PES 2019, o melhor ainda está para vir…
Decorreu recentemente na Cidade do Futebol a apresentação de PES 2019, aquele que se espera o melhor PES dos últimos anos e que, a avaliar pelas novidades e trailers já revelados se apresenta em muito boa forma.
A apresentação contou com a participação de Kei Masuda San (Assistant Producer), Asin Tanvir (Online and Social Media Manager) e Lennart Bobzien (PES Brand Manager).
Com lançamento previsto para finais de agosto (para PC, Xbox One e Playstation 4), as expetativas estão elevadas em relação a Pro Evolution Soccer 2019. Não será absurdo algum indicar que as exigências para a edição deste ano vão muito além de gráficos melhores ou atualizações de equipas e planteis mas, por aquilo que temos vindo a saber pelos comunicados e trailers que a Konami tem revelado, podem-se esperar muitas novidades (algumas mais importantes que outras).
Contudo nem tudo começou da melhor forma para PES 2019. A perda das licenças da Champions e da Liga Europa foram certamente um revés importante para a marca mas o certo é que a série, que já anda por cá há muitos anos, mostrou novamente a sua força e determinação em permanecer por muitos mais. E isso ficou logo demonstrado com o convite feito a David Beckham para dar a sua cara pelo jogo (e sendo capa da Legend Edition). A capa da edição "standard" terá Coutinho do FC Barcelona.
Champions, Liga Europa e Licenciamentos
A perda da Champions e da Europa Leaque, teve entretanto um condão especial. Com a perda dessas licenças e tal como a marca japonesa já tinha admitido, ficaram as portas abertas para a Konami virar a agulha para outros pormenores (pormaiores???) também importante do jogo, como por exemplo, a questão dos licenciamentos.
Infelizmente parece que vamos continuar com os velhos problemas de licenciamento de nomes de muitas equipas e jogadores mas alegrem-se... a lista de ligas e respetivos clubes e jogadores tem vindo a engrossar. Já aqui tinhamos indicado que a nossa Liga NOS estará totalmente licenciada mas muitas mais já estão confirmadas, tais como a Russian Premier League, a Superliga Quilmes Clásica da Argentina, a Superliga da Dinamarca, a Raiffeisen Super League da Suíça, a Ladbrokes Premiership da Escócia ou a Jupiler Pro League da Bélgica.
Tal com na vida real, antes de cada época arrancar, existe a Pré-temporada na qual decorrem alguns torneios de renome internacional. Por exemplo, a International Champions Cup que se encontra a decorrer. Esses torneios estarão presentes em PES 2019.
Jogabilidade
Entretanto, espera-se também que PES 2019 traga uma jogabilidade melhorada em relação à apresentada em 2018 (que já se encontrava muito boa). Movimentos motores dos jogadores ainda mais soltos e realistas, ressaltos de bola e efeitos decorridos de colisões, ... serão pormenores que se esperam ainda mais refinados e que o FOX Engine é capaz. Aliás, se algo podemos ter a certeza é a que vamos encontrar em PES 2019 toda a excelência gráfica a que a série nos tem habituado ao longos dos tempos, e como podem ver pelas diversas imagens novas que revelamos neste artigo.
Mas voltando ao pormenor técnico-tático dos jogadores, a Konami já indicou que em PES 2019 serão introduzidas cerca de 11 novas habilidades que irão ajudar a individualizar cada jogador. Tratam-se de habilidades tais como rodar com a bola, passe sem olhar, o próprio estilo de controlo do esférico, o remate na passada e o remate em ascensão. Estas novas habilidades aumentam para 39 o total no jogo. Um dos efeitos que esperamos ver na prática são as alterações feitas no sistema de dribles. A fluidez e animação dos dribles passa agora a basear-se numa série de fatores, como o posicionamento do jogador e da bola na linha defensiva, movimentos de finta precisos para contornar pela lateral e perceção da proximidade dos adversários ao virar.
A Fadiga Visível é um conceito novo em PES e que traz alguma curiosidade. Acima de tudo corresponde à remodelação e reestruturação do sistema de resistência de cada jogador. Os jogadores darão indicações visuais claras quando estiverem cansados, com o nível de resistência a ter impacto no modo como jogam. A forma como geres os jogadores durante um jogo e o momento das substituições pode fazer diferença no resultado.
Lendas do Futebol
De regresso estão também as lendas do futebol. Nesta edição de 2019, poderemos contar com o regresso de muitas caras que já fizeram magia pelos relvados do Mundo inteiro e que certamente irão fazer muitos jogadores a sorrir de nostalgia. Jogadores como Oliver Khan, Luís Figo, Lothar Mathaus, Ivan Zamorano, Pavel Nedved entre muitos outros, já estão prometidos e irão fazer as delicias dos mais saudosistas certamente.
A Konami revelou também que a demo de PES 2019 estará disponível a partir de 8 de agosto.
PES 2019 estará disponível a 30 de agosto para PC – via Steam -, Playstation 4 e Xbox One.
Este artigo tem mais de um ano
Bem… se não permitirem load de custom Option Files na Xbox One… lá terei de me voltar mais um ano para FIFA.
Mas ainda não percebi quem é que não deixa? A Konami ou a Microsoft?
Microsoft.
Faz muito tempo que a questão Pes ou Fifa teima em movimentar os foruns. Este ano quis investir parte do meu tempo a fazer a minha avaliação em 1a mão. Porque me é indeferente que o jogo digital de futebol que mais me diverte tenha o nome de Fifa ou de Pes, o que me importa é passar uns momentos divertidos. Assim fiz, a meu gosto usei e abusei do Fifa 2018 e do Pes 2018. Sem hesitar dou preferência ao Pes 2018. E neste caso, respeitando o tema do artigo e comentar o mesmo, é o Pes 2019 que vou escolher para me divertir para a próxima época de futebol. No Pes 2018 o que menos gosto é o sistema de compra de jogadores no modo myclub. Fico na expectativa de que venha diferente no Pes 2019. A falta da CL e da LE é algo que não me fará diferença alguma, pelo quão desafiante é o modo myclub, nem dou por falta dessas competições.
Pes é Pes 🙂
Boa tarde
Gostaria de saber o que distingue as varias versoes do jogo, por exemplo, qual a diferença entre a ediçao bundle e a versao normal.
Obrigada
Tal como a tradução literal do termo “Console Bundle” indica (“pacote de consola”), trata-se de um produto de venda que engloba a consola, acrescentando algo mais como mais-valia ao pacote.
O mais comum nos tempos que correm, são os bundles de jogos específicos. Basicamente tratam-se de packs que englobam a própria consola mas que também vêm com o jogo que dá nome ao bundle.
Existem ainda outros bundles que acrescentam outros acessórios e muitas os acessórios/controladores ou a própria consola apresentam motivos/cores relativos ao jogo que dá nome ao bundle.
Acima de tudo, a ideia a reter, é que um “console bundle” corresponde a um pack que contém a consola e algo mais (jogos, filmes, acessórios, motivos,…)
Gostei muito