FluentNotepad – Um notepad com look 2010
As alterações que a Microsoft coloca nas interfaces dos seus softwares são por norma o standard que acaba por ser seguido. Acontece já desde as primeiras versões do Windows. Os programadores acabam por seguir essas alterações e adaptar os seus softwares para que reflictam essa nova imagem.
Por essa razão as alterações que as duas últimas versões do Office trouxeram não foram por isso excepção. E começam já a surgir softwares que replicam a interface inaugurada no Office 2010. O FluentNotepad é um dos primeiros a tomar esse rumo.
O FluentNotepad é um editor de texto portátil que tem como maior ponto de destaque a sua interface. Com uma imagem similar à que podemos encontrar no Office 2010 este simples editor de texto consegue sobressair e diferenciar-se por ter essa imagem única.
Todas as suas funções são idênticas a muitos outros softwares que podem achar pela Internet. A totalidade das alterações que podem efectuar sobre o texto estão no separador Home. É ai também que encontramos as opções referentes ao copiar e colar texto, à gravação dos documentos ou à pesquisa de texto nos documentos.
No separador Arquivo podemos encontrar todas as restantes funções do FluentNotepad. A gravação, a abertura ou a criação de novos ficheiros pode ser acedida por ai. Outras funções presentes nesse separador são a configurações, que para já se limitam à mudança de skin do FluentNotepad, ou a possibilidade de enviar à equipa que desenvolve o programa algum feedback sobre o mesmo.
Por estar ainda numa versão beta algumas das funções presentes não estão disponíveis. É no entanto esperado que em versões futuras tudo esteja plenamente funcional.
Se pretendem um editor de texto portátil e capaz de impressionar pela qualidade da interface este é de certeza um a ter em conta. Por estar com uma imagem associada à que está a ser disseminada pela Office 2010 é ainda mais uma opção a ser tida em consideração pois permite que nos habituemos a essa interface. Por outro lado este é um editor de texto capaz de impressionar os vossos amigos, e mais uma vez pela imagem que tem.
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP/ Vista/ 7
Download: FluentNotepad Beta [400.72KB]
Homepage: FluentNotepad
Este artigo tem mais de um ano
Gostei muito da ideia… Basta substituir o notepad.exe e o chato notepad de origem passa a ser algo mais interessante.
notepad++ é superior em todos os níveis.
têm fins diferentes.
Isto é um “sample project” da Component One (controlos para developers):
http://www.componentone.com/SuperProducts/StudioWinForms/
E o splsh screen era totalmente dispensável
Para mim é metapad até ser velhinho! Não há melhor substituto para o notepad, porque é o único (que eu conheço) que faz apenas mas exactamente aquilo que o notepad precisa de fazer: ler texto simples. Simplesmente incrível o metapad.
nao gostei da aplicacao.
demora 5x mais a abrir para fazer o mesmo apenas com uma cara mais bonita.
o notepad do meu ponto de vista serve para ler coisas extremamente simples, e n sei ate que ponto e que o componente visual importa neste aspecto.
alem disso, ja começa a irritar a tendencia dos devs de meia tijela em exigirem .NET frameworks, tudo por serem preguiçosos.
Concordo. Por causa de uma aplicação de 150Kb, somos obrigados a instalar 50Mb de Framework, ou mais. Tudo para evitarem escrever meia dúzia de código C++ da API32.
(Os tamanhos dos ficheiros não estão certos…foi só para dar um exemplo)
eheh sem dúvida
O problema é que eu tenho 5 instalações de várias versões do .Net framework (2.0, 3.0, 3.5, etc…) num total de 370Mb.
370Mb até não é muito se comparado com os tamanhos dos discos actuais, o problema é que antigamente com 640Kb de RAM fazia-se muito mais do que agora com 4Gb de RAM.
Parece que pensam….”há muito espaço para gastar, vamos gastar”. Então e optimizarem o código?
Cada vez que sai uma framework nova do .Net e que faço download de qualquer programa que a vai utilizar, tem que se fazer download, instalar, etc. Não dá trabalho nenhum, nem está às minhas costas, mas ocupa espaço desnecessário e recursos do sistema.
Não tem nada a ver, mas é como se cada um pensasse que pudesse deitar lixo ao chão. Só um não faz mal (é claro que faz), mas se todos pensarmos assim, qualquer dia temos o planeta todo poluído. Por isso não nos poluam os nossos queridos discos rígidos. 😉
(brincadeira…hehehe!!)
Eles usam o que bem entenderem! Se vocês não gostam simplesmente não usam…agora catalogar um programador por programar em .net … é simplesmente triste.
o que eles fazem em dotnet fariam em qualquer uma outra linguagem de programacao de uma maneira mais segura e viavel. e uma simples questao de ver as necessidades face o custo. maioria das empresas portuguesas n tem probs em desenvolverem software em .NET pq e mais rapido e simples, podem se focar no objectivo principal do programa sem perderem demasiado tempo a formularem tudo perfeitinho. No entanto, a maioria das empresas de software de portugal nao fazem programas deste genero, cuja audiencia sao os end users. fazem utilidades a serem utilizadas por outras empresas ou coisas do genero. nao sei como e que exigir frameworks de dezenas senao mesmo centenas de megabytes(fora o trabalho de pesquisar por elas online e instala las) por aplicacoezecas e tao mt mais triste do que apelidar esses programadores de bananas.
segura? lol
Not really 🙂
a .net tem muito mais failsafe que o c++, mas assim de longe
Desculpa la continuo com a minha…o programador é livre de programar em que linguagem quiser…. ou pensas que, se o software final for realmente bom, o utilizador vai deixar de o usar porque tem de instalar um framework?
Alem disso o net framework já se encontra bastante generalizado entre as maquinas! Para quem não tem, o próprio setup, a grande maioria das vezes, indica onde fazer o respectivo download. Realmente … é uma trabalheira….
Aja coerência a comentar.
Só baixa quem quer. Até parece que os programadores têm que aprender todas as linguagens de programação e mais algumas, só para satisfazer os adeptos de cada uma…
Já viram o wordpad do Windows 7?pois…eu tb…onde é q isto é melhor que o wordpad?
ele não compara com wordpad, mas sim com o notepad