PplWare Mobile

Computadores da OLPC a 175 dólares

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Ricardo Ferreira


  1. dc says:

    lol

    O responsável pela iniciativa afirma que, apesar do projecto estar dirigido a nações desfavorecidas, a situação norte-americana também necessita de alguma atenção.

    Em vez de venderem armas a baixo custo, vendessem computadores… isso é que era de valor! A criminalidade informática bem podia aumentar, mas isso só lhes favorece, pois se á criminosos informáticos, quer dizer que á gente esperta, e antes termos gente esperta a “matar” serviços de estado, do que gente pouco esperta a “matar” cidadãos.

    E já agora, cá em Portugal??? Temos ai muitas zonas rurais que bem precisavam duma ajudinha, e nas cidades também, pessoalmente nunca tive um PC portátil, se pusessem á venda este equipamento, era bem capaz de o adquirir por esse preço e fazê-lo um Moding e um Update ao Hardware, visto o Design ser um pouco infantil, parecem aqueles computadores da Concentra do Batatton e do Noddy ou caraças!

    lol

  2. Blackbit says:

    Não percebo essa ideia de restringir o XO aos países subdesenvolvidos. Se vendido nos países ditos de 1º mundo, aposto que também aí teriam um grande sucesso e possivelmente ajudaria a baixar o preço do XO para ser vendido nos de 3º mundo.

  3. Pecola says:

    Realmente… se é para um, é para todos! Entendo que o objectivo primário devesse ter sido para os países subdesenvolvidos… Projectos dessa natureza trazem sempre teras de subsídios governamentais e não governamentais à mistura. Mas se já estamos na fase de puxar a brasa à nossa sardinha, também quero ter direito a um!

  4. Knozer says:

    ya tambem eu queria e penso que quantos masi produzirem melhor pois a produçao em serie reduz o preço

    Anyway o PC aumentou 75% de preço :S

  5. Navyseal says:

    A China também vai lançar o seu e o MIT também, por isso é possível que o preço venha a baixar dada a competitividade.

    Portugal deveria aproveitar e requisitar alguns afinal temos uma grande taxa de infoanalfabetismo.

  6. UKN says:

    Acho bem,

    Mais valia por isso a $500 e assim dava mais status quo a quem comprasse um …

    Se eles se vêm gregos pra comprar comida, quanto mais essas porcarias.
    Enfim …

  7. Anibal Ferreira says:

    @UKN a 500$ ( 😀 )
    Libia, Nigéria, Paquistão e Tailândia? estou mesmo a ver que vão acabar no mercado negro ao triplo do preço.

  8. dc says:

    @UKN

    Quem encomenda e compra este material são os governos e empresas de telecomunicações ou de outras áreas.

    Depois enchem os computadores de publicidade e restrições a nivel do software e oferecem-nos de mão beijada á população e depois vão ver publicidade para os mídia e ganham fama por ajudarem os mais pobres quando estão apenas a fazer markting.

    O exemplo mais rápido a que chego é o caso dos telemóveis, hoje em dia vêem com o logo da operadora na carcaça do telemóvel e o firmware modificado cheio de publicidade da operadora, só que eles vendem os telemóveis mais baratos, não os oferecem, mas o exemplo da publicidade é o mais semelhante.

    CUMPS

  9. Maria says:

    Tristes cenas de um Triste Mundo…
    Tantas e tantas coisas bem mais importantes para fazer, enfim…
    Cumps.

  10. helder says:

    pessoal eu estive no encontro nacional de informática onde houve 1 palestra de 1 senhor envolvido neste projecto e esse brinquedo apanha wireless a 1 distancia de 1,5km 😮 e pode servir de a.p

  11. Carlos says:

    @Todos
    Vejam lá se começam a pensar um pouco em vez de inventarem teorias da conspiração aiaiai
    È uma iniciativa de louvar e sim tem todo o mérito em Paises de 3º mundo, nunca no nosso consumista Portugal o Pais nº 1 da Europa em consumo de novas tecnologias . Pobres há em todos o Mundo mas não confundir Pobres com Pobreza .

    Bem Haja
    Carlos

  12. Carlos says:

    Muitos milhões de pessoas nos USA vivem debaixo de pontes ou em situações de Pobreza extrema . Graças há m..da de governo que têm .Os USA deviam ter vergonha na cara filhos da p..ta .

    Bem Haja
    Carlos
    PS vou mas é dormir que esta noticia repugnou-me como poucas até hoje

  13. terrible says:

    Será que o aumento de preço do XO é motivado pela entrada em cena da Micro$oft?

  14. Sato says:

    Nao acho que sejam os computadores que vao resolver os problemas que estes paises tem.
    Sinceramente tb acho que muitas destas unidades vao ser vendidas no mercado negro nestes paises.
    E so agora uma pergunta.

    “Quantas familias tem corrente electrica, nos paises do 3 mundo ?” Talvez 40%

  15. Balari says:

    @Sato

    Este computador foi concebido para através de força manual, produzir electricidade para carregar a bateria.
    Não sei bem o seu formato, mas pela descrição deve ser um género de manivela, que a criança facilmente consegue manipular, e que lhe dá uns quantos minutos de autonomia de bateria.

  16. aver says:

    @helder
    Wireless a 1,5 Km é só para os EUA. As encomendas para Europa ainda vão ter de esperar … eu já pedi um para o Natal. 😉
    Certamente parte destes computadores, por muitos que sejam, há-de ir parar ao mercado negro. Não muitos porque os ricos desses países não os querem (só se trouxerem o Wireless do helder). Por acaso alguém já reparou na facilidade com que os miúdos, de qualquer continente, mexem nos computadores – se os tiverem ?.

  17. Paulo Carvalho says:

    Esta notícia é, no mínimo, curiosa. Começa por dizer que o preço do referido PC vai afinal ser mais caro em 75%!!! Se já seria complicado, ao terceiro mundo, dar $100 por um PC quando não têm para dar para comer, agora veem o preço agravado. O segundo aspecto curioso é que, os promotores da iniciativa, afirmam e relembram que têm de conseguir 3 milhões de encomendas para a iniciativa ter exito, neste momento têm 2,5 milhões de encomendas e necessitam, portanto, de mais 500 mil encomendas. Cá para mim, e “falando directamente” com os responsáveis da iniciativa, deem-se por satisfeitos se, devido à alteração do preço, não começarem a ser anuladas algumas encomendas!!!! Aí vou querer ver essas pessoas a “descalçar a bota” desta situação!!!! E acrescento ainda mais, como é que é justificado este aumento de 75%!? Será que houve assim um tão grande erro de cálculo!? Ou já será alguém, mais uma vez, a querer ganhar dinheiro com uma iniciativa dirigida aos mais carenciados!? Porque, acreditando que o preço justo continua a ser os $100 iniciais, alguém vai pôr ao bolso a modica quantia de $225.000.000, se as 3 milhões de encomendas forem atingidas,…, e estou a pegar apenas nos $75 de aumento que o PC sofreu!!!! É uma autêntica mina!!!

  18. aver says:

    Negroponte , depos de relacionar “laptop XO” com “education”: “(…) but when both of us use the word “education” we probably use it differently, in that for me, education doesn’t mean school and it doesn’t mean teaching. To me what education means is the passion for learning. If I could build a world where kids are more passionate about learning and have a bigger slice of their day to engage in it, that to me is the solution.”
    The man knows.

  19. aver says:

    @Paulo Carvalho
    Já viste o preço a que estão as Calculadoras ? ($ 175 = EUR 128,2)
    Seria melhor comprar 2,5 milhões de calculadoras (de ligar a um PC) ou comprar PCs ainda que modestos ?

  20. Paulo Carvalho says:

    @aver
    A questão não está aí aver. Mesmo concordando que seja melhor adquirir o PC modesto. (e acreditando que nem as calculadoras que deste como exemplo, o terceiro mundo compraria ou teria hipoteses de comprar.) Tens de concordar que o aumento é, possivelmente descabido. Acredito até que, para nenhum de nós que visita o Pplware era muito complicado pagar tal aumento. Mas se o problema se colocar de outra maneira, talvez já a coisa mude de figura. Por exemplo, seria péssimo se estivessemos para comprar um PC de 1400,00 Euros e que, de um dia para o outro, aumentasse 75% (passava para os 2405.00 Euros). Eu acharia um abuso, possivelmente, o terceiro mundo achará o mesmo do seu aumento. Ouve-se muitas histórias que dizem que uma pessoa do terceiro mundo gasta cerca de 2,50 Euros por semana para se alimentar, nós não conseguimos fazer essa proesa garantidade. E a questão está aí,…, $75 para nós não são os mesmos $75 para o terceiro mundo.
    Cumps.

  21. UKN says:

    Bem sei que isso de “oferecer” aos governos consiste em lobbys de corrupção.
    Então lá para Africa … isso com sorte acaba por chegar ao destino ao triplo do preço com as comissões pelo caminho.

    Já as calculadoras são outros lobbys. Ao serem obrigatórias nas escolas (por todo o mundo) tornam-se lucro facil já que a tecnologia parou à muito no tempo. Um PDA fraquito faz muito mais e chega-se ao preço de uma medianamente boa.

  22. aver says:

    @Paulo Carvalho
    A questão principal está ilustrada nesta Imagem

    Obviamente que se alguém me diz “queríamos produzir a $100 mas só o conseguimos a $175” a minha pergunta há-de ser, mas não conseguem mais barato ? Pelos vistos não. Do que li os $100 nunca foram um orçamento do tipo, fiz as contas e entrego x milhões de computadores a esse preço. Partir do princípio que alguém “empocha” os $75 de diferença parece-me precipitado. Um computador, com sistema operativo, que continua a custar menos que uma placa gráfica média ainda me continua a parecer barato. Quem, mesmo assim, vai ter dinheiro para o comprar é outra questão.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.