Google Docs permite streaming de vídeos
A Google dá passos largos para tornar a sua suite de produtividade, o Google Docs, numa ferramenta muito mais completa e que tirará qualquer dependência ao PC que usamos. Vamos poder usar a edição e criação de documentos em qualquer lado e vamos também ai alojar os nossos ficheiros como se tivéssemos uma drive alojada na Internet.
Lentamente o véu vai sendo levantado e vão sendo apresentadas novidades que apontam o caminho que está a ser seguido. Primeiro foi o alojamento de ficheiros de qualquer tipo e agora é apresentada a possibilidade de termos a reprodução de vídeos que tenhamos alojados no Google Docs.
Foi então apresentada no final desta semana esta nova funcionalidade no serviço de documentos da Google. Podem alojar ficheiros de vídeo e partilhar com quem entenderem esses links e assim terem um alojamento web para esses vídeos.
Naturalmente que esses ficheiros vão ter de partilhar o espaço com outros ficheiros que tenham já lá armazenados e existem algumas restrições, quer no tipo de ficheiros, quer no tamanho e formato do vídeo.
Formatos suportados:
- WebM files (Vp8 video codec e Vorbis Audio codec).
- MPEG4, 3GPP and MOV files - (h264 ou mpeg4 video codecs e AAC audio codec).
- AVI (many cameras use this format - typically the video codec is MJPEG and audio is PCM).
- MPEGPS (MPEG2 video codec e MP2 audio).
- WMV.
- FLV (Adobe - FLV1 video codec e MP3 audio)
As outras restrições que a Google coloca nesses ficheiros são as seguintes:
- A resolução máxima para reprodução é de 1920 x 1080.
- Comprimentos de áudio e vídeo devem ser iguais.
- O áudio e o vídeo devem começar e terminar ao mesmo tempo.
- Arquivos de vídeo enviados podem ter até 1 GB
A Google recomenda ainda que façam o upload dos vossos vídeos no formato original e na maior qualidade possível. Naturalmente que quanto maior e de melhor qualidade for esses vídeo mais tempo demorará a ser processado, mas terá uma qualidade melhor. Outras
Depois de terem carregado o vídeo para os servidores da Google, e este processo é idêntico ao carregamento de qualquer outro ficheiro, este será processado e será apresentado na lista de ficheiros acessíveis na interface principal do Google Docs.
Ao clicarem nesse ficheiro será aberto um novo separador ou janela e ai poderão ver o vídeo. Nesse separador/janela será ainda apresentada outra informação, relativa ao arquivo, incluindo o proprietário (seja o arquivo compartilhado ou não) e quando o arquivo foi carregado.
É ainda possível fazer download de versões anteriores do arquivo, mas não é possível visualizar essas versões no player. Se quiser reproduzir uma das versões mais antigas, será necessário excluir as versões mais recentes e aguardar que seja processada.
Estejam atentos ao que a Google vai começar a libertar e a disponibilizar nesta plataforma pois a apresentação do serviço Office Web Apps pela Microsoft veio dar um pouco mais de animo a esta disputa e de certeza que o Google Docs vai evoluir para algo mais que uma simples suite de produtividade na Internet! Os primeiros passos estão dados e muito em breve vamos ver outras novidades.
Homepage: Google Docs
Este artigo tem mais de um ano
Muito bom, pena que só tenhamos 1Gb de limite.
Já só uso o Google Docs!
Espero ansiosamente é pelo acesso offline aos docs, visto que uso Linux e o google gears não funciona com o firefox mais recente ou com o chrome…
“Outras” quê?
O SkyDrive dá-te muito mais espaço de armanezamento e o tamanho máximo de cada ficheiro são 50MB.
Exacto e normalmente porta-se melhor com as formatações. Mas o Google Docs tem um sem fim de funcionalidades, o melhor era ter as duas coisas num só 🙂
Irá melhorar ainda mais concerteza!
Tenha em sua casa mais canais que SKY, NET e TVA juntas
http://www.tvdigitalnopc.com.br