Google Swiffy – Converta Flash para HTML5
A mudança tecnológica que o HTML 5 tem trazido permite que as páginas web feitas nessa linguagem tenham funcionalidades que apenas estavam disponíveis através do recurso a tecnologias pesadas e com alguns problemas.
Desde que passou a estar mais disponível que passou a ser preferida face a outras tecnologias como o Flash. O problema actual é o que fazer às animações que estão já feitas e que precisam de ser refeitas. A Google resolveu este problema com o Swiffy.
Este novo serviço que a Google apresentou de forma muito discreta permite que os utilizadores que têm conteúdos em flash os possam converter para HTML5 sem que tenham de escrever uma única linha de código.
Basta que carreguem o ficheiro SWF para os servidores da Google e que gravem o resultado final para que o processo esteja terminado. É assim simples efectuar a conversão desses conteúdos.
O Swiffy foi desenvolvido por um funcionário da Google que tinha como missão desenvolver uma forma de mostrar conteúdo flash em dispositivos que não suportam este formato. O processo correu de tal forma bem que foi criada uma equipa para dar continuidade e o Swiffy tornou-se um serviço.
Apesar de a conversão ser muito similar ao original, a Google alerta que o Swiffy está ainda em desenvolvimento e podem por isso haver algumas diferenças e problemas.
Actualmente o Swiffy ainda não suporta a totalidade dos conteúdos em flash, estando para já limitado ao SWF 8 e ao ActionScript 2.0.
Esta iniciativa da Google vai permitir que se consiga converter conteúdos para HTML5 de forma muito simples e sem qualquer problemas. É uma forma de todos os que desenvolvem páginas web tenham os seus conteúdos reciclados e adaptados às novas tecnologias.
Com esta ferramenta vai ser simples passar a ter páginas que vão ser vistas sem problemas em equipamentos que não suportem flash e que estavam por isso impedidos de as ver.
Homepage: Google Swiffy
Este artigo tem mais de um ano
É um bom começo e inspiração para novas ferramentas, mas para os recursos actuais do flash, fica bastante limitado. AS3, Player 10, 3D, XML, PHP, actionscript puro, etc.
Bruno Santos
Cordelima.com
Esta ferramenta parece ser promissora, mas ainda está em fase experimental, muita coisa ainda não funciona correctamente, mas já é a luz ao fundo do túnel para os webdesigners, especialmente o pessoal que trabalha com Flash. Excelente iniciativa da Google. Estou curioso do que é que a Google vai fazer a seguir! 🙂
A parte engraçada é que se verificou que o código produzido é bem mais compatível com o Safari do iPhone do que com o Android! Fica bem demonstrado o objectivo da coisa…
Quando há uns meses afirmamos “essa coisa” quase nos comiam 😀
Hoje… parece algo trivial 😀
Com AS2.0 funciona? Entre o HTML5 e o AS3.0 não sei qual o mais complicado… Deviam fazer um programa mais WYSIWYG.
Isto é bom para os designers. Converter animações via timeline para html… Pelos testes que fiz, carregamento de um xml não é suportado!!! Esperemos pelas novidades :O
A própria Adobe já havia disponibilizado uma ferramenta idêntica em março passado, com limitações idênticas ao swiffy
http://labs.adobe.com/technologies/wallaby/
J.A sim mas isso não convém dizer…
Depois falar de peso sem dar dados concretos tb acho um pouco leve essa afirmação…
Boas!
Sou leigo na matéria mas senti a necessidade de abrir um site que criaram para mim (em flash swf)no ipad2 e como é óbvio flash o IOS não come!!
Vi o artigo e fiquei todo entusiasmado, fui reconfigurar o ficheiro utilizando o Swiffy e resposta: “Não é possível converter ficheiros maiores que 512KB!” (o meu tem 900 e tal KB), tentei o Wallaby e não lê SWF só FLA(?).
Alguém me consegue ajudar?!?!?
Cumps
Maltez