BMW: Mais de 25 mil veículos chamados à revisão em risco de fogo (em casos extremos)
Nos últimos anos têm-se sucedido as chamadas à revisão (urgentes) por parte dos fabricantes de veículos. Desta vez é a BMW que vai chamar às oficinas mais de 1,6 milhões de veículos em todo o mundo por causa de problemas ao nível do circuito de recirculação dos gases do escape.
Relativamente a Portugal o fabricante alemão já revelou que irão ser chamados mais de 25 mil veículos.
Segundo revela a agência Lusa, ao todo serão cerca de 25 100 os veículos da marca BMW que serão chamados às oficinas portuguesas. De acordo com o que foi referido, existe um problema no circuito de refrigeração dos gases do escape que tem de ser resolvido entretanto.
A marca já garantiu que "Não haverá custos para os clientes” e adiantou também que o processo de resolução demora entre uma a três horas, “dependendo se a parte respetiva tem defeito e tem que ser mudada, ou não”. A investigação levada a cabo pela própria BMW revelou que...
... um mau funcionamento do módulo de recirculação dos gases de escape (EGR) pode, em casos extremos, originar um fogo em alguns modelos com motores a gasóleo”. O Grupo BMW decidiu levar a cabo uma ação técnica para verificar o módulo EGR e substituir eventuais componentes danificados em possíveis veículos a gasóleo afetados
Quando combinado com sedimentos de óleo e carvão, este líquido pode tornar-se combustível. Devido às altas temperaturas dos gases de escape nesta unidade, estes depósitos podem inflamar-se e provocar, em casos extremos, um fogo
A marca disse ainda que temos os proprietários cujo veículo esteja afetado por este problema serão contactados. Sabe-se também que este problema afeta veículos da marca que foram produzidos entre agosto de 2010 e agosto de 2017.
De relembra que já em agosto deste ano a BMW chamou à oficina 324 mil carros na Europa por risco de incêndio.
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
Ui se fosse a Tesla era o fim da marca!
Creio que onde se lê: “…problemas ao nível do circuito de refrigeração dos gases do escape.” deveria lêr-se recirculação e não regrigeração. De grosso modo falando, a EGR é um mecanismo que reencaminha gases de escape para o motor para que estes sejam novamente “queimados”. Aumenta consumos, diminui potència e vida util do motor.
Mas supostamente diminui as emissões, é o que interessa às entidades reguladoras…
Boa noite
E quem tem carros importados de fora como vai saber se tem que ir á oficina ou não?
Estou na mesma situação, alguma novidade para os importados?
Podem validar no site abaixo se está abrangido pelo recall ou não:
https://www.bmw.pt/pt/topics/offers-and-services/personal-services/recall-acoes-tecnicas.html