Captur – Screenshots com Interface no Mac
Fazer screenshots no ambiente Mac OS X é simples mas também, para alguns utilizadores, pode tornar-se aborrecido, até porque esta função tem algumas limitações.
Claro que existem aplicações super completas para colmatar o que eventualmente falte... mas acabam sempre por pecar por excesso.
Captur é uma pequena aplicação que transforma as combinações das 3 teclas num clique do rato e ainda acrescenta duas ou três novas funcionalidades.
Depois de a descarregar, basta escolher se quer instalar a versão para 32 ou 64 bits e esta ficará posicionada na barra de menus, para uma fácil acesso.
As funcionalidades passam por permitir capturar o ecrã total, uma área especifica, uma janela activa, capturar com um delay para ajustar o screenshot e permite capturar um widget... se assim for necessário.
Mas não se fica por aqui. Como sabemos, a função de captura de ecrã que nativamente acompanha o Mac OS X pode ser "personalizada" nalguns pontos. Podemos alterar a extensão da imagem capturada, o local onde esta será depositada... e pouco mais.
Captur além de fazer isso através da janela de preferências, evitando ter de procurar pelos recantos do Mac OS X, permite visualizar logo após ter feito o screenshot. Esta funcionalidade é muito importante para termos de imediato a noção que capturamos o que pretendíamos. Além disso permite que capture e edite de imediato, podendo o utilizador fazer pequenos ajustes e correcções, caso sejam pertinentes.
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Mac OS X 10.6
Download: Captur 1.3.2 [442KB]
Homepage: Captur
Este artigo tem mais de um ano
No Mac OS X é simples fazer screenshots através do atalho: cmd+shift+4 e seleccionando a area que se quer fazer o screenshot.
ou entao o ecrã completo com cmd+shift+3
cmd+shift+4 tem duas opções: a de escolha de área a captar ou se carregarmos na barra de espaços ele passa para um modo em que capta uma “janela” … não sei bem como se chama o modo..