Roteiro completo de aplicações…
para pequenos escritórios. Ainda nas comemorações do nosso aniversário, gostaria de vos oferecer um pequeno roteiro para facilitar instalações on demand via rede. Sabemos que grande parte de nosso fiel público já conhece muito bem os passos deste roteiro – certamente até melhor que nós do staff Pplware – no entanto a proposta é fornecer um documento que facilite, via consulta, o que fazer e em qual ordem fazê-lo. Por outro lado, temos também um público muito interessado em aprender, para o qual também desejo agradar. Espero que aproveitem!
Roteiro para configuração de estações de trabalho para pequenos escritórios utilizando soluções free e objectivando sistemas altamente confiáveis e leves em plataforma Windows Original: Este é um roteiro para aqueles que desejam um ambiente de trabalho free, uma espécie de check-list para instalação on demand de todos os aplicativos básicos e necessários para actividades mais comuns.
- Grau de dificuldade: Básico-Intermediário - Pré-requisitos: Conhecimentos básicos em redes, configuração básica de firewall, inglês técnico. - Tempo necessário aproximado: 3-4 horas dependendo da velocidade da rede
Considerações Iniciais: Estação de trabalho com Windows 2000 / XP original Estação de trabalho com acesso à Internet / Rede local Empresa Estação de trabalho recém formatada, apenas com actualizações de segurança e Services Packs já instalados. Disponibilidade de um outro computador para repositório / servidor de ficheiros em rede Download de todos os ficheiros de instalação dos softwares abaixo citados, que poderão ser facilmente encontrados aqui no pplware.com Não navegue na Internet excepto em sites confiáveis para download como o nosso pplware, mozilla, microsoft, openoffice, entre outros oficiais. Não utilize ou instale qualquer outro software ainda, pois o nosso objectivo é garantir que o sistema esteja 100% íntegro, confiável.
Passo 1 – Após formatar e configurar rede: localize na rede o computador que servirá de repositório de ficheiros Passo 2 – Mapeie ou localize a pasta de downloads a partir do menu Iniciar > Executar > \\nome_seu_servidor\downloads Passo 3 – Se a velocidade da sua rede for alta, parta para instalação on demand executando os instaladores directo da rede nas estações client, caso contrário mova para uma pasta local temporária Passo 4 – Instalação dos aplicativos a seguir, na ordem proposta com a conta Administrador, para garantir confiabilidade:
1. Segurança 1.1. Anti-vírus: Avira AntiVir Personal Edition / AVG Free Edition / Avast (recomendo o Avira ou AVG pois ambos tem excelente heurística de detecção de Vírus) 1.2. Firewall: Comodo Firewall – Obs: Active e adicione no recurso de trusted networks os IPs da rede da sua empresa 1.3. Anti-spyware: Windows Defender
Nota: actualize todos os aplicativos de segurança imediatamente e antes de prosseguir para as demais instalações.
2. Utilitários 2.1. Manutenção: CCleaner (no momento de instalação integre o Ccleaner à reciclagem do Windows) 2.2. Compactação: 7-Zip
3. Produtividade 3.1. Geração de PDF: PDFCreator 3.2. Leitura de PDF: Adode Reader 3.3. Email com anti-spam: Mozilla ThunderBird 3.4. Escritório: OpenOffice 3.5. Pesquisa de ficheiros: Windows Desktop Search (recomendo devido à excelente integração com API do Windows) / Google Desktop / Copernic 3.6. Edição Imagens: Paint.net / Gimp - alternativa mais avançada 3.7. Navegador: Firefox (opcional)
4. Comunicação 4.1. Skype / MSN 4.2. Microsoft SyncToy (recomendo para sincronizar pendrive / notebook com arquivos de trabalho na empresa)
No final destas instalações e após reinício do sistema: - Execute o aplicativo Ccleaner para limpeza de temporários / lixo gerado pelos instaladores ou Internet. - Execute o removedor de Erros do Ccleaner para remover entradas inválidas no registro - Desfragmente o seu disco em Iniciar > Acessórios > Ferramentas do Sistema > Desfragmentador de Disco - Reinicie o Windows para verificar se tudo funciona correctamente
Considerações finais: Para assegurar que a sua estação de trabalho estará mais confiável ainda com todas as protecções, crie uma conta de utilizador limitada e utilize a estação de trabalho para o “dia a dia” com esta conta. Quase 100% do tempo estamos a trabalhar sem a necessidade de privilégios de administrador. Procure utilizar a conta com privilégios de administrador apenas para realizar tarefas que realmente solicitem isto, de forma controlada e agendada como por exemplo: semanalmente procurar por actualizações nos seus softwares de segurança e executar o software ccleaner (verificar por lixo e erros), além de desfragmentar o sistema.
Personalize a seu critério outros detalhes como forma de login, imagem de fundo, etc. Aqui poderá deixar obviamente as suas sugestões, serão viáveis pois cada um poderá conhecer formas e métodos mais práticos com vista a simplificar.
Este artigo tem mais de um ano
Caramba…
Apesar de andar à procura de trabalho, ainda vou perder a cabeça e montar um escritório, só para dar utilidade a estas dicas. (eheh)
Um abraço!
tambem podia dizer ai mais software para gravar cd’s… editores de imagem (gimp) etc etc…
Mas quero relembrar uma coisa! ha software que é free, mas se lerem as condicoes algun é só free para utilizadores “home”, para empresas não! acho que o avg que esta incluido nisso!
Apesar de não precisar para mim tenho de reconhecer que são opcções excelentes com a vantagem de serem gratis para quem não pode ou quer pagar somas avultadas para software e suas liceças .
Bem Haja
Carlos
eh eh,
No passo 2, para os utilizadores mais GUI Addicted é melhor irem ao “My Computer>Tools>Map Network Drive”
Depois é só inserir o nome do PC Servidor da Rede e a pasta dos ficheiros e zás! Temos uma espécie de disco virtual no nosso computador, e dependendo das regras de segurança do servidor podemos fazer uma gestão do disco remotamente, ou então apenas fazer o Download do seu conteúdo.
Bom Trabalho PPLWARE Team 🙂
CUMPS
Não aprovo a sugestão de por o AVG, o avg é um lixo de antivíru, 99% dos meus clientes e empresa que o usam tem vírus, mesmo atualizado. O suporte da grisoft tb para as versões PAGAS é e são bem ruins.
O avira toda atualização se faz necessaria reiniciar e mais propaganda da versão paga.
Recomendo o AVAST, ou o nod32 que é mil vezes superior e simples de usar.
@Pablo
Felicitações por este excelente trabalho que apresentas-te.
Pedro Pinto
Adobe Reader para leitor de pdf? Depois de tantos post sobre o Foxit Reader até eu já tinha ficado convencido… é muito mais rápido!
@roger
Se a ideia é ter software livre, mesmo para uso empresarial, então o NOD32 e o AVG não contêm todos os requisitos necessários. No entanto deixa-me dizer que o AVG devidamente actualizado, protegido com soluções complementares de combate ao malware, sugiro Spybot e ad-aware, este comporta-se à altura, defendendo utilizadores com comportamentos ditos normail.
Aos utilizadores de risco, com visitas, downloads, inexperiência e tudo o que leve a comportamentos de risco, este obviamente, como qualquer outro não desempenha uma cuidada protecção.
O Avast também não está à altura desse comportamento, logo não se vislumbra uma possibilidade, uma alternativa. Temos de partir para produtos pagos. Aí sim o NOD32, Kaspersky, Trend Micro, etc…
Para ter uma máquina com produtos licenciados e gratuitos, procurem soluções Open-Source,
Ya também concordo com o Miguel Jeri, Foxit Reader é muito melhor, especialmente agora que saiu o Adobe Reader 8, que sao 20 ou 30 Mb e o unico objectivo é a leitura de ficheiros, já para não falar na ram que come. pff
Eu uso o AVG, tanto a versão paga (vitaminado) no meu PC pessoal e a solução grátis no PC da minha irmã e até hoje nunca tive problemas de maior, isto porque aqui em casa ninguém é estúpido ao ponto de carregar em banner que dizem :”Você tem e-mail” ou “Ganhou 1000.000€ Clique Aqui” ou muito menos andar a navegar em sites porno (pelo menos sites de pouca confiança)
Depois como tenho a minha rede monitorizada pelos Logs do Router, sei sempre o que estão a fazer, basta algo de estranho para terminar a conexão da aplicação ou suposto vírus e acaba-se o mal.
Mas já não tenho problemas com vírus á algum tempo, deparei-me com um trojanzinho no e-mail, mas pelo teor da mensagem e do remetente deu logo para tirar o capuço e eliminar a mensagem.
Quanto ao Avast e NOD32, também já experimentei ambos e são muito bons também, mas ficou o AVG e prontos!
A segurança não está no Software, está no utilizador.
CUMPS
@ All
Tks!! Estes comentários enriquecem o roteiro!
No ponto anti-vírus sei que vão existir opiniões de todos os gostos, particularmente eu gosto do Avira, mas como o > falou: “A segurança não está no Software, está no utilizador.”
Assim, com um anti-virus razoavel, firewall e antispyware residentes, fazemos o básico para nossa proteção, para não ficarmos expostos. O resto é com o utilizador e seu bom senso =)
Eu ja experimentei os AV todos… Depois de experimentar, experimentar, experimentar em 4 pc’s aki neste “quasi-escritório” (os ultimos dois foram o Kasper e o Nod32) passei para o BitDefender Internet Security 10… Afinal ainda haviam virus nos discos. Fiquei rendido…
Assim que a ESET lançar uma versão Beta mais fiavel do novo NOD32 v3 sou gajo pra voltar atrás…
Comodo Firewall é a melhor sim, na minha opinião.
Fikem bem
Falta tanta coisa a este dito roteiro… isto parece mais a configuração de uma rede de caseira para loiras…
@all
Alguém conhece uma solução antivírus fiável e open-source? (para uso empresarial)
@vdias
Acrescenta aí que achas que falta então… 😉
@vdias
*Acrescenta aí o que achas que falta então… 😉
@Paulo Pereira
Bem, o caso está difícil no que toca a soluções grátis para empresas!
Quanto a Anti-Vírus grátis para soluções empresariais conheço apenas 2 para Windows:
– ClamWin Free Antivirus – Este não suporta “on-access real-time scanner”, quer isto dizer que tens de fazer um Scan Manual, o que tecnicamente é muito mau, mas dá para safar!
– Comodo AntiVirus 2.0 beta – Sem duvida o melhor Anti-Vírus grátis para empresas, inda é uma versão BETA, mas é muito bom e tem protecção em tempo real e uma base de dados de malware muito completa, sem duvida o meu conselho é para esta solução.
Quanto a Firewalls:
– Comodo Free Firewall – Na minha opinião pessoal, a melhor Firewall disponível no mercado para computadores pessoais, ficou em 1º classificado em testes de segurança universitários em conjunto com firewalls conhecidas como a Norton, Grisoft, Kaspersky, McAfee, BitDefender, etc
É possível também instala-la em empresas através do “OEM Comodo Firewall Pro” mas terás de fazer uma requisição de chaves para cada PC, não se se te será cobrada alguma quantia, mas se te cobrarem deve uma uma ninharia comparada com as licenças da Norton ou da Kaspersky.
Depois se quiseres investir em Linux, ai tens porradas de software disponível, ou podes mesmo montar um servidor firewall dedicado para a rede da empresa com uma distribuição programada para o efeito.
Bem… mais alguma duvida, é só perguntar.
CUMPS
Sites: http://www.comodo.com/index.html & http://www.clamwin.com/
Em utilitários recomendo também o eusing free registry cleaner para limpar o registo! O ccleaner só uso para limpar os ficheiros temporários. E para desfragmentar o disk defrag que tem uma versão grátis, pelos menos sempre é melhor que a do windows!
sem querer abusar:
era bom que para além de sugerires o software, o linkasses também 🙂
(não que eu queira a papinha toda feita, claro!! ehehe)
Sem duvida de tudo o que li, o que considero mais importante é usar uma conta limitada. Quase todos os problemas do windows ao nivel de virus, só são possiveis porque o utilizador usa uma conta com privilégios de administrador e logo os virus também “correm” com esses privilégios.
Acho que era bom começar a cultivar este hábito mas isto também de partir dos fabricantes de software, mas isso já é outra história.
Abraço.
Foxit Reader em vez do Adobe. Sem dúvida!
Visualizador de imagens (e edição básica) :
Irfanview + Plugins (www.irfanview.com)
FastStone Image Viewer v3.1 [PORTABLE] (www.faststone.org)
@all
Não quero continuar a bater no bater “no cegueta” do assunto do anti-vírus, mas já experimentaram o AVS (Anti Virus Sheild)? é uma versão oferecida (leia-se: gratuita para utilizadores home) pela AOL do Kaspersky… pode vir a ser útil 🙂
Gostava de acrescentar o seguinte à lista de recomendações de instalação:
Logo após a máquina estar pronta, enquanto ainda cheira a lavado, pegar no Ghost (com vitamina ou $em) e fazer uma imagem desse belo trabalho que acabou se ser realizado.
Digamos que depois de muitas, e dolorosas, cabeçadas na parede agora é um procedimento que não dispenso…
Abraços!
E que tal um leitor de multimédia para os intervalos? sugiro o KmPlayer .
Sobre o anti-vírus, o AVS é mesmo uma cópia fiel do Kaspersky 6 oferecido pela AOL, eu utilizava o AVG e agora só uso esse. Quanto ao roteiro está muito bom, mas ainda há software free que podia estar considerado, pois até software de facturação e gestão já existe em open source. E não estou a falar da aplicação da primavera que essa deixa muito a desejar.
Mas para quem apenas utiliza o PC para uso de internet e uns trabalhos do office então recomendo uma das distribuições do Linux. É mais leve que o windows, já vem com praticamente todo o software necessário, e nesta altura já não é necessário ser-se um conhecedor do linux para o utilizar, já é bastante “user-friendly”.
Fiquem Bem
OK, bateram numa das minhas grandes dúvidas, que ainda não arranjei tempo para pesquisar: a conta limitada! Se alguém me conseguir ajudar agradeço, apesar de ser fora do tópico!!! 😐
A maioria dos programas que se utiliza não “pergunta”, na instalação, se é para o administrador ou para todas as contas… não percebo porquê… então utilizando uma ocnta limitada, nem todo o software está disponível sem ser por procura dos atalhos ou dos ficheiros executáveis, certo? Corrijam-me, por favor, se estiver errado!
Ou, fica a sugestão para o grande Vitor, um artigo sobre esta questão, que me parece muito pertinente e importante!!!!
Continuação do bom trabalho!
“uma ocnta limitada” > “uma conta limitada” (escrever à trapalhão!) :p
Também voto para o FoxIT 😀
@ Pisco
Aprovo sem dúvida o AVS … o antivírus oferecido pela Kaspersky!
Sem margem para dúvidas o melhor antivírus free!
Excelente para as empresas que não pretendem gastar dinheiro em segurança para o pc e este é melhor do que muitos que são a pagar!
A diferença em relação ao Kaspersky é que este só possui ‘File Antivirus’ e ‘Mail Antivirus’, enquanto que o Kaspersky tem a mais o ‘Web antivirus’.
Visitem este link:
http://www.pontoxp.com/2007/05/15/ranking-dos-antivirus/
e reparem que em 3º lugar aparece um antivírus free! ! !