Modu: O Mini Telemóvel de 20 euros que é usado nas prisões espanholas
Depois de um período onde um pequeno telemóvel era o que estava na moda, atualmente é tudo ao contrário. Grandes ecrãs, grandes baterias... são as principais características dos smartphones que estão na moda atual.
Nas prisões espanholas o destaque vai para o Modu! Saiba porquê.
Além do tráfico de droga, nas prisões o desafio passa muita das vezes por conseguir levar para dentro das instalações equipamentos como smartphones.
Em Portugal são várias as notícias bizarras de presidiários que tentaram a sua sorte, mas na sua maioria sem sucesso. Na vizinha Espanha o sucesso vai para um mini telemóvel, de apenas 20 euros, que tem alcançado o destaque devido à sua dimensão... o Modu.
De acordo com as informações, 90% dos 1500 smartphones apreendidos anualmente nas prisões espanholas são da empresa israelita Modu. Este mini telemóvel, de nome igualmente Modu, tem apenas 40 gramas e as dimensões falam por si.
De acordo com o jornal El Mundo, entre 2000 e 2018 foram apreendidos 13 mil telemóveis nas prisões espanholas sendo que em 2018 foram apreendidos 1606 "mini telemóveis". Estes telemóveis não têm muitas funcionalidades, resumindo-se apenas à possibilidade de realizar e receber chamadas e SMS. De referir ainda este telemóvel foi lançado em 2008.
Este artigo tem mais de um ano
“Estes smartphones não têm muitas funcionalidades, resumindo-se apenas à possibilidade de realizar e receber chamadas e SMS” … what?
É apenas um pequeno telemóvel, com funcionalidades básicas
Básicas? É um telemóvel com todas as funções de um telemóvel. Faz e recebe chamadas e envia e recebe mensagens.
Tudo o resto é acessório. Todas as funcionalidades que tens no teu telemóvel extra isto são funcionalidades próprias de pda’s ou computadores.
Então não é um smartphone, o que a noticia da a entender
Diria que não são smartphones se só dão pra chamadas e SMS mas quem sou eu para questionar….
Ninguem disse que é um smartphone
Era fácil de reduzir isso, porque aposto que eles carregam isso nas celas. Não deveriam existir tomadas elétricas nas celas.
Eles não devem conhecer a Aliexpress. Têm por lá tlms mais pequenos por 15€
Um smartwatch com cartão Sim, sem pulseira, ainda é mais fácil de passar e tem mais funcionalidades…
Buckethead resolvia o problema da seguinte maneira.
Quem for apanhado com telefone, mais 5 anos de pena.
Instalação de antenas inibidora de sinal.
Acabava se a palhaçada.
Mas a bicheza que nos desgoverna só tem tomates para cobrar impostos aos que não podem fugir.
Ó CacanaHead, tens ideia do que são 5 anos de cadeia? Com esse mau génio ainda lá podes ir passar uns meses por dar um soco em alguém 😉
Ou podes ser tu vitima de algum desses que não passou os 5 anos na cadeia…
O problema é que inibia também para os guardas prisionais e demais funcionários.
A ministra tem uma solução melhor, permitir telemoveis.
Este país é só para rir.
Seria um alivio para as mulheres Brasileiras, hoje elas são as principais transportadoras de mercadoria para dentro dos presídios, geralmente escondidos dentro da (insira aqui o nome que menos lhe ofende para órgão genital feminino), um deste tamanho e elas iria levar 2 ou 3 de uma só vez!
Mais um CacanaCabeça 😉