Ensino Superior: Colocações 2017 já disponíveis online
Já estão disponíveis os resultados da primeira fase de acesso ao ensino superior. De acordo com os números avançados, 44.914 candidatos ( 85,7% dos que se candidataram) já foram colocados.
Este é o número mais elevado desde 2010. Sobram 6.225 vagas para as 2.ª e 3.ª fases.
Segundo dados hoje divulgados pela Direção-Geral do Ensino Superior (DGES), "estão já colocados 27.648 novos estudantes no ensino universitário (face a 27.036 em 2016-2017) e 17.266 no ensino politécnico (face a 15.922 em 2016-2017), crescendo respetivamente 2,3% e 8,4% no final da 1.ª fase do CNA".
Destaque para os Politécnicos que foram primeira opção para mais 16% dos candidatos, comparativamente a 2016. Já no caso das Universidades o crescimento foi de apenas 2%.
Dos 1.062 cursos disponíveis, 711 ficaram já completamente preenchidos na primeira fase, com especial destaque para os cursos na área de Direito, Saúde, Engenharias, Ciências Sociais e do Comportamento e Ciências Empresariais.
Lista disponível aqui. Para saber se foi colocado, aceda aqui.
Digam-nos onde foram colocados
Este artigo tem mais de um ano
porcaria de concurso.
este método de colocação é do tipo: “vais para onde te calhar, tipo roleta.”
É por isso que não temos jovens que estudam aquilo que gostam e não temos jovens formados que estejam motivados para trabalhar.
Total verdade. Muitas vezes as pessoas são excelentes em uma área e medianas nas restantes. Perdem-se assim grandes talentos e ganha-se em pessoas não satisfeitas com o curso, para além de pessoas que não gostam do seu futuro emprego. Eu fui dos últimos colocados no meu curso por isso sei bem o que é essa sensação de roleta russa. O problema é que não existem muitas formas de fazer uma seleção independente e honesta…
Concordo.
Que querias então?!
Sinceramente, e compreendo o comentario, discordo.
Isto não é tipo roleta. Vão os X melhores. E quem faz a candidatura sabe ver medias anteriores e ter uma estimativa da media que será este ano. Há sempre a pontinha de sorte, mas roleta não é.
(Não me venha claro por exemplo um aluno com 11 ou 10 de media dizer que pos primeira opção engenharia industrial na FEUP… Aí é roleta russa com as balas todas lá xD)
Não vão os melhores, vão os que têm média mais alta, o que depende de vários factores…
Média mais alta = melhores quer queiras ou não. Alguém que tenha 18 ha-de ser mais inteligente que o que tem 10, nem que seja por ter tido a cabeça para marrar que nem doido, ou seja trabalhar mais para aquilo que o outro.
Um dos fatores é o trabalho sistemático, sobretudo, ao longo do secundário. Alunos com média de entrada menor ou igual a 10, vai fazer o quê para o ensino superior?Provavelmente distrair os outros como fizeram no secundário
Apesar deste ser um blog virado para a tecnologia é óptimo colocarem este tipo de informações muito úteis para muitos dos que o frequentam. Continuem com o excelente trabalho!