A publicidade está a mudar…
...e a culpa é da Internet.
Com a facilidade de termos acesso à Internet em qualquer lugar e a qualquer hora, as empresas de publicidade começaram a mudar a forma como realizam as campanhas. Abandonaram-se os tradicionais métodos de expor ou apresentar produtos e passaram a ser usadas novas tecnologias, sempre com recurso a ideias inovadores e com formas diferentes de chamar à atenção dos alvos dessa publicidade.
O vídeo que apresentamos abaixo é um exemplo perfeito das mudanças que estão a começar a acontecer.
A apresentação do anúncio que viram no vídeo faz parte da campanha de apresentação da primeira aplicação da AXA para iPhone. O facto de esta empresa ter lançado uma aplicação para iPhone é já de si uma novidade. Mostra que as empresas começam a ver estes dispositivos não apenas como simples telefones (que o não são), mas sim como extensões do nosso computadores e ferramentas que usamos para gerir o nosso dia-a-dia.
Ainda mais curioso foi o facto de terem escolhido esta forma de a anunciarem ao mundo. Usar o iPhone para apresentar uma aplicação para este dispositivo é algo de inovador. Usar o iPhone como elemento da própria publicidade revela, o que é óbvio, um grau de inovação e criatividade.
Mas tal como este anuncio mostra a inovação que começa a surgir, existem outras formas de publicidade que também inovam. A utilização de códigos QR para encaminhar os visados pela publicidade para sites onde podem obter mais informação ou campanhas totalmente assentes na Internet são apenas dois desses exemplos.
Outro ponto que tem obrigado à mudança da publicidade prende-se com facto de os locais onde esta é exibida estarem a ser alterados. O decair das vendas dos jornais, revistas e outros formatos assentes em papel, em detrimento para os suportes digitais ou assentes na Internet obriga a que as empresas que pretendem publicitar os seus produtos sejam "obrigadas" a seguir os seus leitores.
Como consequência directa desse movimento, a liberdade e meios que as agências de publicidade têm ao seu dispor sobem vertiginosamente. Conseguem-se assim campanhas muito mais ricas e não apenas presas à imagem. A introdução de elementos multimédia consegue aumentar o nível de interacção, o que gera uma maior atenção sobre o anúncio e que resulta, de forma óbvia, num aumento do retorno esperado pelo anunciador.
Mais uma vez a Internet muda o mundo de forma que não seriam de todo óbvias. Nós, como consumidores de todos os tipos de informação temos de a acompanhar e habituar-nos a ter ali o mesmo que temos no mundo "real".
Hoje, e contrariamente ao que vem sendo hábito, não vamos deixar pergunta. Vamos apenas pedir que comentem o tema e/ou o vídeo.
Este artigo tem mais de um ano
Bom post, concordo !
eu penso que a Internet é em parte responsável e não a total razão desta mudança! hoje em dia a concorrência é tanta que é preciso inovar e dar nas vistas e chamar a atenção! até porque o exemplo mostrado é necessário a revista!
– Concordo em todas as letras.
– A mídia impressa é eterna e será agregada,mas será nunca extinta.
– Meus filhos lêem, gibis, folheiam revistas de atividades,brincam no computador e demais .
– Abraços
Vou ja comprar um iphone…! Or not -.-
Esta noticia vem realmente realçar que os métodos tradicionais de passar mensagens publicitárias estão a mudar. Aliás, já começaram a mudar quando a internet se começou a fixar como meio de comunicação de excelência e as bandas largas começaram a aparecer como cogumelos.
As marcas embora ainda invistam pouco, comparando com os valores de investimento em TV, começa a olhar para a internet com uns olhos mais vorazes e ambiciosos.
O investimento publicitário em internet já ultrapassou o de rádio e a imprensa vem a seguir.
Inovar, no entanto não é só usar novas tecnologias ou novas formas de passar a mensagem. Hoje em dia, inovar consiste também em criar novas maneiras de transmitir uma mensagem, e neste caso particular, o vídeo está interessante.
De qualquer forma, há-de sempre haver por onde inovar …
Lembro-me (mal) duma campanha publicitária que foi inédita para a época em que foi lançada e que ainda hoje não tem sido massivamente explorada é o uso de 3D.
Creio que já algo foi feito cá em Portugal, na Estação de Metro do Campo Grande, mas mesmo assim acho que é extremamente raro, talvez porque a tecnologia seja cara, porque está muito sujeita a erros, porque está demasiado exposta a quem passa e interage com ela.
Já existe tecnologia para tal … é amiga do ambiente (pois não gasta recursos como papel, cartão, …) … apenas tem a desvantagem de ser cara. Mas acho que poderia ser uma boa alternativa válida e diferente para passar mensagens nesta área do marketing.
No entanto, a internet seguirá o seu rumo normal para se tornar aos poucos como a 2º meio de comunicação publicitário. Tendo em conta a cada vez mais promiscua ligação entre a internet e os restantes meios … internet na Televisão da sala, internet no telemóvel …
ahm… se isto nao é um QRcode já agora fica a questão que provavelmente todos estão a pensar em colocar, como funciona ?
Usar um iPhone para publicitar uma aplicação para iphone não é inovação, é segmentação. A publicidade dirige-se apenas a utilizadores de iphone.
Por outro lado não há aqui assim tanta inovação.. o vídeo é que aldraba um pouco (não estou a falar do godzilla!)
Como foi feito o anúncio?
Deviam ter utilizado um QRcode (mas seria pedir que os utilizadores tivessem também uma aplicação de qrcode)
Por isso a solução foi pedir às pessoas que digitassem o URL à mão!!
No jornla estava lá escrito para irem a http://www.axa.be/iphone (e depois escolherem francês ou holandês). Claro que isso não é mostrado no vídeo de promoção do próprio anúncio. Assim o que acontece neste i-anúncio (Duuuhhh!) é uma imagem num jornal com parte ausente… que só fica completa quando se coloca um iphone em cima e se entra na web, escreve um URL, depois o idioma e depois se carrega em ver vídeo.
bahh para a inovação do anúncio!!
Já a aplicação é mesmo interessante.. desde que o telemóvel não se tenha partido no acidente! 🙁
Quanto aos não iphone… podem ver também na web em:
Para todos os outros… http://www.axa.be/iphone/fr/index.htm e a demo completa da aplicação: http://www.axa.be/iphone/fr/uitgebreidedemo.htm
assim se vê o poder da própria publicidade.. um anúncio que dá para qualquer telemóvel.. mas que, via segmentação, quiserem fazer exclusivo para o iphone. O leitor de jornal com um telemóvel de outra marca na mão ficou, cheio de inveja, a pensar.. bolas… tenho de comprar um iphone para poder ver este anuncio!
Assim se fazem os mitos e as modas pela publicidade!
por mim podiam deixar as paginas das publicidades da revistas todas em brancas e para quem te ipod ir la espreitar. são 3 vantagens para mim, não tenho ipod, não me dou ao trabalho de estar a procura de uma publicidade na net, e por fim leio minha revista sem distúrbios visuais.
Perfect.
Na revista Sábado costumam vir atalhos em código QR para vídeos sobre os artigos. Achei interessante, mais uma utilidade para o meu android..