FindBigMail – Limpe a sua conta Gmail
As nossas contas de Gmail são autênticos poços sem fundo. Os mais de 7 GB disponibilizados permitem que tenham as vossas mensagens sem se preocuparem com a gestão do espaço. No entanto existem utilizadores que conseguem gastar todo o espaço que a Google lhes disponibiliza e vêem-se privados de usar as suas contas.
Foi agora disponibilizado um serviço que permite que identifiquem as mensagens maiores, permitindo assim apagar as mensagens que mais espaço ocupam. É essa a função do FindBigMail.
Este serviço acede à vossa conta de Gmail e audita cada uma das vossas mensagens. Caso estas apresentem um tamanho superior ao definido como regra do FindBigMail é etiquetado com uma das três etiquetas disponíveis.
Desta forma conseguem identificar as mensagens que estão a ocupar mais espaço na vossa caixa de correio e assim proceder a uma limpeza rápida e que liberta espaço da vossa conta.
As etiquetas que o FindBigMail coloca são em função do tamanho da mensagem os valores são os seguintes:
- 'My Big Mail' - Mensagens que estão entre 100 e 500bytes.
- 'My Really Big Mail' - Mensagens que estão entre 500 e 2.000 bytes.
- 'My Ultra Big Mail' - Mensagens que têm mais de 2.000 bytes.
A forma de usar este serviço é simples, basta que coloquem na página do FindBigMail o vosso endereço de Gmail ou Google Apps. Será pedido que autorizem o acesso à vossa conta, que expirará no final da utilização do serviço.
Após autorizarem o acesso à vossa conta, o serviço inicia o processo de catalogação das vossas mensagens. Este processo demorará tanto mais quanto maior for a quantidade de mensagens.
No fim do processo recebem uma mensagem a indicar que está terminado e vão verificar que na vossa lista de etiquetas existem 3 novas. Basta que carreguem na etiqueta pretendida para verem as mensagens com tamanho superior ao que seria "normal".
Podem agora proceder à limpeza da vossa conta. Se pretenderem podem pura e simplesmente apagar todas as mensagens com uma das três novas etiquetas.
Se forem mais selectivos podem usar a pesquisa e efectuar filtragens. Basta que coloquem no início "label:<etiqueta>" e o resto da pesquisa que pretendem e ele pesquisará com base nas mensagens grandes e no segundo padrão.
Podem usar este serviço tantas vezes quantas pretenderem, mas aconselhamos que o usem pelo menos uma vez por mês para limparem a vossa caixa de email ou sempre que sentirem necessidade de recuperar algum espaço.
Esta funcionalidade deveria ser implementada pela Google no seu serviço de email. Não existe forma de os seus utilizadores terem acesso detalhado à utilização da quota atribuída. O espaço é finito e por norma fazemos uma má gestão deste. O FindBigMail dá uma ajuda preciosa a preencher uma lacuna da Google.
Homepage: Find Big Mail
Este artigo tem mais de um ano
Isto não poderá ser uma tremenda falha na segurança da nossa conta?
Obrigado pelo artigo! Por favor, deixe-nos saber se você tem sugestões para nos ajudar a melhorar.
(Translated from English via Google: Thanks for the article! Please let us know if you have suggestions to help us improve.)
email: feedback @ findbigmail.com
Não.
O FindBigMail usa a API do Gmail e a autenticação é feita pelo próprio Gmail.
Quando clicas no botão para te autenticares, és redireccionado para a página das contas Google. É nesta que te autenticas.
Concordo com lmre.
Acho mesmo que é uma enorme falha segurança estarmos a confiar assim num serviço.
Prefiro apagar á mão.
Também considero este serviço como um potencial perigo de segurança uma vez que tem de ter acesso aos dados de acesso e logo podem ficar com a senha, mesmo que jurem a pés juntos que não.
Terá alguma utilidade para algumas pessoas.
Para quem quer ver apenas quanto está a gastar basta olhar para baixo… que diz lá algo do género: “Neste momento está a usar 0 MB (0%) do seu total de 7504 MB.”. Se tiverem insatisfeitos com o espaço, vão a https://www.google.com/accounts/PurchaseStorage?hl=pt-PT e por $5.00/ano tem mais 20 GB, por mais $20.00 tem mais 80 GB de espaço e vai por aí acima até aos 16 TB com um custo anual de $4,096.00 USD… claramente só para empresas.
Cá no meu mail não entram autorizações desse tipo !!!
It is currently impossible to create an easy to use service like this without access to your email. We list a lot of other ways to find large messages at http://www.findbigmail.com/news/15/59/How-can-I-free-up-space-in-my-Gmail-account. Several of these are very secure – such as buy more space or use an imap client.
FYI, we take security very seriously. Some of the security steps we take are:
+ never ask for your Google password – only Google has that
+ never store your email address on the server – we encode it in the logs we keep for statistical purposes
+ we delete the Google access token at the end so we cannot get back to your email (nor can anyone else if they break into our server)
+ we ask Google for a list of messages of certain sizes and then we label them — we never even see the message headers
+ we never download messages (also keeps costs down and speed up!)
We currently offer it for free because we hope donations will cover the cost. (Does Paypal work in Portugal?).
We have also asked Google to provide read-only and header-only access to email to make services like this more secure. You can request this too at http://mail.google.com/support/bin/static.py?page=suggestions.cs.
A lot of people have used our service today and found many GB of large messages. We hope you found it useful! Thanks.
Google translation:
Hoje é impossível criar um fácil de usar serviço como este, sem acesso ao seu e-mail. Listamos uma série de outras maneiras para encontrar mensagens grandes em http://www.findbigmail.com/news/15/59/How-can-I-free-up-space-in-my-Gmail-account. Vários destes são muito seguras – como a compra de mais espaço ou usar um cliente IMAP.
Atenciosamente, nós levamos a segurança muito a sério. Algumas das medidas que tomamos de segurança são:
+ Nunca pedem sua senha do Google – o Google tem apenas que
+ Nunca guarde o seu endereço de e-mail no servidor – que codificá-lo nos registros mantidos para fins estatísticos
+ Que excluir o acesso do Google token no final por isso não podemos voltar para o seu e-mail (e nem ninguém pode se quebrar em nosso servidor)
+ Pedimos Google para uma lista de mensagens de determinados tamanhos e então classificá-los – nunca chegamos a ver os cabeçalhos das mensagens
+ Nós nunca baixar mensagens (também mantém os custos baixos e acelerar!)
Atualmente, oferecemos-lo de graça, porque nós esperamos que as doações irão cobrir o custo. (Será que o trabalho Paypal em Portugal?).
Também pediu ao Google para fornecer acesso de somente leitura e somente-cabeçalho de e-mail para fazer serviços como este mais seguro. Você pode pedir isso também na http://mail.google.com/support/bin/static.py?page=suggestions.cs.
Um monte de pessoas têm utilizado nosso serviço hoje e encontrei muitos GB de mensagens grandes. Desejamos que você achou útil! Graças.
“As nossas contas de Gmail são autênticos poços sem fundo. Os mais de 7 GB disponibilizados permitem que tenham as vossas mensagens sem se preocuparem com a gestão do espaço. No entanto existem utilizadores que conseguem gastar todo o espaço que a Google lhes disponibiliza e vêem-se privados de usar as suas contas.”
Que paradoxo curioso…
Ok, ok, vocês dizem que fazem tudo isso, mas como é que realmente sabemos que o fazem, como é que sabemos que realmente não acedem a dados pessoais. A resposta é simples, não sabemos.
Isto não é um ataque à empresa ou ao serviço em si, existem mais serviços que usam o mesmo tipo de autenticação para aceder ao gmail, por exemplo no facebook podemos deixar que entrem na conta e vejam se nos nossos contactos do gmail à alguém com conta do facebook.
Este tipo de autorizações de acesso baseam-se muito na boa fé das pessoas (e isso hoje em dia é raro). Eu simplesmente não permito esse tipo de acessos, mas isso sou eu, cada cabeça sua sentença, mas para mim um simples “nós não fazemos isso” não chega.