Calculadora do Windows já funciona na Web, Android e iOS
Em março deste ano a gigante Microsoft decidiu tornar público o código da sua calculadora do Windows ao mundo. O objetivo era que esta calculadora ganhasse mais funcionalidades, uma nova interface gráfica e que até fosse portada para outros sistemas.
Recentemente foi anunciado que a popular calculadora do Windows já funciona através de um simples browser, no Android e no iOS.
Nos últimos anos a aposta por parte da Microsoft em produtos Open Source é mais que evidente. Um bom exemplo é a plataforma cloud Azure, onde grande parte das plataformas é Open Source. Em 2017, 40% das das máquinas virtuais da plataforma Azure tinham como sistema base o Linux.
Desde que o código da calculadora do Windows 10 foi disponibilizado no GitHub, muitos já se dedicaram a avaliá-lo e a detetar algumas correções. Esta é uma vantagem óbvia da forma de ter o código aberto.
Calculadora do Windows já funciona através de um browser, no Android e iOS
A Microsoft passou a disponibilizar o código fonte da sua calculadora no GitHub sob a licença MIT. O objetivo é que os programadores usem o código fonte para desenvolver novos projetos, novas interfaces, novas funcionalidades, etc. Recentemente foi anunciado que a Calculadora já funciona nos sistemas operativos móveis Android e iOS e também através de um simples browser.
Para aceder à versão Web basta que clique neste endereço.
A plataforma Uno foi desenvolvida em C# com o objetivo de suportar esta calculadora em sistemas como o iOS, Android e WebAssembly. Todo o processo de adaptação está descrito na página do projeto Uno. Experimentem e deem o vosso feedback.
Download
Este artigo tem mais de um ano
Só para referir que a calculadora do Windows exibe resultados com erros quando se mistura varias operações, ao contrario da calculadora do android por exemplo.
Como exemplo basta fazer a seguinte conta simples para verem o resultado errado: 2+2×2.
O resultado deveria ser 6 de acordo com as regras da matemática e não 8 como mostra a calculadora do Windows. Na calculadora do android o resultado aparece correto.
Esse comportamento acontece na calculadora padrão. Se for alterado o funcionamento para calculadora científica, esse problema já não acontece.
Mas concordo que também na calculadora padrão as regras das precedências deveriam ser respeitadas.
Lá vem a velha questão. Depende do modo que está a calculadora. As calculadoras convencionais, a do Windows e muitas outras não usam o modo expressão. As operações são feitas sequencialmente, não usam qualquer regra de priodidadade da aritmética. Para a esmagadora maioria das pessoas no dia a dia está forma de trabalhar é mais útil. Claro que para engenharia ou estudantes o modo expressão é mais útil.
Há muito que esperava por isto. Mal posso aguardar por começar a fazer contas em browsers e dispositivos moveis. TOP
🙂
LOL
Pensei exactamente o mesmo!!!
Inovação. Já não preciso de fazer contas à mão.
No Android usa a versão paga da Hiper Calc, no ios a Pcalc completa.de longe as melhores calculadoras. Há 25 atrás nq universidade usava a HP 48G, mas estas são bem melhores.