NOS chega a 4,5 milhões de casas com fibra ótica
A NOS comunicou recentemente à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) os dados relativos ao primeiro semestre. De acordo com a informação, o lucro da empresa subiu 13% para 90,2 milhões de euros.
Além disso a NOS revelou que investiu cerca de 182 milhões de euros, mais 1,7% que em igual período de 2018.
A empresa registou, no primeiro semestre de 2019, receitas totais de 781,7 milhões de euros, traduzindo-se num crescimento de 1,2% face ao período homólogo de 2018. As receitas de telecomunicações atingem 747,6 milhões de euros.
NOS reforçou a cobertura da Rede Fixa e Móvel
A NOS registou um aumento do número de serviços de 100 mil face ao semestre homólogo de 2018. No final do primeiro semestre, prestava mais de 9,584 milhões de serviços.
Os serviços de última geração chegam a cada vez mais portugueses, resultado do forte investimento que a NOS continua a realizar nas suas infraestruturas de rede. A cobertura de rede fixa atingiu, no final deste período, 4,525 milhões de casas, mais 350 mil lares face ao semestre homólogo de 2018.
O número de serviços móveis registou um aumento de 46,4 mil face ao período homólogo, contando no final de junho de 2019 com 4,769 milhões. O número de clientes de televisão por subscrição de acesso fixo atingiu os 1,330 milhões de clientes, face aos 1,302 milhões verificados um ano antes. O número total de clientes de televisão da NOS situa-se, no final de junho deste ano, em 1,617 milhões.
O número de serviços de banda larga fixa situa-se em 1,394 milhões face aos 1,354 milhões registados no período homólogo, enquanto o número de serviços de voz fixa alcança os 1,771 milhões, face aos 1,759 milhões no mesmo período no ano anterior.
Este artigo tem mais de um ano
Eu tenho nos e meo e a única que chega a casa com fibra óptica é da meo na cozinha que tenho nos é por cabo de televisão. A fibra óptica da nos chega até ao poste mais nada
Ahahahahahaha quem não tem NOS é que devia se dar por satisfeito, vocês são o cancro das empresas de telecomunicações em portugal, já tive durante anos a antiga tv cabo sem problemas porque naquela altura a internet era inexistente e o serviço de tv era o que havia, depois da mudança para a NOS continuei a ser cliente, mas com a evolução da internet e tv vocês ficaram no mesmo sítio durante vários anos sem mexer uma palha, quando eu quis negociar a factura disseram-me “ah e tal não pode porque o preço que paga não existe mais baixo” o que é certo é que quando foi negociar com outra operadora disseram-me que já queriam negociar a factura e até me deram 6 meses de tv cine e dinheiro para gastar no videoclube ahahahaha isto sem falar na internet que era uma vergonha sempre a falhar e os valores nos testes que fazia não eram os contratados (tinha 100 mb e dava-me 80 ou 85) a tv dava bem mas o menu era da pré-história e até travava. Agora sou cliente da vodafone e tenho Z-E-R-O problemas a internet é excelente e tenho a internet contratada 200 mb 205 mb nos testes, o serviço de tv é igual excelente, os técnicos da vodafone foram zero vezes a minha casa resolver seja o que for em 4 anos. Vejo na internet vários youtubers e streamers a queixarem da internet um deles (o zorlakoka) teve problemas sérios com vocês e a ele ofereceram-lhe o mesmo que a mim anos antes tv cine durante 6 meses oferecer isto a um streamer devia ser uma vergonha.
BOA MERD@
As únicas operadoras que realmente levam a fibra óptica até à casa dos clientes, são a Vodafone e a MEO. Em termos de qualidade de serviço, não aconselho a NOS e muito menos a Cabovisão. Já fui cliente deles, e tive muitas más experiências com estas duas últimas operadoras, ficando por vezes dias seguidos sem qualquer serviço.
Não é verdade. A NOS comercializa fibra até casa do cliente tal como as outras duas operadoras. Simplesmente, tem muitos clientes com instalações antigas que são por cabo coaxial (como em minha casa). Ou seja, a NOS comercializa ambas as tecnologias (FTTH e HFC), tendo inclusive 20% de clientes já com fibra no interior da habitação.
Apesar de ter cabo coaxial ,estou satisfeito com o serviço pois tenho velocidade estável e sempre acima do contratado e bons pings e latências baixas.
É como eu aqui em casa em Lisboa.
No meu caso não foi assim… numa instalação nova em casa e na mesma eles colocaram um aparelho a converter para coaxial! E desde o primeiro dia que tenho problemas com imensas quebras na internet e algumas na box!
Ora bem… se a NOS tem FTTH então porque raio continua com velocidade de upload de há uns bons anos atrás?
Tens uma velocidade de UPLOAD do catano!!!
10 ou 20 Mbits… é maravilhoso.
Igual aqui! Eu sou mais uma das vítimas do mau serviço da NOS
Coitados! Tanta gente enganada
NOS De longe a pior operadora de sempre. Rezei para acabar a fidelização . Muito má mesmo. E moro em Carnaxide, Lisboa.
Eu estou contente com a fibra da nós, pois até agora tem comprido o contratado, sem falhas desde á 6 meses (inicio), internet rápida, por vezes, ultrapassando o contratado de 200 Mbp/s.
Também tenho NOS e pedi para passar de 200/20 para supostamente 400/40 mas na verdade fiquei 400/20 pois eles não conesguem ultrapassar os 20 de upload…
máximo em HFC neste momento são 20, 100 só clientes FTTH. andam mais de 12 meses a prometer upgrade upload HFC com DOCSIS 3.1, mas nada…
Eles vão conseguir, só temos que aguardar
LOL https://forum.nos.pt/utilizar-a-internet-fixa-e-movel-4/para-quando-um-upload-de-100mb-7341
Ando nesta luta há ANOS 😀
A NOS tem 200 Megas de Upload na rede De FTTH e na rede de HFC tem de 40 Mega ano máximo.
Tenho conhecimento que a NOS vai melhorar a sua rede de HFC de forma a garantir/melhorar a sua rede.
Neste momento sou cliente NOS FTTH com NET 400Dowload /100 Upload contrato e tenho na realidade 380 Dowload e 112 Upload.
Recomendo a NOS
Lê atentamente o que disse e depois fala.
Quanto a Box TV recomendo a BOX Uma a melhor boxe do mercado.
Também estou muito satisfeito com o serviço da NOS e recomendo a UMA, é uma box extremamente rápida no zapping, funcional e intuitiva.
Vê se mesmo que não tens a app nos TV no telemóvel, a que era nos íris era péssima mas a nos TV dá 10 a 0 ao meogo e sim tenho conhecimento de causa. Em relação ao 4g tenho já o 4G+ com velocidades a rondar os 200 megas e a fibra cá em casa é 200/100 sendo que o que costumo ter é 240/120. Em relação a box uma é ao router Sim são uma treta a box é rápida mas por vezes lembrar-se de avariar e o 4k só em 50hz…
Eu NUNCA mais volto a NOS! Já me chegou de mau servico para 10 vidas.
título está incorrecto, não são 4,5 milhões casas com fibra, 3,3 milhões são HFC, 1,2 é FTTH próprio e também em partilha com Vodafone
Foi a info que nos chegou da NOS. Tens documentação de suporte?
https://www.nos.pt/institucional/Documents/Reportes%20Financeiros/NOS_RelatorioContas2017_PT.pdf
https://web3.cmvm.pt/sdi/emitentes/docs/FR66390.pdf
Previsao é até 2022, 70% da rede dos 4,5 ser FTTH, com a conversao de hfc para FTTH e usarem ftth vdf e agora com dst telecom.
esta informação que a NOS lhes enviou, é o costume : Vendem tudo como sendo fibra, depois os clientes HFC ficam com 10 ou 20 upload!!
alem dos relatorios timestrais da Anacom.
“No final de 2018, a rede fixa de Nova Geração da NOS atingirá uma cobertura de 4,4 milhões de casas,
representando um acréscimo no mercado endereçável de mais de 10%, sendo que terá a capacidade
de assegurar serviços Gigabit a 100% da sua cobertura, com o upgrade para o Docsis 3.1. A cobertura
da NOS inclui também acesso grossista a 280 mil lares da DST, um operador regional de fibra. No final de
2022, aproximadamente 70% da rede fixa da NOS terá cobertura com FttH.”
🙂
Obrigado.
Julgo nem ser necessário documentação,pois se realmente tivessem 4,5 M de casas com fibra óptica,somando o que já tinham em cabo coaxial,dava para terem todo o país coberto pela nos por cabo,e no entanto, vê-se tanto satélite…
basta ver o relatório da anacom ou perguntar aos utilizadores!
Claro que esta informação é incorrecta!
Como os FOLHETOS e a propaganda da NOS! https://forum.nos.pt/utilizar-a-internet-fixa-e-movel-4/porque-razao-a-nos-continua-a-esconder-as-velocidades-de-upload-13864
E a informação passada aos parceiros! https://portaldaqueixa.com/brands/worten/complaints/worten-ausencia-de-informacao-detalhada-nos-tarifarios-de-internet-nos-prejudica-o-consumidor-22279718
A melhor coisa que fiz foi sair da NOS para a MEO, a qualidade da net nem se fala em relação a tv parece que tinha a televisão cheia de po.
PS: Era cliente PILOTO TV.
Pois… a trampa toda é que são só “milhões”…
São 90,2… 182… 781,7… 747,6… 747,6… 9,584… 4,525… 1,330… desisto, é muito milhão para a minha capoeira.
Raios!!!
Se tem tanto lucro os preços devem estar altos demais. Os preços deviam estar nos 20 euros e andam nos 30 euros ou mais.
Nos aquela operadora que ainda vive no anos 2000. Rede obsoleta, esquipamentos obsoletos, apoio ao cliente, mal formado, mal educado e obsoleto… Parece o regresso ao passado…
Sabes o que dizes???
Sim. Por experiência própria. A nós parou no tempo.
Vai até à app nperf e consulta o mapa para veres a cobertura 4G+ da NOS . Na minha zona é a única que consegue ter 4G+ em quase todo o lado e velocidades em muito superiores a MEO, Vodafone já não uso há imenso tempo logo não sei.
E para não estar aqui só a dizer coisas boas sobre a NOS porque vão dizer que sou pago pela NOS para falar deixo também algumas críticas negativas sobre a rede YGM que efectivamente precisa de ser melhora significativamente e melhorae/reforçar a rede HFC.
De resto a NOS está na vanguarda na inovação /pioneira na televisão e Internet fixa.
Equipamentos da NOS que recomendo :
BOX TV : BOX 3.0 Ultra HD
Router : Router Wifi 4.0 / Router Wi-Fi 5.0
Rede YGM? O que é isso é certo? (será qu queria dizer GSM ou era mesmo YGM?)
Desculpa quero dizer rede GSM.
Rede YGM? O que é isso ao certo? (será que queria dizer GSM ou era mesmo YGM?)
Se todos aqui fossem ver as críticas das pessoas nas páginas da NOS,da MEO e da NOWO na rede social do Facebook(e em fóruns),até ficavam tolas !! Tanta gente mas tanta gente a dizer mal destas 3 operadoras que até dá dó !! Até com rescisões de contratos os utilizadores protestam,é para vocês verem.Quanto à Vodafone,graças a Deus é um caso à parte,totalmente à parte.Há 3 anos que sou utilizador da Vodafone e se tive 1 ou 2 falhas na Internet e no router foram muitas !! Televisão-5 estrelas ; Internet-5 estrelas ; Serviço Móvel-5 estrelas ; Telefone Fixo-5 estrelas ; É,pois,o melhor operador de telecomunicações em Portugal,mas de longe !! 🙂
pagam-te pra dizeres asneiras?
Para comprovar o que digo(leiam bem,comprovar !!),eis aqui o resultado de um teste de velocidade que efectuei mesmo agora no meu PC—»(http://idgtechmedia.speedtestcustom.com/result/746ae250-add2-11e9-b4be-6b88b69d52ea).Consegui obter 1063.9 Mb/s(download),e 210.6 Mb/s(upload),com um Ping de 3 milissegundos e um Jitter de 0 milissegundos !! E não pensem que é da “máquina” que tenho,tomara eu !! Tenho um simples PC,no entanto a minha operadora,a Vodafone,cumpre o que me promete no contrato e eu só tenho a ganhar com isso. 😉
Que equipamento usaste para fazeres o speedtest?
Claro que esse resultado não é verdadeiro, alguma coisa no teu PC está a inflacionar os valores. A placa de rede dos PC é de 1Gb, não pode ultrapassar esse valor de modo algum.
Boa tentativa, Sandochas! Mete mais tabaco nisso. O photoshop é uma ferramenta boa para quem a sabe usar… 😉
Aquilo não é photoshop. É o link direto do resultado no site.
Há sempre alguém que esteja com a NOS, e também acredito que muitas a queiram ver pelas costas, mas o contrato é o entrave, e primeiro que se o largue é um prejuízo. Cada um fica com a sua experiência, deus que é Deus não agradou a todos.
Há sempre alguém que esteja com a NOS = cerca de 36% dos clientes com serviços fixos de TV, NET, VOZ… É a segunda operadora com mais clientes e a uma distância considerável da Vodafone, que só tem 17% dos clientes. A MEO está no pódio mas pela margem mínima com 40% dos clientes a nível residencial. Além disso, a NOS continua a ser a maior operadora de TV por subscrição, só não o é no geral porque agora as pessoas optam pelos pacotes com vários serviços integrados: TV, NET, VOZ, Telemóvel, etc… E na internet, voz e móvel, a MEO continua à frente.
A nos tem serviço péssimo, aqui na Charneca Pombal instalaram fibra da nos e vodafone, claro que inicialmente queria vodafone só que por erro de navegaçáo fiz contrato com nos, o que eles andaram a enrolar comigo durante um mês para colocar fibra no meu anexo, porque não estava cadastrando, por 3 ou 4 vezes cancelaram a instalação chatiei-me cancelei adesão e fiz contrato com a vodafone, resolveram rápido o cadastramento do anexo e fizeram instalação rápida, tenho net 100/100 com valores acima do contratado, embora não tenha box tv, embora gostava de comprar a box em vez de alugar
Pudera. Com a campanha agressivíssima que eles fazem… Exemplos:
– Vendedores porta a porta: começam a desbobinar o que lhes mandaram dizer às pessoas, dizemos que não estamos interessados, e eles propõem outro dia para passar lá em casa para eu poder pensar melhor e assinarmos o contrato.
– Telemarketing: ligam de vez em quando, mas quando o fazem, são pelo menos 10 chamadas numa hora, caso não se atenda (adiciona-se à lista de assédio, mas como são números diferentes muitas das vezes, continuam a ligar e a perturbar quem trabalha, se bem que os callers estão apenas a fazer o que lhes mandam).
Os da Meo não são tão agressivos, mas também andam perto.
Já a Vodafone, não chateiam ninguém, pelo menos aqui, a não ser nos inícios de setembro quando a malta regressa ou vem para a universidade, e são a operadora que tem o melhor serviço em termos de fibra na “minha” cidade, e estão a alargar os locais onde há acesso a fibra para contemplarem a maior parte da cidade também.
Só recebe chamadas de telemarketing quem quer, basta dizer que acordo com o RGPD não se quer ser contactado. Caso se volte a ser contactado, é possível fazer queixa na comissão nacional de protecção de dados.
Em tempos a Meo também fazia chamadas mês após mês, e a desculpa era sempre a mesma, que tem sistemas diferentes, que não actualizaram as preferências, etc etc etc. Disse que caso voltasse a receber chamadas de telemarketing que iria fazer queixa de acordo com o RGPD. Até hoje, nunca mais recebi chamadas da Meo.
Isso e tudo relativo sou da nos apenas no telemóvel e posso dizer que não me chateiam. Da meo chateiam as vezes o meu pai
As operadoras são boas nums locais e más em outros. No sitio onde moro tanto a MEO como a VODAFONE são más (horríveis mais precisamente).
Na minha área de residência, a Vodafone também é horrível porque só tem ADSL. A MEO tem FTTH mas como sou cliente NOS HFC há muito tempo, tenho-me deixado estar, porque não tenho razões de queixa e nem sequer pago muito.
A realidade destes números é uma mentira!!!
Todos os operadores afirmam que chegam a x milhões de casas…
Os números de 2018 (ANACOM) dizem que só há cerca de 3.8 milhões de acessos.
https://www.anacom.pt/render.jsp?contentId=1472382
Caro Miguel,
o valor de 3.8 milhões acessos nesse relatório é o número de clientes de Internet fixa e não o número de casas passadas. Como facilmente compreenderá, nem todas as casas passadas vão ser clientes de um operador. Por exemplo, na minha casa tenho 4 operadores, mas só um deles tem cliente. Por isso, o número de casas passadas vai ser sempre muito superior ao número de clientes! De acordo com a informação estatística da ANACOM o Número de Alojamentos Cablados com Fibra Ótica no final de 2018 era de 6.897.143 (https://www.anacom.pt/render.jsp?contentId=1472375) e com HFC era de 4.294.334. tal não significa, como é evidente, que temos 10 milhões de casas distintas passadas, uma vez que a mesma casa pode ser contabilizada várias vezes. No meu caso, como já referido é contabilizada 4 vezes. Como nota final, temos de ter algum cuidado quando olhamos para as estatísticas.
Claro que sim, mas mesmo assim duvido dos números. Acho que cada operador utiliza os números como mais lhe convém…
O bom seria que como na electricidade houvesse só uma rede, que servisse todos de forma igualitária. Assim não se desperdiçava recursos e ficaríamos todos a ganhar.
Mas estamos em Portugal…. 😉
Caro Miguel, dizer que dúvida sem ter por base algum dado concreto é apenas, com o devido respeito, conversa de café e recusa em aceitar que se enganou numa primeira análise à informação estatística. Errar é humano!!!. São empresas altamente reguladas, que têm de prestar informação à CMVM e à ANACOM. Claro que não são nenhuns santos e existe a possibilidade de empolarem os números, mas também lhe digo, porque o sei, que a informação que prestam aos reguladores não é toda pública, longe disso. E só não é tornada pública, porque é confidencial e não é divulgada para não favorecer os concorrentes.
Sobre a rede única, bem estamos num país livre onde os investidores investem o seu dinheiro da forma que melhor que entendem. Já existe “muita” fibra partilhada, mas sim podia haver muito mais… Provavelmente o objetivo das empresas era chegar primeiro a um determinado lugar e conseguir o máximo de clientes antes de os concorrentes chegarem. São decisões estratégicas das empresas! De qualquer forma, a nível mundial não ficamos nada mal na fotografia em termos de cobertura de fibra&HFC!!!
Os números são aquilo que nos quisermos, dependendo do objectivo que queremos mostrar. A regulação que fala é uma autentica farsa, pelo menos aquela que é feita pela ANACAOM. O serviço de comunicações electrónicas é considerado um bem essencial pelo Estado Português, logo deveria proporcionar as mesmas condições a TODOS. Caso não fosse possível deveria haver compensações para os mais prejudicados.
A titulo de exemplo compara os preços e as condições/qualidade dos serviços de FIBRA e ADSL.
Podia continuar a dar exemplos, mas no final de contas o que interessa são o EUROS.
Tive Nos e nunca falharam com o contratado no entanto os valores eram elevados, face à proposta que tive da Meo numa campanha, mudei para a Meo e estou SUPER satisfeito 1000/200 e ando sempre nos 950/212 +/-
na Nos para ter 200/20 tinha de pagar mais que na Meo pelos 1000/200…
Com tantas casas cerca de 4.5 milhões a Meo também aqui á uns tempos atras disse que tinha também 4 milhões de casas sobra-nos a Vodafone e a Nowo,dizendo isto a nível de portugueses se em cada habitação viver 2 pessoas ca em Portugal já devemos ser cerca de 16 milhões de habitantes e não é isso que se esta a passar ou então cada português tem dois ou três operadores de serviços.
Por isso estes números e outros apresentados por operadoras são todos aldrabados
Enganadores
Chumbaste sempre a Matemática e a Português na escola, certo?
É como o outro, simpatizantes do Glorioso só em Lisboa são perto de 20 milhões…:)
Os operadores deviam ser obrigados a publicarem o plano de expansão da rede.
Neste momento tenho ADSL da Vodafone e quando pergunto qual a previsão de levarem lá fibra, só enrolam…
PS: moro em Lisboa
Já tive cabovisão, meo, nos e vodafone a pior de todas foi mesmo a nos, com problems de queda de net semanalmente, a interface da box era lenta… a melhor até agora foi a vodafone, nunca tive problemas com a net a não ser a pouco tempo atrás que foi problema a nivel europeu. Por ordem de melhor para pior: Vodafone > Meo > Cabovisão > NOS
Tenho a BOX UMA que tem as seguintes características:
1- Ao ligar a box leva 30 segundos para arrancar.
2- Perde as configurações dos canais favoritos.
3- Quando se está a ver um canal gravado, por vezes salta para a tv em tempo real.
4- Se fizer uma pausa longa num programa gravado, deixa de ser possível continuar a ver e é necessário fazer tudo de novo.
5- Por vezes quando se está a ver alguma coisa gravada, bloqueia e a única solução é desligar a alimentação da BOX.
6- Quando se carrega na pausa salta vários segundos para trás. Mas é bem melhor que a IRIS que saltava vários minutos e que depois era quase impossível colocar na mesma posição. Imaginem estar a ver um jogo de futebol e querer parar para ver uma repetição e saltar alguns minutos para trás e depois ser quase impossível colocar na mesma jogada.
7- O router tem um excelente formato que só permite ficar na posição vertical e não é nada discreto.
8- A tecla voltar umas vezes faz mesmo o voltar para a situação anterior e outra vezes é necessário carregar no botão de menu.
9- Ao carregar no botão de C (canal) para cima vi para o canal seguinte, e quando se carrega no botão para cima na zona dos botões cima/bais direta/esquerda, vai para o canal de baixo. Inverso do que faz com o outro botão.
Perante tudo isto até pago para me levarem esta bela .%$#$!”/!. de BOX. Tenho acesso à box da meo e não tem nada destes problemas.
Eu sou uma espécie da fanboy da NOS (Madeira), não tenho fibra em casa, só coaxial, sou cliente a uns 18 ou 19 anos, e funciona tudo lindamente, rápido, fluido, sempre que precisei de apoio fui bem atendido, instruído e sempre enviaram técnicos o mais rápido possível quando necessário, e cada ano que passa melhor fica… Já a MEO, com este serviço tenho familiares e amigos com vontade de cortar os pulsos… Só tenho uma critica, queria fibra em casa…
fibra nos???? 4g nos???? onde onde????