Tails 4.2: O Linux “martelado” para garantir a máxima segurança
O Tails (The Amnesic Incognito Live System) é uma distribuição Linux baseada em Debian, cujo principal objetivo é garantir o anonimato do utilizador. Com esta distribuição o utilizador pode navegar sem deixar rasto.
Esta distribuição traz já várias aplicações para a Internet, que incluem um browser, cliente de IRC, cliente de e-mail, cliente de instant messenger, entre outras. Conheça as novidades da nova versão 4.2.
Os responsáveis pela distribuição Linux Tails anunciaram a disponibilização do Tails 4.2. Esta nova versão é baseada no Debian GNU/Linux 10 “Buster” e inclui já um conjunto interessante de novidades.
Principais novidades do Tails 4.2
- PDF Redact Tools
- Tesseract OCR (converter imagens em texto)
- FFmpeg
- Tor Browser 9.0.3
- Thunderbird 68.3.0
- Linux Kernel 5.3.15
- Saiba mais aqui.
Como já referimos, esta distribuição tornou-se bastante conhecida por causa de Edward Snowden, o famoso “fugitivo” norte-americano e denunciante do sistema de espionagem mundial levado a acabo pela NSA (National Security Agency) que referiu usar esta distribuição Linux por questões de privacidade.
Esta distribuição vem com diversas apps pré-configuradas tendo como foco a segurança do utilizador. Se nunca experimentaram, fiquem a saber que a podem testar através de uma simples PEN ou virtualizando. Quem pretender também a pode instalar obviamente na sua máquina.
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
Podiam apresentar também o Kodachi, uma distro da mesma categoria do Tails, mas mais completa 😉