Timekpr – Limite o acesso ao PC no Linux
Quando existe mais do que um utilizador criado no sistema operativo, às vezes existe a necessidade de bloquear o acesso ao sistema em determinados dias / a determinada hora. Um caso frequente é quando os pais estipulam uma determinada hora aos filhos para estudar, e nesse momento o acesso ao PC está restringido.
Para Linux existe uma aplicação do tipo controlo parental, que tem por objectivo limitar o acesso a determinados utilizadores ao sistema. Hoje vamos conhecer o Timekpr.
O Timekpr controla quem, quando e por quanto tempo um determinado utilizador tem acesso ao sistema Linux.
Como instalar no Ubuntu?
Para instalar no Ubuntu, basta abrir o terminal e inserir os seguintes comandos:
sudo add-apt-repository ppa:timekpr-maintainers/ppa sudo aptitude update sudo aptitude install timekpr |
Depois de instalado, o timekpr encontra-se disponível em System->Administration->Timekpr Control Panel
Depois de aceder à aplicação, devemos seleccionar o utilizador e verificar se existe já algum tipo de restrição para o utilizador em questão. Através do separador “Status”, podemos verificar quais as politicas aplicadas a cada utilizador.
As restrições são definidas acedendo ao separador “Limits & Boundaries”. Aí podemos limitar o acesso ao sistema para o utilizador em questão, por dia/hora. Essas permissões são definidas pelo utilizador com permissões de Administrador.
Quando o utilizador (para o qual foram definidas as permissões) entrar no sistema, será alertado para o tempo que tem o sistema disponível antes de este se bloquear.
Esta é uma aplicação cujas configurações são definidas mediante as necessidades de cada utilizador. É uma aplicação bastante simples, mas que permite um controlo eficiente ao sistema.
Para windows esta funcionalidade também existe e será abordada num próximo artigo.
Este artigo tem mais de um ano
acredito que deve dar jeito a muitos utilizadores mas tudo isto dá para ser feito em linux sem ter que se instalar nenhuma aplicação
é sempre bom haver um gui para essas funcionalidades, mas já que estamos podias dar umas dicas de como fazer mesmo sem este front-end
Concordo 100%. PORQUẼ???!!! O terminal faz tudo e mais alguma coisa. Ensinar os seus comandos aos novatos sim era giro. O que distingue o Linux do Windows é precisamente a capacidade de fazer tudo mais simplesmente possível no terminal sem ter que abrir nenhum programa com GUI. Pronto já desabafei…
acredito que deve dar jeito a muitos utilizadores mas tudo isto dá para ser feito em linux sem ter que se instalar nenhuma aplicação
Sera’ que podes indicar como?
Fiquem Bem!
se o meu pai me pusesse isso no pc, tirava a pilha da motherboard e voltava a meter 😀 la se foram as horas 😀
Mesmo o que andava à procura! Obrigado. 🙂