Chrome: Sistema de perfis na versão 14
O desenvolvimento do browser da Google tem-se pautado por novidades sempre sonantes e capazes de converter qualquer admirador de outros browsers para o Chrome. Para além de ser um browser muito bem construído, apresenta funções que os seus concorrentes ainda não conseguiram implementar.
A ultima release da sua versão de testes apresentou uma novidade que vinha a ser apresentada lentamente nas versões anteriores. O Chrome traz agora um gestor de perfis plenamente funcional e capaz de ser usado por todos os utilizadores.
A Google desde o início das versões do Chrome que tem permitido aos seus utilizadores criarem backups dos seus dados e alojá-los nos seus servidores. Com esta funcionalidade é possível que qualquer utilizador possa colocar os seus dados numa nova versão do Chrome e em poucos minutos tenha o seu browser plenamente funcional, tal como o deixou no seu PC ou antes de ter tido um qualquer problema.
Com esta nova funcionalidade, o gestor de perfis, qualquer utilizador pode "emprestar" a sua instalação do Chrome a um amigo e este pode adicionar o seu perfil. Desta forma pode usar esse Chrome como do seu próprio se tratasse. Esta função torna-se ainda interessante para todos os que têm de partilhar um PC e por conseguinte a mesma instalação do Chrome.
Esta nova função está disponível na interface do Chrome através da apresentação de um símbolo no canto superior esquerdo (no Mac no direito). Basta carregarem nesse símbolo para vos ser mostrada a hipótese de adicionar um novo perfil ou aceder a um que tenham já criado.
Ao seleccionarem a opção de criar um novo perfil é aberta uma nova janela onde podem escolher o nome a atribuir ao novo perfil e onde devem escolher um dos quatro ícones apresentados. Será esse ícone a ser mostrado sempre que activarem a utilização de um dos perfis criados.
As opções de sincronização que são dadas aos novos perfis são as mesmas que são apresentadas sempre que ligam o vosso Chrome ao vosso perfil. É possível sincronizar os favoritos, as configurações, as extensões e os demais dados.
Eis a descrição que a Google apresenta e que define a utilização de diferentes perfis:
A Chrome profile contains a set of bookmarks, browsing history, saved passwords, and themes. You can create multiple profiles if you need to manage separate settings. For example, you can use one profile, and your friend can use another.
Esta funcionalidade deverá estar disponível a todos os utilizadores da versão estável do Chrome quando esta atingir a versão 14, esperada para meados de Setembro. Até lá, se a quiserem testar devem usar a última versão Dev disponível.
A Google continua a mostrar que o seu browser é uma fonte de novidades e que está um passo à frente da concorrência. Os demais browsers que estão disponíveis permitem que se criem perfis, mas nenhum permite que o coloquem noutro browser de forma tão simples e rápida.
Homepage: Chrome
Este artigo tem mais de um ano
Chrome é muito bonito, mas enquanto a pesquisa por títulos de páginas visitadas for semelhante ao firefox então eu não mudo.
E a porcaria do SIDEBAR para os Bookmarks, até quando a Google ira ignorar a comunidade?
Isto?
http://i.imgur.com/9SqBg.png
Tenho a versão 14.0.814.0 dev-m (penso que a última), mas não consigo encontrar essa opção.
O mesmo aqui!
A versão que tem esta nova funcionalidade é a versão 14.0.821.0 canary.
Basta fazer uma pesquisa no google por chrome canary que encontras esta versão do chrome.
Obrigado
Isso é muito bonito mas normalmente usas o browser num equipamento pessoal onde é mais raro ter outras pessoas a usar.
Não cheguei a perceber se um perfil significa ter uma conta google ou não, ou seja, 1 perfil = 1 conta. Se assim for deixa de fazer sentido, gostaria de poder criar vários perfis na minha conta, poder usar um perfil no trabalho e outro em casa, usando por exemplo os bookmarks que me interessam em casa e outros no trabalho.
Há e o Opera já faz isto a algum tempo 😉
Quando tenho que instalar um novo Opera meto os meus dados e ele vai-me buscar tudo: speed dial, bookmarks, passwords, logins automáticos..
O Chrome já faz a sincronização de dados há bastante tempo, não é de agora. Basta colocar o endereço gmail e pass, e vai buscar tudo.
Relativamente ao comentário anterior, também fiquei com a mesma dúvida, e não acho que faça sentido se cada perfil corresponder a uma conta. Seria útil é criar diversos perfis para configurar o browser conforme os diferentes “ambientes” em que nos encontramos.
Pelo que eu percebi (e experimentei) é que em cada computador (instalação do google chrome) podes ter vários perfis, e cada perfil é que pode ter um conta de sincronização associada. mas a mesma conta pode estar sincronizada em diferentes perfis.
No entanto não é possível ter os vários perfis associados à tua conta, ou seja quando fazes a sincronização ele não cria automaticamente os perfis todos que estão no teu pc.
Sim eu seu que o Chrome já faz a sincronização a algum tempo, apenas referi o Opera devido a esta frase no post:
“Para além de ser um browser muito bem construído, apresenta funções que os seus concorrentes ainda não conseguiram implementar.”
Se cada perfil for uma conta é a mesma coisa que chegar ao browser e sincronizar com o que temos na conta não precisando dos perfis para nada (apenas de fácil mudança de utilizador). E ainda surge outra dúvida, para a mudança de perfil é necessário um login? Esperemos que sim ;).
O Firefox tambem possui essa funcionalidade de perfis de usuarios, a um bom tempao ja, porem nao e tao acessivel, nao esta em um menu ali no cantinho, e necessario entrar por linha de comando, no caso firefox.exe -profilemanager
Agora falta conseguir descarregar ficheiros sem ter que os guardar no disco.
Esta aqui foi mesmo o cúmulo: “Para além de ser um browser muito bem construído, apresenta funções que os seus concorrentes ainda não conseguiram implementar”
O quê!? Não sabiam que o Opera já tinha inventado isso dos perfis à muito tempo?? Não, ficam a saber.
A versão STABLE também foi actualizada.
Alguém consegue actualizar? Eu já à umas 3 semanas que tenho um erro (“Erro 4” servidor não está disponivel) no “Acerca do Google Chrome” e a actualização automática… nada.
Eu por acaso também tenho esse problema do “Erro 4”! Será que alguém sabe algo?
Descobri à bocado o que é.
É por causa do plugin de videochamada do Facebook. Se o tiveres instalado, faz com que o Chrome deixe de actualizar (desinstalar o plugin não resolve). Para actualizar o Chrome tens que, com o internet explorer por exemplo, aceder à página de download do Google Chrome, mandares instalar, e ele vai actualizar o Chrome (não perdes nada, nem extensões etc.).
Lá anda o Facebook a tentar votar a baixo a Google! :b
Obrigado, está resolvido! 😀