Waze testa nova função que lhe dirá quanto terá de pagar em portagens
A par do Google Maps, a Waze é uma das opções mais populares para serviços de navegação. Ocupa uma posição de destaque devido ao grande leque de funções que ajudam o utilizador a chegar, em segurança, ao seu destino, com a próxima a ser a indicação do que terá de pagar nas portagens.
Sobretudo para quem não utilizar a Via Verde, ou viajar para fora de Portugal, será uma boa adição.
A informação aproximada do quanto terá de pagar nas portagens passará a ser apresentada, sempre que possível, dentro da aplicação. Assim, teremos já um valor aproximado que nos permitirá calcular, com mais precisão, todos os aspetos importantes de uma viagem, seja ela grande, ou pequena.
A Waze vai-lhe dizer quanto terá de pagar em portagens
De acordo com a empresa, a nova função já está a ser distribuída, chegando através de uma atualização da app para Android e iOS. No entanto, cumpre ser dito que numa primeira fase a novidade só está disponível nos Estados Unidos da América, bem como no Canadá.
Ainda assim, quando interpelada pelo Engadget, a Waze deixou em aberto a possibilidade desta funcionalidade chegar a mais países. Para já, ao que tudo indica, a eficácia e opinião sobre a mesma estão a ser estudadas nos países supracitados. A sua implementação pode ser vista, em seguida:
Ainda de acordo com a Waze, esta função para Android e iOS está a ser aplicada graças ao contributo dos editores. Isto é, socorrendo-se da sua vasta comunidade de utilizadores que foi adicionando os preços médios das portagens em vários pontos. Entretanto, as contribuições continuam a chegar.
A função está em testes na app para Android e iOS
Para o utilizador comum, esta informação pode ajudar o mesmo a optar, por exemplo, por um percurso menos oneroso. Já numa eventual aplicação em Portugal, a novidade continua a ser revestida de utilidade para um controlo mais granular dos diversos aspetos de uma viagem.
No entanto, estas informações dependerão da comunidade de utilizadores. Ainda assim, esta mesma comunidade já mostrou em diversas ocasiões o seu entusiasmo e união em torno da plataforma. Agora, resta esperar por uma distribuição global da mesma em caso de boa aceitação.
Já, por sua vez, a Google destaca a forte vertente social que tornou possível a implementação da nova função. Isto é, graças aos utilizadores dedicados, poderá ficar a saber quanto é que terá de pagar em portagens num determinado itinerário. Gostaria de ter acesso à nova função em Portugal?
Leia mais...
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Waze
Neste artigo: App, Google Maps, Portagens, Waze
O cálculo das portagens já é possível na ViaMichelin, dessa forma temos uma ideia do custos das portagens, tanto em Portugal como no Estrangeiro.
Se vier para o Waze é uma funcionalidade bem-vinda 🙂
+1 Já uso esse site desse há muitos anos
Na ViaMichellin penso que os cálculos sejam estimativa/média estou errado? Quando faço os itenerários e sigo os percursos, os cálculos das portagens nunca bateram certo já paguei mais ou menos mas nunca o valor mencionado!
Uma funcionalidade que dava imenso jeito (mas que penso ser dificil de implementar) era uma opção para evitar portagens parcialmente, ou seja, usar apenas troços pagos caso justifique quer a nível de tempo como de custo. Por exemplo atualmente, se quiser ir de Lisboa para o Algarve, se colocar a opção de evitar portagens o Waze manda dar a volta por Vila Franca de Xira, o que aumenta em muito a distancia e tempo de viagem. Justifica muito mais ir por uma das pontes e depois sair por exemplo na Marateca e apanhar a estrada nacional até ao Algarve. Se houvesse forma de o Waze sugerir rotas desse tipo era excelente…
Lol.. ir de nacional até ao algarve.. se ao menos houvesse forma do waze sugerir deixar de ser pobre..
Ahahah. Isso foi apenas um exemplo. Mas olha que se fores à noite até se vai bem, não apanhas tantos camiões e afins…