Linux Mint 18.2 “Sonya”: O melhor sistema operativo grátis?
O Linux Mint é uma das distribuições Linux mais populares do mundo. Para quem quer dar os primeiros passos numa boa alternativa ao sistema operativo Windows e também MacOS, esta é normalmente uma das distribuições Linux sugeridas, mas é também uma das que tem maior comunidade.
Este domingo foi lançado o Linux Mint 18.2 “Sonya” que está disponível com os ambientes gráficos KDE, Mate e Xfce.
O Linux Mint é uma das distribuições Linux preferidas dos utilizadores devido à sua usabilidade e simplicidade, uma vez que há muitos pacotes onde já vêm instalados por omissão: plugins do browser, players, entre outros.
O Linux Mint 18.2 “Sonya” chega com os ambientes gráficos KDE, Mate e Xfce. O Linux Mint 18.2 vem com o kernel 4.8 e tem como base o repositório de pacotes do Ubuntu 16.04.
Principais novidades do Linux Mint 18 “Sonya”
- Melhorias significativas ao nível do suporte para o protocolo Bluetooth
- Melhorias no Xed (editor de texto)
- Melhorias no Xplayer
- O gestor de atualizações recebeu também várias melhorias
- Novo Login Screen
- A versão com KDE agora vem com o KDE Plasma 5.8
Novidades do Plasma 5.8
O Linux Mint 18.2 receberá updates até 2021. Assim sendo, esta é sem dúvida uma das distribuições a ter em conta para quem procura um sistema operativo estável e com suporte.
Download
Escolha aqui a sua versão desta distribuição.
Este artigo tem mais de um ano
para o fbi entrar nas calmas
Para o fbi entrar nas calmas, e gamar os teus dados ou destruí-los??
Para isso, ha decadas que tens Windows,MacOS, e actualmente Androids,ios…
para quem sempre andou a apregoar como sendo invulnerável… até parece que abriram a pestana
mas ao menos se souberes o que estás a fazer consegues saber quem está a entrar e o que está a levar e assim travar essa intrusão, nos outros não tens essa possibilidade
Sim até porque Windows possui código fechado e mesmo assim tem imensas ou mais explícita e vulnerabilidades que um sistema open source
Don’t make me laugh (Shadowbrokers) kek
Vai te de justificar o que acabou de escrever, caso contrário não passará de uma afirmação infundada.
Sério? Instalei o 18.1 ainda hoje de manhã…
Adoro esta distro. É instalar e usar.
O Mint é legal pra PC fraco, mas acho q a melhor distribuição pra usuário final é o Deepin.
O deepin é para utilizador comum que não trabalha, o linux mint é misto tanto dá para utilizador comum como para quem usa linux para trabalhar
“Linux Mint 18.2 “Sonya” que está disponível com os ambientes gráficos KDE, Mate e Xfce” e já agora o Cinnamon. É um dos melhores na minha opinião!
Esqueceram-se de referir o Cinnamon, que é só o principal ambiente gráfico deles!
Não percebo o que é que o Mint KDE por exemplo, traz de novo à mesa em relação a um Kubuntu.
Pessoal do pplware, uma dica, tomem atenção a uma excelente distribuição com uma visão alternativa chamada nixOS.
A distribuição é construída a volta do sistema de gerenciamento de pacotes chamado nix.
Neste sentido, a ideia seria parecida ao arch Linux e o pacman. No entanto, as semelhanças acabam aqui. Nix adopta as ideias das linguagens funcionais, como haskell, e é ele próprio uma “sistema a lá funcional” de gerenciamento de pacotes. Alias, o próprio sistema operativo ( Linux neste caso) é configurado não directamente nos diversos ficheiros no /etc, mas sim num ficheiro de configuração ao estilo declarativo.
Bem, podia falar muito mais da distribuição que uso muito, mas fica a dica para o pplware fazer um artigo sobre a distribuição… cumprimentos
O Cinnamon é a principal interface do Mint e nem se quer foi citada. São 4 interfaces: Cinnamon, KDE, Mate e XFCE. Instalei a 18.2 Beta e estava aguardando o lançamento final. Que bom que lançaram! Farei a atualização depois.
Não vejo a necessidade de colocar o subtítulo de “Melhor sistema operativo grátis”. No mundo Linux a ideia não é ser melhor que X, é fazer bem uma determinada tarefa. CentOS para enterprise/estabilidade, Ubuntu/Mint/Fedora/etc para desktop, Gentoo para quem quer fazer tweaking ao extremo, etc.
Pessoalmente não gosto de Ubuntu e derivados, mas respeito que são muito bons para o segmento a que estão dirigidos, do user iniciante em Linux. E especialmente respeito que cada cabeça cada sentença, a distro mais bem adaptada ao que preciso não vai ser a mesma para a pessoa do lado. Dizer que é o melhor sistema operativo grátis no geral? Acho que a questão pelo menos no Linux não tem cabimento.
Foi pena o título infeliz, o artigo em si está claro, conciso e informativo.
O pessoal do pplware deveria conhecer a lei de Betteridge…
São opiniões, há que respeitar.
Porque é que o CentOS é para o segmento empresarial e é mais estável, não me digas que é por causa do WHM e Cpanel… Já agora para mim em termos de estabilidade e segurança nada bate o BSD
Não percebo porque é que vem com o KDE 5.8 quando já saiu o 5.10…
(Acho que) é por ser a versão LTS do plasma. A próxima LTS será a 11 ou 12, não tenho a certeza.
O melhor sistema operativo grátis? LoL ! esqueceram-se do ” Será este” opiniões até ser o melhor vai muito. Eu instalei ainda ontem mas nada de especial, continuo a usar o openSuSe Tumbleweed.
A minha escolha recai no Mint MATE. Simples, rápido e eficaz para as tarefas e programas que preciso.
É a melhor distribuição de Linux para as minhas necessidades. Tudo funciona!
Será que tem alguma pesquisa que possa me revelar qual desses ambientes gráficos KDE, Mate e Xfce, são mais usados ?
Obrigado!
Instalei num portátil de casa e gostei muito… Aliás, face ao Ubuntu gostei muito mais desta distro. “Ainda sou verdinho no mundo do Linux”. Aconselham algum antivírus ou assim ou basta só atualizar a máquina e já tá?! Obrigado
Basta atualizares! O Linux praticamente não apanha vírus.
thx