Microsoft exige que removam o nome Windows das aplicações
É sabido que as "lojas de aplicações", as tais App Store, vivem do empenho e motivação dos programadores. No entanto, a Microsoft nunca conseguiu cativar os programadores para tornar a sua oferta tão forte quanto é a da Apple com a App Store ou quanto a da Google, com a Play Store.
Agora, a gigante americana exige que os programadores removam das suas aplicações o nome "Windows". E, ao que parece, os programadores não ficaram nada satisfeitos!
Apps Windows terão de ser re-batizadas
Vários programadores estão a dar conta de terem recebido emails da Microsoft exigindo que removam das suas aplicações a palavra Windows.
Segundo os mesmos, a justificação é judicialmente legal (copyrights),contudo, está a revoltar os programadores porque estes entendem que não faz sentido. Isto porque as suas aplicações estão na loja para ser usada no próprio Windows.
Vários sites também estão a receber as notificações. Por exemplo, o site WindowsArea.de e o DrWindows são dois casos que têm a palavra Windows no nome das suas apps e, como tal, terão de remover o nome. O que está a tornar esta situação um pouco bizarra é que estes dois casos têm estes nomes pelo menos desde 2012. Nestes seis anos a Microsoft nunca teve tal atitude.
Ainda não se fica por aqui....
Como podemos ver nos próprios sites com os posts dedicados ao assunto, a Microsoft notificou via email os visados neste sábado dia 10 e apenas deu 1 dia aos programadores para levarem a cabo todas as necessárias ações com vista a remover Windows do nome das apps.
Se esta ação na for concretizada no prazo, provavelmente estas apps serão apagadas pela própria Microsoft:
O que poderá estar por trás desta decisão?
Conforme todos estão lembrados, até foi tema de informação neste artigo, em setembro do ano que passou, a Microsoft alterou a nomenclatura da sua Loja de Aplicações. Esta deixou de se chamar Windows Store e passou para a designação Microsoft Store.
Poderá a empresa estar a tentar "limpar" da sua loja as aplicações que se aproveitem da marca registada Windows (?!). Mas mesmo assim é estranho.
Bizarro e incongruente
Assim, as alterações feitas chocam contra a própria exigência da Microsoft, isto porque desde essa altura que a loja de aplicações já não tem Windows no nome, agora é Microsoft Store.
Assim, com estas bizarrices, com estas ações desagradáveis e com movimentações pouco credíveis, os programadores já ameaçam remover as apps da store permanentemente. Claramente quem fica a perder é, numa primeira instância, o utilizador da Microsoft e depois a própria Microsoft porque cria uma ideia de pouca fiabilidade afastando os utilizadores de um sistema que se baseia em muito na confiança.
Que vos parece esta decisão?
Este artigo tem mais de um ano
Parece me que se fosse a Apple a tomar esta decisão, que vocês não achavam a ideia tão bizarra..
Eu acho que faz todo o sentido.. Se for à loja de aplicações e encontrar uma aplicação Windows Batata, pensaria que a Microsoft tinha feito uma aplicação chamada Batata.. assim como qualquer um pode chamar a sua aplicação Windows Paint 2 e levar os utilizadores a pensar que é a segunda versão do paint..
concordo
Para além disso esta decisão faz com que a app não fique limitada apenas ao windows (não faria sentido por exemplo uma app chamada “windows write” ter uma versão android). No entanto não concordo com isto nos casos em que o site/serviço/whatever que está na origem da app já tem windows no nome
FYI, a apple tem esta “esta decisão” desde o primeiro dia da app store.
Como é que podem registar “Apple”, “Windows” e outros nomes comuns que já existiam muito antes das empresas é que me espanta, mas enfim, se deixam… toca de aproveitar para proibir os outros de as usar, é a chico espertice no seu pior.
Verdade… como alguém pode se apropriar de um nome tão natural como esses.
Por curiosidade: qual eram as palavras que ainda não existiam antes de serem registadas por uma empresa ? Mercedes ? Jaguar ? Sapo ?
Tens um autocarro dedicado ao serviço de transportes de passageiros com o nome de “XYZ” em que metes lá dentro 35 pessoas.
Dessas 35 pessoas, 15 levam t-shirts a dizer “XYZnomeqq” o que leva as outras 20 pessoas a lhes pedirem indicações pensando que são funcionários da empresa…
Aqui ninguém fala em patentes, mas de regras de utilização do serviço de transportes do autocarro.
PS: E eu não estou a dizer que defenda a medida, porque não defendo! Acho mal.
Bem… tirado das próprias guidelines da MS quanto a brand and trademark:
App Guidelines
Your registered publisher name and everything about your app—name, logo, description, screenshots—must be unique and free of Microsoft trademarks unless (1) you’ve secured permission from Microsoft through a license or equivalent (though such licenses are not generally available in this context); or (2) you’re only using a Microsoft trademark (not including logos) to describe that your product is designed to work in conjunction with a Microsoft product or service and as long as your app logo and/or name:
– does not suggest/give the impression your app is actually published by, affiliated with or endorsed by Microsoft; and
– denotes your own unique brand so as to clearly signal to users that there is no affiliation or endorsement by Microsoft.
In addition, Microsoft logos cannot be used as a source identifier for your app icon.
https://www.microsoft.com/en-us/legal/intellectualproperty/trademarks/usage/general.aspx
Gosto especialmente do 2).
Bem visto! Obrigado por este valioso contributo
Daqui a pouco vão proibir vendas de janelas em lojas do ramo.
Tem lógica, a concorrência também deu o nome da marca à loja e não o nome do sistema operativo.
Por outro lado, enquanto não surgirem com outro dispositivo móvel no mercado, o nome “janelas” tem os vidros muito embaciados/sujos na opinião pública.
Não acredito que a MS deixe o mercado móvel.
tudo e possivel vindo da microsoft bando de incompetentes
tu és o único incompetente aqui! se pensas que isto é mal, tenho pena por ti
Podemos ter a mesma postura com qualquer marca: por exemplo: “tudo e possível vindo da Apple bando de incompetentes. Fazem baterias que duram 1 ano apenas”…
Daqui a pouco pedem para tirar o nome windows dos nossos pc’s… 😀
E o pior é que ainda nos podem proibir de usar computadores com sistema Windows (será que me vão advertir por usar essa palavra???)
É assim: Tudo começou, parece que com este sistema operativo Windows 10. Cada um que julgue por si, eu julgo por mim, que esta atitude da Microsot, não tem por onde se lhe pegar. Windows=Janelas, não é um nome inventado pela Microsot. Penso que este assunto vai cair em tribunal, e não tenho qualquer duvida, que a Microsot, não se vai sair nada bem.
Gosto realmente dos SO da Microsoft. Mas julgo que este SO Win 10 não está a sair o melhor da Microsoft. Um SO tem que ser e ter, cabeça tronco e membros. Este Win 10 nunca mais tem fim. E deveria ter tal como todos os outros anteriores, depois sim atualizações de vez em quando, e não este atropelo de compilações e mais compilações. Um dia destes os Utilizadores, fartam-se. Depois se verá por onde escolhem, se bem que de momento, não há assim muita escolha.
Além deste problema e de outros do SO, abandonei-o. Uso o linux, nunca mais lentidão nem problemas com virus e outras afecções do gênero. A microsoft sabe perfeitamente que precisa melhorar a estrutura do windows, contudo, esta mudança implicaria incompatibilidade ou necessidade de emulação por um tempo com os equipamentos mais antigos, ela prefere continuar remendando o Windows. Em 97 existia um sistema operacional que inicializava em 8 segs, mas a M$ com suaas manobras fez a empresa falir, atualmente estão tentando ressucitá-lo, mas a passos muito lentos. Nada explica a necessidade constante de atualização de hardware ou mesmo que não se veja ganhos exponenciais nos hardwares mais novos. Nisso até mesmo o linux está devendo!
Referes-te ao ReactOS (antigo Freedows)?
Vão manter-se no w10 na mesma acredita.
A meu ver faz todo o sentido, aplicações com o nome windows trazem uma falsa tranquilidade, se for instalar o Race Windows game é diferente de instalar o Race game. A palavra Windows pode levar o utilizador a acreditar que se trata de uma aplicação da Microsoft. Tal como a apple não gostaria de ter aplicações de terceiros com nomes do tipo “iMusic”, “iVideo”, “iCinema”, etc. Faz todo o sentido para que não se aproveitem do nome para proveito próprio.
Sim. Remover a palavra windows do app irá mesmo trazer tranquilidade ao utilizador
Posso usar pplware nas apps ou em outra coisa e/ou o logótipo??? Faço uma “bosta” qualquer com esse nome e/ou logótipo e quem vai ficar “sujo” à primeira vista??? Seria eu??? Que coisa bizarra, hein…!!!
Se for para colocar na nossa loja, correr em cima do sistema operativo pplware… pode. Haaa espera, não pode, não temos loja, não temos plataforma, não temos sistema operativo nem isso é o core do nosso negócio. Pois… mas é o da Microsoft…. minúscula diferença 😉
A mim cheira-me a uma acção de um gabinete de advogados a querer ganhar dinheiro. Repararam na nota? Não é a Microsoft que está a enviar essas notificações, mas sim AppDetex que tem uma autorização da Microsoft…
O mundo mudou um bocadinho….. cada vez + as marcas tem que se defender é o que faz a MS.
ex:
http://napoli.repubblica.it/cronaca/2017/12/25/foto/steve-185185905/1/#2
Penso que a Microsoft , legalmente vai perder. Primeiro, há varias empresas que usaram a palavra “Janelas” com o conhecimento da Microsoft, à vários anos, pois era publico o uso e nunca o esconderam. Por outro lado , a palavra “Janelas” já existia anteriormente ao registo pela MIcrosoft. É muito complicado para quem quer que seja, cumprir e aceitar que a Microsoft tente impedir o uso duma palavra/coisa que é usada pelas pessoas já usavam à décadas. Por outro lado, não percebo como é que a Microsoft conseguiu efectuar tal registo. Seria interessante, a Microsoft tentar impedir o uso da palavra “portas” ou “sapatos”, ou “uvas”
José, as palavras em questão já existiam muito antes da Microsoft as utilizar, tem toda a razão. Mas também é verdade que a marca Windows está registada pela Microsoft, tal como as palavras Mercedes (nome comum em Espanha), Jaguar (o animal), Vaqueiro, Sapo, Tesla, etc, etc.
Todas estas palavras, sendo de uso comum, foram registadas como marcas, ou seja, Trade Mark. Assim, não podem ser utilizadas em designações comerciais sem autorização do detentor do registo.
Se é um pouco excessivo da Microsoft, sim, talvez seja. Mas, caso não haja uma autorização expressa da detentora da marca, nada feito, a razão assiste totalmente à Microsoft.
“tal como as palavras Mercedes (nome comum em Espanha), Jaguar (o animal), Vaqueiro, Sapo, Tesla, etc, etc.” estão também registadas pelas respectivas empresas.
Não consigo entender onde está o problema… apesar de alguns comentários de pessoal que veste a camisola… windows faz parte da lista de trademark da Microsoft… quanto ao comentário de Windows não ser invenção da Microsoft… toda a gente sabe que a maçã que caiu na tola do Newton era invenção do Jobs 🙂 eh eh
Desenvolvo aplicações para todas as lojas, excepto para a Microsoft.
De 2 tentativas que fiz, acabei por ter de desistir.
A primeira foi porque na altura a loja (no inicio) exigia tanta burocracia e custos que era insuportável.
Por um lado compreendo mas se deixaram fazer assim de inicio, acho mal agora voltarem atrás.
Total incoerência.
Para mim a loja da Microsoft já encerrou, só eles é que ainda não sabem.
Típico de empresas de advogados à procura de uma forma de cobrar dinheiro ao cliente.
A microshit já anda nisto há muito tempo, é capaz de levar a janela ao seu moinho…..
http://www.technologizer.com/2010/03/08/the-secret-origin-of-windows/
https://www.sitepoint.com/real-history-gui/
https://www.geek.com/news/suit-seeks-to-strip-ms-of-windows-trademark-552275/
Se fosse a Apple a fazer isto vocês diriam que era uma boa atitude para os utilizadores perceberem bem que apps são feitas pela própria e as que não são. Como é a Microsoft já é uma atitude “bizarra”.
Quem o diz são os próprios developers 😉 por isso queixa-te aos developers. Para nós é bizarro só agora terem tomado essa atitude. Se fosse a Apple, com as manias que têm de protecionismo, já o teriam feito há anos… bizarro na Apple era só fazerem depois de tanto tempo.
Mais uma bizarria Americana. A juntar a um presidente bizarro que foi “eleito” o que se esperaria? Tudo normal na “nação” americana. Pensem bem… é só mais do mesmo.
Mas é pena pois realmente partilho de muitas opiniões, isto é, gosto do SO Windows. Mas continuam “a dar tiros nos pés” e este é mais um
Não tirando a razão à M$ (o Windows ainda é o core business deles e é uma marca registada por eles) pode matar ainda mais a loja 🙁
sim e tambem e aquilo em que muitos os se baseiam para os ambientes graficos e tambem e aquilo que tenho nas paredes de casa com vidro.. se tem windows no nome se calhar e porque so suporta windows, porque afinal haver uma aplicacao para mac ou linux chamada windows batata nao fazia muito sentido…
mas e melhor estar calado senao ainda me obrigam a tirar as “windows” de casa
Honestamente acho muito bem. Windows é igual a Microsoft para a grande maioria dos utilizadores, como tal faz todo o sentido proteger a imagem da empresa.