Um grupo de robôs correu uma meia-maratona ao lado de humanos… mas foi caricato (vídeo)!
Cada vez mais ágeis, mais inteligentes, os robôs humanoides estão a "treinar" as suas habilidades ao lado dos humanos em várias frentes. Desta vez foi numa meia maratona. Não tarda começam a subir ao pódio... numa meia-maratona.
Muitos dos robôs usavam sapatilhas de corrida para humanos
Pequim organizou aquilo que está a ser chamado de a primeira meia-maratona do mundo para robôs, permitindo que bots bípedes competissem ao lado de corredores humanos e, como seria de esperar, o resultado foi pura palhaçada.
Os robôs, acompanhados por operadores humanos que corriam com eles, na sua maioria mal conseguiram percorrer o trajeto — quanto mais completar os 21 km dentro do tempo limite de quatro horas.
Um caiu logo na linha de partida. Outro perdeu a cabeça, que rebolou pelo chão. E um desmoronou-se completamente, partindo-se em pedaços.
Relata a Bloomberg.
Ainda não são candidatos a medalhas de ouro, mas os vídeos são, sem dúvida, divertidos.
Relata a Bloomberg.
The humanoid robot half-marathon in Beijing just started! pic.twitter.com/8vr2nXQwuR
— The Humanoid Hub (@TheHumanoidHub) April 19, 2025
The iron... robôs!
Segundo a Bloomberg, participaram 21 robôs na corrida, mas o vencedor — o Tiangong Ultra, da X Humanoid, com um metro e setenta e oito — foi um dos apenas quatro que conseguiram terminar a prova dentro do tempo estipulado.
Este conseguiu terminar a prova em duas horas e quarenta minutos, demorou mais do dobro do tempo dos corredores humanos vencedores.
As equipas puderam trocar as baterias (diz-se que o Tiangong Ultra terminou com a terceira bateria) e até substituir os robôs a meio da prova por suplentes, embora isso implicasse penalizações de tempo.
Além do Tiangong Ultra, que correu a cerca de 8 km/h, os participantes incluíram o N2 da Noetix Robotics, um robô inspirado no Gundam, um robô de aparência “feminina” chamado Huan Huan, e o Little Giant, com apenas 76 cm de altura, construído por estudantes universitários locais, segundo a Bloomberg. Muitos deles usavam ténis de corrida para humanos.
Quando fizerem o IRS avisem
“Caricato”?
O facto da maioria ter feito o percursso até ao fim demonstra bem a evolução que os Chineses têm em Robotica.
Aposto que nenhum da Boston Dynamics chegava sequer a meio da prova.
China irá mandar no mundo daqui a poucos anos.
Ridículo. O desporto é para humanos e não máquinas…
O quê? Os robots não estão a fazer desporto? Wooow
Houve ali dois que lhes iam dando um ataque chipardiaco, mas recuperaram bem 🙂
Mas existem pistas para este tipo de testes, mas porque é que se enfiaram num evento para…
Oh nevermind …
A geringonça tuga está bem oleada. Aposto que ganharia a corrida.
Em que lugar ficou o Optimus?
Olhem para este evento como se estivessem assistindo ao quadriciclo a vapor de Georges Bouton no evento de 20 de abril de 1887. Ou nas corridas de paris-Rouen de 1894 e Paris-Bordeaux de 1895. E então, extrapolem para o futuro. Aplicando, claro, a velocidade da evolução atual, comparada com a da época.