Qualcomm apresenta o novo Snapdragon 835
Depois do sucesso dos Snapdragon 820 e 821 durante o ano de 2016, chegou agora a altura da Qualcomm apresentar o novo SoC que irá equipar os topos de gama em 2017.
A preparar a CES 2017 que se avizinha, a empresa americana deu a conhecer o novo Snapdragon 835.
Depois de confirmado em Novembro, a Qualcomm decidiu apresentar durante o dia de ontem o novo Snapdragon 835 que irá de certo equipar alguns dos melhores topos de gama de 2017. Para este novo processador, a Qualcomm apostou em 5 pontos que sofreram melhorias relevantes face aos seus antecessores: Autonomia, realidade virtual, captação de fotografias, LTE e conectividade Wi-Fi e, por fim, segurança.
O Snapdragon 835, que é fabricado pela Samsung com tecnologia de 10nm, traz uma arquitectura Kryo 280 composta por oito núcleos, onde quatro serão de desempenho com 2,45 GHz e os outros quatro mais eficientes com 1,9 GHz, que prometem uma melhoria de 27% no desempenho face ao Snapdragon 820. A eficiência energética foi também melhorada em 25% face aos seus antecessores, assim como o seu tamanho que reduziu 35%.
A nível de desempenho gráfico, este novo processador traz uma GPU Adreno 540, com suporte para OpenGL ES 3.2, OpenCL 2.0, Vulkan, e DX12, que promete uma renderização gráfica 25% mais rápida em relação aos modelos anteriores e uma reprodução de cores 60x melhor.
O VR também não foi esquecido, sendo a tecnologia Google Daydream agora suportada e com melhoria nas interacções, no áudio e na imagem.
Com a optimização do algoritmo, a Qualcomm introduziu também algumas novidades na fotografia, como a melhoria das capacidades de zoom e o EIS 3.0 que irá fornecer uma melhor estabilização de imagem em 4K.
A nível de segurança, o Snapdragon 835 introduz o suporte para o reconhecimento facial e de retina através da câmara da frente, assim como uma melhoria na segurança do software de forma a proteger de malware.
Por fim, traz ainda Bluetooth 5, um modem Snapdragon X16 LTE e QuickCharge 4.0 que promete 5 horas de utilização com um carregamento de apenas 5 minutos.
Este artigo tem mais de um ano
O futuro do Windows on ARM está aqui
Mais pequeno, mais rápido, mais eficiente logo gera menos calor… Boas noticias!
Não exatamente, há muitos variáveis que não sabes para poderes afirmar isso, eles diziam a mesma coisa do 820 em relação ao 810 e este gerava mais calor que o anterior. Se diminuis o tamanho ou aumentas o desempenho tens que melhorar a eficiência, o quanto consegues melhorar em termos de eficiência é que vai definir se vai gerar menos calor ou não.
Exato, a qualcomm falta so prometer que vai a marte, e que o processador deles é mais rapido. mas de que adianta isso se ferve ? e torna impossivel o uso ? na epoca meu s4 tinha exynos e fervia, ai um snapdragon fervia mais que tudo….eu nao acredito mais na qualcomm, acredito que no futuro era sera uma TexasInstruments ou cirruslogic da vida.
os chips snapdragons são produzidos pela samsung, e a culpa é da qualcomm por esta não ter feito um excelente trabalho com o 810 ?
um golpe da samsung para não fabricar chips melhores que os exynos dele ?
Não foi a Samsung que fabricou o 810 foi a TSMC. E é da responsabilidade de quem desenha o “processador” em adequar o desenho à tecnologia de fabrico para melhorar a eficiência. A Apple usou o mesmo processo de fabrico no A8 e não teve aqueles problemas de eficiência e performance.
Snapdragon 810 mesmo com throttiling chegava a 95°C na gpu e 85°C na cpu.. Snapdragon 820 sem throttiling usando os 500 gflops da adreno 530 624mhz, chega a 65° na gpu e a 55°C na cpu e para ai, não sobe mais mesmo sem throttiling! Digo isso porque tive um lg g flex 2 snapdragon 810 primeira geração e aumentei o setei o thermal config dele até 98°C e realmente ele vai até lá e iria mais além se não fosse aplicado throttiling extremamente pesado (todos A57 desligados, apenas 2 A53 ligados a 900mhz, gpu reduzida de 575mhz para 180mhz).No Snapdragon 820 do meu le max 2, com meu thermal config setado para até 75°C na gpu e 65°C na cpu, nunca chegou nem perto disso, mesmo forçando os núcleos e a gpu ao extremo. Snapdragon 820 foi uma revolução e creio que o 835,mais eficiente e mais moderno, será o SoC do ano de 2017 sem dúvida alguma.!
Revolução na Qualcomm, não uma revolução em performance de SoC no geral.
digo em geral sim, pois foi o único (e matem esse posto) de alcançar efetivamente a marca de 500 gflops de poder computacional gráfico, superando até o PowerVR do novíssimo A10 FUSION da Apple! Ninguém conseguiu bater o poder e performance do Snapdragon 820. ele é uma revolução entre todos SoC fabricados até hoje.. abrindo as portas inclusive para que o dolphin emulator android, possa finalmente, aliado a poderosa api vulkan, rodar o RE4 numa tela de celular.!
Elton Lima, esses ditos 500 gflops é um valor meramente teórico, isto é, apenas calculado com base no número de unidades de processamento e velocidade de relógio, não é um benchmark ou teste sobre o GPU, cuja performance é afectada por mais factores para além desses números. Na prática verifica-se que esse GPU tem dado performance muito semelhante (e nalguns casos inferior) ao que vês com o A10 da Apple.
Em segundo lugar o Snapdragon não é só GPU. Em CPU tem deixado muito a desejar comparado com os outros.
“QuickCharge 4.0 que promete 5 horas de utilização com um carregamento de apenas 5 minutos”
WOW!!!
Palavra chave aí é ‘promete’
Mas não dizem quantos ciclos “de vida” da bateria come no processo 😉
“Depois do sucesso dos Snapdragon 820 e 821 durante o ano de 2016”
que remédio, não havia outra alternativa, a não ser para as empresas que fazem os chips in-house. Principalmente o Snapdragon 820 foi um péssimo processador,
pois é….snapdragon é tao vergonhoso que a LG prefere os MediaTek.
A evolução que vimos ao longo dos anos é absolutamente incrível. Qualquer um anda com um potencial computador no bolso e muitas pessoas usam-no para Facebook e Instagram. *facepalm*
Estranho.
Tenho dois telemóveis com o Snapdragon 820 e vocês não sabem o que estão a falar.
Xiaomi mi5 3GB 64GB Cyanogenmod 14.1 Oficial e Lenovo ZUK Z2 4GB 64GB com MoKee Android AOSP 6.01.
Nada bate o Snapdragon 820/821.
Já tive mais de 100 telemóveis flagship e sei do que falo pois reparo telemóveis e sou utilizador desde o Android 1.0.
Comprem Mediatek Hexa core e venham aqui ter com um dos meus Snapdragon 820 para compararmos.
O Snapdragon 810 não valia nada por causa do aquecimento e underclock.
Só sabem mandar a baixo.
Cuando for grande quero ser como a ti.
possivelmente fanboys e haters! Snapdragon 820 é simplesmente perfeito!! Tive um lg g flex 2 e realmente o snapdragon 810 é extremamente frustrante, pois sua temperatura sobe loucamente sem parar e o throttiling é extremamente pesado para segurar o super aquecimento. No Snapdragon 820 do meu le max 2, simplesmente tido roda uma maravilha, sem lag ou calor excessivo… É inacreditável o quão incrivelmente eficiente e poderoso esse SoC é! Não pretendo fazer upgrade para Snapdragon 835, pois meu le max 2 snapdragon 820 4gb ram ddr4, já vai me servir por muitos anos tranquilamente.
Entre o Zuk e o mi5 qual prefere? Estou a ponderar entre os dois e é sempre bom ouvir de quem sabe.
a qualcomm se redimiu em 2016 e o snapdragon 820 foi simplesmente aniquilador sobe seus concorrentes! Espero que esse legado seja levado ao novíssimo snapdragon 835!
Já perceberam agora, porque é que actualmente a Samsung é a numero 1???