Youtube Live – Estamos perto da televisão?
O YouTube não pode parar de evoluir. Tem dados passos decisivos e certos para se tornar o maior fornecedor de conteúdos no formato vídeo na Internet. Conseguimos passar nesse site muitas horas sempre a descobrir novidades, mas também vídeos que nos transportam a outras eras e outras alturas da nossa vida. Temos ali um verdadeiro centro de entretenimento virtualmente sem fim.
Apresar de ser muito completo ainda não consegue substituir na íntegra os normais centros de entretenimento, como a televisão, por exemplo. Apesar disso está cada vez mais perto e o novo serviço agora lançado vem colocar o YouTube um passo mais perto de o conseguir. O serviço Live vai permitir que os utilizadores registados consigam transmitir em tempo real os seus conteúdos e interagir com os seus espectadores.
Apesar de não ser um serviço novo no YouTube, apenas estava acessível para os eventos escolhidos e muito limitado. Não era público e apenas o YouTube escolhia como e quando era disponibilizado.
Apesar de agora ainda não ser totalmente público, foi aberto a um limitado conjunto de utilizadores com canais criados. Apenas aqueles que estão bem cotados juntos do YouTube tiveram acesso a este novo serviço.
Para os utilizadores finais e que são aqueles que vão usufruir dos conteúdos, foi criada a página Live, onde podem ter acesso aos programas que estão actualmente em emissão e aos próximos a serem apresentados.
Basta clicar num dos links e são encaminhados para a página do canal, directamente para a emissão ao vivo. Nessa mesma janela existe uma caixa de comentários que é actualizada em tempo real e onde o emissor pode ter acesso. Desta forma consegue-se uma grande interacção entre o público e o programa que está a ser emitido.
Outra particularidade que pode ser encontrada na página de listagem dos programas é que para cada um que esteja agendado para o futuro podem criar um alerta. Esses alertas podem ser no vosso Google Calendar, Outlook ou em qualquer outra aplicação que suporte iCal. Desta forma não vão com certeza perder os programas que pretendem ver.
Este novo serviço que o YouTube começou a fornecer será gradualmente alargado aos restantes utilizadores nos próximos meses. Esperam-se por isso a chegada de centenas de novos programas durante os próximos tempo.
Com este serviço a Google e o YouTube pretendem atacar e competir de forma feroz com os actuais serviços de streaming de vídeo que existem já pela Internet. Sabendo da capacidade da Google, é provável que surjam parcerias com alguns canais de televisão e até produtoras de conteúdos e estúdios de televisão.
Fica no entanto uma pergunta no ar... Será que algum dia o YouTube e serviços similares, vão conseguir competir com o que a televisão nos oferece hoje? Tudo indica que sim, ainda mais nas gerações mais novas, mas será necessária uma mudança de mentalidade e de hábitos para que tal aconteça. Queremos saber vossa opinião! Deixem-na nos comentários.
Homepage: YouTube Live
Este artigo tem mais de um ano
O tempo passado online tem vindo a subir, os usuários já pensam duas vezes entre comprar música no formato “antigo” ou abraçar a era digital e usar o iTunes de uma vez.
A TV seguirá esse caminho, poucas pessoas têm paciência de ficar presas a horários, todos querem “dominar” o tempo.
Com o tempo a TV se renderá à internet, seja por meio de serviços adicionais (Google TV e companhia) ou pela invasão definitiva dos computadores…
Sim. Esse é o caminho. A Google só estava limitada no lançamento deste serviço à existência de um bom sistema anti-pirataria que convença os produtores de multi-media. Talvez já o tenham a par de parcerias com os mesmos…
O nosso mundo vai ser muito diferente com certeza!…
Bom fim-de-semana!…
É tipo um Justin.TV? Ustream?
Já copiaram este artigo sem fazer referencia a autor ou ao Pplware.
“www.oxe7.com/tecnologia/5722-youtube-live-v-estamos-perto-da-televisgo.html”
Acho que este serviço está muito longe da televisão… Nao passa de fazer streaming de algo!
Para mim, não tem nada a ver com a televisão… E nao é nada de novo, tirando o facto de passar a existir no YouTube também!