Análise Motorsport Manager (PC)
As luzes apagam-se e chega a hora de mais uma corrida, todo o esforço e dedicação do fim de semana vão ser finalmente postos à prova. A afinação do carro, os mecânicos, a escolha dos pneus, a estratégia das paragens entre outros fatores vão rapidamente ditar o sucesso ou o insucesso da corrida.
Bem-vindos a Motorsport Manager.
À primeira instância ganhar uma corrida até pode parecer fácil, contudo em Motorsport Manager vais perceber que a tua estratégia terá que ir mais longe que uma corrida apenas, pois vários acontecimentos se vão cruzar no teu caminho e as tuas decisões vão influênciar as próximas corridas e quem sabe comprometer a conquista do campeonato mundial de construtores.
Motorsport Manager é o tipo jogo de simulação, tal como outros jogos de simulação mais conhecidos como Football Manager, onde somos levados na experiência de gerir uma equipa contudo neste título não se trata de uma equipa de football mas sim de uma equipa de desportos motorizados onde a estratégia e as nossas decisões vão claramente influenciar os nossos resultados no fim da época, Antes de passarmos aos detalhes faz sentido explicar um pouco da evolução deste jogo nos últimos anos.
Motorsport Manager poderá não ser propriamente uma novidade para todos os fãs dos desportos motorizados e embora tenha sido sido lançado em 2016 para PC, MacOS e Linux, o seu início deu-se em 2014. Este jogo foi inicialmente lançado para iOS e depois de um considerável sucesso no sistema mobile da Apple, foi em 2015 portado para android onde teve igualmente um enorme sucesso. Com o jogo a mostrar bons resultados tanto nas críticas como em termos comerciais foi então, em 2016, com o apoio da Sega lançado para desktop onde os resultados foram novamente muito bons.
Em 2017 acabaria por sair uma segunda versão de Motorsport Manager Mobile esta, embora um mais simples, já se encontrava mais aproximada da experiência do jogo para desktop.
Motorsport Manager tal como já foi referido nesta review é um jogo de simulação desenhado pelos estúdios da Sega e Playsport. Neste jogo temos a possibilidade de escolher vários modos de jogo, embora a mecânica seja a mesma estes vários modos trazem ao jogo mais alguma longevidade.
O modos de jogos existente são o carreira, single race e o challenge, temos ainda a possibilidade de aceder ao STEAM Workshop onde temos acesso a alguns mods criados pela comunidade e que nos permitem jogar noutros cenários mais realistas de formula um, como por exemplo, correr na época de F1 de 2017 ou 2018 com as marcas e os pilotos reais de F1.
Nesta review vamos falar principalmente do modo carreira que como qualquer bom jogo de simulação começa pela caracterização da personagem principal do jogo, ou seja, tu próprio.
Depois de escolheres a tua personagem poderás escolher qual a série de carros que pretendes gerir, aqui infelizmente o jogo só traz a série de Formula 1 e para termos acesso a outras series como GT ou Endurance temos que pagar um valor extra.
Independente da nossa vontade em pagar mais para ter outras séries, uma coisa é garantida Motorsport Manager vai trazer-nos umas quantas horas de entendimento deixando essa decisão de comprar outras séries para mais tarde.
Como jogo, Motorsport Manager vai agarrar os fãs de Desportos Motorizados pois vai leva-los a sentarem-se no lugar de diretor de equipa e tomar várias decisões que serão criticas para o sucesso ou insucesso da equipa no campeonato. Uma das primeiras decisões passa por escolher o patrocinador da equipa e escolher um melhor patrocinador é algo bastante importante pois terá um impacto significativo nos nossos resultados financeiros ao longo da época e consequentemente na nossa capacidade financeira para investir no carro, sendo o carro um dos principais fatores para o sucesso da época.
A fiabilidade das peças e o investimento na melhoria contínua é algo também muito importante, pois senão tivermos peças fiáveis a probabilidade de termos vários problemas com o carro ao longo das provas é enorme e como consequência nunca conseguiremos ter uma corrida limpa e sem problemas que afetem os resultados da nossa equipa.
Outro dos aspetos fundamentais são as equipas de engenheiros e a equipa do pit stop. Uma equipa técnica composta pelos melhores engenheiros permite-nos evoluir mais rapidamente as várias peças do carro e ter uma maior performance e fiabilidade ao longo da carreira. Ao longo do jogo e de acordo com as provas que vamos realizando temos que ir gerindo esta relação de performance e fiabilidade que vai variando também de acordo com a forma como alocamos mais ou menos elementos da nossa equipa de engenheiros em cada uma das componentes.
A equipa do pit stop é igualmente importante para um bom resultado na corrida. A seleção e alocação dos melhores mecânicos é bastante importante para cometer o menor número de erros no pit stop. É igualmente importante gerir a fadiga destes mecânicos para que a probabilidade de cometer erros seja menor.
Depois de todo o trabalho fora do paddock chega o tão esperado fim de semana de prova onde existem várias fases determinantes para que tenhamos um bom resultado. Desde a seleção dos pneus, passando pela afinação do carro e a gestão da condução dos nossos pilotos, cada prova promete um conjunto de momentos decisivos para obtermos um bom resultado final.
O primeiro passo, do início da prova, começa pela seleção dos pneus. Por cada um dos pilotos, temos a possibilidade de selecionar entre quinze conjuntos de pneus. Sendo que existem 3 tipos, Soft, Medium e Hard sem contar com pneus intermédios e de chuva que estão sempre disponíveis num numero fixo. Ainda assim cada tipo de pneus tem o seu desgaste e o seu nível de aderência. Os pneus soft desgastam-se mais rápido mas têm melhor nível de aderência dando mais poder ao piloto para arriscar; ao contrário, os pneus hard têm uma aderência que não é tão boa mas a sua duração é significativamente superior o que nos permite fazer mais voltas sem parar nas boxes.
Sobre a afinação do carro vamos recebendo feedback do piloto durante os treinos práticos e a qualificação. Podemos assim, e tendo em conta o feedback do mesmo, ajustar os ângulos das asas (dianteira e traseira) a pressão e o ângulo dos pneus entre outras partes. Esta parte é muito importante para que o piloto possa estar satisfeito com o estado do carro e consequentemente fazer melhores tempos e apresentar a melhor performance na corrida.
Durante a corrida temos a possibilidade de dar aos pilotos (individualmente) ordens sobre a abordagem da estratégia da condução. Assim sendo podemos pedir ao piloto para conduzir de forma mais agressiva para tentar ultrapassar. Contudo temos que ter em conta que ao optarmos por uma estratégia deste género poderemos ter problemas com o combustível ou com os pneus e que teremos que parar mais cedo e mais vezes nas boxes devido a isso.
Existem para além de toda esta gestão da equipa também a possibilidade de fazer scout a novos pilotos e ainda de evoluir as nossas fábricas de produção de partes do carro, simuladores, pista de testes, etc...
Veredito
Para quem gosta de jogos de simulação e Formula 1, Motorsport Manager vai certamente proporcionar umas boas horas de entretenimento, embora o jogo não tenha o grafismo mais fantástico do mundo, toda a dinâmica da gestão da equipa e as decisões que temos que tomar no decorrer das provas fazem com que seja muito cativante e que nos leve a querer jogas mais e mais horas.
Um fator que aumenta significativamente o interesse no jogo é o facto de existirem conteúdos personalizados pela comunidade o que nos permitem poder gerir uma equipa de Formula 1 real como a Mclaren, Ferrari, RedBull ou Mercedes enquanto que outro aspeto interessante é o facto de estar disponível para equipamentos móveis (embora não possamos dar continuidade aos mesmos “saves” que temos no PC) podendo levar o jogo connosco para qualquer lado.
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