Netscape Navigator 9.0 Final
A americana AOL lançou a mais recente versão do conhecido browser Netscape Navigator - Velocidade, Flexibilidade, Interface limpo e mais seguro que qualquer outro navegador até hoje lançado.
É assim que a AOL define o seu navegador. Baseado no Firefox, o Netscape apresenta uma estrutura muito similar mas num nível superior de acessibilidade só possível usando o melhor do Firefox, como os separadores, menus de contexto e barras de menu. Provavelmente a superioridade advém das opções escolhidas para o motor do browser, o Netscape corre em dois potentes motores, “Mozilla Foundation’s Gecko engine” que é usado no Firefox e que foi usado em versões antigas do Netscape e o famoso motor do Microsoft Internet Explorer.
Logo desta conjugação poderão ver as potencialidades que a navegação todo-o-terreno vos proporcionará.
Tendo em conta que o Navigator 9 é baseado nas mais recentes tecnologias da Mozilla podemos perceber algumas capacidades que esta versão adopta, ao contrario das versões anteriores do Netscape Navigator.
Seguindo uma linha limpa como referi anteriormente, o Navigator perdeu o seu cliente de e-mail embutido desde a primeira versão e também ferramentas como o “newsgroup reader” e o “HTML composer”.
Perdeu umas mas ganhou muitas mais, únicas do Netscape Navigator 9: • Aspecto refrescado. O tema do Netscape Navigator 9 dá mais espaço de visualização, mais claridade para navegar.
• Corrector de URL. Navigator 9 automaticamente corrigirá as URLs mais comuns e aprenderá quais as que o utilizador mais visita. Por exemplo se inadvertidamente escrever googlecom, ele interpretará google.com. São 30 tipos diferentes de possíveis erros que este browser lhe perguntará para confirmar e para guardar como experiência de futuro.
• Restart Netcape. Uma função que dá jeito reiniciar o browser sem perder as tabs que continuarão abertas.
• Área de texto ajustável. Arraste com o botão direito os cantos do texto para cima do browser aumentando, se necessário, o espaço de leitura.
• Separador de histórico. Pode agora ter um histórico de aberturas por separadores, como se fossem páginas nem todo, mas identificadas em separadores, podendo ser repostas como antes de as fechar.
Além destas alterações, muitas outras estão também presentes no novo Netscape Navigator 9, um browser certamente a ter em conta entre a luta instalada na aldeia global.
Nota pessoal: Gostei bastante do browser, rápido, leve e com muito bom aspecto. Está aqui uma excelente opção ao Firefox… talvez até melhor. Experimentem e digam de vossa justiça. Aguardo as vossas opiniões.
Licença: Freeware Sistemas Operativos: Windows/Linux/Mac Download: Netscape Navigator 9.0 Final [5.80MB] Homepage: Netscape
Este artigo tem mais de um ano
Uso o Firefox há muito tempo e gosto bastante.
Já estive tentado a instalar o Opera 9, mas ainda não instalei.
A alternativa Netscape também me parece ser muito interessante.
É uma questão de testar, tanto o Opera como este Netscape e se funcionar bem, se carregar aquelas páginas que só com o IETab (caso do Firefox) é que se conseguem abrir… quem sabe até começo a usar um destes…
Para já vou continuar com o meu Firefox.
Vou testar!, antes do Firefox aparecer no pedaço usava o Netscape, vou testar essa nova versão!.
Pensava que o netscape já era um dinossauro… Não preciso de mais browsers, fico-me pelos 2 do costume.
Para quem não sabe, este NetScape é baseado no motor do Firefox, e não passa do Firefox com mais umas coisinhas específicas da NetScape e um tema próprio.
Ao menos usam o que é bom para fazer os seus browsers…
De qualquer forma, fico-me pelo original, o belo do Firefox.
Prefiro o FLOCK … mal por mal é “quase” a mesma coisa 😉
Uso o Opera, e o IE, no entanto o meu preferido é o OPERA, e esta ultima versão esta sobereba, inclusive tem cliente de e-mail, a ultima versão do MAXTOM tambem é espectaculo, pena é náo ter suporte em Português de Portugal
OPS , SOBERBA!!!
Firefox … sempre. Por enquanto.
É um firefox disfarçado, e é precisamente por isso que está muito bom.
Sempre usei o ie7 e o opera mas como estava a ter alguns problemas com o ie7 estou a testar o netscape e estou agostar por isso acho que vou continuar ..fiquem bem
Pois, tá bem: “Para quem não sabe, este NetScape é baseado no motor do Firefox, e não passa do Firefox …De qualquer forma, fico-me pelo original, o belo do Firefox.”
Mas para quem não sabe, talvez os mais novos, antes de separarem/venderem/comprarem/etc., o Netscape é que deu origem ao Mozilla, que depois criou a tal fundação que usou o mesmo motor para desenvolver o Firefox. Ainda até há pouco tempo a Mozilla distribuia dois browsers: o Mozilla, que era tal e qual o Netscape (com mail, news, editor de html e tudo), e o Firefox, que era o mesmo só que mais elegante (e sem mail, news, etc.) É muito difícil dizer qual é que o original.
Isto para dizer que fiquei muito bem surpreendido com este novo Netscape. Há muitos anos era o meu browser, depois ficou cada vez mais pesado e feio: troquei pelo Firefox e pelo Opera. Agora, este que só experimentei em beta está óptimo, tem o melhor destes dois. Vale a pena dizer que também dá para instalar lá as extensões todas do firefox.
Eu também vou continuar a usar o meu Firefox com as extensões à minha maneira e quando me apetece mudar, uso o Opera.
Já agora, acabou de sair a versão 9.24 do Opera
Hum… se dá para manter todas as extensões do FireFox então acho que ainda vou experimentar. E há também para Linux o que o torna ainda mais apelativo! Os motores do FF e IE num único browser, em linux…. uma grande ajuda para quem desenvolve sites 😀
http://www.revolucaodigital.net
Pessoal, não entendo de mecânica… 😉 gostaria de saber o que vem a ser exatamente um “motor”, que vocês tanto falam?
Quanto ao Netscape, foi meu primeiro navegador. Nossa, isso já faz tanto tempo que tenho até vergonha de contar os anos assim em público… 🙂
A interface era ótima.
E eu gostava muito também do sistema de mensagens, porque na época ou era o sistema de e-mail da Netscape ou era aquele outro, como era mesmo o nome? Tinha nome de mulher, se não me engano… Eudora!!! Era esse o nome dela.
Minha memória está ruim hoje. Acho que estou ficando precocemente senil…
De qualquer forma, irei experimentar o Netscape novo.
Obrigado pela dica.
Motor de renderização: em poucas palavras, renderizar é transformar o texto html dos sites web no aspecto gráfico que vemos no nosso browser. O firefox usa o Gecko; cada actualização do firefox corresponde sensivelmente a uma actualização do motor de renderização que está por detrás (além de outras correcções/inovações).
Espero ter sido claro. Quanto ao Netscape, confesso que ainda era muito “puto” quando era o browser mais usado, mas ainda me lembro de o utilizar nas poucas vezes que ia “à Net” ver como aquilo era… até o IE tomar o seu lugar.
Cumps!
Obrigadão, @Miguel Jeri.
Você foi bastante claro, consegui entender agora.
Usei por muito tempo o Firefox, mas o Netscape me surpreendeu pela velocidade e algumas compatibilidades com IE que o firefox so dá com o IETab. A raposinha ja ta muito cansada!