WhatsApp pode proibir as capturas de ecrã na app para smartphones
A função ainda está a ser testada na app para smartphones, mas pode não agradar a muitos utilizadores. Ao mesmo tempo, está também a ser cogitada a opção de desbloqueio através da impressão digital, ou rosto. Caso sejam implementadas, as funções trarão, com toda a certeza, um reforço para a privacidade de quem a usa.
Ainda assim, se decidir que os demais não poderão tirar um print das conversas, também não o poderá fazer.
A plataforma de mensagens instantâneas vai testando gradualmente várias funções, ainda que nem todas cheguem à versão final da app para smartphones. Ao mesmo tempo, cumpre ser dito que algumas novidades começam por ser testadas na versão Beta, para Android, ou iOS, muito antes de serem aplicadas.
Será o fim das capturas de ecrãs das conversas no WhatsApp?
Caso seja implementada, a medida seria a maior alteração à plataforma desde que chegaram as novas regras para os grupos de chat. A medida foi detetada pela publicação WABetaInfo que, desde 2014, nos tem vindo a mostrar novas funções pela plataforma desde a sua aquisição pelo Facebook em fevereiro desse mesmo ano.
Portanto, na eventualidade de serem implementadas, teremos duas situações. Em primeiro lugar, poderá restringir o acesso à app em dispositivos Android e iOS, sendo a mesma protegida pela sua impressão digital ou reconhecimento facial, de tal forma que só o utilizador registado conseguirá abrir e ter acesso ao WhatsApp.
Ainda de acordo com esta publicação, poderemos definir um período de bloqueio automático. Desta forma, se, por exemplo, estiver sem utilizar a app durante 1 ou mais minutos, esta poderá vir a bloquear-se automaticamente. Da mesma forma, o seu rosto poderá vir a ser utilizado para a desbloquear.
As novas funções a caminho da app para Android e iOS
Com efeito, esta medida viria reforçar consideravelmente a privacidade das suas conversas. Caso seja efetivamente aplicada, só você, ou outro utilizador previamente registado, é que poderá abrir esta app de comunicação. Seria, no entanto, mais um passo a cumprir antes de poder usufruir dos seus serviços.
Ao mesmo tempo, as capturas de ecrã ou prints podem vir a ser limitados. No entanto, caso o utilizador queira implementar a função, deixará de poder tirar capturas de ecrãs às conversas com outros utilizadores. Poderemos assim ter uma adesão algo modesta, e sobretudo ponderada, às novas funcionalidades em teste.
https://twitter.com/WABetaInfo/status/1117863281123897344
A medida acaba por ser similar ao sistema atual dos recibos de leitura das conversas. Portanto, se não quiser que as pessoas com quem fala saibam quando lê as mensagens que estas lhes enviam, o inverso também se regista. Isto é, também deixa de saber quando os outros leem as suas mensagens.
Funções disponíveis na versão beta da app para smartphones Android
Por fim, cumpre ainda explicar que as funcionalidades são opcionais. Já para os interessados, podem tirar proveito das mesmas em smartphones Android, na versão beta 2.19.106 da app. Aproveitamos também para dar conta das demais novidades, particularmente cativantes para quem usar emojis.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: WABetaInfo
Muito bom
Claro que continuo a poder usar outro telemovel para fotografar a conversa..
Também me lembrei logo disso.
Quero ver como dão a volta aos printscreens na versão web.
desbloqueio via fingerprint… já o faço há anos com o meu xiaomi.