOA) dessas?!
        Por isso é que o windows tem a maior fatia de mercado! Porque é muito, mas muito mais acessível!

        Cumps.

        • Vítor M. says:

          Concordo, é caro… muito caro principalmente os acessórios… enfim, a malta também abusa. Mas se formos ver nas outras marcas equipamentos do mesmo segmento também não são baratos.

          Claro que esses têm alternativas, sim isso é verdade e a Apple não contempla máquinas abaixo dos novecentos e tal euros. Mas é como nos carros… e noutros segmentos de consumo.

    • Sammboga says:

      Nao compensa nao. Acho que sao computadores super inflacionados. Eu gosto mas nao dou qualquer dinheiro para ter um Mac. O que tenho sei muito bem o que me custou a pagar. Vale a pena por uma coisa simples… a longevidade. Ja tiveram la instalados o Leopard, Snow Leopard e agora o Lion. Ao passo que o Windows… instalo uma sistema… depois tenho de comprar outra coisa porque nao posso instalar.

      • Vítor M. says:

        São caros, ou melhor, nós é que ganhamos pouco, porque nos states a coisa é diferente.

        Mas na verdade é um segmento caro, como tens nos carros e noutros bens de consumo 😉

        • eu mesmo says:

          outra coisa em q a Apple xula e sim, podes gostar da marca e reconhecer à mesma q “xula”, como já vi muitos utilizadores da Apple reconhecer, é na conversao US$ para Euro, outro exemplo é o lançamento de produtos q n trazem certas features para algum tempo depois lançarem nova versao ja com essa feature… talvez seja teoria da conspiraçao, mas é a minha opiniao

          • Vítor M. says:

            Aproveita agora que o Dólar está mais baixo que o Euro e compra nos states, é mais baratinho.

          • eu mesmo says:

            depois pagas direitos alfandegários

          • RaCcOn says:

            Quem chula não é a Apple, quem te chula é o governo com os impostos…

          • Wilson says:

            é assim com tudo não só com produtos da apple, é mesmo o estado que fica com o resto…
            Ve material fotográfico por exemplo, e carros…

          • Miguel Fonseca says:

            Tens razão RaCcOn, os impostos são muito altos!
            Mas e o preço base? Vai lá ver a diferença entre o preço base nos estados unidos e aqui em Potugal!
            No nosso caso, é chulice a dobrar! Estado e Apple!

          • Ppietra says:

            @ Miguel Fonseca
            neste momento até se pode dizer que sim, a Apple tem o preço base muito mais elevado que nos Estados Unidos.
            Mas convém não esquecer que o câmbio do Dolar/Euro tem oscilado imenso. Se fosses a usar o câmbio de há um ano atrás, terias o preço base igualzinho ao dos Estados Unidos.

    • João Ribeiro says:

      Em relação aos preços, já se sabe como é a Apple, por isso não vale a pena entrar por ai!

      Lá vai ter que ir o miúdo vender o outro rim… 😀

    • Wilson says:

      quanto pesa e quais as dimensões do teu Asus? 🙂 17″ para mim não é um portátil é um transportável lol 🙂 Compara com portáteis de dimensões semelhantes/equivalentes e vês que a diferença não deve ser muita… da sony por exemplo: http://www.sony.pt/product/vn-s-series/vpcsb1z9e (e este não é tão fino/leve)
      Não estou a dizer que não são caros… são mas é completamente diferente de um 17″… se queres um portátil 17″ compras um macbook pro não um air. Mesmo assim fica-te mais caro, com as mesmas características. Mas é a vida, ninguém é obrigado a comprar!
      Quem compra sabe o que tá a comprar. Paga alguns extras, um deles é a marca/design, etc…

      • eu mesmo says:

        a sony é a mesma treta da apple lol, super inflacionados 🙂

        • Wilson says:

          A sony é que é treta… porque não têm nada de especial para Oferecer… Mas como há esse da Sony há muitos outros computadores, o Samsung por exemplo.
          Os produtos da apple geralmente não têm comparativo no mercado, a começar pelo SO…
          Não podes estar a comparar um Rolls Royce com um Ferrari/Lamborghini, são ambos carros são ambos caros, mas têm propósitos, motores, materiais, completamente diferentes… e logo preços completamente diferentes.
          o mesmo se passa com muitas outras coisas no nosso mundo de sensacionalismos e de consumismo. 😉 []

    • jYka says:

      Asus não obrigado!

      Fico com o meu MacBook 5,1!

      Dá um baile a muita maquina nova e não é de plastico!

      Sem teclas da treta com um ecran que não mata os olhos e posso leva-lo para qualquer lado que não me dá cabo das costas!

      E o Lion bomba na perfeição!

      Nunca mais tive de perder horas à procura de drivers e dll’s da treta, e quando quero ver algo azul olho pro mar ou para o ceu muito mais interesante!

      Sem tunings, deixa-me mais tempo para desfrutar da maquina e perder menos tempo a afinar placas gráficas e neons, e dá-me muito mais produtividade!

      Toda a gente podia ter um? ainda bem que não, pois ia perder-se muita qualidade, ainda bem que são ainda maquinas um pouco exclusivas!

      Cada um que compre o que quiser!!!

      • Miguel Fonseca says:

        Bem jYka, ainda bem que tu, ou os teus pais têm dinheiro para to comprar!
        Eu, com 39 anos e a trabalhar desde os 15 anos de idade, não tenho dinheiro para o comprar!
        E os meus pais ainda estão pior que eu!
        É o pais em que vivemos!
        “Toda a gente podia ter um? ainda bem que não, pois ia perder-se muita qualidade, ainda bem que são ainda maquinas um pouco exclusivas!”
        E são pessoas como tu, que o fazem ser assim!
        Cada um puxa a brasa à sua sardinha! Os outros que se lixem! Não é jYka?
        Como já disse, eu gostava muito de poder ter um MAC, Windows e Linux (estes 2 últimos tenho) e então escolher dependendo das minhas necessidades, o “melhor”.

        Cumps.

        • jYkA says:

          Caro Miguel

          Nao tive a intenção de o ofender, mas tb nao deve tratar por criança quem já nao é.

          Para verificar a idade do meu mac basta fazer uma pesquisa no google pela versão 5,1 para perceber melhor os meus comentarios.

          Mas tb o posso tentar chegar a razao pelo seguinte, a maior parte dos utilizadores usa uma pequena percentagem do que uma maquina pode dar, na sua maioria dá importancia a caracteristicas que não precisa adquirindo maquinas extremamente caras para a qualidade que apresentam. Na sua maioria adquirem maquinas que estarão “obsoletas” em pouco tempo principalmente no preço que dispensaram.

          Muitas dessas maquinas em muito pouco tempo apresentarão sinais de desgaste devido à ma qualidade dos materiais, materiais com pouco tempo de experimentação mas que anunciam inovações e que na maior parte das vezes irão ser colocados de lado pelas marcas.

          O Miguel precisa mesmo de um mac de ultima geração? Se não pode adquirir ao preço de um portatil razoavel um mac que lhe durara muito mais tempo do que um portatil de plastico xpto cheio de neons e teclas desnecessarias com a certeza que estara a adquirir um equipamento de qualidade (pronto não poderá encher o peito e apresentar aos amigos uma maquina de ultima geração que apenas servirá para isso, ao fim de 10 anos ainda não lhe deu o uso para que a maquina foi construida)

          Um abraço

    • Ppietra says:

      Grande comparação que fazes! Comparar alhos com bugalhos dá realmente para chegar a muitas conclusões
      Que tal comparar com sistemas que concorrem exactamente para as mesmas características e objectivos!???
      Talvez não tivesses a mesma conclusão…

  5. Hi World! says:

    Foi uma boa actualização.. Um MBA de 11,6″ 128 GB vai ter que calhar.. 😛

  6. João Ribeiro says:

    Bem, em design não existe no mercado produtos mais apelativos que os da Apple 😛

  7. roliveira says:

    Mas que post gigantesco 😀 Tá mesmo um verdadeiro manual de actualização do material da Apple, quer a nível de ficha técnica e descrição tá impec.

    Um verdadeiro manual de bolso para quem se dedica aqui para os mundos da maçã.

    Realmente olhar para este artigo e para o que saiu na concorrência aqui em portugal, e percebe-se o nível de qualidade que o pplware chegou.

    Excelente trabalho vitor

  8. Miguel says:

    Bom artigo !

    Gostei muito, continuem assim 🙂

    p.s.- só acho incoerente a frase “o sistema operativo mais avançado do Mundo” – se sim, era bom explicar porquê…

    • roliveira says:

      provavelmente foi tirado de algum slogan da apple. E sinceramente não passa disso mesmo, porque o sistemas operativos mais avançado do mundo teoricamente são aqueles que correm em super computadores e conseguem processar uma infinidade de instruções por minuto 😉

    • Vítor M. says:

      Basicamente porque inova num capitulo importante, o multi-toque. Depois porque está estruturado para servir grande e pequenos mercados, desde o Lion para o computador lá de casa até ao server de alto desempenho.

      É parte disso e porque o seu desenvolvimento sobre Unix tem um grau de segurança super conhecida e mantém os níveis que sempre habituou o utilizador Mac apesar da sua massificação e conquista de mercado.

      Outro ponto é a integração com o segmento tecnológico mais em voga, o mobile. Este SO está já lançado para uma integração optimizada com os mais modernos conceitos cloud.

      Outras particularidades menos visíveis: a sua instalação super estável e rápida. O Lion, por exemplo, cria automaticamente uma partição de recuperação do sistema. Está pensado para ajudar em caso de SOS (que também pode acontecer).

      Mas há mais, muitas outras ferramentas estão pensadas para utilização profissional sem esquecer o utilizador menos afoito.

      Obviamente que, para mim, não é mais completo que o Windows Server 2008 R2, mas o Lion é de facto o que tem a particularidade de servir ambos os mundo. Assim como irá ter o Windows 8.

      Seja como for, as pessoas têm de conhecer para poder falar e, como qualquer tuga de bancada, muita gente fala fala fala… mas não sabe o que diz. 😉

      Experimentem uns meses e depois digam-se se querem voltar para outro qualquer SO.

      • Miguel says:

        Não tenho a certeza mas qualquer S.O. que compramos sem vir um CD de instalação (uma versão OEM), não tem de ter obrigatoriamente uma partição de recuperação/reinstalação do S.O. ?

        Todos os portáteis que vi que vêm com por exemplo o windows trazem sempre uma partição assim de recuperação (às vezes escondida).

        E no fundo penso que faz sentido, se pagamos por um S.O. temos de ter alguma maneira de o instalar ou re-instalar. Até porque as licenças de um S.O. não estão limitadas a uma máquina em específico ou uma única instalação.

        • Francisco Pinto says:

          o que se debate no post do Victor é a instalação do lion comprado via app store(a única por agora) num mac já com snow Leopard! Segundo parece os mac novos tem uma funcionalidade de recuperação pela net, não tem nem cd,pen,etc nem partição com o lion!
          http://www.macrumors.com/2011/07/20/internet-recovery-lets-new-macs-install-os-x-from-blank-hard-drive/

        • Vítor M. says:

          Instala de raiz o Windows 7 a ver se ele te cria uma partição de recuperação.

          Mas esse é só um pequeno exemplo, podemos passar uma tarde a falar de coisas, pequenas, mas fantásticas.

          Eu gostava um dia de ter um grupo de malta que não gosta da Apple a conversar frente a frente.

          Argumentar e a contrapor determinadas posições mas com os equipamentos ali para usarem.

          Um dia irei fazer uma acção dessas para vermos algumas coisas interessantes. 😉

        • Francisco Pinto says:

          Por acaso acho que estás enganado! Se comprares um pc com win7 oem só o podes usar nesse PC! Se deitares esse pc ao lixo e instalares a licença desse pc noutro é ilegal. por isso a versão oem é mais barata que a versão retail!!!

          • Wilson says:

            é mt fácil criares um CD de instalação com o que sacas na net, já formatei o meu Mac 2as vezes(por causa do Bootcamp alias Windows 7 porque infelizmente preciso… :/ ) com uma pen USB com o Lion. Tudo Impec.
            Tive que formatar por opção própria, mas basicamente aquilo que eu queria não conseguia fazer porque tinha drive óptica marada… estava dentro da garantia, já cá vieram buscálo no inicio desta semana e espero amanha ou segunda te-lo de volta! 🙂 []

    • eu mesmo says:

      http://lifehacker.com/5822894/should-i-upgrade-to-mac-os-x-lion

      http://lifehacker.com/5770609/this-is-what-youll-find-in-mac-os-107-lion

      principalmente este último link mostra as features mais interessantes, mas fico à espera dum review mais completo

  9. lol says:

    Como não encontro fonte, suponho que o artigo seja do Vitor M.

    Este artigo é um pouco apple fan! Penso que deveria ser isento!

    Frases como “Mac OS® X Lion, o sistema operativo mais avançado do Mundo.” ficam muito aquém de um artigo isento!

    • Vítor M. says:

      Não vais encontrar, é informação oficial e outras é da minha autoria e experiência.

      O artigo é isento, porque é neste momento o mail avançado SO do mundo, o último é sempre o mais avançado, nenhum outro traz e tem a tecnologia que este tem.

      Se achas que é falta de isenção… olha caro amigo hehe serve-te à vontade, faz de conta que estás em casa.

      As verdade, mesmo que sejam por vezes contra o que achamos, têm de ser ditas. Respeito a tua opinião e… hhaaa espera lá, conheces o Lion?

      Já o usaste assim tipo… uma semanita no dia-adia?

      Olha eu ando já há algumas semanas com ele, primeiro o Preview 3, depois melhorou com o 4 e a GM esteve irrepreensível (a função dos screenshots até estava melhor que a versão final, não sei se alguém reparou) e olha que gosto bastante das novas funcionalidades, gosto muito do Air Drop, a mim dá-me um jeito tremendo… e tanta outra coisa.

      Sou um fervoroso admirador da Time Machine, Juntamente com a Time Capsule aquilo é fenomenal, cópias totais e incrementais sem eu dar por ela, sem comprometer a performance da minha máquina. Depois posso usar e abusar dos conteúdos que estes estão sempre salvaguardados, a interacção com os iDevices e com as minhas máquinas com Windows, ui há tanta coisa que deveriam conhecer.

      Os outros também são muito bons, mas as novidades para já estão neste.

      Estou confiante no Windows 8, mas ainda não saiu verdade?

      • lol says:

        Realmente a estupidez tem limites, não vale apena comentar algo ou expressar a opinião quando alguém não quer ouvir.

        Só acho que se a frase tivesse um “Para mim é o melhor SO do mundo da actualidade” estaria melhor formulada.

        Cumps

      • Miguel Fonseca says:

        “O artigo é isento, porque é neste momento o mail avançado SO do mundo, o último é sempre o mais avançado, nenhum outro traz e tem a tecnologia que este tem.”
        Nem sempre o último é o mais avançado, como bem sabes! Mas és parcial e isso tolda-te o raciocínio!
        Tecnologia, ou gadgets bonitos e interface bonita?
        Já viste as últimas distribuições Linux? Todas?!
        O MAC é o sistema operativo mais bonito do mercado, é verdade, é extremamente avançado tecnologicamente, é verdade, mas os outros, windows incluído não lhe ficam atrás! Não têm é muitas vezes ainda, capacidade para funcionar com os dispositivos móveis da Apple, que é aquilo que está mais na moda!
        Não confundas avanço tecnológico com “o estar na moda” e o “ser bonito”!

  10. Pacha says:

    Quais são os modelos dos processadores dos novos AIR?

  11. Espina says:

    Quem me dera ter um mac book pro! Sem duvida a apple esta muito a frente da concorrencia que se limita a copiar e não a fazer algo de novo.

  12. ICP says:

    Ja alguem reparou ao navegar pl net que a funcionalidade dos 3dedos para a direita/esquerda do SL (pag anterior ou posterio) neste SO nao dá?
    caso de e eu nao esteja a ver cm se faz digam….
    cumps

  13. flavio says:

    existe um erro na noticia. os macbook air n vem com processador i7. pelo menos segundo a store apple, e tudo i5

  14. O ricardo says:

    Eu acho que no mundo da informática, um utilizador que saiba o que é um pouco de informática e que diga que a Apple não presta é “parvo”. uma coisa é dizerem que a Apple tem uma legião de fans e usarem isso para evidenciar o sucesso da Apple. Outra coisa é dizerem que os seus computadores Windows são melhores que qualquer Mac. Secalhar nos jogos tiro-vos os chapéus. Mas se dizem que Apple é Overpriced então é porque vocês não dão valor ao dinheiro que têm..

    assinado proud owner de um Mbp e de um gaming station com Windows.

    • Miguel Fonseca says:

      Pelo amor de Deus Ricardo, então se eu não tenho dinheiro para comprar um MAC, é porque não dou valor ao dinheiro que tenho?!
      “Mas se dizem que Apple é Overpriced então é porque vocês não dão valor ao dinheiro que têm..”
      És um elitista! Eu tive que esticar o meu dinheiro durante um ano para poder comprar um PC de 750 euros a prestações porque não dava para mais e vi-me aflito!
      Tu é que não dás valor ao dinheiro! Não de deve faltar, não é?! Ainda bem para ti!
      Que tenhas saúde e anos de vida para o gozar!

  15. Rui says:

    O pplware finalmente saiu do armário…
    E mais não escrevo.

  16. oi says:

    Mac OS X Lion, a oitava versão do sistema operativo mais avançado do Mundo.
    Não concordo com esta frase e não deveria estar postada, pois até a publicidade tem limites.
    Pesno que não podemos chamar a nenhum SO o mais avançado do mundo, porque há uns que têm features que os outros não têm. Capacidade nativa de criar dominios de rede. possibilidade de alojar páginas web em asp, php, incluindo com base de dados mysql. é avançado porque é opensource. ou é avançado porque permite aos utilizadores desenvolverem software sem terem de pagar uma licença de desenvolvimento.
    E ainda há muito mais para dizer.

  17. Eduardo Garcia says:

    Porque não se montam supercomputadores com Apple então?
    R: Porquê iria falir o país por um desempenho inferior… lol 😀

    • Ppietra says:

      Tás enganado!
      Há uns anos atrás montaram um supercomputador com o XServe da Apple, que chegou a estar no top 10 da lista de Supercomputadores por breves momentos, e não foi caro, tendo em conta o tipo de equipamento!
      A Apple é que nunca investiu muito por aí, e agora já nem há XServe, mas pegas num Mac Pro e ficas bem servido.

    • RaCcOn says:

      Pensa bem antes de falares…

  18. J Pedro says:

    A Apple é cara mas coloca um cuidado extremo em tudo o que faz. Se sentarem em frente a um monitor deles ou a um pc deles percebem fácilmente isso. O macbook air para já deixa-me com água na boca mas esclareçam-me, fará sentido usá-lo com Windows ? Bem, eu direi que não mas pode haver quem opine diferente e inclusivamente tenha tido alguma experiência do género.

  19. TS says:

    Pessoal, sabem me dizer se no Lion o Voiceover ja suporta a língua portuguesa?

  20. euZinho says:

    Tanto disparate até dói! Vendam lá o peixe, mas deixem-se de tretas!
    O melhor SO do mundo é aquele que se adapta às necessidades de cada um, não A ou B porque sim! Tenho o Win7, é o melhor do mundo e o mais avançado – para mim – porque me permite fazer o que preciso e outros SO não, no entanto o facto de o ser – para mim – não implica que seja para outros. (desde quando é que um SO tem tecnologias??). E não, IOS não é o mais flexível dos SO.

    A Apple tem muita coisa fantástica, mas “FireWire 800, com porta Thunderbolt” para a maioria dos mortais isso é treta, como o é o Facetime e afins, uma vez que não é universal, tal como outras tecnologias o são (p.e., USB).

    Tratam-se de equipamentos fantásticos, caros e ainda não são para “as massas”, muito embora estejam a ganhar cada vez mais importância.

    • Miguel Fonseca says:

      Boas euZinho, subscrevo e assino por baixo em tudo!
      A Apple é elitista e, quem não o tiver, não pode usufruir dessas “tecnologias” novas!
      Se eu tiver um amigo com Apple, para falarmos um com o outro, partilharmos ficheiros, etc, temos de recorrer a software multi-plataforma ou então não dá! E este é um (dos mais importantes) exemplos!
      Nesse aspecto,até o windows é muito mais flexível!

      Cumps.

  21. João Ramiro says:

    Gostei do Mac Mini, pena terem lhe tirado a drive mas é o destino dos nettops =/

  22. Paulo Ferreira says:

    Os produtos Apple prestam! Têm qualidade e até um bom nível de inovação, mas também é uma marca restritiva a vários níveis.

    E restritiva porquê? Porque o numero de configurações de hardware disponível é limitado, assim como a possibilidade de o expandir sem que isso implique a aquisição do novo modelo seguinte. A plataforma PC permite configurações para todos os gostos e preços.

    No campo dos “Netbooks/Laptops” acho que efectivamente existe um maior equilíbrio e não acho que os preços sejam assim tão desfasados, embora ache que no caso da Apple possam estar um pouco inflacionados pelo próprio ‘branding’.

    Ao nível de hardware nos modelos “Desktop”, já acho que a balança tende a pender para o PC.

    Sem dúvida que os modelos “Desktop” Apple são interessantes, mas fazendo a relação de custo/performance entre estes e um PC montado e personalizado, ficam muito mas mesmo muito aquém do destes últimos.

    No que toca a sistemas operativos, o OSX é interessante, muito estável e possui uma performance muito boa, muito graças à sua optimização ao hardware incorporado. No entanto, fosse este disponibilizado para ser instalado (legalmente) em configurações mais variadas e essa estabilidade seria comprometida, por isso, comparar o OSX com sistemas operativos como o Linux ou o Windows, é extremamente injusto para estes últimos.

    Pessoalmente, não satisfazem as minhas necessidades, mas acredito que satisfaça as de muita gente.

    • RaCcOn says:

      Diz-me lá qual é o upgrade que tu com o teu portátil PC consegues fazer que eu não consiga com o meu Macbook Pro?

      Em desktop falamos da mesma coisa…
      Não estou a falar dos iMac, estou a falar dos MacPro…

      São caros?Sim, mas como tu disseste a qualidade também é diferente.

      • Paulo Ferreira says:

        Não referi upgrades em portáteis em lado nenhum, pois não? Até porque acho que é nesse segmento de mercado que a Apple mais se aproxima do PC. Falei sim na diversidade de configurações disponíveis na plataforma PC, que não existe na Apple, e que permite satisfazer as necessidades do utilizador mais inexperiente (e teso) até ao utilizador profissional.

        Quanto aos Mac Pro, são máquinas bonitas e bastante poderosas, mas quanto mais alto o seu nível de equipamento, mais perde para para um PC, que possui um grau de personalização muito maior, com custos por vezes bastante inferiores, para uma qualidade final igual ou mesmo superiores.

        (Nota que refiro um PC personalizado ao gosto do utilizador, e não máquinas “supostamente” de média gama, compradas numa grande superfície.)

        No que toca a sistemas operativos, o OSX é muito bonito, mas a minha escolha pessoal vai para Linux, e aqui não vou entrar em demagogias, porque é mesmo uma questão de gosto pessoal e de forma de estar na vida, como penso que deve acontecer com aqueles que gostam do OSX ou do MS Windows.

        Bom fim-de-semana 🙂

  23. js says:

    Agora é que o samsungbook 900X3Air da samsung chega às zero vendas.

    Nem copiando conseguem competir com a Apple…

  24. kreetor says:

    A meu ver a Apple tem um problema.
    Ser cara como tudo. É certo que conseguem meter um Portátil( falo do portátil, porque foi o único que usei), a render muito mais que um outro portátil(fora da apple).
    isso é certo.
    Eu joguei MW2 num MacBook Pro, e quando o meu colega tirou o carregador, comecei a “mandar vir” com ele, porque pensei que ia jogar ao crashes, e no entanto nao vi nenhum! e isto em Win7, nao no MacOS.

    Para mim, sendo um Gamer bastante assíduo, se comprasse um Mac, era para fazer DualBoot com Win7, sem duvida alguma!

    São muito bons é certo, devem ter problemas(tudo tem), mas para certos users simplesmente, não dava!

    Only my Opinion!

  25. Rogério M. says:

    I <3 Apple 🙂

    Tenho pena de não receber €€€ suficiente para comprar tudo mas o meu Macbook Pro de 2 anos ainda está para durar 🙂

  26. luislelis says:

    Hoje tou mesmo fluente em portugues por isso deixa eu aproveitar.

    Apple (Mac) realmente e convenhamos e um produto original mais ninguem o tem e isso e uma verdade.

    Nao tenho nenhom mas dava o cu e 10 tostoes para ter um tenho e outras pruridades para o meu dinheiro … e a vida.

    Nao conheco nenhuma marca com a qualidade da Mac/apple por isso e que nao gosto dos gajos.
    Tudo que fazem tem de querer fazer melhor que os outros.

    Eu tb gostava de ter um Ferrari mas comprei um Fiat Punto q tb e Italiano. com uns trocos ponhos uns vidros escuros, jantes mais largas (peneus carecas q oa nota nao da para tudo), duas saidas de escape para o motor de 1200 e prontos.

    No caso do Mac compro um Asus junto uma memoria de 500 gb um disco de 700 teras e uma ventoinha volumosa para dar um ar potente.

    Chavalos eu ja tive um Mac e vou vos dizer aquilo e muito mas mesmo muito bom (troquei com um cliente toto que nao sabia o que tinha custo Zero).

    Imaginem aquelas gajas podres de boas q andavam no mesmo liceu que nos mas nem nos falavam.
    Falava-mos mal das gajas a brava …… mas andavamos mortinhos para dar uma volta naquilo ….. Mac e isso meso a gaja boa do liceu.

    • Rui says:

      Ganha juízo.

    • Cruz says:

      sony, vaio Z

    • Miguel Fonseca says:

      Boas luislelis, o meu dia não tem estado a correr bem, mas depois de ler o teu comentário, ficou bem melhor!
      Devido às preocupações da vida, um gajo até se esquece do que significa rir com vontade! Tipo quando aquele nosso amigo nos conta uma anedota espectacular! Pois tu conseguiste me fazer rir com vontade! Obrigado meu caro! A sério!
      E subscrevo o que escreveste!

      Abraço e continua a escrever assim com essa boa disposição.
      Cumps.

  27. Serva says:

    Boa noite ,

    Aqui neste post falou-se muito de € e da suposta capacidade aquisitiva de quem compra Apple em relação aos demais mortais , esta pode de facto ser uma realidade , mas existem certamente muitas pessoas que têm capacidade ara comprar Apple e que o não fazem convictamente , tenho acompanho alguns posts , especialmente os que implicam o Linux e a Apple e de facto reparo que normalmente as posições extremam-se muitos vezes roçando o irracional e isso tem uma razão e essa razão está no que escreveu o prezado @ Paulo Ferreira , está tudo dito penso que não são precisas mais palavras .

    Quanto a estes novos lançamentos não conhecendo de forma alguma os produtos Apple de forma a poder opinar com sensatez , algo está muito errado com estes lançamentos dos Mac air os SSD têm 64 GB e 128 GB , bom é de bradar aos seus o de 64 Gb nem sei quem é que vai comprar uma coisa dessas , vamos ter um mac air com 1 Kg e deois vamos ter de andar com os discos externos com mais 1 Kg e mais um volume ……. ???? será , vamos misturar tecnologias de ponta com discos magnéticos e lentos , são estas coisas que as pessoas que apoiam incondicionalmente a Apple não sabem criticar , e isto não acontece noutros posts de outros SOs , são os próprios users que fazem as criticas e que tentam sugerir melhorias , desculpem-me mas eu não vejo nada disto neste posts , o que vejo são sempre os mesmos argumentos inveja e querias era comprar …… etc , ora acho que seria tempo de mudarem também de chip e serem um ouco mais democratas e não chamarem a todos os utilizadores de tecnologia não Apple de pedintes .

    Percebam que existe um mercado para todos e ninguém nunca pode dizer que desta agua não beberei mas ficar refém após comprar a maquina de um CEO ou de um conselho de administração isso desculpem mas não .

    Havia muito mais para dizer , desculpem não resisti a escrever porque penso ser uma falta de consideração o caminho que estas discussões sempre levam .

    Uma boa noite para todos

    Cumprimentos

    Serva

    • Luis Ferreira says:

      Esqueces-te de ver que existe a opção de 256 GB e que a opção de 64 GB só existe no de 11 polegadas low end.

      Mesmo assim quem precisa de mais de 128 GB no dia a dia?

      Para além disto existem discos de 1 TB 2.5” a 7200 rotações que não pesam 1 KG mas sim 165 g por exemplo:

      # Product Description: Intenso Memory Station – hard drive – 1 TB – Hi-Speed USB
      # Type: Hard drive – external
      # Form Factor: 2.5″
      # Weight: 165 g
      # Enclosure Colour: Black
      # Capacity: 1 TB

      Os discos externos “lentos” podem deixar de o ser com a nova porta thunderbolt: “Thunderbolt, which recently began appearing on some of Apple’s new laptop models, is 12 times faster than the older FireWire 800 ports” e sim 800 é quase o dobro dos 480 do USB 2.

      Para além disto tudo queixam-se do preço?

      Quero ver a marca que faça um portatil de 1 KG , unibody em alumínio, ultra silencioso, que não aquece, com 4 gb’s de ram, disco ssd, i7 a 1.8 ghz, qualidade de lcd espectacular, qualidade de som e potencia de som brutal por 1200 euros.

      A qualidade paga-se e de acordo com a qualidade que está empregue nestas pequenas máquinas o preço até é bastante baixo.

      E os preços são mais caros na europa do que nos states por causa dos impostos meus amigos.

      Se querem comparar um macbook air com qualquer outro portátil comparem com o segmento dos ultra leves.

      E asseguro que não conseguem encontrar nenhum com este preço e esta potência que consiga servir perfeitamente de pc de dia a dia até para utilizadores mais exigentes.

      • Miguel Fonseca says:

        Bem Luís, pegando no que escreveste:
        “A qualidade paga-se e de acordo com a qualidade que está empregue nestas pequenas máquinas o preço até é bastante baixo.”
        BAIXO, só se for no teu mundo! Porque no mundo das pessoas vulgares (ou seja, eu!), não o é!
        Lê o comentário do Serva outra vez e vê se aprendes alguma coisa! Bom senso por exemplo! Estás, como escreveu o Serva a roçar o irracional!

        • Ppietra says:

          Acho que era fácil de perceber a relatividade da observação, ainda para mais lendo o que vem a seguir!
          O baixo é na comparação com o que a concorrência oferece de idêntico.
          Um pouco de bom senso da tua parte tb se pede.

          • Miguel Fonseca says:

            Boas Ppietra, tenho que dizer que tens razão, mas é difícil ter bom senso com alguém que não o demonstrou!
            Quanto ao baixo em relação ao que a concorrência oferece de idẽntico, não é verdade! Consegues adquirir algo melhor (estou a falar de hardware, não de software) por um preço bem mais baixo.
            Agora pede-se bom senso da tua parte.
            Vê os preços dos equipamentos de gama alta de outras marcas, informa-te e depois verás.

          • Ppietra says:

            Rapaz! Dá lá um exemplo dum equipamento que seja concorrente directo do Macbook Air que o ponha como equipamento caro!
            É que não há muitos concorrentes!
            Se queres pegar só numa ou outra característica, isso não faz uma comparação directa! A comparação pede que seja idêntica ao nível de: peso, dimensão, qualidade de materiais, duração de bateria, processador, ecrã, etc!
            É esse o sentido da discussão. Ninguém está a dizer que não podes comprar um portátil qualquer mais barato.

          • Miguel Fonseca says:

            Rapaz, vê lá este aqui que eu não tive paciência para procurar mais!
            Appl : http://store.apple.com/pt/browse/home/shop_mac/family/macbook_air/select?mco=MjMzOTQ4NzI

            Samsung: http://www.samsung.com/pt/consumer/monitor-peripherals-printer/notebook/performance/NP-R590-JS02PT/index.idx?pagetype=prd_detail&tab=specification
            E aqui os vários preços do samsung (até podes ir para o mais caro e fazer a comparação) http://www.kuantokusta.pt/1/109541/Samsung-R590-JS02PT.
            Compara lá e depois diz qualquer coisa. E na samsung, acho que não escolhi o topo de gama e na aaple sim. Se quiseres procura lá melhor e deixa de ser faccioso!

          • Ppietra says:

            que brincalhão!
            Mas alguma vez esse Samsung é comparável com o MacBook Air!?
            Tem o dobro do peso, etc, etc!! Será que não percebeste o que disse!?
            O computador da Samsung que concorre em pé de igualdade é 900X3A-A01PT
            http://www.samsung.com/pt/consumer/monitor-peripherals-printer/notebook/notebook/NP900X3A-A01PT/index.idx?pagetype=prd_detail&tab=specification
            http://www.kuantokusta.pt/1/148764/Samsung-NP900X3A-A01PT
            é mais caro e fica atrás na bateria e processador.

            É para este campo que agora muitos se andam a virar para fugir aos produtos que só dão prejuízo!

          • Miguel Fonseca says:

            Que brincalhão que tu és!
            “Mas alguma vez esse Samsung é comparável com o MacBook Air!?
            Tem o dobro do peso, etc, etc!! Será que não percebeste o que disse!?”
            E eu a pensar que o que era importante num computador, era a velocidade de processamento, capacidade de armazenagem, memória ram e memória da placa gráfica! Em que o Samsung bate, mas de longe o MAC!
            Desculpa lá! O importante é o peso, dimensões, material utilizado, as cores e a marca!
            Pelo amor de Deus! Nem vale a pena continuar esta discussão! Porque não és capaz de ver aquilo que é evidente! O Samsung que apresentei (não sendo o topo de gama), é superior a qualquer Laptop, Portátil, ou aquilo que quiseres chamar, da Apple! Estamos a falar, é claro, das performances de hardware! E eu a pensar que era isso o essencial!

          • Ppietra says:

            É óbvio que com teimosos não vale a pena!
            A discussão nunca foi sobre se encontras computadores mais baratos que até possam ter um processador mais rápido, mas sobre o valor relativo do aparelho face a produtos concorrentes na mesma categoria, foi assim que começou a conversa, certo… e que eu saiba o produto da samsung que concorre na mesma categoria é aquele que apresentei… qualquer um vê isso, mas pronto!!
            Repeti isto não sei quantas vezes, e nunca pus e causa que consigas comprar computadores mais baratos.

            Mas quanto a performances de hardware, vamos pôr a coisa nestes termos, o processador do teu computador já tem mais de um ano, o do Air é de última geração! Um disco SSD é muito melhor que um HDD em performance e isso nota-se bem num computador. O Macbook Air consegue ter performances muito idênticas aos topos de gama da Apple do ano passado, em grande parte dos indicadores! Logo não sei se o teu computador será assim tão rápido.
            Para muita gente, portabilidade e fiabilidade é muito mais importante que performance.

    • Miguel Fonseca says:

      Boas, meu caro Serva, devo dizer que este teu comentário foi até agora o mais sensato aqui escrito!
      Parabéns e subscrevo na íntegra.

      Abraço e cumps.

  28. Jon.Cardoso says:

    A grande vantagem de uma maquina Apple é e sempre vai ser o seu sistema operativo, apesar do windows 7 estar muito bom e eu que uso desde que saiu e já passei por quase todos os sistemas da Microsoft é o melhor que eles alguma vez fizeram, mas o Mac OS, é diferente, tem aquela estabilidade, tem uma performance fora do normal e tem uma máquina dedicada a funcionar de propósito para ele. É normal que os Apple sejam caros, ainda para mais há que contar com o design, com a construção dos mesmos, etc.. Se tivesse guito, já tinha comprado um. Mas o meu dual-core ainda cá se vai aguentando e está para as curvas, não é bonito, mas trabalha! Mas Apple é aquele computador que pode durar anos e anos a trabalhar e a percentagem de problemas que dá, é muito mais baixa do que os PCs com Windows, tb há mais PCs com Windows no mundo do que com Mac OS, mas mesmo assim.

  29. Trinita says:

    Boas,
    Trabalho à mais de 20 anos com SO M$FT e meti as mãos pela 1ª vez num OS X à +- 1 ano.
    A conclusão é que o OS X está num patamar muito mais elevado do que o ruwindows, e é acessível a todos, pois custa 24€.
    Quanto à qualidade do hardware, só fala mal ou contraria quem diz que o da apple não é superior, quem nunca meteu as mãos num Mac.
    Quanto ao resto, de se odiar uma e/ou amar outra, eu detesto as duas por razões diferentes.

  30. RzR says:

    É pena que os produtos Apple são um bocadinho overpriced. Já estive para comprar um MBP, mas por questões financeiras acabei por ir para um HP. É pena, gostava de ter OSX. 😛

  31. serca says:

    Não , aquece ?????….. ainda agora vim da loja da TB no centro comercial Colombo e deverias ter sido tu a colocar a mão em cima da maquina .

    Depois o valor do de 256 GB ssd é quanto ?….

    Qualidade ok , estou de acordo , mas achas mesmo que é só a Apple que tem qualidade ? …. ou queres dizer que gostas mais do design , também se paga , nunca ouviste a expressão que os olhos também comem , há pois é …. acredita , os produtos Apple não são imaculados como na maior parte das vezes os users de Aplle querem fazer transparecer , a Apple manda fazer a outros fabricantes todo o hardware, vi aqui alguns posta a dizerem mal da Asus mas esses são fabricantes de uma vasta gama de componentes entre eles as motherboards que reconhecidamente são as mais fiáveis do mercado , portanto caro , tudo é relativo , neste post houve um user que estava com problemas na drive de DVD de um Mac , outro que não conseguia atualizar para o Lion etc .., houve a muito pouco tempo uma serie de baterias que equiparam os portáteis Mac que deram imensos problemas , resumindo tudo é relativo , em sempre os produtos valem o que se paga e quanto aos impostos os outros importadores também os pagam portanto isso não é argumento para usares , trata-se mais de uma politica da Apple em Portugal que de impostos .

    Continuo a dizer-te que um portátil de mais de 1000 € ter um a capacidade de armazenamento de 64 GB é ridículo e não dá de facto para nada , basta teres 4 anos de fotos e seres um amante da fotografia , mais umas músicas , uns videos que possas fazer em 1080 e diz lá para ande tenho o espaço para colocar isto tudo , a Apple vende ipods classicos com mais capacidade de armazenamento e isto só para música , ou ficou tudo doido ou então não percebo a tua indignação pela minha chamada de atenção .

    Mais não digo e não volto a intervir neste post , os meus agradecimentos a todos .

    Serva

  32. serva says:

    O meu nick não estava correto , as minhas desculpas , Nick corrigido

    Serva

    • Miguel Fonseca says:

      Mais uma vez, e agora estando irritado, o Serva consegui ser outra vez o mais esclarecido utilizador neste tópico!

      Vale sempre a pena intervires, quando for para escreveres desta maneira!
      Fazer valer o nosso ponto de vista, dar a nossa opinião, vale sempre a pena!
      A inércia foi o que levou o país e o mundo a este ponto!
      Continua!
      Abraço meu caro e cumps.

  33. Luso says:

    Boa publicidade parabéns.

  34. Miguel says:

    Ok, tenho de meter o bedelho porque realmente…

    Eu sei mexo e uso MAC OS, Linux (ubuntu neste momento) e Windows.

    E tenho a dizer que o MAC OS é uma bela bosta, desculpem me lá o termo.

    1- É muito muito pouco flexível ou seja, o que vem é o que é e acabou ! Olha-se para todos os mac’s é tudo igual, nem plugins nem nada de jeito têm. O que é uma vergonha visto que assenta em cima do UNIX que é por sua natureza altamente modular e modificável. (para não falar da quantidade de scripts que existem para o unix).

    2- O MAC OS só formata num sistema de ficheiros proprietário da MAC !? que é isto ? é preciso instalar um plugin para ter suporte de leitura e escrita em NTFS !? Já experimentaram o tal bootcamp que não dá para sequer escolher que formato de sistema de ficheiros vamos querer na nova partição ?! que é isto ? vão me à loja! até o windows lê partições mac.

    3- Super proprietário e super caro ainda mais do que a Microsoft, tanto que é por causa disso que um gajo não encontra opções nem software nenhum para alterar o sistema operativo ! Vocês já me viram a quantidade de opções que existem no MAC !? quase nenhumas … é um berro… E depois é assim: os utilizadoreszinhos que trabalham fotos filmes e vão à net têm aqueles programas que só t´^em aquelas opções, não têm alternativas de programas não têm nada.

    4- Sinceramente nem é rápido nem é lento é o que é ! e para o que é é estupidamente caro. Ainda para mais todas as peças dentro dos mac’s são samsung !

    • Miguel Fonseca says:

      E pimba, meu caro homónimo, aí estão mais umas verdades escritas de forma simples!
      Subscrevo e acrescento, como já foi dito neste tópico, cada um escolhe aquilo que compra segundo as suas necessidades e gostos pessoais, mas temos que ser capazes de auto-critica em relação aquilo que temos! Pode ser o que gostamos mais, mas, como tudo neste mundo, nada é perfeito! E, o MAC, o Windows e o Linux, não são perfeitos!

      Cumps Miguel.

    • Ppietra says:

      Desculpa, mas claramente que não sabes de muito do que dizes! E fica ainda pior fazeres-te passar por quem sabe, só porque usas. Se não sabes o problema é teu…
      1- Se há coisa que não falta no Mac são opções de scripting, nativas e que podes adicionar, até podes modificar as opções nativas. Quase tudo no sistema pode ser activado por scripts, podes modificar uma variedade enorme de definições, e até ao nível do interface gráfico. Quem não tenha experiência até consegue rapidamente fazer coisas muito simples usando uma ferramenta fantástica que vem no Mac – o Automator!! Coisa que não falta tb são programas e “extensões” para aumentar a funcionalidade ao nível do sistema.

      2- O MacOS formata em HFS+ e FAT(este não serve para partição do sistema)! A este nível o sistema é modular. Basta adicionar os módulos para ter capacidade para outros formatos. Encontras por aí módulos que permitem ler e escrever em discos NTFS, bem como outros. A Apple chegou a ter um módulo no sistema que permitia ler discos formatados em ZFS da Sun, e certamente que haverá muitos mais!
      O Boot Camp não foi feito para formatar volumes, mas sim para permitir que dois sistemas possam “conviver” no mesmo computador. A responsabilidade de formatação é de cada instalador do sistema, como é normal, não!?
      Quanto ao Windows ler HFS, não sei onde é que vives, mas não deve ser neste planeta. Se queres ler HFS no Windows pagas por isso – MacDrive.

      3- “Super proprietário e super caro ainda mais do que a Microsoft”… bem… O Sistema está assente no Darwin que é Open Source. Imensas tecnologias no Mac são Open Source e a Apple contribuiu muito. Preço do sistema 25 euros.
      Diz-me onde é que a Microsoft consegue no sistema ser menos proprietária e mais barata!!!
      Quanto a software é óbvio que encontras mais variedade no Windows, mas não deste o melhor exemplo, pois não!?? Se há coisa onde o Mac tem melhores opções é exactamente nessa área!

      4- O que quererás dizer!??? A samsung não presta!? Só tem peças da Samsung!???

      • Miguel Fonseca says:

        Boa noite, Ppietra, “Desculpa, mas claramente que não sabes de muito do que dizes! E fica ainda pior fazeres-te passar por quem sabe, só porque usas. Se não sabes o problema é teu…
        1- Se há coisa que não falta no Mac são opções de scripting, nativas e que podes adicionar, até podes modificar as opções nativas.” Dá lá exemplos se não te importas de algo que possas mudar nativamente no mac com scripts e que não tenhas que pagar para isso!

        “Super proprietário e super caro ainda mais do que a Microsoft”… bem… O Sistema está assente no Darwin que é Open Source. Imensas tecnologias no Mac são Open Source e a Apple contribuiu muito. Preço do sistema 25 euros.
        Diz-me onde é que a Microsoft consegue no sistema ser menos proprietária e mais barata!!!
        Quanto a software é óbvio que encontras mais variedade no Windows, mas não deste o melhor exemplo, pois não!?? Se há coisa onde o Mac tem melhores opções é exactamente nessa área!”
        Darwin (Unix) é open source mas o sistema operativo não o é, certo? Então MAC não é open source, certo? Não tentes chamar uma coisa aquilo que não o é! 25 euros pelo sistema operativo mais 900euros (no minimo pelo computador) e o windows 400euros pelo sistema operativo e 600euros pelo computador, qual é a difernça?! Tem bom senso meu caro.

        ” O que quererás dizer!??? A samsung não presta!? Só tem peças da Samsung!???”
        Nisso tens alguma razão, Samsung (de que eu gosto especialmente) é muito boa, mas se comprares um Samsung com melhor hardware que um MAC sai mais barato, logo ficas melhor servido, com um custo mais baixo! (estou a falar de hardware e não de software!) Por isso não sei qual é a tua dúvida!

        • Ppietra says:

          @ Miguel Fonseca
          Já andas a afirmar coisas que eu não disse, e pior ainda a reescrever a conversa e o sentido dela!
          Isso demonstra falta de respeito.
          Primeiro que tudo! Eu não falei em aplicações open source da Apple. Falei em componentes do sistema que são Open Source!
          Segundo; a minha conversa foi sempre sobre scripting no Mac, sobre as suas capacidades nativas para ser modificado através de scripts. E que eu saiba o que pediste foram exemplos disso.
          Ora tens aqui a transcrição:
          “1- Se há coisa que não falta no Mac são opções de scripting, nativas e que podes adicionar, até podes modificar as opções nativas.” Dá lá exemplos se não te importas de algo que possas mudar nativamente no mac com scripts e que não tenhas que pagar para isso!”
          Só um doido é que vai falar que se gasta dinheiro a fazer um script ao sistema, porque tens que comprar o sistema. Se não tens o sistema simplesmente não gastas dinheiro porque não tens nada para modificar, certo!?, não tem qualquer objectivo! É o que se chama lógica!

          Quanto ao Mac mini, é um Mac, corre o sistema e é o mínimo.
          “25 euros pelo sistema operativo mais 900euros (no minimo pelo computador)”, era o mínimo que pretendias para se poder correr o sistema, na tua lógica!
          Há muita gente que já tem monitor, daí ter dito que dependendo da pessoa podia ficar por aí! Mas não será nada difícil com mais 100 euros ficares servido por completo. Daí os 700!! Ninguém te obriga a comprar um monitor na Apple… é um monitor virado para um mercado específico, de tal modo que só oferece um tamanho actualmente, de dimensões consideráveis!

      • Ppietra says:

        @ Miguel Fonseca
        Deves estar a gozar!! 🙂
        O Mac é certificado como Unix, logo quase tudo no Sistema está acessível através do terminal (e digo quase pois não posso confirmar se não será tudo). Sabes o que é o terminal, certo!? Não tens que pagar nada. Aprende um pouco de Unix e verás o que consegues mudar no Mac no terminal. Tens, shell scripts: sh, bash, csh, zsh, … Linguagens: perl, Python, Ruby… Ainda tens o AppleScript que permite a ligação com aplicações! Até podes misturar os scripts para fazer algo. E se não te satisfizer ainda podes ir buscar outros e instalar – a grande maioria é open source!!
        Quase todas as aplicações gráficas que modificam o Sistema, de forma estável, usam comandos do shell. Era assim que muita gente fazia antes de aparecerem essas aplicações!!!

        Eu não disse que o Mac era Open Source, pois não!? Eu disse que uma parte significativa dos seus componentes era Open Source – estão lá tal e qual como a Apple distribui nessas contribuições. Ora o mesmo não se pode dizer do Windows, logo dizer que o Mac é mais proprietário que o Windows é para rir! Será que podes dizer que há muito código comum entre Windows e outros Sistemas Operativos?
        Se estamos a falar de software porque é que misturas com hardware!??? eu se quiser posso instalar o Windows no Mac!!! Não me fica mais caro uma nova versão do Windows do que o Mac OS X!???
        Mas só para contra-argumentar um pouco o teu argumento do hardware. Podes comprar um Mac novo por pouco mais de 600 euros!! Como é que fica a tua comparação!???

        Quanto à Samsung ficar mais barata que um Mac, bem, isso leva a todas as discussões que têm aparecido por aqui, tudo depende do que o que te satisfaz. Mas é sem dúvida inegável que o preço de entrada é mais barato.
        Contudo não me parece que era esse o argumento inicial pois não!?

        • Ppietra says:

          Só para completar aqui vai um exemplo de script, dado que até pediste um e na altura não estive com paciência para te dar um que te convencesse de algo que é tão inerente ao sistema que é demasiado óbvio para se pôr em causa!
          http://www.macworld.com/article/161185/2011/07/defaults_terminal_log.html#lsrc.nl_mwhints_h_crawl
          Uma modificação no sistema que te permite ir seguindo as modificações que fazes num conjunto de parâmetros do sistema!!
          Convence-te!?
          Como este há muitos mais…

          • Miguel Fonseca says:

            Tu é que deves estar a gozar! Ora lê lá outra vez o que escrevi :”Dá lá exemplos se não te importas de algo que possas mudar nativamente no mac com scripts e que não tenhas que pagar para isso!” Então não tens que pagar o sistema operativo?! E depois é que o podes usar não é?! Então depois é que podes utilizar esses scripts opensource no MAC, não é?! Então não tens de pagar?! Lá estás tu a não mostrar bom senso! É do facciosismo!
            ” Mas só para contra-argumentar um pouco o teu argumento do hardware. Podes comprar um Mac novo por pouco mais de 600 euros!! Como é que fica a tua comparação!???” NOVO?! Onde?!
            Ora vê lá os preços para não estares a inventar!
            http://store.apple.com/pt/browse/home/shop_mac/family/macbook_pro?afid=p219|GOPT&cid=OAS-PT-KWG-GO_PT_Apple_Sitelinks-PT
            Deixa de ver só uma cor! Percebes?

          • Ppietra says:

            lol 🙂
            realmente assim é desconversar, e é de doidos!!
            Então vejamos, pedes algo que não se pague para mudar o Mac nativamente, e depois vens com o argumento que tens que pagar o Mac OS… lol
            Se queres modificar o Mac é porque já o tens, certo!!?? Doutro modo é um raciocínio de doidos… já agora porque não comprar o hardware tb, e depois porque não tb comprar uma secretária e uma cadeira para poder trabalhar…
            Se não se levar isto para o riso, o que dizes dava para atrofiar o cérebro!

            Quanto ao preço dos computadores, que eu saiba não especificaste que era um portátil, nem sequer isso é essencial para se poder correr o sistema operativo. Como tal tens o Mac mini a 599 euros. Dependo de quem compre até pode ficar só por esse preço!! Mas só para a conversa ficar por aqui façamos a 700 euros então.

          • Miguel Fonseca says:

            “Realmente assim é desconversar, e é de doidos!!”
            Tens razão Ppietra!
            “Então vejamos, pedes algo que não se pague para mudar o Mac nativamente, e depois vens com o argumento que tens que pagar o Mac OS… lol”
            Eu não pedi nada que não se pagasse, tu é que disseste que a Apple tinha “muitas” aplicações em open source e eu pedi-te para dizeres de alguma que não fosse necessário pagar para utilizar, como tu disseste, no MAC! E eu tinha razão, tens de ter o SO da MAC para poderes utilizar essas aplicações opensource! Em linux, isso não é assim, como sabes!
            E ainda mais, para poderes ter um SO da MAC e, se cumprires a lei, tens de comprar um computador da Apple, só então terás um SO da MAC e, só então poderás utilizar essa aplicações opensource da Apple! Isto é tão evidente que não percebo a tua argumentação! Já te disse, vê as coisas sem facciosismo!
            “Quanto ao preço dos computadores, que eu saiba não especificaste que era um portátil, nem sequer isso é essencial para se poder correr o sistema operativo. Como tal tens o Mac mini a 599 euros. Dependo de quem compre até pode ficar só por esse preço!! Mas só para a conversa ficar por aqui façamos a 700 euros então.”
            Deves ser um brincalhão mesmo! E,tendo um mini a 599 euros, não tens que ter um monitor? E ele é de graça?!
            Já viste a capacidade de armazenamento dele?! O máximo 256GB, com 8GB de RAM e assim já não custa 599euros pois não?!
            Realmente não tens coerência nenhuma! Enterras-te com as tuas próprias frases!
            E era preciso estar a falar de um portátil?! Tu sabes os preços da Apple? O mini começa nos 599euros (e acho que nem vale a pena falar mais dele!), o MAC Book Air nos 979euros, o MAC Book Pro nos 1.199euros o IMac nos 1.179euros, o MAC Pro (desktop) nos 2.490euros e o monitor 999euros!
            E acho que não é preciso dizer, ou escrever mais nada!

    • André da Silva Pato says:

      Visto que estavas a falar do MAC OS, 23 euros é caro ?!?!?!?!?!?!? Misturas-te um pouco as coisas

  35. serva says:

    Boa noite quando disse que não escrevia mais neste post , foi de facto um exagero e do calor do momento , não quero acima de tudo faltar ao respeito a ninguém , mas penso que era o que estavam a fazer a alguns dos participantes deste post e por isso não resisti em escrever o que sentia , já aconteceu em outros similares num passado muito recente aonde se encontra o mesmo tipo de comportamento e isso para mim é inaceitavel , quando no censos feito pelo Pplware chegamos a conclusão que o nível de instrução dos participantes / leitores era muito elevado quase 80% de licenciaturas , é um factor de orgulho mas também é uma grande responsabilidade transversal a todos o que escrevem nos posts e os que os criam .

    cumps

    Serva

  36. Miguel Fonseca says:

    Boa noite caro serva, é com prazer que te vejo de volta e com mais umas sábias palavras! Não sabia isso dos censos e dos tais 80% de licenciaturas, mas pela maneira que alguns aqui escrevem o Português (língua) e se comportam, nem parece! Pois é meu caro, habilitações académicas elevadas não produzem automaticamente pessoas melhores do que aquelas com menos escolaridade! Não formam melhores homens (e mulheres), melhores pessoas ou melhores seres humanos! Aquela tua alusão aos pedintes não podia estar mais correcta! Comportamento elitista e desprezo por aqueles que estão num estrato social mais abaixo é evidente nalguns comentários aqui colocados!
    Sabes serva, tenho 39 anos, trabalho desde os 15, desconto desde os 16 (porque foi necessário fazê-lo), sou completamente independente desde os 23 (com dificuldades) e tenho o 9º ano de escolaridade! E sabes que mais, isso não quer dizer que alguém com mais habilitações literárias do que eu, seja melhor pessoa, ser humano ou homem do que eu! Tudo o que sei de informática (pouco) aprendi à minha conta e com a ajuda da tão difamada comunidade opensource. Mas respeito tudo e todos, E, sei estar aqui assumindo que adorava ter um MAC, que é um óptimo sistema operativo e que tem equipamentos muito bons. Mas os outros também! (MS e LINUX) E nenhum deles é perfeito, dependerá do gosto de cada um. De qualquer maneira, temos de respeitar a opinião e gosto uns dos outros e não sermos facciosos!
    Bem, já me alonguei outra vez.
    Cumps.

  37. Serva says:

    Caro @ Miguel Fonseca ,

    Os meus agradecimentos pela gentileza dos teus comentários , quero também partilhar que uso Linux a 7 anos e apesar de ainda não ter encontrado nenhum sistema que me satisfaça mais , não deixo de acompanhar as novidades da Mac ,e se alguma vez mudasse seria para Mac e nunca para Windows , só não migro para Mac porque acho a politica actual da empresa muito fechada e que acaba or se tornar muito limitativa para um utilizador já com a minha experiência , sou um amante de tecnologia desde os meus mais tenros anos e claro se não seguisse de perto o que se passa na Apple acabava por me tornar um inculto .

    Aceitem os meus sinceros cumprimentos

    Serva

    • Miguel Fonseca says:

      Caro Serva. boa tarde, também eu, se pudesse teria um MAC mas…não dá! Não há tempo$$$$!
      Também concordo com essa tua afirmação que trocarias somente Linux por MAC e não por Windows. O MAC é, de longe, muito melhor que o Windows.
      É claro, que prefiro Ubuntu, mas gostaria de ter, por exemplo, MAC em dual-boot com o meu Ubuntu.

      Cumps.

  38. Vitor Soares says:

    Penso adquirir um computador novo e pela 1ª vez estou a pensar num MAC. Embora, ainda tenha algumas dúvidas, com por exemplo, como não posso comprar um MAC Pro, estou indeciso em adquirir um iMAC, ou um MAC mini. Será que alguèm me pode aconselhar. Obrigada.

    • André da Silva Pato says:

      SE FOSSE EU, independentemente do que tu queres fazer com ele, e partindo do principio que tens disponibilidade monetária para os dois, uma vez que os pões como opção, escolheria o iMac. É uma opinião baseada no meu gosto, mais nada.

      Cumps

  39. Vitor Soares says:

    Caro André,

    Obrigada pela sua opinião.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.