Windows 10: 1 em 4 PCs já corre o Sistema Operativo da Microsoft
Quando a Microsoft lançou o Windows 10, as suas metas eram precisas. Queria este sistema a correr em mil milhões de dispositivos até 2018, mas essa meta acabou por cair.
Mesmo estando longe de a atingir, o Windows 10 tem crescido e ocupado o seu espaço natural, ganhando terreno ao Windows 7, o seu maior concorrente. Os mais recentes números mostram que no fim de janeiro, o Windows 10 corre já em 25% dos PCs.
Os números não são oficiais, mas revelam que 1 em cada 4 computadores já corre o Windows 10. Esta é uma barreira que se esperava já ter acontecido há mais tempo, mas que vários fatores levaram a que apenas agora acontecesse.
Com 25,36% de quota de mercado, o Windows 10 mostra um crescimento lento, mas que está de acordo com os valores que tem tido. No mês passado o seu valor estava nos 24,36%.
O Windows 7 parece que começa finalmente a mostrar uma diminuição ligeira, correndo agora em 47,20% dos computadores. No mês passado os números da mais usada versão do Windows eram de 48,34%
Quem parece manter-se firme é o Windows XP, que mesmo depois de ter sido descontinuado continua a ter uma quota de mercado de 9,17%. O ligeiro crescimento de 0,1% face ao mês passado acaba por ser ignorado.
A quota de mercado do Windows 8.1 manteve-se nos mesmos valores, com 6,90%, e o macOS 10.12 cresceu de 2,31% para 2,75%. A versão 10.11 do SO da Apple tem agora 1,73% de quota de mercado, ficando atrás do Linux, que tem agora 2,27%.
Numa perspetiva mais alagada, o Windows 10 apresentava em janeiro de 2016 uma quota de mercado de 11,85%. Olhando aos valores atuais, registou-se um crescimento de 214% no acumulado a 1 ano. Ainda não são os números que a Microsoft esperava, mas o Windows 10 continua a mostrar que está a conseguir, lentamente, conquistar a sua posição no mercado.
Via NetMarketShare
Este artigo tem mais de um ano
é um bom SO
Eu, sinceramente, não tinha vontade nenhuma de experimentar o windows 10 no meu portátil, que já tinha 8 aninhos, e que veio com o coxo do Vista, passou para o XP, e depois para o 7. e este último já era pesadinho que chegue para aquele portátil. Mas, entretanto, comprei um portátil novo, e estou a gostar do que vejo. Para já. não tenho muito por que reclamar.
Devias ter colocado o 10 no ‘velhinho’. Tenho um com 10 anos com ssd e o 10 e ficou como novo para office e multimédia (nada de edição de vídeo e o jogos pesados).
Eu não tive a mesma experiência no meu insys m57ru, instalei o windows 10 e para além de notar o portátil mais lento, tive vários problemas com drivers.. Para portáteis com mais de 7 ..8 anos aconselho vivamente o windows 7
Insys depende dos modelos. Se for com chipset SIS então é para esquecer pois não há drivers para o Windows 10 e é só problemas e dores de cabeça mas se for chipset Intel já instalei em vários sem nenhum problema.
Tenho um Asus G73JW, e das vezes que tentei instalar o Windows 10 só deu foi problemas.
Ora o meu Aspire 5720 corre o W10Pro na boa. Também veio com o Vista, que foi substituído pelo W7Pro e depois passei para o W10Pro. Com alguns problemas pelo meio, em especial na sequência da atualização Aniversário, mas nada de trágico. para uma máquina que faz 10 anos em breve, tem um desempenho aceitável. Fiz up-grade à memória para 3Gb depois do ultimo Verão.
Aguarda disponibilização de verba para uma nova máquina…
é natural mesmo em máquinas já antigas desde que tenham 2 Gb .de Ram funciona na perfeição, sou gestor do parque informático envelhecido numa instituição escolar e desde que o windows 10 ficou disponível que metade das queixas acabaram.
Tenho um portátil da HP, e quando saiu o 10 fiz a instalação normal e aquilo travava muito e aquecia, ontem voltei a tentar a instalação e para minha supresa está muito mais fluído e aquece menos .
(Portáteis da HP aquecem muito eu sei).
Só é pena não haver uma versão “light” para eu poder actualizar o meu tablet. Já tem W10 mas não consigo aplicar-lhe a actualização de aniversário.
Tens o Windows 10 de 32 bits que funcionam fluidamente em máquinas totalmente obsoletas desde que tenham uns 2Gb de memória. O recorde que consegui foi instalar o Windows 10 32x em máquinas de 15 anos e rolam sem problemas de maior. Só tenho é de queimar um DVD para eles arrancarem! Não precisas de drivers, não precisas de nada, basta o windows!!!!!
É pena haver estas restrições; o CPU tem de suportar PAE, NX and SSE2.
Será que existe maneira de dar a volta e instalar o W10 32x, e funcionar? É que tenho um tablet HP, com XP mas o processador não suporta estas funções…
O meu Magalhães 2 ainda está “para as curvas” com o Windows 10 32 bits.
Saca a aplicação Windows Media Creator Tool para um pc, escolhe “atualizar outro dispositivo” ou algo do género, dps seleciona o Windows 10 de 32bits e segue as instruções para criar a pen drive com a .iso de instalação. Depois só tens que fazer boot no tablet com a pen que criaste, formatar a drive onde está o windows, e instalar este (que já vem com todas as atualizações recentes, até o anniversary update)! 😉
Vou tentar. O problema do tablet é mesmo o espaço que é 16Gb e não consigo que use o SD para a instalação.
Daí teres que fazer instalação de raíz, formatando o atual windows e instalando de forma limpa o novo, com as atualizações! O meu só tem 16Gb também e dessa forma deu… Depois bastou colocar um MicroSD como Virtual HD e agora posso usá-lo para guardar aplicações, documentos, pasta de onedrive e dropbox,…
Pelo sim pelo não faz backup dos drivers atuais para instalares depois. Eu usei o Double Driver para isso. Depois de instalar o windows volto a correr o Double Driver e faço restore dos drivers que guardei antes de formatar o tablet.
Tenho-o desde o dia de lancamento, nunca tive problemas, pelo contrario, o melhor SO de sempre, sempre a evoluir, muito fiavel, nada a apontar, pelo contrario.
Estou a aguardar com expectativa o Creators Update. Se o Windows 10 esta a distanciar-se da concorrencia em termos de inovacao, de suporte as mais variadas tecnologias e suas novidades, com o novo update vai deixar tudo e todos de rastos na sombra.
Boas vou dar a minha opinião, experimentei o 10 num portatil de 2009, não tenho nada a apontar de mal para o sistema operativo, só que é pesadissimo para a minha máquina, o CPU está sempre constantemente em alta, o que não torna a experiencia muito agradável, antes da atualização Anniversary, nota-sa performance equivalente a do Windows anteriores.
Uso o Windows 8.1 que é o SO que melhor se adequa as caracteristicas da minha máquina, quando tiver um sistema mais potente, irei utilizar o Windows 10, até lá fico pelo 8.1.
Para quem não se adequa ao Start Screen, existem muitas aplicações que introduzem o Start Menu dos Windows 7 .
Coisa mais estranha! Se me dissesses que usas o Windows 8 em vez do 8.1, isso sim, o primeiro 8 era muito, muito leve, agora o 10 mais pesado que o 8.1…… já meti o 10 em máquinas bem mais velhas que a tua, com apenas 2Gb de memória!
Provavelmente o maior desafio que ai tens é o de encontrares drivers adequados. Já instalei o 10 em muitas máquinas antigas, obviamente que umas dão mais trabalho que outras, principalmente quanto a drivers, mas depois de afinados todas as maquinas, sem excepção, ficaram a funcionar muito melhor
Concordo contigo, tenho um insys com 9 anos e o melhor que se adequa é o win7, tenho um samsung ativ hibrido com 3 anos e meio e o windows 8.1 fica la na perfeição.. depois tenho um asus com 1 ano e o windows 10 esta la muito bem.
Contudo o que acho mais desorganizado e que me dificulta o meu desempenho em algumas ações é o windows 10, mas aí já mete gosto pessoal ao barulho.
Pessoal,
Noto o uso do cpu sempre em alta, e os programas a abrir, demoram muito mais tempo, coisa que não noto no Windows 8.1
Relativamente ao 10, para além da estetica, não acho grandes vantagens em ter-lo em relação ao 7 8.1, claro novo directx etc, mas para o que faço uso, não tem nenhuma vantagem para mim.
Claro cada um têm a sua propria experiencia pessoal.
Verdade seja dita, o Windows 10 está muito bom, não existe actualmente motivos para não se fazer a actualização.
A única coisa que é impressionante neste gráfico é que a Microsoft continua com uma quota acima dos 90%.
Off topic:
Windows 10 Creators Update – Microsoft Edge Features
https://www.youtube.com/watch?v=pJDo9P19YmA
Sem querer chatear o PPLWare, o The Economist tem uma visão bem diferente desta. Pela minha parte, sendo obrigado a usar Windows no trabalho, ficarei com o 7 enquanto puder… Sistema Operativo espião? Não, obrigado.
Imagino que não uses Android, nem iOS, nem Mac OS.
Diz lá o que é que andam a espiar de ti que seja assim tão importante.
^isto
Amigo a única coisa nova que o Windows 10 tem a “espiar” o utilizador é o id da publicidade que como outras funcionalidades podes desativar, a diferença que o W10 tem de outras versões Windows e de outros SO é que ele diz lá o que “espia” (já agora não é espiar quando o utilizador tem conhecimento, o que tem se ler o contrato de utilização), e se o teu problema é estares a ser espiado aconselho-te a ler o que vem escrito nos termos de utilização de qualquer SO (windows, macos, android,…) e de softwares como o chrome ou até o adobe
Diga lá um SO que não retire informações do utilizador ,que é para eu comprar .
Linux, Freebsd…e não precisas comprar, porque é gratuito, o código está disponível ao público, talvez por isso tenha vantagem nesse sentido…
O windows 7 também tem a telemetria activada. Ainda há pouco tempo se falou nisso por aqui. É uma questão de pesquisar e desligar em caso de grande preocupação. Medos à parte também manterei o 7 enquanto der uma vez que tenho uma enorme preguiça para instalar tudo de novo e os programas até que não são poucos. xD
Aquecimentos e problemas de performance são coisas que a maquina por aqui não tem com um ssd e umas limpezas regulares 😉
Para não ter que responder caso a caso…
@Kekes/Fido: Uso Android pelo mesmo motivo que uso Windows. Não tenho alternativa. Uso o menos possível e com contas criadas só para isso.
Mas o Android é regularmente analisado pela comunidade que o desenvolve (nem que seja para fazer versões próprias) e aquilo que espia sabe-se bem o que é. Já agora, espiam muito mais os operadores de comunicações que o Android por si só. Se não se usarem coisas da Google (maps, mail, hangouts e outras tretas afins) nem há muito a preocupar.
@alb: No Windows, MacOS e iOS só quem os faz é que sabe ao certo a informação que é recolhida. Essa coisa dos controlos de privacidade e termos de utilização é tão fiável no Windows como no Facebook, ou seja, nada.
@censo: Quanto ao que espiam que seja importante. Tudo. Não se trata de ter ou não algo que esconder, trata-se de ter o direito a tê-lo.
Hoje em dia isso pode parecer irrelevante e pensarmos que “não temos nada a esconder” nem que nos preocupar mas já houve tempo, e poderá voltar a haver, em que simplesmente ler um livro, fazer um comentário em conversa com um amigo, e outras coisas que hoje temos como garatido que podemos fazer em liberdade, poderão ser razões para darmos com os costados na cadeia, tortura, etc. Para si, para vós, não seria um problema viver na China, suponho… Ter a net vigiada, os sites limitados, etc.
O problema é as pessoas esquecerem-se de que nem sempre quem está no poder valoriza ou quer a nossa liberdade. Hoje não tens nada a esconder, amanhã terás que esconder a tua opinião política, mais tarde quem sabe se não serão os teus gostos ou preferências…
Para quê facilitar-lhes a vida?
@Luís Santos: Não precisa de comprar. É de borla.
Enquanto isso eu fico feliz em ver o linux com 2,27%…
pouco tempo atrás era menos de 1%!
O MacOs já nem está nos 8%?! Se a venda de macs é superior, quer dizer que grande parte dos compradores de macs é para instalar Windows
A venda de macs é superior? Nunca o foi, nem sequer andou lá perto.
so tenho a dizer para ligarem todos os botoes e fazerem um log de rede e depoia desligarem e voltaren a fazer. a seguir podem encontrar as diferencas
Asus g1s de 2006
6gb ram(com o 10 assume os 6gb, pq? não sei, luck i guess), ssd 240gb, egpu mod (thx pplware pelo tutorial, não foi 100% plug&play, deu luta mas bomba nas horas) c/ gt730 (uma treta eu sei)
E sim o Windows 10 deu-lhe uma nova vida, seja em trabalho seja para jogos (obvio q n tem nada que ver com as máquinas xpto que há hj em dia), but it’s something!
Ai quando der problema no seu pc e você ligar para a Microsoft vai ouvir algo do tipo: O problema é da fabricante do seu pc que não atualizou, mas não é isso que se lê no site da Microsoft, tomem cuidado.