PplWare Mobile

Dia 8 de Fevereiro é o Dia da Internet Segura

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Marisa Pinto


  1. Pedro Pinto says:

    Excelente artigo Marisa. Esperamos que os nossos leitores deixem a sua opinião relativa à segurança na Internet (que é um assunto cada vez mais delicado..)

  2. Tiago Andre says:

    Axo que sou um daqueles casos raros que nao usa anti-virus no pc, porque me lentifica o pc, mas sim nunca abro ficheiros suspeitos

    • Corvus says:

      Não precisas de abrir ficheiros suspeitos. Ainda hoje estive a limpar um bicharoco aqui do portátil que apanhei ao ir a um site fidedigno (sim, tem a sua piada… não apanho bicharada à anos e vou logo apanhar um no dia da internet segura). Todo o cuidado é pouco, que os parvalhões que criam essas pragas sabem bem como as propagar 😉

  3. João Costa says:

    Isto é tudo muito bonita, é verdade e tal, mas esta questão!?

    Tem controlo sobre o tipo de sites visitados pelos seus filhos?

    * Não, pois confio neles
    * Não, porque não tenho que saber
    * Sim, estou atento e vigio-os
    * Sim, porque costumo verificar por onde andaram

    E quem não tem filhos? Eu sei que não é obrigatório, mas podiam por essa opção!

    Obrigado =)

  4. Emannxx says:

    Não dá para ver os resultados do questionário?

  5. Luís Soares says:

    “Conhece algumas ferramentas que o protejam enquanto navega?”

    e se eu conhecer 2 das mencionadas?
    qual respondo?

    lol

  6. Pedro says:

    A gente anda na internet porque temos de andar mas somos constantemente espiolhados por adds, cookies, e pior, pelos próprios sites, mesmo que seja para fins estatisticos (a maior parte vai mais longe e tentam criar perfis) que direito têm ? Imaginem que as nossas conversas passam a ser escutadas com o argumento de que nos conhecer melhor o zé da esquina pode-nos prestar um melhor serviço. Privacidade na internet ? Só com proxys e outros sistemas mais avançados e mesmo assim o utilizador comum não tem hipóteses. A internet é o caldo dos oportunistas que se servem de dados pessoais e confidenciais para ganharem dinheiro, e alguns são hoje em dia firmas de biliões graças aos nossos dados. A comissão europeia faz bem em apertar com a google por causa do google analytics, mas não chega, têm de ir mais longe, sites de rankings, etc.

    • Luís Soares says:

      Sinceramente, acho que isso é alarmismo… porque o continente e o modelo também devem saber que lá vais e fazem estatísticas e ninguém sabe se as vendem.

      Desde que sigamos as medidas de segurança básicas (tal como segues no modelo/continente), acho que não há motivo para alarmes.

      Relativamente ao analytics apenas se obtém informação global, padrões, etc. Nada de uma pessoa em específico.

      Os cookies só são acedidos pelo site que os criou.

      Os sites só têm os dados que lhes damos. Se não quisermos dar não damos. Claro que se dermos podem vendê-los mas isso pode acontecer no modelo/continente. É uma decisão nossa confiar ou não.

      Os ads também não podem fazer muito. O browser não lhes permite aceder ao conteúdo da frame onde se inserem nem aos dados no nosso PC.

      Esta temática da “Internet segura” só faz sentido se falarmos de spam, malware, spyware, browsers inseguros, hacking, profiling, key loggers, phishing, cyber bullying, conteúdo impróprio para crianças, etc.

    • Ana says:

      Concordo com o Luís, o post do Pedro é alarmismo puro e duro e parece conversa de velho do restelo: “Temam o que não conhecem! Ai que é o fim do mundo!”

      Não são os proxies que vão proteger dados (hoje em dia a privacidade é uma regra na internet), mas sim o cuidado que o próprio tem com os seus dados.
      O Utilizador só dá a conhecer de si o que quer. Nenhum sistema vem roubar os nossos dados.

      Tenham cuidado com a informação que metem no facebook e chats, porque aí sim, é que se podem dar dados sobre onde se mora, contactos, fotos e a realização eventuais encontros. Nunca se sabe quem está do outro lado e muitas vezes os violadores e assassinos procuram este meio para encontrarem as suas vítimas e claro que usam conversas e fotos de pessoas comuns para conquistarem as amizades fatais.

      • Pedro says:

        Até pode ser alarmismo, mas pago em dinheiro no modelo e não tenho nem quero cartão modelo. Mas também falei na questão do facebook, google, etc

        O google para quem tem uma conta no gmail, basta aceder e depois navegar, que fica a saber por onde a gente anda, o que pesquisa, onde se tem conta, o que se comprou e quanto, onde se encontra com a geo localização, etc é um manancial. Quanto ao Facebook e idênticos estao incluidos nos bilionários que usam os nossos dados, afinal eles vivem de alguma coisa ou pensam que dão tudo gratuito ?

        Eles sabem aquilo que vocês não sabem e no futuro até vos vão dizer o que vocês ainda nem sequer perguntaram.

        http://googlediscovery.com/2008/12/06/descubra-o-que-o-google-sabe-sobre-voce/

        http://tecnocracia.com.br/582/o-google-sabe-quem-e-voce-tinha-alguma-duvida/

        Há muitos mais e de mais qualidade até, foi só para ilustrar

        • Luís Soares says:

          Pedro,

          Acho que não precisas ver as empresas dessa forma..
          Porque só tem uma conta Gmail quem quer.. só activa o histórico de pesquisa quem quer.. só activa o google latitude quem quer..
          e não é por o google me colocar um anúncio para emagrecer porque eu estou gordo que vou achar que os meus dados estão em perigo.
          A google até é uma empresa que considero transparente:
          https://www.google.com/dashboard

          Vi os sites que deste.. sim é 1 facto que eles sabem tudo isso.. mas a questão é: usam-no para os fins diferentes do que afirmam?

          Sabes que ao mínimo perigo com os teus dados.. seria colocada em grande perigo de sobrevivência pela imprensa.. mal isso se soubesse.. e eles não querem isso.. nem a Google nem o Facebook nem a Microsoft nem a Apple…

          Claro que a Google tem os seus senãos.. afinal de contas é uma empresa! não é uma instituição de caridade…

          Por outro lado, não se pode oferecer tanta coisa sem com isso saber algo das pessoas. O banco não te pode guardar o dinheiro sem saber quanto lá tens, onde vives, etc. se não confiares guardas o dinheiro debaixo do colchão? é mais seguro?

          Ao enviares cartas pelos CTT, eles podem-te abrir a correspondência e ler.

          Ao usares o telemóvel da TMN eles podem saber MUITO MAIS sobre ti que o Google. Deixas de usar telemóvel e cartas? Passas a usar sinais de fumo?

          Desculpa a ironia.. mas é mesmo necessária para me explicar 🙂

          • Pedro says:

            🙂 Claro que não, mas posso dizer-te que tudo isto está no começo, houve mesmo gente da google a confirmar o que disse, as máquinas estão cada vez mais inteligentes, mas em relação ao telefone apenas te digo que uso quando os assuntos assim o exigem sistemas de comunicações encriptadas, e quanto a isso mais não digo. As razões são como os números, tudo depende da maneira como forem tratados e quanto ao uso não quer dizer que não se saiba. A informação é poder e mesmo sem a usares directamente podes tirar partido dela, para te dar um exemplo os mercados financeiros sabem-no e atenção não me refiro ao mero insider trading. Sabes porque muita gente não avança para cargos publicos ? Há quem saiba.

            NAVEGAR NA INTERNET É COMO ANDAR À CHUVA E HÁ QUEM USE CHAPÉU E QUEM NÃO USE 🙂

          • Luís Soares says:

            Sim,
            então com a video-vigilância, com o uso de cartões de débito/crédito, com o uso de telemóveis, sabem sempre onde tu andas. O ideal então é ficar em casa 🙂 com tudo desligado!

          • J Pedro says:

            Bem com as imagens de satélite das casas e video-vigilância a privacidade está efectivamente limitada embora existam formas de ludibriar os sistemas(uma das formas de baralhar os sistemas é dar-lhes informação contraditória e em quantidade de forma a dificultar-lhes o tratamento), mas o facto de teres a privacidade limitada não quer dizer que por causa disso se abdique do resto.
            Ficar em casa não resolve nada, até aí te vigiam, especialmente se abdicares dos teus direitos de privacidade na net, como vês passámos da net para o exterior da casa e já voltámos ao interior. Para resumir a privacidade hoje em dia está limitada mas isso não quer dizer que abdiques do te resta dela.

          • J Pedro says:

            É verdade que a privacidade já é limitada mas isso não quer dizer que se abdique do que dela resta, se assim for não adianta nada ficar dentro de casa.

            Hoje em dia é um problema porque até em casa a privacidade é posta em causa.

  7. Ana says:

    Há um site que costumo visitar que tem boas dicas sobre este assunto…

    http://maistutoriais.com/web/as-dicas-de-seguranca-mais-importantes-na-utilizacao-do-pc-e-da-internet/

    Aqui fica a sugestão 🙂

  8. Pedro says:

    Boas, deixo aqui o link de um projecto português voluntário que também tem o objectivo de sensibilizar as pessoas para a utilização da Internet em segurança:

    http://tueainternet.sapo.pt/

    Espero que seja útil.

  9. Hugo Cura says:

    Muito bom artigo. É de facto um tema preocupante.

  10. Fairwind says:

    Já que falamos em seguridade na internet, anda por ai a circular um mail (recebi-o hoje) do BANIF numa tentativa de phising: a dizer que foi efectuado uma transferência bancária, no meu caso até é caricato pois não tenho conta em tal banco.

  11. zp says:

    Esta ideia do questionário é boa. Devia-se ver o resultado no fim de respondermos e devia ter um dia da semana fixo, à imagem do que acontece à sexta ^_^´

    • Marisa Pinto says:

      🙂 Os resultados dos questionários depois vão ser apresentados assim num artigo todos bonito 🙂
      Que género de inquéritos é que gostariam de ver mais aqui no pplware?

      Cumprimentos, e naveguem com segurança 😛

  12. António says:

    Respondido! Bom artigo! eheh

  13. Nuno Rodrigues says:

    pessoal um offtopic, como faço para limpar virus da minha caixa de email de hotmail?
    todos os dias encontro na caixa de correio emails do tipo: Delivery Status Notification (Delay)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.