PplWare Mobile

Microsoft: A revolução no mundo dos PCs está a chegar

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. zezito says:

    BOOOOMMMMM, Com que então o mobile da Microsoft ia desaparecer…. hehehehe, vou mas é tratar de vende ro meu iphone 7

    • Jorge Paulo says:

      demasiada confiança a mais.. Os últimos resultados continuaram a descer em Quota no mercado, quem te diz que ia desaparecer? A Microsoft nunca disse que ia desaparecer, as noticias indicam que está “quase a desaparecer” da quota a nível do mercado, nunca disseram que ia desaparecer.

      Devias ler as noticias inteiras, e não ficares só pelos títulos.
      Se fores pesquisar verás que a Microsoft continou a perder quota no mercado, o iOS e o Android continuam a somar, apesar do Android continuar a reinar.

      Confiança a mais, sem ler as noticias da nisso… Dúvido mesmo que Microsoft consiga aumentar mais de 10% em Quota do mercado, mas vamos ver já que estas com muita confiança e dado os ultimos resultados que sairam, eu pessoalmente não teria tanta segurança. 🙂

      • zezito says:

        “Confiança a mais, sem ler as noticias da nisso…” nisso o que? morreu alguém? quer queiras quer não todos os fanboys android e apple fartam-se de dizer que o sistema windows vai desaparecer que não presta ect….
        Eu pessoalmente uso as três plataformas, gosto das três cada uma com as suas vantagens e desvantagens, mas se sair um sistema onde possa correr todas as minhas aplicações windows quer seja de produtividade ou jogos então vendo tudo o que tenho e compro um dispositivo com suporte x86…é o futuro, mais nada

      • Rudy says:

        Zé.. a notícia está a falar do Windows para Desktop, onde a Quota de mercado está perto dos 90%.

    • JP says:

      O Mobile, com esta notícia, morre mesmo. Se se puder correr a versão x86 do Windows num Smartphone com CPU ARM, não há motivação absolutamente nenhuma para insistir no Windows Mobile.

      • Belmiro says:

        O mobile (ou pelo menos a componente GUI) ao ser ARM e desenhada para uso com o dedo em ecrãs pequenos continuará a dominar, mas o bom será poder ligar um ecrã e ter um Windows completo num smartphone.

  2. David Guerreiro says:

    Para pequenas boxes com ARM, é bom, em vez de Android mete-se Windows, e fica uma espécie de NUC low cost.

    • R says:

      nada como um i3 para um NUC…é potente e barato e faz tudo o que fazem os i5 e i7 sem os arrastoes do celeron ou dos arm

      • Napoléon Bonaparte says:

        Arrastões Celeron, não, que não quero mais! Troquei por um I5 e esta é outra musica!
        Uma maquina de corrida, é o que este é!
        Mas um (21 Arm também não é de se jogar fora. Venha ele também, que eu tenho espaço. E se for com o W10 ou o W10Mobile, no problema. Venham eles em 2017!

  3. censo says:

    Não acredito no salto. Tal como a Apple, a Microsoft ocupa apenas um nicho do mercado de smartphone, amplamente dominado pela Google. Os nichos ir-se-ão manter, com uma ou outra oscilação, e apenas e só.

    • Ze says:

      Esquece o mobile, a ideia é ter pcs com arm e arm ser o futuro para tudo, esquecendo assim o x86, ao passo que o arm está a crescer a Intel não tem hipótese.

      • Daniel says:

        A não ser que estejam a pensar redesenhar a arquitectura ARM por completo, ou voltar a ter um monstro de todo o tamanho para ter igual poder de processamento que um convencional CPU de PC, eu esperaria sentado e com mantinha. Vejo a ser alternativa aos celeron, pc’s low end sem grande necessidade de processamento mas que corra as aplicações normais do windows (para a minha mãe não seria necessário mais nada), mas para o resto? É esquecer. O gaming é um mercado onde não meterão os pés tão cedo e é precisamente o mercado que faz as produtoras fazerem jogos para PC.

    • tony2 says:

      Depende, no futuro o teu proximo portatil ou desktop Windows, passa a ser um mobile Windows, se queres usar so para o trabalho e continuar a utilizar um iOS eou Android a parte tudo bem, se não podes ter o mesmo dispoitivo no bolso que dá para trabalhar e por acaso tambem para telefonar.

  4. Hugo says:

    A acontecer será o passo mais disruptivo da indústria desde o lançamento do iPhone… Congrats Microsoft

  5. toni da adega says:

    Provavelmente estas serão as capacidades do Surface Phone quando ligado a um monitor externo.

  6. Jorge Gabriel Fontes Maciel Azevedo says:

    será que com isto o surface RT tera uma “nova” vida?

  7. toni da adega says:

    Se a coisa funcionar bem a intel vai estar em apuros nos ultra portáteis.

    • Jorge Gabriel Fontes Maciel Azevedo says:

      não me acredto que a emulação seja melhor que o nativo
      o que a MS pretende é a emulação por isso….

      • toni da adega says:

        Ninguem disse que é melhor, mas um SD é um pouco mais lento que um Core M mas custa 3x menos.
        Se a isto funcionar nao há necessidade de comprar um ultra portátil com intel, isto na gama baixa. Se o objetivo for performance ai já nao se fala dos ultra portáteis, nem em Core M.

        • Belmiro says:

          A potência e optimização dos ARM está a acontecer muito mais rápido que nos x86. Um 835 deve ser em CPU idêntico a um Atom de topo ou mesmo um core-M, mas em GPU bem superior. Mais um par de anos e um SD vai estar ao nível dum i3 ou mesmo i5

    • Napoléon Bonaparte says:

      Se a Intel produz processadores X86, também pode produzir processadores Arm

      • Toni da Adega says:

        Isso é verdade, mas isso não lhes interessa, a intel habituou-se a margens de lucro muito grandes, essa foi a razão principal pir quererem matar o Atom.
        Processadores Arm trabalham com margens mais baixas.

      • Daniel says:

        A Intel vai produzir chips ARM, a começar no novo Stratix 10 FPGA. A Intel aparentemente está a levar isto um pouco mais à frente, há planos para integrar esse FPGA na linha Xeon no futuro, sendo que é possível que venha mesmo surgir um chip com cpu x86 e ARM junto Ou não, pode eliminar o cpu ARM na integração do fo FPGA com o Xeon.

  8. Rui says:

    O video Demo é com um SD 820 não com o 835 como dado a entender, o que só significa que o 835 ainda vai funcionar de forma mais positiva

  9. Victor F. says:

    Esperem, isto significa que vou poder ter o meu ambiente de trabalho no telemóvel ou tablet?

  10. Alexandre Carvalho says:

    Haters em 3 2 1….

  11. Ricardo Raimundo says:

    Excelentes novidades!

  12. Eu says:

    É desta que tenho dualboot Windows/Android no telemóvel :p

    • Miguel says:

      Dual boot? Queres dizer single boot Android.

    • InLight says:

      Isso era tão bom 🙂

      • R says:

        tao bom porque? Ou usas um ou outro..n ha qq vantagem em usar 2…

        • Tico says:

          Usar o windows para escrever, desenhar e editar sites, fotos e vídeos, o android para jogar, trabalhar e fazer contas (a máquina de calcular do windows não respeita as regras matemáticas).

          • tony2 says:

            a calculadora windows tem dois modos padrão e cientifica. no primeiro é tipo maquina de calcular, respeita as “regras” das maquinas de calcular ou seja simples precedencia. na segunda, cientifica respeita as regras de olhar para o calculo inteiro como um todo, e ai aplicar as regras das prioridades.
            Basicamente para quem nao percebe:
            Calculadora Microsoft em modo padrão faz CONTAS
            Calculadora Microsoft em modo cientificio faz CALCULOS

          • Cortano says:

            Respeita, tu é que não sabes usar

          • Tico says:

            Sei usar, aliás só dá erro nos windows, 2+2:2=x é uma conta, não me venham com tretas…
            Não se compreende porque é que não querem admitir o óbvio, é um bug, eu uso linux, android e ios e o resultado está certo, uso windows dá errado e eu digo os outros sistemas estão errados porque deviam saber que se queremos contas certas temos de usar uma máquina cientifica. Ou entao usamos android, que também tem o modo cientifico mas que só é necessário para contas com parentesis, tangentes, co-seno… não para contas básicas de escola primária ou de ensino preparatório onde ainda não é necessário calculadora nem cientifica nem gráfica. lOol

          • Sera says:

            Então meu filho, tu sabes pela primária fazer o cálculo respeitando a prioridade dos operadores, logo numa calculadora de bolso (que é o que a calculadora padrão é) também sabes que ao introduzir deves respeitar estas propriedades já que a “de bolso” faz os cálculos pela ordem de entrada, como… Qualquer calculadora de bolso. No máximo poderá dizer-se que há uma falha de interface no histórico da calculadora e que podia ser mais claro.

            TL:DR: Não culpes a calculadora padrão por não teres o conhecimento básico das regras de cálculo e por não a saberes usar.

          • Tico says:

            A minha calculadora de bolso (telemóvel) faz essas contas, com a calculadora de origem, sem precisar de ir para o modo cientifico, aliás é dinâmica posso mudar os números e os sinais (+-:*) e o resultado é automaticamente actualizado, não é necessário sequer carregar no = já que o resultado é actualizado constantemente ao acrescentar/reduzir ou modificar qualquer numero ou sinal. Os ressabiados do windows bem podem vir com as tretas do costume…

    • P says:

      Não vai acontecer.
      Porque haverias de ter?

  13. Arkan says:

    PPLWARE, off topic, queria uma materia da uniao da amd e intel contra a nvidia. seria possivel ?

  14. Paulo S says:

    Em tempos, por alturas do segundo surface com processador ARM mandei um email para o site da Microsoft com a sugestão de arranjarem maneira de fazer com que aplicações mais antigas do windows e não tão exigentes a nível de processador, pudessem ser executadas nesses tablets pois se a Apple arranjou forma de passar dos Motorolla 68000 para os PowerPC e depois para os Intel sem nunca haver um vazio, talvez a Microsoft conseguisse fazer o mesmo. Na minha opinião acho que há aplicações com 10 anos perfeitamente capazes e que com um bom emulador os Surface ARM teriam sido um sucesso.

  15. InLight says:

    A Microsoft não vale nada!… a não sei quantos é que é boa… vai acabar, vai isto é vai aquilo.
    A Microsoft é senhora e RAINHA!!! E MAI NADA…. KKKKKKKK

  16. Carlos Bonaparte says:

    Isto quer dizer, portanto, que o meu Cool Edit Pro e o meu Jaws 14, que rodam no Windows XP 32bits, rodariam também no renovado Windows 10, é isso? Se assim for, então a Microsoft arrisca-se a ter feito a melhor coisa desde a criação do Windows XP, e a fazer a primeira coisa mais boa que má desde a criação do SP3 para o supracitado sistema. Isso seria tão bom tão bom tão bom, que simplesmente não acredito. Mas espero que alguém do Pplware ou suficientemente entendido na matéria, me responda. Grato!

  17. João Jesus says:

    Isto é capaz de dar uma nova vida aos surface RT.

  18. Jimmy says:

    Adeus S7 Edge… Vou tratar de me ver livre dele após sairem os novos com w10

  19. Rui Cardoso says:

    O texto refere um snapdragon 835 mas na verdade é um 820, como se pode ser no video

  20. joao says:

    juro que nao percebi o que alguem vai ganhar com esta “mudança”. telemoveis com windows 10 desktop para? primeiro, é SO do seculo passado pensado como no seculo passado.
    segundo, o universo apple/android tem muitas mais apps e optimizadas para dispositivos moveis.
    terceiro, quem é profissional nao usa um telemovel de 5″ para trabalhar no photoshop, usa um desktop de 27/32″
    quarto, lol para quem pensa que isto é uma brilhante ideia…

    • Fernando Correia says:

      Foi exactamente isso que pensei quando li o texto.

    • Belmiro says:

      Ninguém vai trabalhar em 6″ mas sim usar um dispositivo pessoal para “tudo”. Ligas o smartphone a um ecrã e periféricos e tens um PC, retiras e tens o teu smartphone. Eu quando ligo o meu Android com SD ao monitor HDMI e periféricos também tenho um PC, mas Android não é W10 x86 …

    • Kekes says:

      Simplesmente podes ligar periféricos ao telemóvel e tens toda a panóplia de aplicações Windows. Isto só vai fazer que Windows mobile tenha algo que ninguém tem até agora.

    • JJ says:

      Quinto: Percebe-se que tu não percebes-te o que isto faz…

    • tony2 says:

      Agora imagina teres o mesmo dispositivo onde trabalhas num ecra 27/32 photoshop, depois deslocaste vais ao cliente a uma apresentação, ect com o teu dispositivo de trabalho no bolso, e mostras noutro ecra e no proprio telemóvel o trabalho, o teu dispositivo de trabalho anda realmente no bolso.
      Quanto as apps, as apps locais é algo do passado recente, o futuro é estarem na cloud ou seja as webApps, tirando nichos como jogos (e mesmo assim) as Apps têm os dias contados, quer pelos users que nao precisam de ter o seu mobile cheio de software, quer pelos developers que podem desenvolver para uma unica plataforma e ter atualizações sem instalações em tempo real.

    • Cortano says:

      Tu é que estás parado no século passado com essa visão.
      Continuum, já ouviste falar?
      Depois, tenos tablets mais eficientes, laptops light mais eficientes, mini pcs mais eficientes, etc., etc.

    • João Cavaleiro says:

      Parece-me que anda mal informado e precisa de fazer alguma investigação para que possa rectificar as suas conclusões

  21. Um tipo que diz a verdade says:

    Com isto, declaro que o Android acabou de morrer. Não hoje, não amanhã, mas a médio prazo não tem futuro, nem inovação, é mais do mesmo. Como diria o Dr. Steve Jobs “who wants an android?”

  22. Português Internacional says:

    … revolução revolução!!! é quando deixarem de criar muitas janelas e portas numa casa e passarem actos e criarem janelas rasgadas e portas altas e largas … a luz de o ar fresco da tecnolçigia ao serviço do utilizador de forma simplificada e clean.

  23. L_730 says:

    Acho que só o fato de poder correr aplicações x86, mesmo que seja usado um emulador, é muito bom.
    A ser verdade creio que pode ser uma ‘pequena’ revolução no mundo dos pc’s/tablets/smartphones.

  24. judas iscariotes says:

    duvido da propaganda

  25. De concreto nada says:

    Project Islandwood, Project Astoria – apps do iOS e do Android que podiam ser facilmente convertidas para Windows?
    De vez em quando a Microsoft anuncia assim umas coisas por fazer e há uns tantos que acreditam que já estão feitas 😉
    https://pplware.sapo.pt/microsoft/windows/ja-e-possivel-converter-apps-de-ios-e-android-para-windows-10/

    • JJ says:

      Anunciou e fez, principalmente a conversão do iOS. O que talvez não sabes é que o projeto mudou de nome. Experimenta procurar por Windows Bridge for iOS.

  26. Rafael Santos says:

    Uma pergunta de um não entendido: Isto significa que vai ser possível instalar o windows 10 versão ARM nos manhosos tablets surface RT (a primeira gama que saiu e que tem o SO mais manhoso de sempre que para nada dá)?

  27. JP says:

    Tanta gente a vaticinar a morte do Android e iOS e não percebem que o que isto implica realmente é a morte do… Windows Mobile.
    Quando for possível correr o Windows 10 (versão desktop, x86) em CPUs ARM, o Windows Mobile deixa de ter qualquer razão para existir. Isto não é comentário de hater dum campo ou entusiasta de outros, é pura lógica…

    • JJ says:

      Para a Microsoft só vai querer que exista um Windows, mas que se adaptada as varias plataformas: Desktop, Mobile, Xbox, HoloLens. É por isso que não se chama Windows Mobile, mas sim Windows 10 Mobile.

    • tony2 says:

      Mas isso não é a morte do Windows 10 Mobile, Windows 10 Mobile passa simplesmente a ser o interface para o mesmo dispositivo quando este nao se encontra ligado a um ecra externo e teclado.
      Ou seja Windows 10 (mobile e desktop) num mesmo dispositivo e isto marca a nova era…
      Para combater isso quer ver a Apple a ter iPhone e Mac no mesmo dispositivo 🙂

    • Escravelho da Batata says:

      Ok! Mal posso esperar para fazer chamadas pelo Windos 10. Já agora, eu costumo usar o Pro!
      Ah! Ah! Ah!
      Posso começar a digitar o número do destinatário da chamada…?

      • Carlos says:

        Por acaso, já hoje o Windows 10 “desktop” tem as apps Mensagens e Telefone (porque são apps UWP). Em dispositivos com CPUs Intel a app Mensagens só serve para ver mensagens (porque a estratégia da MS mudou e a app de “mensagens” agora é o Skype) e a Telefone não faz nada (porque o hardware não tem como fazer chamadas telefónicas)
        Mas um dispositivo com um SnapDragon 835 sim tem hardware para SMS e chamadas telefónicas via rede móvel.
        Aliás é mesmo essa a parte mais revolucionária do que a Microsoft vai apresentar. É que atualmente os laptops estão “presos” às redes WiFi, mas o que a Microsoft está a falar é de laptops com CPUs ARM com SIMs virtuais ligar-se a qualquer rede 4G/5G. E que podem obviamente usar todos os serviços dessas redes.

  28. neok says:

    E isso era muito bom. Como utilizador do W10 Mobile, não me importava nada de ter o Win 10 x86 no meu telemóvel, é que nadinha mesmo.

  29. Alex says:

    Eu não sou fundamentalista em telemóveis, embora seja usuário e amante desde sempre de Windows Phone.
    Para mim ios é:
    Coffe- 80cent
    iCoffe- 5 eur
    Já em Android, muita aplicação, assim como muito vírus, em WP10 não há anti-vírus, simples, porque não há vírus.
    Microsoft não brinca e ao contrário do que muitos atualmente pensam que aconteceu, a Microsoft não entrou no mercado dos telemóveis apoderando-se do antigo legado que era a Nokia em telemóveis para ser um mero concorrente, até agora muito criticado, posto de parte e com um pequeno nicho no mercado.

    Não, para quem minimizou a Microsoft neste mercado e não achou estranho este gigante entrar há uns anos no mercado de telemóveis na altura logo na maior e mais vendida marca da época Nokia e em pouco tempo tomar conta dela e terminar com o seu mercado nesta área, era a Nokia! Não era a Alcatel! Era a marca topo em telemóveis na altura que mais vendia! Hoje já nem se fala dela neste ramo, acham isso normal? Eu não.
    Em poucos anos o que a nível mundial era significado de marca de eleição de telemóveis deixou de existir e atualmente já quase ninguém sequer se lembra o quanto ela dominava esse mercado, sumiu, evaporou, tendo outras marcas como a Samsung, LG, Huawei entre outras se aproveitado disto e de que maneira!

    Não era nem podia ser por acaso… Não me custou ponderar face a isto embora muitos ainda não acreditem e larguem 700 ou mais euros por S7`tes, iPhones, Lg`s V10 etc, esse mercado está condenado.

    Tive ao longo dos anos uma lista infindável de Lumias e nunca tive problemas, o meu 520 ainda funciona em pleno, atualmente tenho um Microsoft Lumia 950XL pouco mais de metade do preço de um iPhone7 ou S7 Edge, com as mesmas specs, camara superior de 20MP Carl Zeiss Lenses e que ainda bate o atual iPhone7 em comparativos (youtube etc)
    Falam em inovação no iPhone7? Pois devem estar a falar do no-jack lol, na Lumia inovação SIM com o Continuum neste 950 ligo-o a um monitor, rato e teclado e trabalho como um pc, e funciona muito bem!
    http://www.windowscentral.com/how-continuum-windows-10

    Já para 2017 para começar aguardo pelos anunciados Surface Phones que vão arrasar por completo Phones Androids e ios, para já vêm 3, com specs monstrusosas, um deles 8GB Ram 500GB interno!
    Nem tenham dúvidas que é o futuro pessoal, estes telemóveis vão ser autênticos pcs portáteis, ligados à rede e a tudo e passa por aqui o futuro, e claro com o software da plataforma mais universal em computadores, Windows 10.
    Microsoft não brinca em serviço entrou no mercado dos telemóveis pela na altura maior e mais vendida fabricante (Nokia), adquiriu o seu mercado e acabou com a Nokia em telemóveis para brincar? Acham que sim?
    Não, para em poucos anos liderar, os Surface Phones vão ser apenas o começo, isto é só o começo, até 2020 muito vai acontecer, e os smartphones cada vez mais portáteis vão-se fundir com a plataforma mais usada mundialmente Windows.
    Em 2020 irei ver se tenho ou não razão… Mas para lá dessa altura o sistema atual Android será lembrado como agora o fazemos do sistema Symbian de antigos telemóveis…

    • Fernando Correia says:

      Uma coisa me parece certo, tiraste 20 a futurologia na faculdade. Estas-me a dizer que o mercado da Google de mais de 95% de quota de mercado vai cair? Really? Como é que se pode concluir uma coisa tão absurda como esta?
      O Windows phone é para mim um Symbian. Não tens problemas no 520. Muito bom. Eu no meu por acaso nao tenho problemas. Nem problemas, nem apps……… não tenho. Já no meu OnePlus One com Android 7.1, 5*, 0 problemas também.

    • João says:

      Bem, o Sr. Elop antigo CEO da Nokia, em 2011 também previa que em 2016 a Nokia com os Lumia iria ter uma quota de mercado superior a 15% 🙂 Prever não custa…

  30. Alex says:

    Windows RT v2.0?!
    Windows sem as aplicações que toda a gente gosta, com alternativa de um emulador que torna tudo mais lento.
    A Microsoft tentou antes e falhou, a ASUS tentou (mas de arm para x86) e falhou, … pergunto qual a diferença?!

    • Carlos says:

      A diferença é que a Microsoft, ao contrário do que os linuxtards gostam de babosear, sabe fazer software.
      Basta ver que a Xbox One permite correr uma carrada de jogos da Xbox 360 e a opinião geral é que a emulação funciona perfeitamente. (A única parte confusa é que emula TODA a Xbox 360, o que faz com que o dashboard da consola dentro desses jogos seja o da Xbox 360 e não o da Xbox One).

  31. luis says:

    A Microsoft está a espernear mas já se consegue adivinhar o fim do Windows. o Linux nas suas várias formas é o futuro. daqui a 10 ninguém se vai lembrar do Windows e da Microsoft.

  32. João Cavaleiro says:

    Eu acredito totalmente no salto. Imagino a minha empresa a entregar-me um smartphone com Windows 10 e que será também o meu PC.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.