Carris Netbus – Viaje e-confortável
Já reparou nos novos autocarros da Carris? Na semana passada decorreu a inauguração dos 30 novos autocarros articulados da Carris e o PPLWARE foi convidado para um agradável test drive por Lisboa, desde os Restauradores ao Oriente, na companhia do Presidente da Carris e do Secretário de Estado dos Transportes.
Mas que novidades traz esta nova frota? Além de mais confortável e acessível para pessoas com deficiência física, dispões de um painel LED com a indiciação da paragem e é possível navegar na Internet no interior do autocarro, sem qualquer custo, fruto da parceria da empresa com a TMN.
Ao chegar aos Restauradores, o Presidente da Carris, José Manuel Silva Rodrigues, começou por falar comSecretário de Estado dos Transportes, Carlos Henrique Graça Correia da Fonseca, acerca das inovações da empresa.
Acessibilidade
- Carreiras de mobilidade reduzida - O serviço especial de transporte a deficientes, criado em 1982, abrange actualmente 45% da frota da empresa - espaço para cadeiras de rodas, espaldares e rampas de acesso.
- Braille nas paragens - Este projecto que será concluído no final deste ano, promete disponibilizar em cada paragem o seu código de paragem em Braille, permitindo assim que estes clientes possam consultar os tempos de espera através do serviço SMS.
- Guia de carreiras acessível - A empresa disponibiliza CDs aúdio com a descrição do percurso efectuado, assim como as respectivas interfaces para as principais instituições de saúde e ensino.
- Site renovado - O site da empresa já se encontra preparado para os internautas com necessidades especiais.
- Mapas de consulta rápida (Spider Maps) - Tratam-se de mapas que permitem ao cliente que se encontra nessa zona saber quais as carreiras disponíveis nessa mesma zona, o seu percurso e destino.
De seguida, embarquei num dos novos autocarros, juntamente com o Presidente da Carris e o Secretário de Estado dos Transportes, a sua comitiva e restante comunicação social.
À primeira vista o autocarro parece semelhante aos seus irmãos, mas um olhar mais atento sobre os pormenores não esconde os pormenores.
Novidades do Netbus
- Paneil LED com a indicação da "próxima paragem" - Multicolor, dependendo da cor da zona do autocarro onde se encontra. Algo que vemos no Metro e que se torna essencial no autocarro. Uma pessoa que não faça um percurso com regularidade, perde-se facilmente pois nunca sabe onde está, se não conseguir ler o nome das paragens em andamento.
- Mais espaço
- Maior acessibilidade - Fiquei mesmo ao pé do sítio onde poderá viajar uma pessoa de cadeira de rodas. Tem um encosto confortável para as costas e um cinto de segurança. Há ainda a possibilidade de accionar uma rampa de acesso.
- Vídeo-vigilância - Todos os autocarros estão equipados com um sistema de video-vigilância.
- Menos ruído - O motor do autocarro faz bem menos barulho que os motores anteriores.
- Ar condicionado - Um must have nos dias de hoje.
- Internet Wireless - Por todo o lado e com sinal fortíssimo, testadíssimo pelo meu Samsung Wave, com uma visualização de um vídeo do Youtube sem qualquer problema.
Depois de apreciarmos a envolvência do veículo, o Presidente da Carris foi falando com o Secretário de Estado acerca das novidades/preocupações da empresa. Começou por falar acerca da preocupação ambiental da empresa, nomeadamente com a aquisição de novos autocarros desde 2004.
- Desde 2009, todos os autocarros cumprem a directiva comunitária sobre emissões de gases poluentes - Limite Euro 5, sendo que 20 deles cumprem as especificações EEV (Enhanced Environmentally Friendly Vehicle).
- 70% das carreiras estão certificadas.
- Sistema de Gestão Ambiental e Sistema de Gestão da Qualidade certificado pela APCER (Associação Portuguesa de Certificação).
Achei interessante o facto dos autocarros possuírem um sensor que, ao chegar a um cruzamento, coloca sinal vermelho nas outras vias, deixando o autocarro passar, de forma a não existir qualquer interrupção na viagem - já que um dos maiores problemas para quem viaja na cidade, é o tempo que perde no trâsito.
O Secretário de Estado referiu que o objectivo principal deverá ser desincentivar a utilização de transporte próprio na cidade. "Não vale a pena aumentar o número de faixas, tudo começa pelo ordenamento do território. Para combater os carros não há soluções milagrosas". Refere ainda "Não há grande diferença no estacionamento na periferia e dentro da cidade. Tem de ser mais barato na periferia e estão a ser tomadas medidas nesse sentido".
E é claro, a "crise" também esteve no centro das conversações. O Secretário de Estado dos Transportes alerta para o facto de, mesmo que os indicadores sejam já positivos, ainda atravessamos um período de crise financeira e por isso "São necessários investimentos estratégicos, mas não de forma cega - este é muito importante".
"Não se vão conquistar passageiros ao Metro ou a outra empresa - o mercado a conquistar são os utilizadores de automóvel", refere ainda o Secretário de Estado.
Alguns factos e números
- Cada autocarro custou à empresa 300.000 euros.
- O investimento total rondou os 11.000.000€ (11 milhões de euros).
- A idade média da frota de autocarros passou de 16,4 anos (2003) para 6,3 anos (2009).
- A cidade de Lisboa tem cerca de 1.900 paragens.
- Cerca de 800 veículos já se encontram equipados com um sistema de video-vigilância e ainda um rádio emissor/receptor e tecnologia GPS.
- Cerca de 400.000 automóveis circulam na cidade de Lisboa, todos os dias.
- A Carris comemora os seus 138 anos de existência.
Onde estarão disponíveis estes novos autocarros?
Imagine-se agora a ir para o trabalho ou escola/universidade nestes autocarros. Pega no seu smartphone, netbook ou portátil e começa logo por consultar o seu e-mail e é claro, ler os feeds RSS do PPLWARE.
Gostaria ainda de agradecer à Carris o convite para a inauguração da sua nova frota.
Este artigo tem mais de um ano
Gostei.
Bastante interessante pois apesar de já ter visto qualquer coisa sobre o assunto não sabia de todos esses pormenores. Acho que tudo está bem feito e bem pensado e são acções de louvar porque se querem o transito fora dos grandes centros urbanos há que agir!
Sem querer ser critico no mau sentido, deixo alguns apontamentos:
– Ou se aumenta o número de passagens de veiculos por hora ou vamos continuar a nem ter espaço pra respirar quanto mais pra navegar na internet dentro dos autocarros.
– Algumas das carreiras referidas passam por estradas que de estradas só têm o nome, pois entre linhas de electrico, calçada, remendos de alcatrão e buracos.. vai ser dificil fixar os olhos no ecra.
– O ponto da videovigilancia é importante pois em algumas carreiras poderia tornar-se “complicado” ir com o belo do apple ou outro eye-candy laptop e o amigo do alheio de olho em nós! Se bem que depois de sairmos do BUS podemos já estar marcados.
Seja como for, aplaudo de pe.
“- Ou se aumenta o número de passagens de veiculos por hora ou vamos continuar a nem ter espaço pra respirar quanto mais pra navegar na internet dentro dos autocarros.”
Esse são os 2 principais inconvenientes dos autocarros, se não minorarem isso as pessoas dificilmente os utilizarão…
“Imagine-se agora a ir para o trabalho ou escola/universidade nestes autocarros. Pega no seu smartphone, netbook ou portátil e começa logo por consultar o seu e-mail e é claro, ler os feeds RSS do PPLWARE.”
Era bom era… Tirando o facto de quem faça isso 2 segundos depois já não ter smartphone, netbook ou portátil…
Mas sim, é uma grande ideia 🙂
ja andei em alguns desses autocarros,e realment o 745 ja tem essa nova tecnologia,estou a referir me ao wifi,mas meu eu ando tambem,todos os dias de 44/83/781,e com quase 70% de certeza vos garanto q nao tem wifi.
Projeto piloto apenas disponível nas carreiras 36 e 745 de 2ª a 6ª.
Tirando a Net, a STCP já tem aos anos tudo o que a Carris está a implantar.
Ia referir precisamente isto!
Portanto, a única novidade que merece(?) o protagonismo que estão a ter, é a Internet.
“Tirando a Net”… e os sensores para os semáforos…
Mas,de qualquer forma, parabéns!
a carris também já tem também isso tudo aos anos
Obvio.. os STCP ja vao avancados nesse asspecto , so que nao tem ainda Net nos seus autocarros, mas isso nao e novidade com luzinhas LED’s…
Ca no norte ja temos disso, e nao puseram a noticia por aqui… como o metro do porto, o melhor transporte publico que existe em portugal , com uma qualidade sem igual!
É bom ouvir isso.
É que geralmente do norte só se ouve dizer que somos de segunda, que vai tudo para a capital, nós é que pagamos. . .
Parece que no norte também existe investimento e inovação que tarda a chegar a Lisboa
Tem razão o Nunofos. Há 10 anos que todos os autocarros da STCP (Porto) dizem as paragens. Inclusivé, para ajudar deficientes visuais há cerca de 3 anos, sempre que um autocarro chega à paragem emite informação sonora para o exterior dizendo o número e o destino daquela carreira.
Também foi implementado informação braille, e uma aplicação para telemóvel para converter em voz a mensagem recebida.
Queria perguntar: de que vale existir informação sms em brille para enviar sms, se depois o utente não consegue vêr a mensagem recebida?
Só é pena a Carris ter gasto 12 milhões de euros nesse projecto, segundo a própria anunciou!!!!
Como é possível gastar-se 12 milhões em 30 autocarros???
Isso dá 400000€ por autocarro!!!
Não acham exagerado numa altura de crise e em que a própria Carris deveria reduzir custos????
Correcção!
São 11 milhões de euros, segundo o comunicado de imprensa da Carris, o que dá 366666€ cada!
Ora nesse custo está incluída a tal “net à borla!”….
A “net” é totalmente a cargo da TMN, é um patrocínio.
Os autocarros levam mais de 40/50 pessoas, os carros 5 pessoas; alem disso andam MUITO mais do que os carros por ano.
Fazendo as contas por alto penso que fica muito mais económico (em termos ambientais nem se compara) do que um carro.
Outro ponto, já reparaste a quantidade de carros que são substituídos por um autocarro nas horas de ponto (os carros em média levam 1/2 pessoas nesses momentos)?
Eu não estou a dizer que não é um projecto que valha a pena!
O que eu questionei foi o valor investido, porque parece-me que foi completamente exagerado!!!
O projecto em si é bem vindo, não tenho dúvidas!
Gostaria de ver comparado este investimento da Carris com outro de outro País…
A renovação da Carris não vem de agora.Esta empresa anda a renovar a frota a quase 4 anos.Eu não acho que o valor seja exagerado.Este é o preço de veículos pesados de passageiros novos.
A maioria das transportadoras(tirando a STCP e Carris)importam autocarros usados com mais de 5 anos e a Carris e STCP compram novos.
A Internet nos transportes serve para captar novos passageiros,pois nos últimos anos tem perdido a favor do Metro.
@Mário
Não diria melhor!
podes duplicar a lotação, afinal não é por acaso que são articulados
Concordo com o Manuel.
Achei 300.000 euros (qualquer coisa como 60.000 contos) um valor bastante elevado para esse tipo de veículo.
Sinceramete julgava que um autocarro destes custasse qualquer coisa como 120.000 euros ou assim, ainda para mais, sendo comprados em lotes, o preço por unidade ainda é diminuído.
Fora isso, acho que tudo o que for para melhorar a experiência do utilizador de transportes públicos e/ou cativar mais alguns é muito positivo.
Deviam ter falado também em quanto é que estas empresas lesam o estado por ano … Carris, CP, Tap, etc etc etc … e os seus gestores a ganharem uns milhares de euros por mês para as empresas ao fim do ano darem milhões de prejuizo …
Isso da net era bom se como foi dito … não fosse meio caminho andado para ficar de seguida sem o equipamento …
Só espero que não seja mais uma negociata, em que depois se vai pagar a manutenção e as peças ao preço que o vendedor quiser.
Acho que a Carris impolou as carreiras por ser para a imprensa.
Nos próprios autocarros eles dizem que só está disponível no 36 e 45, e como projecto piloto.
Eu já experimentei…. a qualidade não era das melhores…. mas é melhor que nada.
Ps: Parabéns pelo excelente Blog
Boa iniciativa mas como ja estavamos a espera so esta disponivel em lisboa… cada vez é mais o centralismo…. infelizmente o povo do norte é que mais paga e menos recebe….
Sou do Porto e não concordo muito com a tua opinião, neste aspecto.
É verdade que a capital tem sempre o melhor, o que não devia acontecer tão constantemente, mas neste caso só não temos Net porque a STCP não quer ou ainda não se lembrou, penso que este acordo não tenha nada haver com o governo e a preferencia por Lisboa.
Nuno.. nos vivemos num país que se centraliza na capital !! -.- infelizmente é assim , so perdemos por isso ( nos do norte, e as outras cidades do país ).
Nao ha desenvolvimento neste país.. so copiar , copiar por outros paises , nao há nada de inovador ! se ha é inventado ca no norte, que nas noticias so da 5min disso.
Ah falta referir, graças ao egoismo da capital cá os do norte JA NAO TEMOS O RED BULL AIR RACE !
gostei da atitude dos que organizam o R.A.R. se nao ha num , nao vai haver para ninguem , e portugal perdeu muito nisso ! MUITO ObRIGADO !
Se a Carris trabalha em Lisboa querias que colocasse net no norte? Não é questão de centralismo. Simplesmente foi esta empresa e nao outra que decidiu colocar net nos autocarros. E não te esqueças que as empresas não jogam dinheiro para o ar, assim, do nada. Se o fazem é porque previram lucro. Todas as empresas, até as non-profit, têm objectivos a cumprir, senão entram em prejuizo sério.
Ideia muito boa.. pena não andar a carris.
Mas pronto.. se dantes já haviam assaltos entao agora vai ser uma festa.. 🙂
Deviam era de gastar dinheiro em meter paineis LED em tudo o que é autocarros. Se há coisa irritante é não saber em que paragem se está.
Querem uma opinião sincera o WI-Fi nos autocarros não vai ter sucesso quanto ao resto, claro que obrigatóriamente vai e nada disto é invensão da carris, eu á 4 anos quando desembarquei no aeroporto num país do Norte da Europa , já os autocarros tinham istas caracteristicas. Só é pena demorar tanto tempo a chegar a Lisboa. E se digo que o WI-Fi não vai ter sucesso em PT é muito por culpa do amigo do alheio. Mesmo nesta cidade que referi onde raramente se ouve falar em peq. furtos, onde parece que a policia é invisivel( não andam armados) praticamente ninguém utiliza este serviço mesmo depois de já ter sido alargado a mais de 20 linhas ( o Wi-FI ) com percursos até 45 km . Nos primeiros tempo a curiosidade, depois ninguém liga e quando se começar a ouvir noticias de roubos então muito menos. Mas pronto vale a tentativa.
“Só é pena demorar tanto tempo a chegar a Lisboa.”
Já nem vou falar ao resto do país, ah esqueci-me que estamos em Portugal.ups
houve concurso entre as operadoras, ou foi um jeitinho para a PT? xD
Que bom! So espero que nao me cortem o subsidio de Natal para poderem pagar estas “extravagancias”!!
Ao preço que estao os bilhetes e os passes, sinceramente não compensa deixar o carro em casa!!!
Ora refaz lá as tuas contas. A não ser que tenhas um poço de petróleo próprio, ou uma máquina de movimento perpétuo, ou assim.
Muito bom principalmente para os e-carteiristas, e-gangs, e basicamente todos os e-amigos-do-alheio. 😛 Então nessas carreiras que têm pouco disso
Curiosamente passados já sei lá quantos anos após terem implementado o sistema de previsão de chegada dos autocarros em certas paragens, estes continuam a dar estimativas erradas, aqueles que funcionam. 🙁
Isso dos paineis LED com indicação das estações já existia em vários autocarros da carris…
Depois, ter internet? AhAh… Com algumas frequências que se vê nos autocarros isto é um chamariz para algumas pessoas virem ‘comprar’ equipamentos ou não?
Deviam modernizar mais era o apoio a pessoas com incapacidades de algum tipo e facilitar o acesso às estações de paragem começando por explicar à pessoa quais das 20 paragens na Av da Republica é q são para cada autocarro!
Tá-se mesmo a ver que o País precisa mesmo de net nos autocarros. Continuem a enterrar o Zé porque ainda tem a cabeça de fora. E de preferência lá para baixo… tadinhos…..
Boas. Ja vi esses autocarros pela cidade, mas a questão está nras carreiras referidas acima. Sou utilizador da carreira 777 e 108 e ainda nao vi NEM UMA carreira dessas…vamos lá ver se nao ficam “guardadas” como aconteceu com uma quantidade de ambulancias do INEM…
Cumps
Nessas carreiras só se fosse pra ficar sem o portátil….lol
Imaginem o que é um turista usar um autocarro em Lisboa, não conhecendo a cidade, não sabendo português (e muitos dos portugueses tb não ajudam muito em outras linguas), tentar fazer uma viagem de autocarro sozinhos! 😀
Indicar no autocarro a paragem seguinte devia ser obrigatório! Em outros países europeus é um luxo fazer uma viagem de autocarro! Podendo ser o melhor meio de transporte!
Eu só queria que Portugal tivesse metade da qualiade, disponibiliade e informação disponivel do sistema de transportes da Suiça (por ex.).
Estás a comparar o imcomparável
Só por acaso os autocarros já tinham começado a circular antes e têm 354 cavalos e normalmente andam na 745 e 36 os que andam na 28, 746 etc… são de 2008
na parte onde diz: onde vão estar disponíveis estes novos autocarros devia dizer: onde vão estar disponíveis os autocarros com wi-fi porque os novos autocarros só andam na 36/745
sou tetraplegico e ja utilizei estes autocarros,sao mt bons,espero que a manutençao tb o seja,isto pq ja tenho ficado “apeado”devido a rampas avariadas nos mesmos…(entao os elevadores do metropolitano sao uma desgraça,permanentemente com avarias,irra!!)
é pena ver gastar-se tanto dinheiro nestes equipamentos e dps nao tirar verdadeiro partido dos mesmos…para nao falar nos transtornos e arrelias causados.
para o pplware,abraço
Boa noite, já passaram 6 meses e o 736 continua sem ter net.
Excelente artigo… Pena que essa net nem sempre funcione. Em alguns casos, e conforme “manda” a rotação, um dia teremos net no 728 ou no 746, etc.. xD
No 728 também circulam destes autocarros, embora sem Net, por serem de 2008… Ups, lá vai um Volvo B10M a “cobrir” essa carreira! 😛
Sensores para os semáforos? Era bom era… Infelizmente então à saída da Estação do Oriente aí é sempre a parar, a parar, a parar nos semáforos vermelhos…