ChevronWP7 Labs – O Windows Phone 7 pode ser desbloqueado
Quando no final do ano passado a Microsoft resolveu convencer os criadores do ChevronWP7 a removerem a sua aplicação que permitia desbloquear equipamentos com o Windows Phone 7 ficou no ar a promessa de que haveria novidades sobre esta possibilidade.
O três criadores do ChevronWP7 foram integrados na Microsoft e continuaram o seu desenvolvimento. Agora anunciaram a criação do ChevronWP7 Labs, que com o aval da Microsoft, vai permitir a todos os que pretendam retomar a utilização dessa ferramenta.
Segundo um artigo publicado no site do ChevronWP7, os seus criadores estão prestes a disponibilizar uma nova versão para que todos os programadores de aplicações possam desbloquear os seus equipamentos e testarem as aplicações que desenvolverem.
As informações disponibilizadas ainda não dão toda a informação sobre a forma como esta disponibilização vai ser feita, mas conseguiu-se saber já que quem quiser ter acesso a esta ferramenta vai ter de desembolsar uma pequena quantia para acesso a ela. Segundo a informação disponível, esta quantia será inferior à que é actualmente praticada no App Hub.
Os criadores do ChevronWP7 recomendam a todos os que quiserem disponibilizar as suas aplicações de forma mais rápida que continuem a usar o App Hub.
A disponibilização do ChevronWP7 mostra que mais uma vez a Microsoft está a mudar de forma muito forte a sua posição face a certos comportamentos. Parece que compreenderam que a abertura dos seus sistemas operativos e aplicações aos programadores e utilizadores pode ajudar a resolver problemas e à correcção de bugs que forem encontrados. Um exemplo perfeito desta abertura foi a disponibilização da SDK para trazer o Kinect para o Windows.
Por outro lado, é lógico que muitos utilizadores vão aproveitar este serviço, pois vão conseguir ter os seus equipamentos desbloqueados sem terem de passar pelos problemas que os possuidores de iPhone têm. Estar dependente da disponibilização de ferramentas que libertem o sistema operativo do seu equipamento deixa assim de ser um problema para os donos de equipamentos com o Windows Phone 7.
Artigos relacionados:
- Microsoft coloca utilizadores na lista negra…
- ChevronWP7 – Microsoft convence criadores a retirá-la…
Homepage: Chevronwp7 Labs
Este artigo tem mais de um ano
É isto que se quer. Instalar o que se quer no dispositivo que se quer, e não perder o suporte da marca só porque queriamos uma aplicação extra. Espero que tragam algumas ferramentas de segurança junto com o novo Chevron par alertar da instalação de applicações maliciosas conhecidas. Era uma feature útil.
Mais uma vez a Microsoft mostra que o seu objectivo não é de ter 50 mil milhões em Cash nos bancos(como a Apple).
E apesar de ter o APP HUB (pago) os developers podem legalmente desenvolver e testar sem ter de gastar dinheiro!
A Nova Politica Interna da Microsoft agrada-me, mas ainda há algo que tem de ser revisto, os preços dos Softwares Windows e Office!
Em que é que esta noticia tem a ver com o valor cotado da empresa?
Quanto a desenvolver sem custos, cito:
“quem quiser ter acesso a esta ferramenta vai ter de desembolsar uma pequena quantia para acesso a ela.”
Há que ter mais atenção amigo portos…
Não sei se será muito diferente. ainda não se sabe quais vão ser as condições! basta nela estar especificado que a app só pode ser usada para o objectivo que foi criada. Poder criar e testar app sem ir para app hub. Sempre que a app for usada por user simplesmente para desbloquear o equipamento é ilegal. Logo idêntico à Apple.
É verdade sim que quem quiser vai poder efectuar uploading de programas fora do app hub mas via chevron o que acaba por deixar a microsoft com algum controlo, quero eu dizer se uma app lançada via chevron é nociva, os desenvolvedores do chevron poderam tomar medidas..Além do mais não se sabe ainda se essas applicações iram para o marketplace público ou se para o novo marketplace beta especifico para applicações de teste, que vai sair como mango.
Lembram-se? 3 marketplaces diferentes: Publico, Empresarial, BEta
Acho muito bem. Se disponibilizassem livremente a toda a gente, isso seria facilitar o trabalho a hackers e afins. Claro que isto não os para de forma alguma, mas ao menos dá-lhes trabalho 😀
é com agrado q tenho vindo a observar nos ultimos tempos uma mudança de mentalidade/politica da Microsoft… afastando-se mais do modus operandi da Apple e indo mais ao encontro do da Google
liberdade criativa
O Microsoft App Hub custa 99 dólares ano, ou seja, +e para developpers.
O ChevronWP7 Labs custa uma “pequena quantia”, que não se sabe quanto é.
Uma vez que se está falar efectivamente de jailbreak, isto é, permitir instalar app não autorizadas, se for uma quantia realmente pequena, quer dizer que a Microsoft aceita o jailbreak do WP7 e mantém-no sob algum controlo através do ChevronWP7 Labs.
Nem há grandes alternativas. O jailbreak foi considerado legal e acabará sempre por acontecer. Mesmo que o produtor do SO corrija as vulnerabilidades surgem sempre outras que podem ser exploradas, como sucede no caso do iOS. Sendo assim, vale mais manter o processo sob controlo.
Nesta linha, o ChevronWP7 Labs permitiria fazer um jailbreak seguro, o que justificaria a pequena quantia – porque no caso do iOS e do Android o jailbreak/acesso à root nem sempre está disponível e não é totalmente seguro (não é impossível converter o smartphone num tijolo).
O PCWorld diz mais ou menos o mesmo.
http://www.pcworld.com/article/230685/chevronwp7_hackers_to_release_microsoftapproved_app.html
…developers
E assim se vai consolidando 3 ideias distintas nos sistemas operativos moveis, a liberal da Google, a intermedia da Microsoft e a possessiva da Apple. Acho que defacto essa ideia intermedia encaixa muito no modelo desde sempre da Microsoft e fico contente por eles serem inteligentes tomando medidas deste tipo.
Gosto muito…principalmente do pessoal que está a criticar a Apple…
Android as marcas não permitem o Root…não é a Google mas sim as marcas…mas deixam a porta aberta…
Apple não permite o Jailbreak, mas parece que até deixam a porta aberta…mas não permitem…oficialmente…
Microsoft…Permite o jailbreak mas…pagas por ele…
E agora pergunto, a Apple e as outras marcas é que são os chulos?
Só podem estar a brincar…