FreeNAS 8.0 – Provavelmente o melhor servidor de ficheiros
O FreeNAS é uma solução gratuita e livre de servidor NAS (Network Attached Storage) baseada no FreeBSD, e que suporta diversos protocolos e serviços de comunicação como: NFS, CIFS, AFP, FTP e TFTP, autenticação local de utilizadores, suporte a RAID (0,1,5), e com uma interface de gestão via browser.
Depois de mais de meio ano de desenvolvimento, os responsáveis pelo FreeNas lançaram recentemente a versão 8.0 com algumas novidades interessantes.
Segundo um dos elementos da equipa de desenvolvimento, o FreeNAS 8.0 inclui um conjunto de optimizações a nível de arquitectura e é de certa forma mais modular que as versões anteriores. A interface gráfica foi redesenhada, e actualmente assenta em Python com recurso à framework Web Django, dotando-a de uma maior fluidez. Para saber mais sobre as novidades, pode ver aqui a informação oficial.
Depois de instalado, o freeNas disponibiliza o endereço para a interface Web de gestão. Para aceder deverá colocar esse endereço num browser e no primeiro acesso ao FreeNas deverá inserir as seguintes credenciais:
- Username: admin
- Password: freenas
Depois de entrar, é-nos apresentada a informação do nosso sistema e do lado esquerdo temos disponível o menu com as várias opções:
- Account – Para informações sobre a nossa conta, criação de utilizadores e grupos
- System – Informações do sistema
- Network – Configuração de parâmetros da rede (incluindo link aggregations, static routes e Vlans)
- Storage – Para criação, importação e visualização de volumes
- Sharing – Para configurações de partilha
- Services – Para controlo dos serviços de rede
- Display System Processes – Visualização dos processos que estão a correr no sistema
- Reboot
- Shutdown
O FreeNAS disponibiliza excelente ferramentas de reporting, que permitem visualizar facilmente vários parametros associados ao servidor onde o FreeNAS está a correr.
O FreeNAS pode ser instalado em qualquer máquina com requisitos mínimos ( Processador Pentium, 256 MB RAM, Disco Rígido, placa de rede, placa gráfica VGA), podendo assim dar uso ao seu antigo computador que está encostado lá por casa. De referir que o computador com o FreeNAS não necessita de teclado nem de monitor pois tudo é controlado remotamente via browser.
O importante é mesmo ter discos rígidos com boa capacidade para criaçã de volumes.
O FreeNAS é uma excelente opção para quem pretender por exemplo montar e administrar um autêntico servidor de partilha de ficheiros. O interface é WebBased e bastante amigável. O FreeNAS permite ainda a produção de relatórios/gráficos de utilização, e a disponibilização de um conjunto de serviços (ex: SSH, SAMBA, FTP, etc).
Artigos relacionados
Licença: Open Source Sistemas Operativos: Windows/Linux Download: FreeNAS-i386-8.0[102.57 MB] | FreeNAS-amd64-8.0[104.91 MB] Download: Manual de Instalação Homepage: FreeNAS | Manual de Instalação
Este artigo tem mais de um ano
Boas.
Eu trabalho numa escola e estou a adoptar este sistema. Esperei até agora para ter uma release “sólida” em vez das tradicionais RC.
<>
Deixo a dica para o pessoal do PPLWARE sobre o programa OfficeTab. Acho que nunca vi comentarem sobre ele aqui.
Insere TABS no office como o nome sugere.
http://hi.baidu.com/officecm/blog/item/19de9c6dcf6276f2431694b0.html
Atenciosamente,
Wedson.
Já por aqui passou há uns anos:
https://pplware.sapo.pt/windows/software/officetab-1-22-separadores-para-o-seu-office/
cumps
Provavelmente o melhor…
Isto ao lado de um Storage Tek da Sun não é nada 😉
Sem duvida, mas em termos de preços tb não tem nada a ver 🙂 (este não tem )
da para aceder ao servidor criado no meu ipod touch (via wireless) e fazer stream de musicas?
Sim da, no servidor tem uma opção de partilha da biblioteca do iTunes e podes acer no iPod por stream ;D
Boa noite, eu já uso à bastante tempo o servidor freenas, na empresa onde trabalho como repositório de ficheiros estou extremamente satisfeito e aconselho vivamente.
Vou fazer a actualização para a versão 8.0 parece estar muito nice.
Cumprimentos
Já agora deixo aqui uma versão server base ubuntu, mas já para um “ambiente” mais complexo.
http://www.zentyal.com/
Não conhecia isto mas parece-me muito interessante.
Existe mais alguma coisa como esta?
já usei em vários clientes, é uma boa escolha para servidores para PMEs, desde file server até AD.
Tem tido um crescimento possitivo e há uma boa relação com a comunidade.
Recomendo 🙂
Já usei linux red hat, fedora, slackware, opensolaris e a 3 anos uso o freenas, digo que em desempenho de taxas de transferencia em servidor de arquivos, o freenas é o único que acompanha o opensolares, o slackware fica para traz, imagina o ubuntu… Ubuntu se usa só para desktop, e hj voltei para windows por causa do 7. Uso na empresa o freenas e o brasilfw para as coisas que o freenas não faz.
Para quando um tutorial? 😀
Obrigado
isto serve para que?
ola a todos!
Fiz uns teste com o FreeNas 7 e o novo 8, porem achei complicado a criação de permissões para as pastas por usuario!! Estou testando atualmente o Openfiler, um pouco mais complexo, porem excelente!
Vlw, pplware
No FreeNAS criar as partilhas por utilizador não é nada amigável.
Depois de definires o directório de partilha (que normalmente fica dentro do directório /mnt”) tens de através da Shell criar dentro deste os directórios que iram ser partilhados pelos diferentes utilizadores. Exemplo: “mkdir contabilidade” ; “mkdir armazem” ; etc.
Em seguida tens que definir cada um destes novos directórios como sendo o directório “Pasta Pessoal” para o utilizador pretendido. Esta acção vai tornar o utilizador em causa o dono do directório escolhido (isto pode ser confirmado na Shell através do comando “ls -l”).
Por último e novamente na Shell, definir a permissão “chmod 700” em todos os directórios que criaste para que só o dono do directório consiga ter acesso nele.
Não sei se consegui explicar bem, dado que como disse em cima criar partilhas por utilizador no FreeNAS não é nada amigável.
No FreeNAS criar as partilhas por utilizador não é nada amigável.
Depois de definires o directório de partilha (que normalmente fica dentro do directório /mnt”) tens de através da Shell criar dentro deste os directórios que iram ser partilhados pelos diferentes utilizadores. Exemplo: “mkdir contabilidade” ; “mkdir armazem” ; etc.
Em seguida tens que definir cada um destes novos directórios como sendo o directório “Pasta Pessoal” para o utilizador pretendido. Esta acção vai tornar o utilizador em causa o dono do directório escolhido (isto pode ser confirmado na Shell através do comando “ls -l”).
Por último e novamente na Shell, definir a permissão “chmod 700” em todos os directórios que criaste para que só o dono do directório consiga ter acesso nele.
Não sei se consegui explicar bem, dado que como disse em cima criar partilhas por utilizador no FreeNAS não é nada amigável.
Obrigado Apaxe,
Porem eu fiz isso direto no terminal do Freenas 7 e 8, ultilizando o “smb.conf” porem quando da um reboot, volta ao estado default!
porem vou testar com essa dica!
Vlw
Infelizmente fui obrigado a abandonar a intenção de utilizar o freenas em detrimento do server 2003. Sempre que eu procurava criar um Raid 5 ele criava os logs dizendo que havia o perigo de não me poder garantir a fiabilidade dos dados estando um dos discos a indiciar problemas. E afinal não era dos discos. Estava a usar 3 discos de 1T.
Agora terei de tentar novamente fazer testes com esta nova versão.
E tive pena porque gostei bastante dele.
samba!
Excelente ferramenta, vale a pena conferir.
Viva,
já testei FreeNas em duas maquinas…
Tenho a correr num PC já com uns 10anos e funciona na boa. Não consigo é ter grandes velocidades de transferência.
Instalei também o FreeNas num PC com uma board Atom D525 da Asus, com 1GB de RAM e rede Gb. Mas não consegui ter boas velocidades de transferência em rede. Alias, até tive de configurar o server como 100mbit, porque configurado em 1Gb as transferências ficam muito instáveis, e em ficheiro grandes ficava muito mau.
Efim, azares. Ou então não consegui configurar aquilo como deve de ser. Acabei por instalar o Janelas..
Mas, ao ler este artigo, deu-me vontade de tentar novamente.
Use em ZFS e vc vc tera mais de 55MB/s de transferencia dependendo do tipo de arquivo copiado, outra coisa que pode estar errada é a configuração do MTU, se vc colocar acima do que teu swicht e placa de rede suportam, o pacote volta e é reenviado em 1500 MTU. Veja também se o teu HD não está esquentando demais, o freenas usa sistema do opensolares e usa o HD no limite, sem cooler o barracuda 1TB aqui dava 53ºC e dava lag, adicionei cooler e ficou estável. A instabilidade se dava em lags mas sem perder ou corromper arquivos. Uso Semprom LE 1100 com 2GB ram, placa de rede na pci comum, swicht S800 intelbras.
Olá a todos,
Esperimentei o Free NAS há já algum tempo e fiz algumas comparações com outros sistemas semelhantes.
Acabei por optar pelo OpenFiler que penso que apresenta melhores performances.
5 anos com freenas e 5*
Boas..
Instalei no virtualbox o freeNas 8, mas não me aparece nenhum disco para criar um volume.
Alguém tem ideia porque?
É simples, o VirtualBox só permite uma partição de raiz e apenas consegues aceder a partilhas na rede ou a discos externos. Se estiver enganado que me corrijam, mas pelos testes que fiz e as pesquisas que já fiz, conclui que o VirtualBox é bom para testar sistemas nunca para os colocar em produção.
Bom o virtualbox é uma excelente ferramenta, ja testei em produção e esta funcionando… no entanto uso mais para testes.
Voce tem q adicionar os discos na configuração de discos do virtual box, para que possa ser reconhecido pelo FreeNAS.
Boas.
Tens que ter 2 discos na maquina virtual. Aconteceu-me o mesmo quando testei a RC no VirtualBox
alguém sabe se da para instalar no thecus n2200 ?
Aconselho vivamente, tenho a correr, mas o meu grande problema são as permissões de utilizadores, tenho feito através do chmod alguem pode dar-me um pequena dica ou outra forma alternativa?
Boas
Tenho 1 Synology 1511+ e não tem nada a ver com o freenas. Simplesmente o melhor investimento que fiz. Consumos na casa de 50W em modo normal e 20 em standby.
O interesse em adquirir equipamentos prontos e de marca tráz uma enorme desvantagem em relação aos construídos como o freenas ou idênticos.
Por serem de hardware e software proprietário, alem de se tornarem em alguns casos excessivamente caros, levam-me a pensar na possibilidade de vir a poder existir uma avaria.
Se um disco queimar, não haverá problemas porque existe a redundância necessária na sua construção. Então e se for a motherboard, uma fonte, uma placa gráfica etc etc.?
Terás de comprar um novo equipamento e é se tiveres a sorte de ainda haver um igual. Alguns modelos ficam rapidamente ultrapassados.
Com um sistema freenas ou outro deste tipo, o hardware é popular. Encontra-se em qualquer lugar algo que se possa substituir com mais esta ou aquela alteração de hardware, mas no seu todo, bastante fácil de resolver.
O lado positivo dos modelos proprietários, é que enquanto funciona, não merece a pena pensarmos em construção caseira ou de qualquer tipo de montagens e softwares deste tipo…. Mas enquanto funcionar.
prefiro a versão 0.7, tem muito mais funcionalidades. a proposito, ainda estou pra perceber como raio se passa da versão 0.7, para a ver 8.0. ??!?!?!?!?!?!??!
palpita-me , que se preparam para versão comercial.
fora isso, é muito bom 🙂
Olá a todos,
estou a tentar utilizar a nova versão freenas 8, no entanto depois de feita a instalação , quando inicio aparece sempre o seguinte:
F6 PXE
Boot: F1
No /boot/loader
FreeBSD/x86 boot
Default: 0:ad(0,a)/boot/kernel/kernel
boot:
No /boot/kernel/kernel
FreeBSD/x86 boot
Default: 0:ad(0,a)/boot/kernel/kernel
boot:
e fica aqui, nunca mais anda….
gostaria que alguém me pudesse ajudar
obrigado
Boa noite, sou usuário do 7 e enquanto não sair o 8 com webserver e bittorrent não tenciono em actualizar, mas li que o 8 tinha 4Gb de RAM como requisitos mínimos. É verdade?
Falta aí o serviço UPnP é uma pena, penso que a versão 8.1 já vai trazer uma serie de features novas mas so sai para 2012…