iOS 13: evolução natural, dark mode e mais privacidade para o utilizador
O iOS 13 chegará aos utilizadores daqui a uns meses mas hoje já são desvendadas as suas novidades na WWDC19. O sistema operativo do iPhone sofreu uma evolução e agora conta com Dark Mode, Sign In with Apple e melhores serviços.
Venha conhecer as novidades!
A apresentação do iOS 13 começou por se focar na performance: FaceID 30% mais rápido e o iOS é agora 2x mais rápido a abrir aplicações.
Dark Mode
De seguida, a novidade mais marcante: o iOS 13 terá finalmente Dark Mode! A equipa de design da Apple aplicou o Dark Mode a todo o sistema operativo e serviços Apple, incluindo o teclado que passará igualmente a ter a funcionalidade swipe to write. Com a utilização de ecrãs OLED desde o iPhone X, o Dark Mode trará melhor contraste e uma experiência visualmente mais profunda.
Sign In with Apple
A privacidade também teve lugar de destaque na apresentação do iOS 13. A Apple ressalvou várias vezes a importância da privacidade e que os dados devem pertencer aos consumidores. Foi assim apresentado o Sign In with Apple!
Semelhante aos meios de autenticação da Google e do Facebook, o Sign In with Apple destaca-se por não permitir que haja rastreamento da atividade do utilizador. Para além disso, caso pretenda não partilhar as suas informações pessoais, o método de autenticação da Apple cria um e-mail próprio para a autenticação num determinado serviço.
Fotografias e vídeos: o iOS terá ferramentas mais poderosas e intuitivas
Novas capacidades de edição de fotografias, mais simples e mais intuitivas. Agora podemos também editar vídeo diretamente no iOS 13. Alias, o salto é de tal forma grande que podemos até rodar um vídeo. A presença de imagens duplicadas deixa de ser um problema, agora que a Apple tem ativa a possibilidade de descobrir estas imagens. São removidas da timeline e deixam de ser mostradas.
A visualização das imagens foi também melhorada, sendo agora ainda mais fluída a navegação nestes repositórios do utilizador. Podemos navegar de uma mosaico de todas as nossas imagens até uma dessas imagens de forma direta. Foi melhorada a deteção de locais e agora as imagens podem ser agrupadas por anos e por locais, mostrando aos utilizadores o seu passado, cronologicamente e geograficamente.
Mapas, lembretes e restantes apps nativas com novidades
A Apple tem investido imenso nos seu Mapas. Anteriormente muito inferiores ao Google Maps, com o mapeamento 3D das ruas o Mapas da Apple estará bem mais avançado, com detalhes no mapa muito superiores à versão anterior.
O mapeamento 3D das ruas permitirá navegar pelas ruas e interagir com estabelecimentos comerciais, etc... Algo idêntico ao presente atualmente no Google Maps mas com uma UX que aparentou ser bastante interessante.
Memoji Stickers
Para além dos Animoji, os utilizadores terão no iOS 13 os Memoji Stickers! Baseados nos Animoji, os Memoji Stickers são stickers personalizados para o utilizador. O aspeto físico destes stickers pode ser alterado pelo utilizador, como adicionar piercings, maquilhagem, penteados, etc.
O iOS 13 estará disponível para iPhone 6S e posteriores, incluindo o iPhone SE! Veja a lista completa:
- iPhone XS
- iPhone XS Max
- iPhone XR
- iPhone X
- iPhone 8
- iPhone 8 Plus
- iPhone 7
- iPhone 7 Plus
- iPhone 6s
- iPhone 6s Plus
- iPhone SE
- iPod touch (7ª Geração)
O que achou do iOS 13? Partilhe a sua opinião nos comentários!
Este artigo tem mais de um ano
Falta saber os dispositivos suportados…
6S e Posteriores — https://www.apple.com/in/newsroom/2019/06/apple-previews-ios-13/
https://www.apple.com/in/newsroom/2019/06/apple-previews-ios-13/
6S e Posteriores –New software features will be available this fall as a free software update for iPhone 6s and later
https://www.apple.com/in/newsroom/2019/06/apple-previews-ios-13/
Thanks. Felizmente o meu 6S ainda vai durar mais um ano! Obrigado Apple.
A partir do iPhone SE e 6s para cima.
Olhem só, a “inovação” do Dark Mode, ninguém estava à espera desta lol
Haters gonna hate, but most importantly: vêm e desejam! 😉
Já está um bocado batido esse teu paleio.
Está literalmente no título, não vi uma única foto, só vim para meter ferro.
Mais vale tarde que nunca
Por acaso o “dark mode” como deve ser é assunto sim senhor. Uso permanentemente no Mac desde que apareceu há pouco tempo (no Windows era uma opção escondida, pouco trabalhada, não sei agora já existe às claras e está em condições). No iOS (iPhone/iPad) tenho dúvidas que resulte. Só vendo.
Por isso se chama evolução, não revolução.
Revolução seria a google atualuiar o seu SO em todos os equipamentos, como faz a microsoft com o w10, e a apple.
Mas isso seria trabalhar a sério e não ser uma carraça.
iOS 13 is compatible with these devices.
Learn more about iPhone
Learn more about iPod touch
iPhone XS
iPhone XS Max
iPhone XR
iPhone X
iPhone 8
iPhone 8 Plus
iPhone 7
iPhone 7 Plus
iPhone 6s
iPhone 6s Plus
iPhone SE
iPod touch (7th generation
Quando está disponível o IOS 13?
Eu sempre tive iPhone, mas a melhor novidade que poderiam ter apresentado, era retirarem a Apple Maps e deixarem escolher a app que queríamos ter por defeito.
O Maps é mau demais !
Ta vistas aéreas as cidades não há melhor. Muito superior ao Google earth
Siri em PT-PT é que nunca mais!!!
Enfim…
E a evolução em destaque é: o dark Mode………
Se é isso que retiraste da apresentação, o problema está aí entre a cadeira e o monitor.
e o Swipe?…..deixa lá ver quando é que os outros vão conseguir ter essa inovação 🙂
Quando está disponível o IOS 13?
Setembro/Outubro 2019 para o publico geral, a versão Developer já está disponível
Algo que me chateia é as limitações do NFC.Nenhuma novidade a este nível?
Tendo em conta que a Apple anda atrasada na Siri e na inteligência artificial, estava à espera de novidades a este nível, mas aparentemente nada.
A siri em pt era bom, mas isso não estava à espera, soos pouco relevantes. Provavelmente o google assistant suportará primeiro o pt-pt.
Eles não estão “atrasados” nessas áreas. Eles foram por um caminho diferente para ter as vantagens desse caminho, tem as consequências desse caminho.
E para todos os efeitos, a Google é a única de destaque nessa área, melhor numas coisas, pior noutras, devido ao caminho diferente.