Visita do Papa a Portugal sem drones a voar
É já no próximo dia 12 e 13 de maio que o Papa Francisco estará de visita a Fátima. Como sempre, em cenários deste tipo, a segurança é máxima mas este ano há um conjunto de medidas adicionais que impedem que os drones sobrevoem o espaço do santuário.
Para limitar a ação das pequenas aeronaves, a polícia portuguesa adquiriu alguns equipamentos capazes de bloquear a sua ação.
A notícia foi avançada pelo JN, que revela que as autoridades portugueses alugaram um conjunto de material para "caçar" drones. O objetivo é obviamente garantir a máxima segurança do sumo pontífice e para isso o equipamento que vai ser instalado irá interferir nas comunicações de drones não autorizados.
Uma vez que este tipo de equipamento de bloqueio de frequências pode chegar a custar mais de um milhão de euros, as autoridades portuguesas irão optar por alugá-lo.
Além dos drones haverá também tecnologia para limitar as comunicações de smartphones. No santuário estarão também instaladas estações de satélite móveis para garantir a comunicação com a Proteção Civil.
Este artigo tem mais de um ano
Fazer jammer a frequências não é lá muita boa ideia já que outros equipamentos usam essas frequências e não são drones!
Esperemos que a emenda não seja pior que o soneto, pois duvido que esse equipamento seja certificado para uso em Portugal pela ANACOM não nos podemos esquecer que muitos equipamentos de emergência usam radiofrequências…
Com certeza, num evento deste tipo e ao tempo que está a ser preparado, todos os pormenores estão equacionados.
“O objetivo é obviamente garantir a máxima segurança do sumo pontífice e para isso o equipamento que vai ser instalado irá interferir nas comunicações de drones não autorizados.”
Mas conseguem bloquear os não autorizados e deixar os outros?
Claro que não! Basta alguém no local verificar qual a frequência livre e usar a mesma.
Mas aposto mais em no JAMMER direccional só usado no caso de não ser um equipamento permitido apontam o jammer para o mesmo em todas as frequências e pronto ele acaba por cair porque até as cordenadas GPS são alteradaspor estes equipamentos anti-drone.
Os exageros do costume, e logo para alguém tão “simples”.
e se alguem se lembrar de usar um modem 3g num drone, tambem vao bloquear os telemoveis?