Alerta: FaceTime no iPhone está a assustar os utilizadores Apple
Acaba de ser descoberto um novo e preocupante erro no serviço de videoconferência da Apple, o FaceTime. O erro permite que, ao ligar para qualquer contato com FaceTime, antes de este atender, possa ouvir o áudio proveniente do seu iPhone.
Tendo em conta as dimensões deste erro, o mesmo já se está a viralizar nas redes sociais. Trata-se de um perigosíssimo atentado à privacidade dos utilizadores mas, entretanto, a Apple já entrou em ação.
O erro em questão está a afetar todos os dispositivos Apple compatíveis com o serviço FaceTime. Contudo, a sua incidência foi particularmente sentida nos utilizadores do iPhone. Entretanto, a Apple já tomou medidas de emergência.
O FaceTime causou o pânico entre utilizadores da Apple
O busílis da questão residia nas chamadas grupo do FaceTime, também disponível para iPhone e demais dispositivos. Agora, perante a gravidade deste bug, a Apple foi forçada a desativar esta função (chamadas em grupo).
A facilidade com que todo e qualquer utilizador deste serviço podia explorar o bug e dele tirar proveito é assombrosa. Já imaginou se o seu iPhone pudesse ser utilizado como dispositivo de escuta? Bom, infelizmente foi isso que sucedeu.
Um atento à privacidade de grandes dimensões
Todo e qualquer utilizador da Apple e de um dispositivo iOS ficou vulnerável a este sério atentado. Bastava algum contato ligar através do FaceTime e, até que a outra pessoa atendesse, o áudio já estava a ser transmitido.
Durante o hiato, quem estava a ligar já estava a ouvir a pessoa para quem ligou. Escusado será dizer que a privacidade dos utilizadores era assim completamente posta em causa.
O bug do FaceTime viralizou na Internet
Ainda assim, apercebendo-se da escala deste bug, a Apple tomou medidas de emergência, desativando por completo a função de chamadas em grupo através do seu serviço FaceTime. Algo que colocou, de imediato, um pouco final na situação.
Vídeo mostra grave falha (bug) no #FaceTime da apple. Na chamada você consegue ouvir a pessoa mesmo antes dela atender. Ocorrido foi nos Estados unidos. Faça o teste do seu, nunca se sabe! Uma brecha para hackers. #tecnologia #iPhone #segurançadigital pic.twitter.com/LIQpQ9BxmR
— V7pensei (@V7pensei1) January 29, 2019
Não sem que antes a privacidade de milhões de utilizadores estivesse sujeita a graves atentados. Entretanto, vimos várias manifestações de repúdio em todas as principais redes sociais.
A ocasião foi também aproveitada para satirizar toda a plataforma de comunicação da Apple e respetivo sistema operativo. Ainda assim, o caso tomou contornos ainda mais sérios.
Como se o acesso ao áudio em tempo real não fosse suficiente, o bug do FaceTime não se ficou por aqui. Em algumas instâncias os utilizadores confessaram ter acesso também ao vídeo do outro iPhone ou dispositivo iOS.
https://twitter.com/VanityIris/status/1090102235399364614
Tal como podemos ver pelo vídeo acima, não só o áudio o utilizador estava a ser previamente transmitido, mas também o vídeo. O acesso à câmara frontal bem como ao microfone do utilizador estava a acontecer, sem que este se apercebesse.
Como replicar o bug do FaceTime no seu iPhone
- Comece uma videochamada com um contato do iPhone
- Enquanto o contato não atende, deslize para cima e selecione “Adicionar Contato”
- Adicione o seu próprio número de telefone
- Dará início a uma chamada em grupo no FaceTime
Este procedimento começará a transmitir o áudio da outra pessoa, ainda que esta não tenha atendido. Mais ainda, por vezes o vídeo da mesma também começa a ser transmitido, novamente, sem que esta tenha aceite a chamada.
Ao pressionar o botão Power, estava a dar acesso ao seu vídeo
O mais peculiar era a forma como as pessoas estavam a ter acesso ao vídeo de um outro utilizador de iPhone. Ao efetuar a chamada via FaceTime bastava clicar no botão Power, algo que normalmente utilizamos para desligar o iPhone ou rejeitar uma chamada.
Contudo, caso estivesse a receber uma chamada no FaceTime e a tentasse silenciar, pressionando o botão Power, estava a dar acesso remoto ao vídeo do seu iPhone. Não o faça.
Em suma, ainda que a Apple já tenha desativado esta opção - chamadas em grupo via FaceTime - a ofensa à privacidade dos utilizadores foi bem real. Agora, resta-nos saber a real dimensão e potenciais consequências da mesma.
Como desativar o FaceTime no seu iPhone
Para desativar o FaceTime no seu iPhone ou iPad terá que:
- Aceder às Definições no iPhone ou iPad
- Procurar ou navegar até à opção “FaceTime”
- Desligar o interruptor / botão do FaceTime
O procedimento é bastante simples e, apesar de a Apple já ter desativado a função que originou o problema, assim ficará definitivamente salvaguardado.
Como pode desativar este serviço no seu computador Mac:
- Abrir a aplicação FaceTime no seu Mac
- Selecionar o menu “FaceTime” na barra de menus
- Escolher a opção “Desativar FaceTime” ou (command+K)
Poderá ainda tomar uma precaução extra:
- Repetir o primeiro passo (acima)
- Selecionar o menu “Preferências”
- Escolher a opção “Sair do FaceTime”
Este artigo tem mais de um ano
Ifeature nada mais!
Tanta emoção para tão pouca criatividade.
Offtopic,
Alguém sabe se o Gmail da Google também está a sofrer algum tipo de ataque.
Há mais de meia hora que dá erro 404 quando se tenta entrar em algumas contas gmail(não todas).
Atenção que já foram usados vários PCs diferentes e em locais/IPs diferentes também…
Alguém está com o mesmo problema?
Feedback sff
sim por aqui tb está assim
0 problemas
sem problemas, por enquanto
Este bug ja foi descoberto e reportado à Apple há mais de uma semana… mas claro que a Apple só toma acções quando começa a haver barulho… https://twitter.com/MGT7500/status/1087171594756083713
Afinal, não é só por cá!
Agora imaginem se o ios estivesse em outras marcas, com meia duzia de telemoveis tem mais bugs que o android
Mega FAIL!
Imagino a quantidade de gente que foi descoberta pelo rementente da chamada a dizer “la está este chato a ligar novamente!” e o chato já a ouvir, ainda antes de ter sido atendido. Mas isto é uma falha de segurança incrivel. Sera que o o telefone nao nos está a ouvir constantemente, mesmo sem estarmos em chamada?
+1
Pela abragencia do problema, parece que não se fizeram VC de teste antes de dizponibilizar a funcionalidade.
…it’s a bug…they say..!
Lembro-me de acontecer isto no Nokia X2-01. Se gravássemos um audio silencioso e definíssemos como toque de chamada, quando alguém nos ligava o toque era substituído pelo microfone do telefone que nos estava a ligar! Ou seja, enquanto não atendesse ouvia-se tudo o que estavam a dizer do outro lado sem que as pessoas soubessem.
Afinal a maçã tambem tem quedas. Depois ainda dizem mal do android….
Apple desligou temporariamente os servidores do facetime groups ate corrijir este bug , embora ja tenham conhecimento dele desde o dia 14 de Janeiro , acho que isto era mais uma backdoor para NSA :p
Source: https://myicloud.info/crazy-facetime-bug-ios-12/
Ah e tal o iOS parece um relógio e tal… Esquecem-se é que há relógios que desafinam!!! Meu belo Android…
Aqui também estão bons conselhos – http://osxdaily.com/2019/01/28/facetime-bug-eavesdropping-microphone-ios-mac/
Quanto tempo o Tim se aguentará no posto?
Com este titulo se ve o fanatismo desta e de muitas paginas.
“Assustar os utilizadores”
O exame informatica tem de titulo:
“Apple apressa-se a resolver”
Ambos os títulos/descrições são de uma desvalorização tal de um erro GRAVE.
Se o bug fosse doutra plataforma da Microsoft ou da google, a palavra erro e grave estaria seguramente nos títulos.
Se a Apple não paga à comunicação social para desvalorizar os seus erros/falhas então a comunicação social e esta gente é completamente fanatica. Nem sei qual das 2 justicações é pior…
E perante esses 2 títulos, nós somos os fanáticos? Perante um “susto”, estamos a desvalorizar o problema?
Tirando aquele outro de 2014, teve alguma coisa “interessante” ?