3,2 milhões de apps maliciosas detetadas para Android em 2018
A enorme popularidade do sistema operativo móvel Android também se sente ao nível do malware! Sendo o sistema operativo mais usado em todo o mundo, é natural que o Android seja o alvo preferido de quem cria aplicações maliciosas.
Segundo um relatório recente da G-DATA, até ao final do terceiro trimestre de 2018 tinham sido detetadas cerca de 3,2 milhões de apps maliciosas para Android.
Os números apresentados agora pela empresa de segurança G-DATA falam por si. Até ao final do terceiro trimestre de 2018, já foram detetadas 3,2 milhões de apps maliciosas para Android o que significa um aumento de 40% face ao período homólogo.
Segundo os responsáveis pelo estudo, hoje em dia 8 em 10 pessoas no mundo usam um smartphone com Android e nesse sentido existe uma aposta forte por quem cria apps maliciosas.
A continuar ao ritmo que está, o ano de 2018 deverá terminar com um novo recorde. Tendo em conta que até agora foram detetadas 3,2 milhões de apps maliciosas, isto significa uma média diária de 11 700 novas amostras de malware por dia para o popular sistema operacional.
No entanto, as ameaças não são apenas ao nível do malware. A falta de atualizações ou simplesmente a não atualização dos sistemas continuam a representar um perigo para os dispositivos.
É importante também referir que o facto de existir muito malware para Android não significa que o sistema seja inseguro. Muita das vezes o problema está nos próprios utilizadores que instalam aplicações não verificadas.
via G-DATA
Este artigo tem mais de um ano
tendo em conta que em Setembro de 2018 existiam 2.6 milhoes de apps na google store é sempre bom ver noticias destas.
quando nao sabem mais….
É um somatório de aplicações totais ao longo da história – penso eu.
Quanto às 2.6 milhões de apps, significa que atualmente existem essas, mas que outras entretanto foram removidas – num total de 3.2 milhões.
Pelo menos parece-me ser esta a explicação.
Já agora,
https://www.statista.com/statistics/266210/number-of-available-applications-in-the-google-play-store/
https://www.statista.com/statistics/276623/number-of-apps-available-in-leading-app-stores/
sei bem esse relatorio, foi de la que tirei os 2.6milhoes.
e nao a tua analisa nao esta correcta..nao é o somatorio de aplicacoes totais ao longo da historia. a meu ver, é mais o somatorio de aparelhos afectados que podem ser de milhoes de apps como so 1. nao diz o relatorio so fala de samples em android. o texto original é tao sensacionalista como esta noticia, mas no caso deles fazem o papel deles que sao uma empresa de antivirus. a um blog de tecnologia fica mal copiar e colar e dizer o mesmo que os outros dizem mesmo que seja inventado.
no fundo é uma questao de marketing….1000 aparelhos afectados podem ser de uma so app. mas posso dizer que sao 1000 apps afectadas visto que cada aparelho tem essa app e a app esta afectada…mas no fundo é so uma que afectou 1000 aparelhos….
resumindo, esquecam a noticia que é so para tentar vender antivirus. saquem so apps da google store, nao deiam permissoes se desconfiarem das apps e vejam se estao a correr em background.
Sim João, pessoal com Android tem essa precaução, eu saco apps sem ser da Google Store também, é a vantagem do Android, o smartphone é meu e eu decido o que quero e não a marca nem a Google.Se tem virus? Problema meu, estava avisado.
Que????? Tu não conheces o mundo android
This statistic shows the average number of new Android app releases per day from the third quarter 2016 to the first quarter 2018. During the last measured period, an average of 6,140 mobile apps were released through the Google Play Store every day.
Existem mais apps fora da Play Store, muitas mais, que lá dentro.
Essas então em questões de segurança nem se falam.
o que estou a tentar dizer é que a noticia esta dita de forma errada. duvido que seja o numero de apps infectadas mas sim o numero de aparelhos com android infectados. uma so app pode infectar milhoes de pessoas e da estatistica de uma empresa de antivirus dar um valor elvado de aparelhos afectados…a app continua a ser a mesma e unica e nao milhoes de apps como aqui refere.
é impossivel ter 3 milhoes de apps com malware a circular por ai…so um pato que nao conhece o mundo android é que nao percebe isso.
Boa, ainda bem que apanham, ainda bem que pessoal com Android sabe que não há nada seguro e que o sistema tem falhas. Já na Apple é ao contrário, de certeza que existem milhões também mas existe aquela falsa segurança de que na Apple não acontece nada, até acontecer.
Essa “falsa segurança” rdta na tua cabeça, pois o snúmeros mostram que é factualmente mais seguro.
O que poderias dizer é que mais seguro não é igual a totalmente seguro.
Mesmo burro
já agora, existem 2bilioes de aparelhos activos por mes com android. 4milhoes por ano de aparelhos afectados é uma gota de agua…
Existe alguma aplicação que se possa instalar, assim ao género de antivírus, que uma pessoa instale no seu aparelho com android e lhe diga, que percorra a lista de apps instalada, cruze os dados com essas listas e diga que X app instalada é maliciosa?
Tu queres começar a incontrolável guerra do melhor ANTIVÍRUS
Os teus dedos.
o meu htc avisa-me quando alguma app é usada em background em demasia e pergunta se quer continuar a deixar usar. uma delas era a da tripadvisor…desinstalei logo a app. podem nao ter virus mas nao curto apps que queiram saber onde ando a cada hora que passa. ja me chega a google saber isso. a que a htc vem de raiz é a boost+. nao é um antivirus mas alerta quando alguma app abusa do nosso aparelho. tem outras funcionalidades interessantes tambem.
Cadê os usuários Linux pra dizer que Android é Linux e que Linux não tem vírus.
O que dizer sobre o Android no quesito segurança?
Fugiram como sempre.
Única coisa a dizer é que Android não é Linux. Quem diz que é compreende mal a coisa.