Google Chrome OS será canibalizado pelo Android
Um dos ex-responsáveis pelo Gmail e Adsense, fundador do FriendFeed, e entretanto adquirido pelo Facebook, Paul Buchheit, prevê que em 2011 o Google Chrome OS será totalmente canibalizado pelo seu primo Android.
Esta previsão veio a público na passada terça-feira através de um intrigante post na sua própria conta do FriendFeed.
“Previsão: Chrome OS será descontinuado no próximo ano (ou canibalizado pelo Android)”.
A celeuma levantada com esta "profética" declaração obrigou Bucheit a avançar com outro comentário e desta vez mais pormenorizado. Enfatizou que o Chrome OS não acrescenta qualquer funcionalidade extra na gestão de ecrãs não tácteis quando comparado com uma versão facilmente “twekada” do Android.
Alguns dos leitores que participam na discussão defendem a coexistência de ambos os sistemas, argumentando que a própria Apple apresenta um modelo de negócio de sucesso que contempla dois sistemas operativos: Mac e iPhone + iPad. Outros leitores recordam que a aposta da Google com o Chrome OS é a exclusiva computação na Cloud.
Seja qual for o cenário avançado, a opinião de Bucheit vem colocar um grande ponto de interrogação na estratégia comercial da empresa sedeada em Mountain View. Em princípio, o sistema operativo Chrome estaria reservado aos netbooks enquanto o Android equiparia smartphones e equipamentos tablet. No entanto, alguém vem recordar, com pertinência, que actualmente há empresas que não respeitam a linha estratégica definida pela Google: A Motorola, por exemplo, equipa a sua linha de telefones com Android, enquanto a HP e Toshiba são exemplos de empresas que utilizam o Android… mas em Netbooks!
Esta não é a única polémica em torno da Google. Richard Stallman, um dos gurus mais influentes e respeitados pela comunidade OpenSource, alertou esta semana para o facto de a computação na Cloud, conforme é proporcionada pela utilização do Chrome OS, colocar em perigo a privacidade dos utilizadores. Stallman, afirma que ao alocar dados para uma máquina corporativa em detrimento de uma máquina pessoal, o utilizador vê reduzida a protecção que actualmente a lei lhe confere, nomeadamente ao direito de privacidade e reserva de dados, e exemplifica, recorrendo às situações em que os consumidores são alvo de buscas policiais:
A polícia necessita de uma ordem de um tribunal para revistar o domicílio de um cidadão, no entanto, aceder a dados pessoais constantes num banco ou numa operadora de telecomunicações, é actualmente possível e em muitos casos sem qualquer autorização de um tribunal.
Apesar disto, Richard Stallman está convicto que muitos utilizadores continuarão a utilizar as novas tecnologias de uma forma descuidada e desprotegida porque “a cada minuto nasce um tonto”
Este artigo tem mais de um ano
Concordo com a visao deste senhor
Chrome OS funcionaria melhor como uma ferramente do que propriamente como um OS, e o facto de toda a informação se encontrar numa cloud nunca me insipirou muita confiança, acho que prefiro e vou preferir escolher que tipo de informação quero ter “escondida” no meu PC e que tipo de informação quero disponivel online.
Cumprimentos
Realmente não se vêem vantagens relativamente aos outros sistemas, considerando que qualquer um pode facilmente usar essas ferramentas num browser. O interface tb deixa algo a desejar, parecendo que querem forçar o browser pela goela a baixo, sem criar elementos úteis encontrados noutros sistemas… não há navegador de ficheiros, não há separação entre aplicações e o mero browsing – esquecem que é muito mais fácil organizarmos-nos quando há uma clara separação espacial. O interface tem sido bastante criticado.
As únicas coisas que parece ter a favor é na segurança local do sistema e rapidez de arranque, mas mesmo essas são relativas. A Apple já demonstrou no MacBook air arranques quase tão rápidos, e a segurança fica fragilizada quando se fica tão dependente de serviços exteriores.
Isso não joga com a notícia sobre o Cr-48. É uma previsão como outra qualquer.
https://pplware.sapo.pt/informacao/cr-48-o-notebook-da-google/
É uma verdade, no entanto salta á vista um cenário: com um netbook cloud… Que mercado pretende a Google conseguir?
A resposta é de tal forma complexa que só pode ter um único propósito, este anúncio, manter a brasa acesa para uma ideia que possa aparecer nos próximos meses….
Será um fail total face ao que o mercado pede de inovador?
Não andará a Google desorientada no segmento netbooks que pretendia já há 2 anos atacar?
Não andará a Google desorientada no segmento tablet que também pretendia atacar há mas de um ano?
No segmento smartphone, com o lançamento do Nexus S, não será um caminho batido (e já falhado anteriormente) pois o mercado está cansado desse modelo de negócio?
A Google tem tanta coisa, mas pouca tem sucesso. O excesso de dinheiro não lhes está a ser benéfico, bem pelo contrário.
Fica sempre, no entanto, o beneficio da duvida, dado pelo sucesso do Google Search, Gmail, Google Earths, Andróide, Google Chrome… E pouco mais.
“A Google tem tanta coisa mas pouca tem sucesso” … humm, esse comentário dá que pensar!
Também acho
O CHrome OS tá muito fraquinho.. Bsicamente é o chrome browser mais umas coisitas para parecer algo diferente.
Enfim, mais um fail da google.
Boas, o chrome OS só faz sentido com o CR48, o selfcheck que a maquina faz e a rapidez ao fazê-lo. Mas digo, o Cr48 têm lugar no mercado, pois se há computador para dares a uma “criança” que seja apenas para estudo, é um Cr48, barato, rápido, fácil de manusear e sem extra preocupações, afinal não são documentos word feitos para trabalhos da escola que vão matar a vida dos mais novatos.
Entretanto se querem um computador para programas, e tudo o resto que pensarem, ora cr não é para vocês.
Interrogam-se quanto ao sucesso? A resposta esta no olharem para os computadores dos cyber cafes que volte e meia estão apinhados ( no estrangeiro mais do que aqui ) grande maioria das vezes é para ver redes sociais, email coisitas da treta, que se usa numa base de dia a dia.
Um sistema que não apanha vírus, com esse marketing então, ate os jornalistas vão fazer dele uma ferramenta dia dia, visto que assim protegem os milhares de trabalhos que têm no computador e pesquisam no cr48
Isto é mais do mesmo, MARKETING.
O ChromeOS já parecia fadado ao fracasso logo que se falaram inicilmente. Nunca depositei muito fé nele, mas vamos esperar para ver…
Olha que não sei não, poderá ser um fail, mas a ideia é bastante inovadora, o browser hoje em dia é mais usado que qualquer app, por isso o conceito de se instalar apps como plugins no browser e bastante interessante.
Não vai ter muitos fãs, mais rápido se mudavam todos para o Ubuntu que usarem o Chrome OS, que além de ser limitado, ainda envia 24/7 as nossas informações via cloud.
Opah eu sinceramente fico nakela, axo que se conseguirem fazer ver ao mundo que o chrome os faz sentido, vao conseguir ir pa frente com isso. E como a Apple, tipo ninguem dava um tostao por uma tablet, e agora e dos produtos mais vendidos enfim, hj em dia e tudo uma questa de visao de mercado e muito marketing.
A comparação com o iPad da Apple falha bastante!
O iPad trouxe um novo formato com um interface com o qual as pessoas já se familiarizaram e já foi provado resultar bastante bem – facilidade de utilização, variedade de aplicações, confiança em software inovador e integração com uma variedade enorme de serviços Web! No seu conjunto trouxe uma forma nova, agradável e mais satisfatória para realizar várias tarefas do dia a dia – a Web é muito mais confortável num tablet!
O Chrome OS pretende entrar num formato já estabelecido e que se encontra numa fase descendente em interesse. Introduz um interface e uma dinâmica com que a maioria das pessoas não está habituada, e na versão actual esse interface tem algumas falhas e poucas vantagens… especialmente quando comparado com aquilo que pretende substituir – Windows e Linux.
Por isso o caso não é uma questão de marketing, mas fazer um produto que as pessoas aceitem com facilidade e que traga vantagens óbvias. Doutro modo fica num nicho!
A Apple não serve de exemplo, como referes e bem. Por norma, nestes últimos anos, a Apple tem estruturado os seus produtos e serviços para uma integração total.
A Google está cada vez mais fragmentada.
Comprou, comprou, comprou e agora tem tanta cosa inútil que não sabe por onde começar a limpar.
Pensem o que quiserem, ja me dizia um prof meu da faculdade a resistencia a mudança é enorme 🙂
Acho que não percebes bem as críticas!
O problema nem é tanto trabalhar na “Cloud”, mas “impor” tal como única forma de fazer alguma coisa.
Os serviços e aplicações no Chrome OS podem muito bem ser acedidos por browser noutros sistemas operativos!
Para quê é que eu vou limitar o meu computador com um sistema, quando as únicas vantagens que ele diz ter, posso tb ter noutros sistemas mais flexíveis e já estabelecidos!?
É essa a verdadeira pergunta que as pessoas vão colocar!
Fico à espera de saber como é que eles pretendem, por exemplo, lidar com conteúdos! Filmes, música, etc… não podem ficar à espera que as pessoas queiram estar sempre a fazer downloads.
Isto já para não falar nas questões de eficiência – para muita destas coisas haverá muito menos gastos quando só se usa os recursos do computador, e não se anda pela internet.
Não era preciso este senhor dizer para se chegar a essa conclusão…
A dependência de Internet é bastante elevada e se já com o Android há pessoas que se queixam, com o ChromeOS nem se fala. Mais vale adoptarem um sistema só e fazer dele “grande”… porque a Google por mais inovadora que seja, tem duas empresas que trabalham em sistemas à decadas e não é da noite para o dia que os iam apanhar, muito menos com um sistema baseado em Cloud.
Teoricamente, para muitos utilizadores funciona.. é um facto, mas ainda é preciso muita coisa mudar… vamos supor que vamos acampar, levamos o portátil.. esquece.. não dá porque lá não tem internet… ou se tivermos uma “pen 3G” com os pacotes que de forma geral já são excessivos em termos de preço e limites de trafego, ainda menos viável se tornava, para essa pessoas, terem o ChromeOS. E nem ponho questões de privacidade, porque o grande publico aparentemente não está nem aí para isso… usam o Gmail e Facebook ou Dropbox’s… para tudo e mais alguma coisa.. tudo o que fazem, sem querer ou inocentemente, já é na “cloud” …
Para profissionais.. esquece… jamais faria sentido.. falha em tudo 😀
Por isso mesmo é que a google fez diferente dos outros que já fazem “à decadas”.
Vê-se mesmo que percebem pouco da realidade empresarial. Pelo menos das grandes empresas e dos grandes softwares. Hoje a nível PROFISSIONAL quase todas as grandes aplicações trabalham através de browser.
CRM’s
ERP’s
E-mail
E aquelas que não trabalham para la caminham. O OWA (Outlook Web Acess) é praticamente 1 Outlook “normal”, só para citar um exemplo.
Se forem por exemplo ao call center da Optimus, aquelas centenas de PC’s praticamente só trabalham com o browser. O Windows não está lá a fazer nada (assim como outro SO qualquer).
É o sonho de qualquer sys admin (eu incluído) o dia em que os utilizadores só precisem do browser para trabalhar. Se não fossem os softwares específicos eu instalava o Chrome já amanha em todas as minhas empresas!!
Para o utilizador doméstico é que é capaz de ser mais dificil a mudança.
Como vez o teu pensamento está todo errado, o mercado profissional vai ser o primeiro a adoptar este tipo de SO’s.
Acho que acabas por explicar a desvantagem do Chrome, depois de tanto esforço!
Qualquer sistema pode fazer o que ele pretende fazer, sem estarem limitados a essa forma de fazer as coisas.
Obviamente que haverá muitas situações em que seria suficiente, mas a vida das pessoas não é o trabalho duma empresa, nem é só browser, nem podem passar a vida a pensar se estão ligados à internet para aceder a isto ou aquilo que em principio deveria estar guardado localmente!
E apesar de não parecer um sistema, o facto é que o ChromeOS tb sofre dos mesmo problemas que os restantes – updates, etc! – que precisam de ser resolvidos no computador! Embora imagine que dêem menos dores de cabeça! Por isso para gerir uma rede de computadores com o Chrome não é tão pera doce como fazes transparecer – se é que eles já implementaram ferramentas de gestão no ChromeOS!
Isto já para não falar de situações em que os “sites” e “serviços” não estão optimizados para o browser, não tendo muita forma de resolver a coisa.
“Como vez o teu pensamento está todo errado, o mercado profissional vai ser o primeiro a adoptar este tipo de SO’s.”
Sim, ja vemos o pessoal que usa Photoshop, Edição multimédia, 3D e afins tudo a correr para o ChromeOS… :facepalm:
Ainda bem que existem mais profissões do que aquelas que mencionaste 🙂
o ChromeOS é tão somente e “apenas” um browser que dispensa OS, ou seja microsoft. a grande maioria das pessoas já faz muito no browser quase não usa programas residentes. pensem por exemplo no outlook, qts pessoas já deixaram de o usar porque acedem directamente ao gmail ou deixaram de instalar o MSN pq usam o chat online. estes dois programas à dois ou tres anos eram dos primeiros a serem instalados em qq PC e hj muitos já nem os usam…
Alguma coisa irá mudar certamente…
Porque é que da a gente pensa que Cloud é só Dropbox’s e Gmail’s ????
Uma empresa que tenha 500 funcionarios a trabalhar esclusivamente com um ERP para que é que precida do Windows ou do Mac OS ???
Para que é que precida de um sistema operativo inteiro com milhões de funcionalidade e milhões de coisas que podem dar problemas????
Para que é que precisa de dar dinheiro á M$ ou à APPL$$$$$$$$$$ ???
Só precisa disto e a equipa de sistemas e helpdesk até vai agradecer a todos os santos.
“O Sr. Está com problemas no PC? Com certeza, aqui está outro! Tenha um bom dia 🙂 ! “
x2
As vantagens e desvantagens já aqui foram todas(?) apontadas por isso não vale a pena repeti-las…
A única coisa que o Chrome OS tem a favor (não o digo como vantagem mas como forma de se conseguir impôr) é a “fama” da Google… as pessoas hoje já não querem usar um browser, querem usar o Google… se lhes puserem um browser qualquer com uma página qualquer elas dizem que querem usar a Net e não é aquilo, estão à espera de ver a página do google.com… É o mesmo que acontece com o Windows e com o Internet Explorer… Penso que será por aí que a Google espera ter algum sucesso. Não sei se será o suficiente mas será talvéz mais “vendável” que a melhor versão netbook de qualquer sistema baseado em linux…
WRONG !!!
As empresas não continuam a ter sucesso pela fama que têm mas pela inovação e qualidade dos produtos/serviços que apresentam.
espero que por coerência mantenhas a mesma opinião quando aplicado a outras empresas com sucesso! 🙂
Mas sem brincadeiras, a Google tem muito boas ideias e vê-se que investe em inovação, e o ChromeOS traz boas ideias. Não será pelo nome ou falta dele, que terá sucesso ou não!
Não é uma questão de opinião mas de observação de factos relativamente à realidade empresarial.
Concordo muito com a questão da utilização do chrome OS quando tudo o que é proposto existe noutros SOs com mais funcionalidades.
Há apenas um tema que não foi levantado que tem a ver com o facto de ser fácil de utilizar e com a velocidade de arranque. Este último é um pressuposto importante que tem a ver com a velocidade de carregamento do SO, bem como a velocidade com que os resultado aparecem no ecrã, principalmente quando se fala na computação gráfica na “cloud”. Os netbooks poderão passar a ser puros terminais do sistema da google, enquanto que a questão da privacidade só se coloca com as pessoas que têm algo a esconder (?!??!?!). Será esta o principal motivo dos utilizadores (a privacidade) ou a facilidade de utilização? SO residente mais lento e mais difícil de utilizar VERSUS IPad sem dados locais? A utilização em massa qual deles pretende utilizar?
SUGIRO AO GOOGLE QUE FACA O SEU SISTEMA OPERACIONAL PARA DESK TOP SE CHAMAR ANDROID, QUE JA E UM NOME FORTE NO MERCADO, ASSIM COMO O GOOGLE O E, E PARA QUE DIVIDIR FAMA, DIANTE DE UM ICONE BONITO E SUSGESTIVO DO ROBOZINHO, QUE QUER DIZER ANDROID, E TRANSFERINDO PARA A POPULACAO SE REFERE A NOS, NOS SOMOS ANDROID, “ROBOS TELEGUIADOS E COMANDADOS PELA TELECNOLOGIA, PELOS GOVERNANTES, PELA CLASSE DOMINANTE, PELAS INVESCOES FANTASTICAS QUE ACONTECEM E PERMEIAM O UNIVERSO, E ASSIM COMO O GOOGLE QUE JA DOMINA O MUNDO, E DETEM TODAS AS INFORMACOES DE TUDO” E O ANDROID JA E TUDO ISSO, MUDA GOOGLE O CHROME OS PARA ANDROID SOMENTE PARA DESKTOP, TABLETS, CELULARES, NOTEBOOKS.
Um sistema cloud é extremamente util. Acutalmente já só uso google docs para criar relatorios e pequenas coisas. Uso dropbox para ter os meus documentos online e em varios terminais. Uso google reader para os feeds. O gmail para o mail. O grooveshark para musica. Basta abrir os olhos, o mundo vai na direção da cloud, a google está a dar os primeiros passos e isso será vantajoso para a empresa.
Mas cloud já existe e não é nenhum inovação Google.
Tanto Mac users, como Windows users ou Linux users podem usufruir da Cloud. Acontece é que a jogada da Google é clara.. quer canalizar TODOS OS SERVIÇOS para que fiquem debaixo das “barbas deles” …
Queres usar o ChromeOS.. tens que ter GMail…. queres fazer pesquisas… a Google sabe tudo o que fazes… usas outros programas… passa SEMPRE pelo ChromeOS… sendo este “Cloud”, está em constante troca de informações com a Google…e tudo o que fazemos, automáticamente feitos os “logs” ligados à nossa conta GMAIL…
A meu ver, devido a estes factores, torna-o impensável. A Google quer claramente dominar a internet em todos os aspectos, formas e feitios… qualquer dia até para visitar uma página temos que pagar à Google… lol..
Penso que se tiverem boas ferramentas sem custos (pelo menos incialmente) vai longe, é so uma questão de tempo, e claro, dos programadores porque tipo, exemplo: sites e aplicações das Finanças/Seg. Social feitos em java, o intuito em programar em tal para ser multiplataforma e na realidade esta longe disso porque so dão em windows e IE, e e…
Se a comunidade e google disponibilizar boas ferramentas estaveis a qualquer sistema operativo, o Chrome OS poderá destacar-se pelo facto de ser grátis e leve. E de momento, a Chrome Store tem produtos muito interessantes neste momento.
O único senão nesta historia todas é a necessidade de net e velocidade da mesma. Talvez um modo offline catita, tipo o gMail offline é praticamente um outlook, porque só faltava o gCalendar, Docs e tal tambem o serem, e agora já o são com o Google Gears, mesmo em outros browsers.
Lol, de momento considero-me dependente do Google Chrome.
Nunca se falou tanto em Linux como agora, Android,Chrome Os,ubuntu, até muitas tvs do mercado têm linux instalado nelas.
Depois de tantos anos ouvir que o Linux nunca iria ter mercado, pois enganaram-se, já esta ai denominar juntamente com a OpenSource.
Obrigado por Utilizarem Linux um kernel sempre a evoluir.
Pois mas o que andam a fazer ao Linux vai totalmente contra aquilo que os VERDADEIROS defensores de Linux e Liberdade sempre quiseram e desejaram para o Linux.
As marcas e Google andam a tirar proveito dele para:
a) vender produtos
b) fechar o sistema, para monopolizar o Linux (com acessos dificultados à root e software pré-instalado impossível de remover…o que de longe vai contra todos os principios desta grande comunidade)
Acabei por não ler todos os comentários, mas não sei se alguém partilha da mesma ideia que a minha…
O Chrome OS até teria sucesso nalguns segmentos, existe informação normal e sensível, mas muitos de nós tem ao momento informação sensível nas suas contas de email no Gmail ou sem querer, alguma dela já vazou para os motores de busca.
Da minha parte, é um sistema que iria usar mas com moderação, saberia o que é que podia ou não colocar na Cloud.
O enorme problema aqui é a dependência da Cloud.
Num pais onde as redes 3G prometem velocidades muito boas, mas que é uma perfeita mentira, onde o tráfego ilimitado, é limitado…
O que seria de mim se sempre que estava no computador, tivesse que depender da largura de banda e do tráfego?
O que seria de mim se nesse exacto momento, mais uns milhares de pessoas o fizessem.
Se eu me deslocasse para uma zona rural sem acesso à Internet e precisasse de aceder aos meus ficheiros na Cloud, o que seria?
No meu actual portátil é ligar e está lá tudo, excepto o Google Docs e Gmails, mas… Gmail Offline solve it!
São questões como estás que deitam a perder o Chrome OS!
A cloud é o futuro, praticamente todas as grandes empresas de software sabem disso e estão a evoluir nesse sentido.
O ChromeOS parece ser uma tentativa da google de ganhar utilizadores e fazer com que estes usem todos os serviços da Google.
Além da nossa informação estar na cloud certas coisas podem estar fisicamente no pc, o importante pelo menos para já é que as pessoas estejam ligadas à google.
Posto isto a ChromeOS parece ser uma tentativa de monopolizar clientes, para muitos clientes se tiverem um navegador, docs, mails e uns joguitos não é preciso muito mais, desde que o s.o. seja simples e eficaz serve perfeitamente para qs tudo, se falarmos de netbooks e afins faz todo o sentido.
Boas, não sei se viram bem todo o projecto do chrome OS, mas a verdade é que existem apps que trabalham offline, e assim que haver ligação de Internet ele gravará automaticamente na cloud evitando assim que se perca.
Problemas com o facto de obrigar a ter ligação a net para trabalhar, então lembrem-se, quantas não são as pessoas a terem os chamados aditivos de Internet nos novos smartphones, para fazer uso pleno das 1001 funções dos ditos androides e outros sistemas.
Muitos dos fortes destes programas são precisamente coisas que requerem ligação a Internet, tradutores e tudo mais.
O chrome OS também tem alguma memoria para guardar dados. E para navegar deverá ser sem duvida um excelente OS.
leiam o meu outro comentário para mais dados sobre a minha opinião…
Deixa eu informar algo aqui… fui enviar um arquivo contendo um pequeno software compactado num arquivo “.ZIP” para a minha esposa que estava viajando através do GMAIL e qual foi a minha surpresa, quando verifiquei que o Google agora decide por nós o que pode ser enviado ou não. Uso e programo microcomputadores desde 1979… assisti todo o crescimento da Microsoft e sinceramente… prefiro muito mais uma empresa que tenta monopolizar um sistema operacional e um pacote de ferramentas de escritório do que uma que planeja monopolizar meus gostos, pensamentos, desejos e minha “alma” com essa palhaçada de “Cloud Computing”! Só cego não vê!!! E me desculpem se minha opinião ofendeu o defensores do “Cloud”… nada contra mas, da maneira como a Google planeja, tem que ser inteiramente contra, se liguem!
Rio a sua sério quando vejo qque neste ano os portateis chrome os são os únicos que aumentaram as vendas e com dois digitos na adição. Sempre gostei e vou continuar a usar, no trabalho e no lazer.