Mas afinal que sites é que lhe estão a atrasar o Firefox?
A guerra dos browsers tem tido um efeito muito positivo para nos, os utilizadores. À custa desta vontade de ser melhor, temos conseguido acesso a browsers mais rápidos e mais eficientes no que toca a consumir recursos.
Mas como muitas vezes a culpa está do nosso lado ou de quem criou os sites, a Mozilla dotou o Firefox de uma ferramenta extraordinária. Facilmente conseguimos saber que sites ou plugins estão a atrasar o Firefox.
A Mozilla tem feito um trabalho excelente a revitalizar o Firefox e a torná-lo um browser novamente interessante, conseguindo combater a Google e o Chrome, que é agora o mais usado e que é o precursor de todas as novidades ao nível da Internet.
Para isso melhorou-o e dotou-o de ferramentas preparadas para ajudar os utilizadores, que agora conseguem de forma mais rápida identificar problemas. Uma delas vamos mostrar hoje.
Como descobrir que sites ou extensões estão a atrasar o Firefox
Para usarem esta ferramenta só precisam de colocar na barra de endereço de um novo separador o endereço about:performance. De imediato o Firefox vai carregar informação sobre os elementos carregados e que estão a consumir recursos, sejam eles separadores (e sites) ou extensões.
Esta informação separa os consumos de memória, das extensões e dos diferentes separadores carregados. Ao separar a informação permite uma leitura mais organizada e um melhor despiste de problemas. Podem também ser removidas ou desabilitadas as extensões, ou recarregados ou fechados os separadores.
No caso dos separadores consegue-se ter informações detalhadas sobre o seu impacto no sistema operativo e no próprio browser, usando um esquema de cores que vai do verde (bom) até ao vermelho (a causar problemas).
Esta informação pode ser expandida e vistos os diferentes elementos e o seu impacto, desde o CPU, framerate, impacto no sistema e muitas outras informações. Caso descubra que pretende fechar o separador pode fazê-lo de imediato ou recarregá-lo.
O Firefox suporta cada vez melhor a abertura de muitos separadores em simultâneo. Com esta pequena ferramenta pode geri-los ainda melhor e garantir que os mal comportados não têm impacto no sistema operativo e no browser.
Torne o seu Firefox ainda melhor
Este artigo tem mais de um ano
Não esquecer o butterbloat do ISP. Uma das causas na qual faz os sites carregar lentamente.
Podem ver aqui.
http://www.dslreports.com/speedtest
Se o butterbloat tiver D ou C é mau. O melhor é mesmo A ou A+ .
No meu caso.tenho D e os sites abrem lentos na Meo fibra e sim.tenho a velocidade.contratada
A melhor é a Vodafone nem a NOS se safa
Tenho NOS FTTH e aqui também deu D no butterbloat
Tenho NOS 4g e tive um F. Lol…
Vofone 4g A+
Tenho NOS e deu o seguinte resultado:
Overall: A+
BufferBloat: A
Quality: A+
Muitas vezes nem são os sites em si, mas os vários links para outros de publicidade, ou links de facebooks, twitters, etc, chegam a ser dezenas ou até mesmo centenas deles que atrasam bastante a abertura de um site.
No meu FF não abre nada de publicidade, existem vários addons que tratam disso.
3rd-party tracking…
about:performance may currently be slowing down Firefox.
lol
sempre no topo. 😛
NOS 4G no Algarve (na praia) deu D…
O problema do Firefox é que não o consigo utilizar sem que ele fique bloqueado com muita frequência. O Google Chrome a visitar os mesmos web sites quase nunca bloqueia… por isso o firefox ainda vai ter de comer muita sopinha para superar o Google Chrome.
E eles bem passam a vida a prometer que a nova versão [insira aqui o seu número preferido] do Firefox está mais rápido e bloqueia menos, nada mais longe da verdade! Continua sempre a bloquear, neste e em outros computadores onde o tenho utilizado. Talvez chegue o dia em que realmente é tão estável como o Google Chrome, mas não estou nada optimista, pois tem sido só promessas vãs.
+1
O meu nunca deu problemas. Talvez uma travadela mínima nalguma actualização anterior mas nunca nada grave pois costumam corrigir prontamente. Que website costumas ter bloqueios?
Eu infelizmente tenho de concordar. Já não consigo utilizar o meu browser favorito, o Firefox. Encrava me o portátil. Chega me a deixar o processador perto do máximo e a memória vai aos 60 %. Só o Firefox, de resto, os outros, estão ok. É pena, o Firefox é o meu browser favorito de muitos anos.
Actualizações no Firefox nem uma.
Razão: é o único(?) para trabalhar com as Finanças. Com as últimas actualizações já não dá…
Desde que versão?