Instagram e Facebook: as Stories podem dominar as notícias no seu Feed
Uma união entre o formato Stories do Instagram e o Feed de notícias do Facebook. Ou seja, uma nova forma de utilizar as redes sociais, cada vez mais homogéneas entre as plataformas. Assim, se já está habituado a vascular entre as histórias ou Stories do Instagram, por analogia, gostará desta possível alteração ao Facebook.
Ainda que esta abordagem seja, para já, um teste, vemos cada vez mais as redes sociais a convergirem.
Assim sendo, poderemos passar a ter cartões horizontais com conteúdo que o utilizador poderá folhear. Esta é a atual premissa das Stories do Instagram, sendo já um formato bastante popular. Aliás, este carrossel de cartões seria uma forma de apresentar mais conteúdo ao público e nesse sentido gerar mais receitas.
As Stories do Instagram, no Feed do Facebook
Entretanto, o Facebook está ciente da crescente importância do formato Stories. Assim, perante esta nova forma de consumir conteúdo através da rede Instagram, a sua adoção pode ser antecipada. Seria, portanto, uma forma de ambas as redes sociais convergirem, e permitirá à mais antiga fazer a transição necessária.
Com efeito, fala-se já na era pós-notícias para o Facebook, ao passo que os investidores e anunciantes já se renderam ao formato de carrossel de cartões. Aliás, a sua popularidade no Instagram para promoção de produtos é já uma constatação do óbvio, tirando também proveito da nossa curiosidade.
A estratégia assenta na utilização de uma primeira foto ou conteúdo altamente apelativo para ilustrar o carrossel, em seguida, o utilizador vai querer folhear e ver o que lhe reservam as demais páginas das Stories, sendo esta uma das novas formas de rentabilizar o Instagram e, futuramente, talvez o Facebook.
O futuro das redes sociais e da sua rentabilização
Em seguida podemos ver uma imagem, retirada da publicação de Jane Manchun Wong no Twitter que nos mostra a transição entre os conteúdos. Será, ao que tudo indica, uma forma mais intuitiva e adaptada aos atuais hábitos de consumo. Assim, teremos uma interface similar à do Instagram, mas desta vez no Facebook.
Ainda por analogia, será um novo tipo de organização que poderá favorecer o formato vertical. Algo a que já estamos habituados na rede social de partilha de imagens e vídeos, mas nem tanto na rede original.
Relembramos ainda que esta fonte, Jane Manchun Wong, tem por hábito vasculhar as versões de testes de várias aplicações. Por conseguinte, acaba por descobrir várias funções e mudanças que ainda estão escondidas, dentro das aplicações, esperando apenas pela sua ativação.
O Facebook já confirmou o seu desenvolvimento
Entretanto, de acordo com a publicação do TechCrunch, o Facebook confirmou que esta caraterística ainda está numa etapa muito precoce do seu desenvolvimento - fase pré-alpha. Portanto, é apenas um esboço ou mesmo um rascunho desta integração entre as Stories do Instagram, com o habitual Feed do Facebook.
Mais ainda, o próprio Facebook reconhece que o formato Stories vai ultrapassar a popularidade do Feed de notícias em todas as redes sociais, ainda este ano! Desde o YouTube, ao WhatsApp, o Instagram, Snapchat e até mesmo a plataforma AMP. A adoção deste formato simples e intuitivo de folhear conteúdos está a ser geral.
Facebook is testing to turn News Feed into Story Feed pic.twitter.com/83H7VWcgmD
— Jane Manchun Wong (@wongmjane) April 15, 2019
Acima podemos ver esta integração já em funcionamento. Continuaremos a ter as várias notícias e publicações a que estamos habituados no Facebook, mas muda a forma de navegar. Assim, em vez de fazer scroll, passaremos a folhear com o nosso indicador ou polegar, descobrindo novas publicações.
Os utilizadores poderão carregar uma vez para deixar o seu Like, reagir ou comentar as publicações, tudo isto dentro do carrossel de notícias. Ao mesmo tempo, temos visto as várias redes sociais do Facebook, incluindo o próprio, a adotar estas Stories. Desta forma, não se torna difícil encarar como real esta nova possibilidade.
Por fim, não sabemos quando, ou se, este formato será definitivamente aplicado em todas as redes sociais.
Este artigo tem mais de um ano
Imagem: Via:
Fonte: Jane Wong (Twitter9
Se é só para ver fotos parvas adeus Facebook
Saí faz 1 mês. Me fez muito bem pois tomava muito meu tempo. Via muita banalidade. Foi um alivio
Cada vez mais entendo porque é que alguns membros da equipa do insta sairam à uns tempos atrás!
O Zucker a tentar fundir as duas redes sociais que estavam bem separadas até agora.
SE a vontade de encontrar alternativa ao facebook era grande, então agora é gigantesca!
O Facebook já desativei, não vejo mais graça naquela rede social, agora se o Instagram virar o Facebook, vai ser outra rede social a menos
Estão a falar do mesmo facebook que viola o direitos à privacidade do utilizador e que mantem as contas sobre custodio e pede um “resgate” para enviarmos documentos como se fossem uma Autoridade de forma ilegal pois nem sabemos qual destino dos nossos documentos ? Eu sei bem, serve para enviarem para as aquelas mesmas autoridades e investigadoras que o Facebook tem protocolos, não só serve de desculpa para saber se somos contas verdadeiras mas também para vender a essas mesmas empresas.
A mesma rede social que vende os dados dos seus utilizadores e rouba informação como passwords sem o nosso consentimento?
A mesma rede social que não dá suporte manual mas sim bots que nos respondem às exigencias dos utilizadores?
A mesma rede social nojenta que numa das primeiras contas que tive impediu-me de criar páginas, fazer comentários de forma temporaria mas é uma grande mentira, é decisão permantente?
O mesmo facebook que censura, espia as nossas conversas, não respeita a nossa privacidade e que diz ser politicamente neutra mas que censura todos os conteudos Conservadores e que não agradam aos partidos vermelhos? A mesma rede social que censura comentários ofensivos daqueles que considera extremistas mas que permite comentarios ofensivos de Esquerdistas e Comunistas.
Estão a falar da mesma rede social que me bloqueou por 30 dias simplesmentr por ter feito um post de humor a dizer “terraplanistas deviam ser exterminados, novo Hitler precisa-se” ?
Estão a falar desta rede social nojenta que me baniu definitivamente a conta apos 30 dias depois de ter comentado “Os comunistas são hipocritas, os meninos podem ofender e se vitimizar e o facebook nada faz”.
A mesma rede social que tem uma varias empresas de trabalho temporário como a Accenture em Lisboa onde tem mais de 500 pessoas a fazer trabalho precário a fazer de revisor de conteudos e a obedecer aos padrões de um patrão que define o que são discursos de ódio ? (Tudo o que for oposto aos partidos vermelhos).
Esta rede social é nojenta, ja enviei documentação e a mesma desativou-me a conta novamente a pedir que tirasse uma foto com a minha cara. Assim enviei uma foto minha e fui bloqueado.
Cheira-me que que este Fakebook funciona como as listas de Samizdat. Espero que vá abaixo o mais rapidamente possivel para sempre.
Esta rede social é inutil graças a ela a burrice e o crescimento da seita Terra Plana está a crescer e com cada vez mais adeptos. Por incrivel que pareça há mais páginas e grupos sobre terra plana do que Ciência.
Agradeçam ao Zuckerberg e ao Youtube os mesmos que dizem que vão filtrar mais as Fake News no fundo sabem bem como ganhar dinheiro com a burrice alheia a gerar tanta receita.
Não sei, mas acho uma valente palhaçada isto, não vejo futuro nenhum e espero que nunca veja a luz do dia.
eu estou no facebook só por causa de comunidades e grupos de tecnologias, tlms, hardware de pcs, consolas, carspotting, trocas de ideias e peças para hondas psa carros do aço, compras e vendas.. e isso é tudo o que eu preciso e facilita o meu dia-a-dia com muitas trocas de opiniões, ajudas, informações, tudo já na hora. antes do facebook, era só olx com cenas caras e fóruns às moscas.
não pa ver tretas de story de toda a gente, eu não quero saber
não me lembro quando foi da última vez que eu quis ir ver os stories.
Deixar quieto o que está bem. Não quero misturas de FB com Instagram. Cada um no seu lugar.
Acho um absurdo! Aliás na minha opinião deveria ser banido o Facebook, Instagram, WhatsApp, todas as redes sociais em geral… Acabaram com o respeito, valores morais, aproximaram as pessoas de longe e afastaram as de perto, não existe mais amor, carinho, respeito, fidelidade, diálogo. Foram criadas para trazer desgraça, brigas, intrigas, separação de casais, valoriza o errado colocando fotos e vídeos de mulheres nuas, sem contar sites que promovem encontros e sexo virtual, mulheres dançando funk e isso tudo é enviado para várias pessoas, falta de vergonha na cara.
Concordo com absolutamente tudo.
Muito bom seu post. Parabéns! passando por aqui novamente pra acessar suas dicas incríveis, já aproveito e te convido também a dar uma passada no meu último post explicando um pouco mais sobre sobre o tema. Creio que irá se indentificar bastante ao acompanhar o que compartilho lá. Te aguardo Ok? Xau!
Pra mim deveria ser extinta a rede social.
Já tive Instagram. Cresceu muito rápido porém tive muitos problemas. Por mim até o WhatsApp tá complicado.