Memtest86 3.3
Não é caso virgem o vosso PC começar a dar erros do tipo “ The memory could not be read” garanto-vos. Acontece muitas vezes. Quais as razões? Podem ser muitas, mas uma frequente causa está directamente relacionada com erros nos ciclos de processamento da memória RAM.
Ora como esse pequeno grande componente tem 2 anos de garantia é conveniente testar para assegurar dois anos de qualidade. Recorremos então a uma ferramenta muito eficaz, o Memtest86. Esta ferramenta pode ser instalada numa disquete e deixada na drive no arranque. Certifique-se que está a arrancar com o boot à drive A e corra o teste, ou então num cd e com o boot feito o resultado será o mesmo, arranque executado pelo cd-rom.
Caso o teste encontre alguns erros não se alarme, podem ser normais pois esta aplicação também monitoriza a cache L1 e L2 dos processadores assim como a motherboard. No entanto se no teste reparar muitos erros do mesmo módulo de memória então é um indício de problemas nesse módulo. Substitua para verificar se os erros desapareceram.
Também pode experimentar rodar os módulos de slot, é mais uma forma de saber de onde poderá vir os erros. Mas sugiro uma leitura atenta ao suporte técnico desta aplicação, pois ensina-nos bastante sobre o comportamento da memória RAM.
Licença: Freeware Download [win]: Memtest86 3.3 Disquete | CD [84.7KB] Download [linux]: Memtest86 3.3 Disquete | CD [42.24KB] Homepage: Memtest86
Este artigo tem mais de um ano
pois eu nunca tive desses problemas mas é uma boa ferramenta para guardar na “mala de ferramentas”
De referir e faço a publicidade que esta ferramenta vem no CD do Ubuntu. Usei já essa ferramenta quando detectei a origem de uns erros estranhos que estavam a acontecer no meu computador na altura, e era devido a uma memória defeituosa
Usei isso uma vez e jurei k nunca mais.. nao porke nao funcione.. mas porque devido aos meus 2gb de ram o scan ja ia em 4horas e ainda faltava mais de metade!!
@eSkiSo
Pois é. As vezes falta a paciencia. Porque é que não fizeste isso antes de ir trabalhar e quando chegavas tava feito. Agora a fazer o scan a olhar para o computador. Porra!!!! Nem o S. Pedro tinha pachorra para isso. Tass bem.
É sempre muito complicado tirar conclusões objectivas desse programa
já que os testes revelam sempre erros mesmo quando tudo parece estar
bem com o PC…
secalhar eu devia ler o tal suporte tecnico
Ao eSkiSo.
Se não me engano o Memtest fica rodando em loop até você parar a sua execução.
Ou seja, o teste nunca chegará ao final mesmo ! Mesmo que você tenha 32Mb. 😉
Quando eu aumentei o memória do meu PC em + 512Mb o meu Ubuntu trava logo após eu entrar no Gnome.
Ai eu usei o Memtest e ele acusou falhas no meu novo pente de memória.
O que provavelmente aconteci era: Quando eu entrava no Gnome consumia mais memória, e somente então as partes defeituosas eram acessadas e ocorria o travamento.
Até mais.