NetSetMan: Crie e mude entre perfis de rede rapidamente no Windows 10
Quantas vezes já lhe acontecer ter de mudar de local e, por consequência, ter de andar a alterar as configurações de rede do seu Windows 10? Infelizmente a Microsoft ainda não implementou uma funcionalidade simples a esse nível, tal como acontece no macOS, mas existem ferramentas de terceiros que fazem bem esse trabalho.
Hoje vamos conhecer a ferramenta NetSetMan.
Costuma andar de lado para lado com o seu PC e tem de mudar constantemente as configurações de rede?
O NetSetMan é uma aplicação quer permite criar diferentes perfis de rede, podendo ser configurados vários parâmetros como, por exemplo, o endereço IP, máscara de rede/sub-rede, grupo de trabalho, servidores de DNS, Nome do computador, indicar impressoras pré-definidas, etc… sem qualquer esforço ou complicação.
A versão gratuita do NetSetMan permite que os utilizadores criem até 6 perfis distintos, podendo introduzir configurações para a placa de rede por cabo ou via Wi-Fi. Pode ver na seguinte imagem as configurações que pode realizar em qualquer SET.
Para comutar entre configurações, basta selecionar o ícone na barra de tarefas e escolher o SET que pretende. Simples e rápido.
Além das configurações de rede, através do ícone pode ainda aceder a vários atalhos importantes do seu sistema, como, por exemplo, Opções de energia, Centro de Rede e Partilha, Centro de Sincronização, entre outros.
Mas há mais ainda! Esta pequena ferramenta traz ainda outras ferramentas para ver detalhes das ligações, um scanner de rede que dá sempre jeito, e também uma pequena ferramenta para saber que comunicações tem o nosso PC estabelecidas. Dentro de Console podem ainda encontrar utilitários de rede como o Ping, Tracert, nslookup, netstat e ipconfig.
Através da linha de comandos e PowerShell é possível criar scripts para realizar um procedimento idêntico. No entanto, criar scripts não está ao alcance de todos, pois, são precisos alguns conhecimentos mais técnicos.
Que outras ferramentas usam para gestão de perfis de rede?
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
Uma inutilidade, hoje em dias os parâmetros de rede são obtidos automaticamente pelo DHCP. Essa treta não serve para nada.
irreal 😀
Grande disparate que está a dizer. Existem muitos sistemas que não usam servidor de DHCP e é necessário ter IP fixo.
Não serve para vc, vai me ajudar muito, baixando para testar
Opa amigo! Tem muita utilidade sim, principalmente se você for administrador de várias redes diferentes como eu, eu uso esse software já a muito tempo, uso todo dia várias vezes ao dia, imagine você ter que setar IP fixo várias vezes por dia pra poder administrar várias redes diferentes, como seria extremamente cansativo e pouco produtivo se eu tivesse que fazer isso manualmente nas propriedades de rede do Windows… Esse programa foi uma salvação pra mim.
“Infelizmente a Microsoft ainda não implementou uma funcionalidade simples a esse nível, tal como acontece no macOS…”
Há em macos e em linux também, pelo menos nos DE principais. Corrijam pf.
MobileNetSwitch
Ainda não usei, mas parece excelente. Principalmente para quem trabalha com redes e provedor e necessita a todo momento acessar IPs diferentes que já conheça. Acessar equipamentos como roteadores e ONUs para configurar, ter um padrão para cada marca. Deve facilitar muito.
É nessas horas que nos vemos como o windows é atrasado no Linux já tem a séculos, e tantas outras facilidades a mais que só quem utiliza outros sistemas sabe.
Rodrigo tens a certeza do que estás a dizer? O Windows não terá outras tantas “facilidades” que para implementar em outros SO é preciso usar apps de terceiros?
Todos os SO têm as suas valias. Cada um para usar o melhor de cada um, ou escolher o que melhor lhe convém.
DHCP é para otarios que gostam de ter seus computadores hackeados …. melhor mesmo é o velho buraco de minhoca com IP FIXO e parâmetros pré estipulados…
Assim reduz muito um indevido acesso externo.
Não é a origem do IP que te impede de ser hackeado… O risco do DHCP é vc ingressar em uma rede maliciosa com fake DNS, por exemplo. Independentemente da origem do IP, não estando protegido, vc é um alvo de qualquer forma.
Dns Jumper – A Free DNS Changer – Sordum.org