bq Aquaris M 2017 – Um smartphone com sabor a… 2015
Após um bom começo, a bq tem perdido o fulgor que teve noutros tempos, após vários lançamentos sem grande sucesso.
Sem se perceber o porquê, volta a lançar um novo smartphone sem sentido, o bq Aquaris M 2017, exatamente igual ao seu modelo de 2015.
A bq foi uma marca que soube, desde cedo, levar um crescimento sustentado, desenvolvendo os seus serviços, e acima de tudo a sua assistência, por onde se destacou.
Após iniciar o seu negócio com o uso de modelos chineses generalistas de smartphones e tablets, a marca espanhola foi evoluindo os seus produtos e serviços até ter começado a desenvolver o seu próprio design na bem sucedida gama E. Todos os smartphones desta gama receberam a atualização para o Android 5.0 Lollipop, menos o bq E5 FHD, que acabou por manchar um pouco o nome da marca e resultou no abandono quase total dos processadores MediaTek.
A partir da gama seguinte, a M, a bq melhorou consideravelmente o hardware, no entanto, acabou por exagerar no aumento dos preços, o que resultou numa baixa adesão a estes modelos quando comparado à gama anterior.
A lutar contra problemas financeiros, a bq tem tentado introduzir outros modelos no mercado, como a gama X e U, sem que consiga atingir o sucesso que em tempos já teve.
Para 2017, a marca espanhola acabou de apresentar um novo modelo, o bq Aquaris M 2017, que acaba por não ter grande sentido no seu lançamento. Ao analisar as suas características, percebemos que este é igual ao bq M5.5 lançado em... 2015.
Um verdadeiro regresso ao passado... até no SO
No bq M 2017 podemos encontrar um ecrã de 5,5" FullHD com tecnologia QuantumColor +, processador Qualcomm Snapdragon 615, GPU Adreno 405, 2 ou 3 GB de RAM e 16 ou 32 GB de armazenamento interno.
Para fotografia temos uma câmara traseira de 13 MP com sensor Samsung S5K3M2 ISOCELL, com abertura f/2.0, e uma câmara frontal de 5 MP.
Adicionalmente, podemos encontrar uma bateria de 3620 mAh, GPS e GLONASS, LTE, Wi-Fi 802.11b/g/n/ac e Bluetooth 4.1. O sistema operativo é outro aspeto estranho neste novo bq, já que a marca apostou no antigo Android 6.0.
A única diferença aparente entre ambos, é o sistema operativo, uma vez que o bq M5.5 foi lançado com Android 5.1, já atualizado para Android 6.0.1. A bq acabou assim por lançar um novo smartphone, mudando-lhe o nome, onde acrescentou a referência ao ano de 2017, embora não passe de um smartphone de 2015.
A nível de preço, o novo bq M 2017 terá um custo de 189,99€ para a versão de 2 GB de RAM e 16 GB de armazenamento interno, enquanto a versão com 3 GB de RAM irá custar 269,99€.
Este artigo tem mais de um ano
Nem nunca foi boa. Estas marcas esquecem-se que não basta ter em teoria bom hardware nas specs, é preciso ter robustez, qualidade de construção e durabilidade… E por isso é que por muito que se fale de Bq’s antigamente ou agora essas chinesadas que ai aindam, todas no papel prometem muito, mas quando se vai a usar apos 1 ano é problemas por todo o lado
Tive um bq E5 e nunca me deixou ficar mal
Comprei à cerca de 3 meses o M5 com 3gb de RAM e 16gb de ROM e é 5 estrelas.
Qualidade/Preço está bem bom.
Já para não falar dos 5 anos de garantia e o seguro ser a PREÇO DECENTE!
A informação sobe a “saúde financeira” da BQ, foi com base em quê?
Fui comparar modelos de gama idêntica da Samsung e por valores idênticos, comparei os processadores, do J7 2017, por exemplo, e é tudo muito idêntico.
Sendo que os equipamentos Samsung têm uma previsão de updates muito reduzida ao contrário deste velho como lhe chamam e vai receber o Android 7… Já para não falar da quantidade de software da Samsung que eles trazem e com o tempo tendem a ficar lentos “sem razão”, tal como os iPhones. Já tive um Note3 e sei do que falo.
Em equipa que está a jogar bem, não se mexe !
—-
Ecrã de 5″ FHD Quantum Color +
Qualcomm® Snapdragon™ 615 Octa Core
Bateria 3120 mAh
13 MP (flash dual e autofócus)
Atualizável para Android 7.0 Nougat (em breve)
Tem o mesmo hardware de um Vodafone smart ultra 6. Só tens a opção de mais 1gb de RAM e o Android 7.0.
Com a oferta dentro da mesma gama de marcas como a Huawei, para falar no mercado físico, é demasiado caro. Vê por exemplo o Huawei p8 lite 2017, p9 Lite ou honor 6x.
Marco sinceramente comparar samsung com bq é um pouco estranho. Claro que ha samsungs low cost para competir com a bq e nesses, venha o diabo e escolha. Agora em telemoveis ”a serio” sente-se a diferença do preço. Sim a samsung mete muita coisa, digamos ”extras” ou features. Quem quer um android só para dizer que tem um lag minimo compra oneplus, mas em funcionalidades faz o mesmo que um BQ, apenas é super rapido. Quem quer features, compra Samsung e ai sabe-se que não sera o mais fluido mas será o que terá mais opcoes e personalização.
Daniel, tive um bq E5 HD e acredita…nunca tive tantos problemas e em especial com a assistência….dei-me inclusivamente ao trabalho de ir a Madrid, à sede deles, para reclamar!!!! Mesmo assim, nada…esta marca para mim nunca mais
BQ e Wiko é de fugir…
Vê-se que já pegaste em algum BQ… vê… vê…
Por acaso já tive Samsungs e wiki e um BQ que foi de longe o melhor, na altura custou 239 e o Samsung S4 700…. e disse que era bem melhor e era sem dúvidas que era até em fotos…primeiro octacore a 2 Gz e 5M frontais, a construção não é tão boa mas tem sua vantagem se cair não amolga como alumínio e destrói componentes ou ecrã
Já teve algum, ou fala do que leu na net?
Tenho 3 em casa, 2 deles já há uns 3 anos e 1 há meia dúzia de meses.
Todos impecáveis.
Pessoalmente acho que actualmente estão muito caros e perderam algumas funcionalidades/características que tinham ao início e subiram o preço, pelo que actualmente ou de futuro possam deixar de fazer sentido. Infelizmente.
Por acaso já tive Samsungs e wiki e um BQ que foi de longe o melhor, na altura custou 239 e o Samsung S4 700…. e disse que era bem melhor e era sem dúvidas que era o BQ a pouco tempo stava a 249E subiuaté em fotos…primeiro octacore a 2 Gz e 5M frontais, a construção não é tão boa mas tem sua vantagem se cair não amolga como alumínio e destrói componentes ou ecrã
A minha irmã ainda tem um BQ Aquaris 5(2013), aquela bateria é mal tratada como nunca vi, só leva carga quando chega perto de 0, já deu várias quedas e ainda funciona normalmente, o mais surpreendente é mesmo a bateria que parece não sofrer qualquer desgaste.
Só dizes barbaridades. Já alguma vez experimentaste um X5 Plus, ou até mesmo os novos X? Explica-me onde está a falta de robustez, qualidade de construção, ou até mesmo de software.
P.S: de alguem que tem um S7 Edge para comparação lol.
o meu X5plus saltou (literalmente) 2metros para o chão…
(terá sido de ter a atualização de segurança deste mês ,D)
O meu BQ Aquaris E5 FHD vai fazer 3 anos em Setembro e 0 problemas.
-A bateria dura 1 dia (o que é de louvar para a pancada que leva durante dia)
-Corre todas as apps que quero
-Só o GPS é que o deixa ficar um pouco mal (mas sempre foi assim, acho que tem a ver com os MediaTecks da altura) que insiste que eu estou 10-20m para o lado
Nunca foi boa? Todos os meus smartphones Androids foram BQ’s. Neste momento tenho o M5. Caiu (sem capa) por várias vezes tem-se mantido firme. Nem um vidro partido.
Vê-se mesmo que estás a falar sem ter pegado num.
Não sabes o que dizes. Na samsung as baterias explodiam
Escoamento de stocks..
um verdadeiro tiro no pé
yeap. A esse ritmo a BQ fecha as portas nos proximos 12 mese…
Bq n aconselho a ninguem, mtos bugs e sem atualizar produtos e aquecen muito.
o meu está nos 0,5% que tem o 7.1
7.1 oficial?
a bq foi das primeiras marcas a atualizar para o Android 7.1 um dos seus equipamentos.
Muito bem então!!
Actualizam quase todos os anos, os telemóveis. São dos primeiros a fazê-lo. Vê-se que sabes do que falas… *cof*
Gosto do design, só tirava os botões do ecrã para a parte de baixo com botão central físico, de resto 5* 🙂
Tive um bq e4, que me durou 2 anos e meio. Foi agora herdado pelo meu irmão, q não o trata muito bem e aquilo continua e continua. Achei e acho uma excelente relação qualidade/preço, mas o apoio de software deixou muitíssimo a desejar. Update cheios de bugs q nao eram depois resolvidos provocavam Crash das SMS sempre q recebia uma por ex. Era formatado e funcionava bem uns meses. Foi um problema transversal a muitos utilizadores….
B Q = baixa qualidade.
Claro que sim.
*nunca pegou num na vida*
Realmente não tenho compreendido as direcções que esta marca está a tomar.
Os clientes gritam por um telemóvel de 5.5 polegadas e a BQ lança a série U e os novos X de 5 e 5,2 polegadas.
Mas uma coisa é certa ninguém pode reclamar da qualidade de construção dos telemóveis.
E das actualizações dos telemóveis com processadores Snapdragon.
Agora a marca BQ tem falhado com os clientes, não terem cumprido a promessa de actualizarem todos os telemóveis MEDIATEK para o android 5. Depois de terem dito que não iam mais usar processadores MEDIATEK terem lançado tablets usando esses processadores e já terem informado que não vão actualizar o software das mesmas para o android 7.
Não terem actualizado o BQ Aquaris E5s para o android 7 por causa de um driver de um componente, um telemóvel com 1 ano de vida.
E realmente os preços serem bastante elevados.
Eu tenho o BQ E5 FHD, e sinceramente so não gostei por não terem actualizado o Android.
Porque de resto, já o uso a 2 anos e nunca senti necessidade de formatar para que volta-se a ser rápido. Em questão de assistência são 5*. Logo não percebo as criticas de pessoas que se calhar nunca tiveram um ou que tiveram azar nos equipamentos que compraram que acontece com varias marcas.
Gostaria que pplware fizesse uma analise ao novo smartphoneque eles lançaram agora BQ Aquaris X, ou feedback de quem já o tem pois estou bastante interessado neste smartphone.
Tive um 5hd e so esta parado devido a nao existir actualizacoes e roms alternativas actualizadas. Mas enquando esteve em uso nunca falhou.
Hardware muito fraco para o preço, e o facto de não vir já com Android 7.0.x ainda deixa mais a desejar, principalmente para uma marca que deixa a desejar a nível se suporte.
Existe melhor opção, e se juntarmos o mercado asiático conseguimos muito melhor é talvez ainda poupar algum dinheiro.
Este tipo de apostas das marcas só vai saturar ainda mais o mercado Android que já está mais que saturado.
E qual o preço em 2015 ?- Era interresante saber.
299,99 e 339,99 para as versões de 2 e 3 gb de RAM respetivamente.
Nao entendo falam que samsu g é lento ou com lags, tenho um galaxy j5 versão de 2015 e é bem rapido e tenho armazenamento quase cheio o problema nao esta na samsung e sim na maneira que o configuram os utilozadores e as apps que metem que algumas sim dao problemas, so digo maraviljas disto tirando ter so 8 gb.
Faltou dizer porque escolhi um samsung e nao outro. Sim há outros bem melhores, mas a samsing é a unica que tem uma coisa que nenhuma ooutra tem, é ter configuração de letra para tamanho bem grandes, as letras gicam enormes em relação a outras marcas ganha, entao a versão 7.0 do android que infelizmente não chegou a este modelo está melhor neste aspecto.
Abraço
Dos que eu conheço, tanto a Xiaomi como a Huawei permitem alterar o tamanho de letra. No caso da Huawei vai de pequeno até gigante
Ja vi nos Huawei, mas mesmo assim nada que se compare ao samsung nadinha mesmo.
Tambem podes escolher o tamanho da letra e tamanho de visualização nos BQ.
Sim, mas os smartphones da samsung tem tamanhos maiores , eu nas lojas experimentai huawei, asus, bq, wiko, sony, só nunca mexi num xiaomi, mas a samsung é a unica que em termos de acessibilidade tem o tamanho de letra maior, eu como tenho problemas de visão, sei o que digo porque já mexi quase em todas as marcas possíveis, e realmente neste aspecto a samsung ganha.
hei-de meter screen para realmente verem
Tal como prometi deixo aqui as imagens de screen
http://imageshack.com/a/img922/632/ZZnh1D.png
http://imageshack.com/a/img924/7282/Q109BP.png
http://imageshack.com/a/img924/6548/Gp5wKb.png
Tenho BQ Aquaris 5hd faz 4 anos… À uns meses atrás começou a falhar um pouco por todo o lado! Instalei uma nova actualização de sistema Android 4.4.2 “kitkat” e ficou top!…
Tenho um Bq Edison 2 qc 3g
Tenho um Bq e5 4g
Não tenho nada a apontar à marca nem à sua assistência técnica. Do melhor que existe!
Sinceramente não acho o preço nada em conta.
Acabei de comprar um moto G5 plus, tem o Processador 625, melhor câmara melhor sistema de updates e ficou me por 264€. Não percebo como a malta ainda continua a comprar BQ Wikos e companhia? Também temos por aí a linha zenfone 3 com preços idênticos são bem melhores.
A questão é que este M 2017 nem vem competir com ninguem. Se queres comparar algo com o teu G5 Plus, compara o Aquaris X ou X Pro.
continuam a ser mais caros, eu comparei na mesma Gama de preços
Tenho o novo BQ X e sinceramente, estou bastante contente com ele.
Tens alguma coisa que nao gostes? O GPS funciona bem?
O GPS funciona mesmo muito bem.
Boa tarde
Só para deixar o meu contributo, tenho um BQ M5 com quase 2 anos e estou extremamente satisfeito, a relação qualidade/preço é superior a um Samsung ou LG topo de gama, que são os termos de comparação que tenho, porque custa menos de metade e tem desempenhos bastante próximos…
PPlware existe um erro no preço, a versão 32GB custa 219,99€ (no site oficial para espanha, pelo que é um erro da loja portuguesa)
a versao de 16gb é que custa isso em Espanha. Mas espero que seja um erro em Espanha e não em Portugal, se não ainda é pior 😀
Devo ter sido dos primeiros a ter o novo Aquaris X Pro e estou bastante satisfeito, quer a nível de software, quer a nível de hardware e qualidade de construção!
Este novo Bq na sua triste tentativa de “regresso ao passado” ao passado é um verdadeiro tiro no pé.
Fora isso, novo aquaris X Pro é muito bom terminal
Gosto da política de actualizações deles. ter grandes specs é bom, mas se calhar é mais importante terem actualizações e a harmonia de todo o conjunto. estou à espera do Android 7 no meu terminal. bq M5 16GB +3Gb de RAM.
Comprei recentemente um BQ Aquaris X, tive um pequenos problema de início com rede 4G culpa minha e da NOS, ao enviar o meu pela SEUR entregara-me um novo (menos 15 dias)
4 actualizações de software, bateria dura 1 dia com 4g sempre ligado, ver tv fazer pequenos filmes, fotos,
com qualidade, GPS, rápido e preciso.
Com pouca utilização e 4g sempre ligado dá para 2 dias ou mais.
Tenho um BQ 5 , travou com 5 meses , tive um tratamento diferenciado pela assistência técnica . Me ligaram de Madri ( sou brasileira) e por telefone e email conseguiram resolver o meu problema . Muito satisfeita com a fidelização da empresa com seus clientes mesmo sabendo q muito provavelmente não comprarei outro , pois no Brasil não vende a marca .
Como utilizador de BQ achei por bem dar o meu contributo ao partilhar a experiência com a marca. O primeiro BQ que tive E5 foi *****, azar foi ter caído em água (culpa do utilizador). Com base na experiência com o E5 (no agregado familiar existia Wiko e um LG) adquiri um M5 (continua a funcionar sem qualquer problema), mais recentemente um U Plus e um X5 Plus. Até agora a experiência tem sido muito boa e a única situação em que foi necessária assistência da marca também não podia ter corrido melhor!
Problemas com equipamentos ou marcas parece-me que existe em todas elas. Tenho uma colega que é a quarta vez que tem de trocar o telefone e tem um iPhone.
Até agora, estou fidelizada à marca mas obviamente que todos temos direito a opinião diferente!
Actualmente uso o Aquarismo BQ x5, muito recente ainda a caminho de 2meses, comprei por 90mil Kwanzas na loja NCR representante oficial da marca cá em Angola.
Sinceramente é um smartphone de excelência, com um processamento de incrível, até ao momento só tenho a elogiar….
É aguardar até que ponto será resistente e durável pra mim!
Tenho um bq e5 fhd e sinceramente fiquei desapontado com a marca, mas em termos de smartphone é um bom smartphone.
Para ja esta notícia é um pouco exagerada. Não existe informação alguma sobre problemas financeiros n Bq. Óbviamente que existem excelente lançamentos de telemóveis e lançamentos que são um fiasco. Não se esqueçam que a querida samsung de excelência, tinha baterias a explodir, onde perdeu mais de 4 mil milhões de euros. Na bq, sempre acompanhei os lançamentos, e na gama média alta, é top. Além disso a garantia é de excelência. Neste momento tenho aquaris x pro, e estou maravilhado com tudo. Isto é assim as marcas ganham e perdem. A concorrência é feroz
A bq tem claramente, desde o ano passado, problemas financeiros e surgiram até noticias do interesse da telefonica na compra da empresa.
http://www.muycanal.com/2016/04/22/bq-despidos
Quem defende uma marca como a BQ está a dar um tiro nos pés e simplesmente não sabe o que é qualidade em matéria de smartphones.
Em 2015 eram muito bonitos ao sair da caixa e com a promessa de actualizações… passado 1 ano está todo riscado porque o material de contrucção é de qualidade questionável (usado sempre com capa de silicone da própria BQ) e continua com adiamentos de actualizações de software que estavam prometidas há meses. Uma marca que promete e não cumpre, simplesmente não merece defesa.
Quanto a compararem com Samsungs e iPhones, ganhem juízo e enterrem-se. Isto não são nem nunca foram telefones de alta gama. Só são rápidos para quem nunca experimentou melhor.
PS: tive 3 BQ… foram os 3 com os porcos.
Cumprimentos
Cada um tem a sua experiência com bq. Conheço pessoas que tiveram excelentes experiências, como é o meu caso, e pessoas que tiverem péssimas experiências, como parece ser o teu. No entanto, tirando o E6 e o E5 FHD (na atualização para Android 5.0) e a gama E no geral para Android 6.0, podemos dizer que a bq até tem cumprido. O bq M5, de 2015, irá receber Android N e um dos modelos da gama X foi o primeiro não Google a ser atualizado para o Android 7.1.1
Samsung Alta gama e explode. Iphone alta gama e entorta… Tem juizo
No entanto sei que o tenho bem a noção que um Samsung Galaxy s8 ou um iphone 7 são os melhores modelos da atualidade. Portanto a Bq jamais pode ser comparado a estes modelos. Dentro da gama média alta, a bq apresenta um dos melhores smartphones da atualidade.